Por que muita gente não gosta de Renato Russo?

Autor Mensagem
anderson luiz
Veterano
# jun/05
· votar


John Elf
Cara, sei não pra que idolatrar o russo? Não vejo nada de extraordinário nele, pelo contrário ó vejo contradição.

annazinha

Se voc~e acha as letras desse renato geniais, escuta só um pouco do chico buarque. só duas letras "geni e o zeppelin" e "gente humilde". Manda esse peseudo-intelectual(renato russo) fazer algo que chegue pelo menos aos pes dessas músicas..

John Elf
Veterano
# jun/05
· votar


anderson luiz
Pois eh kra... Idolatria eh foda, não tem noção msm...

John Frusciante
Veterano
# jun/05
· votar


todo mundo paga pau pra legião, nunca consegui gostar, e nunca gostarei ehauehau, mas respeito quem gosta (respeito ? hehe zoera)

anderson luiz
Veterano
# jun/05
· votar


John Elf
quero ver ela falar mau do chico buarque, pra defender o russo... Deixa pra lá.

John Elf
Veterano
# jun/05
· votar


anderson luiz
Não duvido nada...q

MacCa
Veterano
# jun/05
· votar


Na questão de o Pink Floyd fazer músicas muito ongas eu concordo... isso dipersa... fica na mesma lenga lenga, é claro que é o estilo deles e a arte é interpretada de várias maneiras, mas que dispersa, dispersa...

batistuta
Veterano
# jun/05
· votar


shenlong
Cala sua boca seu doente mental. Vc vem me dizer agora que legião urbana eh melhor que OZZY?? ah vai pra #$¨%&%¨*¨&*$%
e olha que eu nem sou muito chegado em metal

batistuta
Veterano
# jun/05
· votar


MacCa
po cara vc parecia um cara sensato que sabe q legiao eh uma merda... mas vem me falar mal agora da melhor banda de todos os tempos das galaxias do universo??

MacCa
Veterano
# jun/05
· votar


batistuta

Não cara, não falei mal, apenas lancei minha opinião, é uma crítica, mas não xinguei, afinal de contas, quem dera eu tivesse as idéias que eles tiveram... é que eu não gosto de coisas que enrolam muito, como eu disse, dispersa a atenção, o foco principal...

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Resumindo: eu gosto!

Não sou fanático. Não me importo se alguém não gosta... ninguém me dá nada... e sexo verbal não faz o meu estilo.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Valeu Annazinha, disse tudo, embora não seja fã de Renato Russo. Os que criticam Renato Russo com desprezo são os mesmos que cultuam um bosta que nem Ozzy que está terminando a vida fazendo Reality Show na MTV. Seria melhor ir para um asilo. Pelo menos Renato Russo teve dignidade ao morrer e não fez papel ridículo que nem falso rebelde Ozzy.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Eu nunca disse que sou fanático por Renato Russo como alguns afirmaram quando critiquei o Pink. É só ler meus comentários anteriores. E repito que acho o vocal do Pink ruim e enfadonho. Tomo como exemplo o disco Animals. Vocal muito linear. Ora, meus caros amigos, fanatismo é falar que o Pink tinha um grande vocal. Os vocalistas eram no máximo medianos. Gilmour como vocalista era uma comédia. É evidente que o Pink tinha um excelente instrumental, isto não se discute. Mas no vocal deixa a desejar. Comparemos Gilmour com Paul MacCartney. No mesmo disco Álbum Branco Paul dá um show nos vocais, vai da água para o vinho, da prata para o ouro ou vice-versa. Na mesma hora que ele canta a suavidade de Blackbird, música linda por sinal, ele vai para a pauleira de Helter Skelter. Isto que chamo de versatilidade vocal, não ficar preso a um estilo de canto. Ninguém em sã consciência iria imaginar Gilmour berrando uma música tipo Helter Skelter. Ele não tem voz para isso. É lógico que não é o estilo dele, alguns vão dizer. Mas a pauleira de Helter Skelter não era o estilo de Paul. Agora vocês entenderam o que eu quis sobre a linearidade e a potêncial vocal do Pink? E tem mais, posso não apreciar o Legião Urbana, mas na parte literária o Legião Urbana ganha do Pink, embora perca de longe na parte instrumental.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Pais E Filhos
Legião Urbana
Composição: Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá

Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender

Dorme agora huhuhuhu
É só o vento lá fora
Quero colo
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três

Meu filho vai ter
Nome de santo
Quero o nome mais bonito

(chorus)
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar,pra pensar
Na verdade não há

Me diz por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais huhuhuhu

(chorus)

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não lhe entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?

