【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz

Autor Mensagem
VINICIUS SILVA
Veterano
# jan/05
· votar


DEMOLISHER
E ae demolisher, vc tem o programa crackeado, pq eu tenho ele na versão 5.0 (acho que até é meio antigo) mas é em demo, e eu só gravo no máximo dois minutos, pra ter o programa completo ele me pede um numero de série... se vc puder me ajudar...
grato

Demolisher
Veterano
# jan/05
· votar


VINICIUS SILVA
Não tenho amigo, eu não trabalho mais com estúdio, mas pode ser que alguém aqui consiga.

Demolisher
Veterano
# jan/05
· votar


J Daniel
Aê, miguim, o caso não é fazer seu próprio microfone... isso eu não aconselho ninguém a fazer... mesmo porque o seu custo vai ficar maior que vc ir à loja e comprá-lo lá... e a qualidade vai ficar a desejar... vc pode montar pedais, caixas, amplis, efeitos, etc, mas achar um técnico de som que fabrique um microfone "clonado" vai ser meio difícil...

Outra coisa, "micros", se vc quer realmente se referir a microfones não diminuem zumbidos, no máximo os causam... alguns são direcionais que não captam ruídos laterais, mas se vc quiser uma gravação pura, vai ter que ter uma sala tratada acusticamente. Concordo que existem vários tipos de microfones, que vou descrever novamente para vc:

A maioria dos microfones é construída para um propósito específico, embora as especificações de alguns permitam que sejam usados para mais de um tipo de trabalho. Há vários tipos de microfones, para diversas finalidades. Existem microfones específicos para todo tipo de instrumento musical, como também modelos mais versáteis, de uso geral.
O microfone deve obrigatoriamente usar saída “balanceada”, que contém um terceiro fio que reduz ruídos e interferências. A saída balanceada pode ser conectada à mesa através de um plug XLR (“Canon”) ou 1/4” (banana) estéreo.

Atuação. Os microfones se dividem em dois grupos principais, quanto ao funcionamento:

Microfones dinâmicos, os também chamados microfones duros, baseados numa bobina móvel acoplada à membrana, são resistentes a ruídos de manuseio, transmitem um som vivo e têm uma resposta um tanto dura, só captando bem a fonte sonora próxima à membrana. São muito úteis para os pequenos estúdios sem tratamento acústico, assim como para o uso no palco. Esses modelos são os recomendados para captar sons de maior intensidade ou pressão, como percussão, metais (sopros) e alto-falantes de guitarra.

Microfones a condensador. Bem mais sensíveis, os também chamados microfones a eletreto ou capacitivos precisam ser alimentados por corrente elétrica. Geralmente, a mesa de som tem uma chave de “phantom power”, que os alimenta com uma corrente de 48 V através do próprio cabo de áudio. São mais usados em estúdios de gravação e de TV, otimizando o padrão sonoro, sendo, porém, muito mais delicados que os dinâmicos. Ideais para captar vozes e instrumentos com sons de média ou pouca intensidade, desde que num ambiente acústico tratado.

Área de captação. Microfones podem captar o áudio vindo de várias direções com diferentes curvas de atuação. Os modelos podem atuar de uma única maneira ou várias, escolhidas num seletor.

Cardióides e hipercardióides. Os microfones cardióides, também chamados de unidirecionais, captam melhor o som emitido dentro de uma área em forma de coração, diante da cápsula e a moderada distância. Os hipercardióides têm essa área de captação ainda mais estreita. Fora dessa área, a captação se reduz a níveis muito baixos. Se, por um lado, esses microfones são insuficientes para captar o som de uma área mais larga, como um coro, por outro lado, reduzem os vazamentos de ruídos externos na gravação, sendo ainda mais úteis nos estúdios sem isolamento acústico.

Omnidirecionais e figura-de-8. Ou multidirecionais, captam o som que vem de todas as direções, ideais para gravação de seções de orquestras e coros. Por fim, a captação do tipo figura-de-8 ou bidirecional, que atua à frente e atrás do microfone, isolando os sons laterais, é boa para gravar duos.

Abraço!

Marcblack
Veterano
# jan/05
· votar


Demolisher
Uma boa maneira de dosar a quantidade de efeito é ir aumentando gradualmente (partindo do zero) até que você possa notar claramente sua presença, e então volte atrás ligeiramente até o ponto em que o efeito desapareça. Ele ainda estará lá, mas no ponto certo

Então gente, deixa eu postar a dúvida no lugar certo então.... :D

O que exatamente significa mandar a voz para frente e para trás? Eu acho que o reverb cria aquele efeito de eco, não é? E o delay, o que faz?

Valeu!

Marcblack
Veterano
# jan/05
· votar


Putz, vou ter q postar mais uma dúvida pra vcs... entrei em contato com uma loja aqui da cidade, a respeito dos preços de um Shure SM58 e um Leson SM58b, e essa foi a resposta q recebi:

Tanto o shure como o Leson estão indisponíveis no estoque, mas tenho um Sennheiser modelo E-835s, considerado bem melhor que Shure, Akg e incomparavelmente com o Leson, se voce consultar a Net vais perceber o que estamos lhe dizendo. Preço de R$200,00 a vista

Eaí, o q vcs tem a me sugerir??

Obrigado!

Demolisher
Veterano
# jan/05
· votar


Marcblack
Vamos lá, cumpadi, Primeiro, realmente o Sennheiser é um dos melhores microfones do mercado, e por 200,00 à vista, realmente compensa, o preço médio dele está por volta de 300 (pouco mais ou pouco menos) realmente compensa, e você terá em mãos um excelente equipamento.

Demolisher
Veterano
# jan/05
· votar


Marcblack

Aí, minduim, eu vou copiar a resposta que dei para o Natureba no tópico sobre equipamento de sonorização básico para principiantes que criei aqui no fórum... ( http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=57790&forum= 9&page=-1 )


Primeiramente, os efeitos não tem objetivo de melhorar a amplificação da voz, eles servem sim para modificar os sons originais dos instrumentos, dando-lhes novo colorido, ambientando-o ou adaptando-os para serem gravados em um determinado meio. Os mais usados são o reverberador ou reverber, o delay, o compressor, filtros de ruído, o "chorus", o "flanger" e outros mais específicos, como os distorcedores.

REVERBER - reproduz os ambientes acústicos, de acordo com os timbres dos instrumentos e vozes e com as peculiaridades de cada música. Ao som seco e impessoal, acrescenta vida e profundidade, valorizando e definindo os diversos sons. Quando estamos num lugar amplo, diante de um paredão ou uma montanha, podemos experimentar o efeito do eco. O eco é o reflexo do som, como uma imagem no espelho, a onda sonora que volta ao ouvido do emissor, após bater numa superfície reflexiva. O som viaja a 340 metros por segundo. Se você estivesse a 340 metros de uma montanha e pudesse gritar alto o suficiente, você ouviria o eco de sua voz a exatos dois segundos após o grito. Um segundo para a sua voz chegar na montanha, e outro para o eco retornar até você.

O som se propaga em todas as direções. Ao atingir uma superfície reflexiva, reverbera (ecoa) num ângulo simétrico. Exatamente como a imagem de um espelho. Dentro de uma sala, com paredes, piso e teto mais ou menos reflexivos, múltiplas reflexões do som causam a reverberação. De acordo com os materiais usados e o tamanho das salas, as ondas sonoras se refletem com características variadas, os cantores de banheiro conhecem bem esse efeito, hehehehe...

Os parâmetros de um reverberador variam desde o tipo e tamanho (salas, quartos, estádios, catedrais) “plates” (antigos reverberadores de metal), “gates’ etc., passando pela intensidade do efeito, até o timbre (graves e agudos) da reverberação, o tempo de decaimento (decay), o pre-delay, que é o atraso do efeito sobre o som seco, usado para definir o ataque do som e dar maior nitidez, e outros.

Alguns reverberadores mais simples e baratos, porém com qualidade profissional, trazem apenas um seletor de “salas” e controle de intensidade, o que é mais do que suficiente.

DELAY e ECHO - O eco é um efeito usado para dar maior profundidade a instrumentos solistas. O recurso mais usado para criar este efeito é o digital delay. Delay significa atraso. Ele reproduz uma ou várias cópias digitais do som com atrasos pré-determinados, criando um “eco”.

Seus controles mais comuns são “level”, que dosa o volume do eco, “delay time”, o tempo ou o ritmo das repetições, “intensity”, que determina o número de repetições e outros, em geral referentes ao uso em estéreo, com diferentes delays à esquerda e à direita.