Esta música tece comentários sobre várias situações sobre o relacionamento entre pais e filhos, ou seja é uma colcha de retalhos juntando casos diferentes tais como suicídio de filho, o filho dormindo, o filho pedindo colo(carinho), o filho fugindo de casa, dormindo fora, o pai religioso pondo nome de santo no filho, a necessidade de amar as pessoas sem se preocupar com o futuro, o relacionamento tempestuoso entre pais e filhos(fúria do mundo), os filhos que se preocupam com os pais(tomam conta de mim), o filho de pais separados(eu moro com minha mãe), o menor abandonado(eu moro na rua), o órfão(já morei em tanta casa), o filho que vive com seus pais(eu moro com meus pais) e no fim da letra o conflito de gerações. No fim se pergunta o que você vai ser quando você crescer? o letrista explicita a preocupação do pai em relação ao futuro do filho e ao mesmo tempo diz que o filho será também pai quando crescer.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Artista = Engenheiros do Hawaii

Música = Infinita Highway
(Humberto Gessinger)






Você me faz correr demais
Os riscos desta highway
Você me faz correr atrás
Do horizonte desta highway
Ninguém por perto, silêncio no deserto,
Deserta highway
Estamos sós e nenhum de nós
Sabe exatamente onde vai parar
Mas não precisamos saber pra onde vamos
Nós só precisamos ir
Não queremos ter o que não temos
Nós só queremos viver
Sem motivos nem objetivos
Estamos vivos e isto é tudo
É sobretudo a lei
Da infinita highway
Quando eu vivia e morria na cidade
Eu não tinha nada, nada a temer
Mas eu tinha medo, medo desta estrada
Olhe só! Veja você
Quando eu vivia e morria na cidade
Eu tinha de tudo, tudo ao meu redor
Mas tudo que eu sentia era que algo me faltava
E, à noite, eu acordava banhado em suor
Não queremos lembrar o que esquecemos
Nós só queremos viver
Não queremos aprender o que já sabemos
Não queremos nem saber
Sem motivos, nem objetivos
Estamos vivos e é só
Só obedecemos a lei
Da infinita highway
Escute garota, o vento canta uma canção
Dessas que a gente nunca canta sem razão
Me diga, garota: "Será a estrada uma prisão?"
Eu acho que sim, você finge que não
Mas nem por isso ficaremos parados
Com a cabeça nas nuvens e os pés no chão
Tudo bem, garota, não adianta mesmo ser livre
Se tanta gente vive sem ter como viver
Estamos sós e nenhum de nós
Sabe onde quer chegar
Estamos vivos sem motivos
Mas que motivos temos pra estar?
Atrás de palavras escondidas
Nas estrelinhas do horizonte
Desta highway(?) Silenciosa highway
"Eu vejo um horizonte trêmulo
Tenho os olhos úmidos"
"Eu posso estar completamente enganado
Posso estar correndo pro lado errado"
Mas "A dúvida é o preço da pureza"
É inútil ter certeza
Eu vejo as placas dizendo "Não corra"
"Não morra", "Não fume"
"Eu vejo as placas cortando o horizonte
Elas parecem facas de dois gumes"
Minha vida é tao confusa quanto a América Central
Por isso não me acuse de ser irracional
Escute garota, façamos um trato:
"Você desliga o telefone se eu ficar muito abstrato"
Eu posso ser um Bealte
Um beatnik, ou um bitolado
Mas eu não sou ator
Eu não tô à toa do teu lado
Por isso garota façamos um pacto:
"Não usar a highway pra causar impacto"
Cento e dez
Cento e vinte
Cento e sessenta
Só pra ver até quando
O motor aguenta
Na boca, em vez de um beijo,
Um chiclet de menta
E a sombra de um sorriso que eu deixei
Numa das curvas da highway


Letra genial e quilométrica de Gessinger que para mim é um dos letristas mais injustiçados da música brasileira. Gessinger é melhor letrista que Cazuza e Renato Russo, mas no entanto não tem a fama dos dois. Só o verso "Minha vida é tão confusa quanto a América Central, por isso não me acuse de ser irracional" vale pela música toda. Lembrando que na época que a letra foi feita a América Central era uma região conturbada, como no caso de El Salvador e Nicarágua. Hoje poderíamos citar o Iraque entre outros.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Parabólica

(Gessinger/Licks)


ela pára
e fica ali parada
olha-se para nada
(paraná)
fica parecida
(paraguaia)
pára-raios em dia de sol
para mim
prenda para minha parabólica
princesinha parabólica
o pecado mora ao lado
o paraíso... paira no ar

... pecados no paraíso ...

se a TV estiver fora do ar
quando passarem
os melhores momentos da sua vida
pela janela alguém estará
de olho em você
(paranóica)
prenda minha parabólica
princesinha clarabólica
paralelas que se cruzam
em Belém do Pará
longe, longe, longe (aqui do lado)
(paradoxo: nada nos separa)
eu paro
e fico aqui parado
olho-me para longe
a distância não separabólica
Outra letra magnífica de Gessinger com encerramento soberbo cujos versos finais "olho-me para longe, a distãncia não separabólica" querem dizer que embora distantes, duas pessoas estão perto quer seja em pensamento ou por outro processo de comunicação. No contexto atual podemos citar a internet. Notem que o poeta utiliza de jogo de palavras, explorando a sonoridade dos vocábulos e no fim cria uma nova palavra(separabólica) por aglutinação para expor uma idéia dentro do contexto poético. Ou seja, junta o verbo separar mais parabólica foneticamente, expondo uma contradição entre separar e parabólica e ao mesmo tempo pela contradição dá um novo sentido que é da união, do encurtamento de distância pela parabólica.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Pra Ser Sincero
Engenheiros Do Hawaii
Composição: Humberto Gessinger

Pra ser sincero eu não espero de você mais do que educação,
Beijos sem paixão, crimes sem castigo, aperto de mãos
Apenas bons amigos...
Pra ser sincero eu não espero que você minta
Não se sinta capaz de enganar
Quem não engana a si mesmo
Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito,
Mas crimes perfeitos não deixam suspeitos
Pra ser sincero eu não espero de você mais do que educação
Beijos sem paixão, crimes sem castigo,
Aperto de mãos, apenas bons amigos...
Pra ser sincero não espero que você me perdoe
Por ter perdido a calma
Por ter vendido a alma ao diabo
Um dia desses, num desses encontros casuais
Talvez a gente se encontre,
Talvez a gente encontre explicação
Um dia desses num desses encontros casuais
Talvez eu diga, minha amiga,
Pra ser sincero... prazer em vê-la
Até mais...
Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito
Mas crimes perfeitos não deixam suspeitos.



Outra letra genial de Gessinger. O trecho "Somos suspeitos de um crime perfeito, mas crimes perfeitos não deixam suspeitos" são um dos melhores do cancioneiro literário popular.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Os exemplos citados acima são uma aula de como fazer uma boa letra, não importando o assunto se romântico, sócio-político, realista ou surrealista. O resto é conversa para boi dormir.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Por mais que o Pink tenha um instrumental muito superior aos Engenheiros do Hawai, o Pink perde na letra. Só falta algum fã dos Rolling Stones falar que Mick Jaegger era bom e melhor letrista que Renato Russo e Gessinger. Aí é o fim da picada.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Porcos
(George Harrison)

Você tem visto os porcos
Rastejando na lama?
E para estes porcos
A vida está ficando pior.
Há sempre sujeira para brincar.

Você tem visto os grandes porcos
Em suas camisas brancas engomadas?
Você irá encontrar os grandes porcos
Remexendo a sujeira,
Mas sempre com camisas limpas para brincar
Por toda a pocilga.

Eles não se importam com o que acontece
Mas algo lhes falta.
O que eles precisam é de uma de boa surra.

Em todo lugar há muitos porcos vivendo
A vida porca
Você pode vê-los jantando fora
Com suas esposas porcas
Agarrando garfos e facas para comerem seu bacon.

Uma boa letra de George Harrison fazendo analogia entre porcos e homens, de forte caráter social, usando metáforas. Esta música está no Álbum Branco de 1968. Vários anos depois, o Pink usou o mesmo recurso no disco Animals.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Um grande homem, ou um porco, adivinhe o que você é
Você uma próspera roda gigante, adivinhe o que você é
E quando sua mão está sobre o seu coração
Você está perto de soltar um bom sorriso
Quase um brincalhão
Com sua cabeça deitada na pocilga
Dizendo "continue cavando”
A mancha de porco em seu queixo gordo
O que você espera encontrar
Quando você está na pocilga?
Você está bem perto de dar um sorriso
Você está bem perto de dar um sorriso
Porém você solta um grito.


Um trecho da música Pigs do disco Animals do Pink, se não me engano de 1977, enquanto que os Beatles usaram a mesma analogia em 1968. O mesmo recurso de fazer analogia entre porcos e homens.

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


usar porcos como metáfora não é exclusividade de ninguém, eu mesmo tenho uma música que faz essa comparação dentro de um contexto.

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


os vocais do PF eram muito bons, e o gilmour canta muito, além de tocar mais que todos os beatles e o dado v lobos juntos.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Cláudio Natureza, você é mais um dos fanáticos pelo Pink que vê perfeição em tudo que eles fizeram. Só falta você dizer que Mick Jaegger cantava mais que Paul e Lennon. Dos Beatles, Gilmour ganhava no canto de Harrison e Ringo. Destes até eu. Roger Waters na sua concepção também era um bom cantor. Não seja medíocre em seus comentários. Cara, na música Pigs do Pink eles põem se não me engano até alguns sons de porcos, mesmo recurso utilizado pelos Beatles em Piggies. Já ouviu alguém do Pink soltar a voz como em Helter Skelter? Cite um exemplo deles. Já ouviu uma música do Pink que tenha a elaboração vocal de Because, por exemplo. Ora, meu caro, percebeu que o Pink raramente fazia música com vocal acelerado? Voltemos ao álbum Animals. Assim como em Sgt Pepper, o álbum é conceitual, mas percebeu que os dois têm uma estrutura semelhante? Começa com música Pigs on the Wings e termina com Pigs on the Wings, ou seja, intercala algumas músicas entre a primeira e a última que são na prática a mesma música. Meu caro, em Sgt Pepper, os beatles usaram o mesmo recurso. Começaram com Sgt Pepper(primeira parte) apresentando a obra e finalizaram com Sgt Pepper(segunda parte), intercalando várias músicas entre as partes. Na verdade Sgt Pepper(parte dois) é a penúltima música. Note também que uma parte de Pigs do Pink é curta em relação à outra. O mesmo se dá em relação a Sgt Pepper. A parte dois de Sgt é curta em relação à primeira. Uma apresenta o disco e a outra encerra. Meu caro, a estrutura estética é a mesma.

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


filosofo grego
Não seja medíocre em seus comentários

não sou fanático pelo PF, nem meus comentários foram medíocres, eu apenas disse que o Gilmour canta muito bem e que toca mais que todos os componentes dos Beatles, que pra mim foi um grande produto pop de marketing, minha humilde opinião, mas, se vc enxerga genialidade naquele yeyeye barato, o problema é seu.

e comparar PF com Legião e Engenheiros é sacanagem, não dá nem pra saída.

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


filosofo grego

aliás, desde quando o Jagger era do PF?

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Cláudio Natureba, já ouviu uma música do Pink Floyd tão experimental quanto Revolution 9. Creio que não. Pode-se até não gostar dela, mas só Hermeto Paschoal para fazer algo tão estranho assim. Até alguns sons de bebê que têm nesta música o Pink já usou em uma de suas músicas.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Quis dizer que pelo fato de você ser fã dos Rolling Stones deve considerar Jaegger uma sumidade de vocalista, isto de forma irônica.

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


filosofo grego

Tá bom, os quatro bonitinhos que faziam as garotinhas idiotas desmaiarem eram os gênios do rock progressivo...agora conta aquela do português ai.

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


filosofo grego

os Stones eram muito melhores que os Beatles, pelo menos não eram un produto pop de marketing.

filosofo grego
Veterano
# jun/05
· votar


Natureza, comparei o Pink no quesito literário, não no musical. É evidente que o Pink está a anos-luzes de distância musicalmente do Legião e Engenheiros. Repito, no quesito de letras Legião e Engenheiros ganham do Pink.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que muita gente não gosta de Renato Russo?