O delay digital substituiu as antigas câmaras de eco (que consistiam numa fita magnética girando em torno de cabeçotes de gravação com distâncias variáveis) por "samples" (amostras do som gravados digitalmente).

CHORUS - Faz oscilar a freqüência (afinação) de um sample (amostra sonora digital) em torno da freqüência do som original. A soma dos dois sons, o original e a amostra com afinação oscilante, sugere um efeito como o de um coro. Pode-se regular a intensidade, a velocidade (rate) da oscilação, o distanciamento do "pitch" (afinação) original. O flanger, que funciona de outro jeito, tem efeito semelhante, porém mais dramático. Também há o phaser, o rotary, derivado das caixas Leslie, que tinham falantes giratórios motorizados, e muitos outros efeitos.


Quanto ao enviar a voz para frente ou para trás, quer dizer que ele vai te dar a impressão que está acima do acompanhamento (para frente) ou faz parte do acompanhamento (para trás)

Marcblack
Veterano
# jan/05
· votar


Demolisher
Perfeito cara! Já posso começar minhas experiências com efeitos!

Demolisher
Veterano
# jan/05
· votar


Marcblack
Ok, precisando, estamos aqui...

mic_cardbox18
Veterano
# jan/05
· votar


hey, tenho uma banda de hardcore e vamos gravar em fev, quais os cuidados que eu devo ter pra num fazer merdas do tipo pfss ssss, pq quando eu falo puxo bastante os ss??? e tem programas pra maquear a voz em estudios né, eu num quero isso, então se alguem tiver algo a me dizer sobre isso, muito obrigado

EDNARDO PEDROSA
Veterano
# jan/05
· votar


instalei o midi2style mas ele ñ roda, parece q esta faltando um arquivo .bat, alguem pode me ajudar, é q antes eu ja baixei erste software e no site vinha dizendo q estava faltando este arquivo, como tive q formatar meu micro, n sei + qual foi o site.....

valeu!!!!!

MusiRio
Veterano
# jan/05
· votar


Demolisher
Ae,,Tenho o pro tools free e faço a edicao das minhas musicas la. ( juncao do midi instrumental com a voz). Tentei usar efeitos como delay etc,, mas nao to conseguindo um resultado legal,,, sao muitos paramentros..Vc conhec esse p[rograma? poderia me dar algumas dicas como numeros dos parametros desses efeitos?

Daniel Coronado
Veterano
# jan/05
· votar


Opa! olha, galera! eu não li tudo até o fim, mas pelo que eu vi a galera aqui ta querendo um programinha de facil uso para gravar a voz e poder se ouvir ( fundamental prá quem estuda)!!!!
Eu achei um programa free chamado Rosoft Audio Tools!!
Bom! Ele não edita, não da delay, eco nem nada! ele apenas grava! Mas o legal dele é que grava com uma boa definição, e é Free! De fácil manuseio!
Procurem ele no superdownloads ou no Baixaki!!

Abraços!

Daniel Coronado
Veterano
# jan/05
· votar


Agora, sobre o Protools, ele é exceleeente! muito bom messsmo! Mas o grande problema dele é que ele exige, no minimo, 128 Mb de memoria RAM! Só que ele trava prá caraca! então o ideal é ter no minimo o dobro disso! Sem contar que ele ocupa o hd prá caramba!!!! Qualquer 1 minutinho de gravação da mais de 10 mb!
Então pensem bem antes de instalar e se fizerem isso, mais memoria é impressindivel, senão vcs vão ter que reiniciar toooda hora prá poder destravar!

Jeffpotter
Veterano
# jan/05
· votar


Alguém sabe de algum, programa que modifique a voz, tipo, coloque aqueles efeitos de megafone e tal, e tbm que melhore a voz. Eu vi uma vez no Discovery Channel uma entrevista e nela falavam de um programa, mas eu ñ sei qual é esse programa. Alguém sabe??

Ewerton
Veterano
# jan/05
· votar


Eu nao sei como pode fazer, mas vou pegar um argola de arame e emcapar com uma camada de meia de seda (aquela q as mulheres usam)

KAUEKAEUKAUEKAUE

Beijo na bunda de vcs
qualquer coisa MSN-me
ewerton_prisma@hotmail.com

Demolisher
Veterano
# jan/05
· votar


mic_cardbox18
hey, tenho uma banda de hardcore e vamos gravar em fev, quais os cuidados que eu devo ter pra num fazer merdas do tipo pfss ssss, pq quando eu falo puxo bastante os ss???

Cara, se esse estúdio for realmente um ESTÚDIO, vc não precisa se preocupar, porque, sim, existem filtros que diminuem esses ruídos, e o póprio microfone te dá uma margem de filtragem. O que vc deve se lembrar é da angulação do microfone (cerca de 30 graus de inclinação para baixo) e da dinâmica (se aproximar e se afastar do microfone de acordo com a altura das frases da música).

e tem programas pra maquear a voz em estudios né, eu num quero isso, então se alguem tiver algo a me dizer sobre isso, muito obrigado

Vc pode editar efeitos, comprimir a voz, corrigindo erros de afinação, etc... se vc canta bem, a necessidade de se fazer isso chega a ser muito pequena... Vai depender única e exclusivamente do seu desempenho, valews???

VirgoShaka
Veterano
# jan/05
· votar


Aquela proteção antes do mic chama-se windscreen. A função dela é semelhante à que o Gippe explicou. Na verdade ela protege o microfone contra a saída de ar excessiva quando vc está cantando, tentando assim evitar o máximo de ruídos que isto poderá causar.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jan/05
· votar


pessoal
NAUM SEI Q ASSUNTU ESTA ROLANU AKI!
mas d boa!

achu q minha pergunta se encaixa aki!
o programa de gravação
''ADOBE AUDATION'' eh ruim???????
eh mta diferença desse programa de um ''SOUND FORGE'' por exemplo???
ou esses programas saum quase iguais????????

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jan/05
· votar


e ond eu pego o SOUND FORGE sem pagar?????? :P

pilotobrasil
Veterano
# fev/05
· votar


Tem como vc enviar este arquivo para mim no meu e-mail, reamente eu também nao consegui abaixar, esta dando erro.
fashionlife@pop.com.br Juliano freitas obrigado!

Lucas Silveira
Veterano
# fev/05
· votar


Cara pra grava com esses Leson e tals seria suficiente ter 6 pra bateria??? depios usar um pra cada amp de guitarra um pra voz e otro pra backing,, tenho uma mesa de 6 canais gravaria um de cada vez, no cool edit porque eu ja sei mexer um poko mais a preocupaçao eh se esses mic ai quabra o galho na batera,, tipow um no bumbo,, um lado esquero,, um lado direito,, um nos tons,, um direita em cima,, um esquerda em cima,, e ai o q tu acha??

acho q eh coisa pra caralho q nem eu entendi aoihaoiahaioha

Demolisher
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas Silveira
Aê, cumpadi, dá uma olhada aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=57790&forum= 9&page=-1

Eu expliquei sobre como microfonar uma batera nesse tópico, valews?

qqr dúvida, posta lá que te respondo...

Marcelo Matos
Veterano
# fev/05
· votar


Alou Demolisher :D vc poderia me dar um toque de como sobrepor a minha voz numa mp3? tipo eu quero tirar a voz do andré matos da musica "time" e colocar a minha no lugar dele ;D
será que dá pra fazer isso no soundforge? vlwss!!

Demolisher
Veterano
# fev/05
· votar


Marcelo Matos
Salve, camarada...
Olha, existem alguns equipamentos ou softwares que prometem retirar a voz do cantor deixando apenas a música para que vc cante por cima. Existem até mini systems por aí que possuem a função Karaoke, que consegue retirar um pouco da voz original da gravação, mas os resultados não são lá grande coisa.
O Sound forge não te dá essa opção.

Marcelo Matos
Veterano
# fev/05
· votar


pois vc poderia me fazer o favor de me dizer um software desses aew? pra eu criar o meu musiflog :P

Demolisher
Veterano
# fev/05
· votar


Um deles é o AnalogX vocal remover :
http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i2153.html

Marcelo Matos
Veterano
# fev/05
· votar


Thanks Brother :D esse eh o melhorzim??

Demolisher
Veterano
# fev/05
· votar


ele é baseado no directX, tem um que é a mesma coisa, mas baseado no winamp... o resultado é o mesmo...

abesilverchair
Veterano
# fev/05
· votar


Ai galera...show o tópico, mas agora tenho uma dúvida... como devo proceder para grava? tenho um microfone e uma caixa amplificada da wattsom..... ligo o microfone direto no PC ou ligo ele na caixa e depois ligo a caixa no PC ou nem um e nem outro?

falow

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz