Recursos eletrônicos. Usá-los ou não?

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# jul/04 · Editado por: Moderador


estou enfrentando um conflito no meu trabalho musical, toco com um guitarrista muito bom, mas que só vê o seu instrumento, não trabalha em grupo, não trabalha a música alheia e não respeita nehum recurso moderno que possa acrescentar efeito e até instrumentos num arranjo.
o cara esculachou, falou que aquilo não é música e outras babaquices parecidas.

eu não tenho preconceitos com nada, encaro que a mminha música é livre, sem barreiras, pois é nela que eu também sou livre.

por isso uso de tudo, eletrônica no baião, balada rock com batida tecno, não importa, eu quero é criar e tocar.

a pergunta é, até onde o eletrônico deve ser usado na música?

marcioazzarini
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza

O interessante é não criar barreiras qdo está fazendo som próprio. O problema é q todo mundo tem mania de rotular as coisas, e quando vc apresenta algo novo, logo de cara tentam encontrar um rótulo... A frase típica: "Gostei do seu som.. ta lembrando XXX...".

Acho q o negócio é fazer estas experimentações sim... Estou trabalhando num projeto em q estou reescrevendo alguns clássicos da MPB em outra roupagem, com um trabalho solo de contrabaixo. Tem algumas coisas eletrônicas no meio e está ficando bom...

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


massa, vc parece ser um cara com um espírito de artista, que busca coisas novas e não tem preconceito contra nada.

além de aparentar sacar muito de contrabaixo, só pelas respostas que dá.

queria um baixista como vc pra tocar comigo, mente aberta e amor pela arte (além de técnica).

CIERAIS
Veterano
# jul/04 · Editado por: CIERAIS
· votar


despacha esse cara.....guitarrista é igual praga da em todo lugar...heheheheh(brincadeira)

o negocio é todos os musicos entrarem em sitonia....

ja tive muito trabalho em tentar expor a ideia de uma musica e não ficar da forma ideal pelo fato que o marcioazzarini
já citou acima

boa sorte

Soulface
Veterano
# jul/04
· votar


até onde o eletrônico deve ser usado na música?
Até aonde a criatividade, aliada ao bom sendo é claro, deixar. Ou seja, as possibilidades são infinitas. Não adianta se fechar em um mundo e esquecer q o q existe lá fora está em pleno desenvolvimento, em plena evolução.

MKazan
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
por mais técnica que um guitarrista tenha. se não sabe trabalhar em grupo, não é um bom instrumentista para tocar em banda.

chuta a bunda do palhaço e procura outro.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


calma, as coisas não são assim tão simples, existe o lado humano na coisa, o cara é meu amigo e precisa de mim também, afinal, estava estagnado e sem trabalho, eu sou mais de fazer o meu e ver no que vai dar, se ele continuar vacilando, fechado num mundinho louco, sem enxergar esse lindo universo de sons, que pode sair de um bongô ou de um micro, ele vai perder o trem da história.

a amizade e a lealdade são sentimentos que devem pesar sempre nas decisões.

obrigado pelos toques.

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


agora a estória muda de figura......vc não tinha dito q ele é seu amigo!

nesse caso só vc mesmo pra da uns toque pro rapaz !

AndersonAmorim
Veterano
# jul/04
· votar


Pelo que entendi, vcs estão com projetos diferentes na cabeça.

Sentem juntos para definir o projeto. Objetivo, recursos, caminho ...

[]s

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


boa dica, talvez seja a hora de uma conversa desse tipo. valeu.

marcioazzarini
Veterano
# jul/04 · Editado por: marcioazzarini
· votar


Claudio Natureza
Se eu morasse no RJ eu até toparia o convite... hehe

;]

Abraços!
___________________
Marcio Azzarini
http://www.marciobasspage.cjb.net
http://www.polosopostos.cjb.net
http://www.basspoint.cjb.net

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


valeu marcio, um abração cumpade.

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Muitas pessoas que se dizem "músicos", usam de recursos eletrônicos pra enganarem os ouvintes. Desde que estes recursos eletrônicos não sejam usados para esta finalidade, acho legal que se faça uso deles. O probleminha é que às vezes, uma música antiga foi gravada de tal forma, com "aquele" solinho maravilhoso de violão, ou de piano, que ficou gravado na nossa memória, que um recurso eletrônico poderia descaracterizar um pouco. O negócio é tentar e ver no que dá.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


e bateria eletrônica? vc usaria?

Eduardo Henrique
Veterano
# jul/04
· votar


eu acho que vai do gosto por mim pode se usar de td contanto que o resultado fique legal sem problemas...

Claudio Natureza
eu não tenho preconceitos com nada, encaro que a minha música é livre, sem barreiras, pois é nela que eu também sou livre

é isso que acho

sem barreiras para a criatividade

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Para a bateria eletrônica, vai depender do estilo.

Gosto da bateria eletrônica do Bikini Cavadão.

Já não gosto da bateria eletrônica do Deff Lepard, mas neste caso tenho que relevar. Foi bacana o pessoal continuar com o baterista depois do acidente.

BRNz
Veterano
# jul/04
· votar


Nunca prestei atenção em som de batera eletronica ateh pq a unica q vi tava tocando bailaum... mais era mto sinistro ve o cara batucando numa chapa preta eheuheue...

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza

Acho que usar recurso eletrônico ou não, vai depender muito do gosto de cada um. Eu gosto de instrumentos mais acústicos, sem interferência nenhuma, que emitem o som nú e crú.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


eu também cara, mas o problema é a falta de músico, a galera aqui no rio é meio devagar, no nordeste era mole de montar banda, carioca só quer queimar e ouvir roquenroll. ninguém pega um instrumento pra aprender, e a maioria não valoriza a música ao vivo, só quer ouvir cd nas festinhas e reuniões.

além do que, eu faço meu trabalho no meu sítio, no meio da mata atlãntica, longe da civilização, tem pouco músico lá.

mas eu sou chato, insistirei até chegar onde eu quero! valeu.

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza

Vá em frente e boa sorte!!!

BrEnno
Veterano
# jul/04
· votar


Eu acho que é bom usar esses recursos sim pra melhoria do som, já pra incrementar o som .. na minha opinião tem que se uma coisa bem discreta ..

GrungeMan
Veterano
# jul/04
· votar


eu acho q desde q nao fuja do principio basico do seu som ... aproveita ae q és tudo da lei ! hehe

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


é isso irmão, o negócio é o som, sem essa de ficar de frescurinha, de aiaiaia, não toco guitarra por que é coisa de rock, não quero eletrônica por que é coisa de rave, essas coisas meio babacas, de fechar a cabeça.

eu prefiro uma formação mais clássica, duas guitarras, um baixo, uma bateria, um teclado, um set de percussão, mas, se eu não tenho, eu uso até pandeiro, não vou deixar de acrescentar sonoridades à minha música por preconceito contra nada.

feliz de quem tem uma banda completa e bem entrosada, mas, quem não tem, também pode ser feliz fazendo uma música com recursos diferentes.

aliás, eu prefiro ser aquela metamorfose ambulante!!!!

Al Majíd
Veterano
# jul/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Claudio Natureza


Hehehe....Uma vez eu fiquei sabendo de um cara que foi fazer o teste na OMB pra tirar a carteira de músico. Ele levou uma guitarra e a pedaleira. Daí pressionou uma corda, e tá que pisa na pedaleira, fazendo altos tipos de efeitos diferentes e surpreendedores. Ao final do teste ele vira para o avaliador e pergunta:

- E então? Fui bem? Posso pegar minha carteira?

O Avaliador respondeu:

- Você eu não sei, mas sua pedaleira é o máximo. Já estamos providenciando a carteira para ela...:D

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


hahahahahahahahhnaha!

lula_molusco
Veterano
# jul/04
· votar


Achoq ue recursos eletronicos tem que ser usados afinmal uma guitarra nao existe sem a eletronica, um amplificador muito menos.
porém sem exageiros à chegar a tal ponto de como amy lee(vocalista do ebostecence) usar pro tools ao vivo para corrigir as cagadas e desafinadas no vocal.alem de samplers e etc

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


o IRA! usa muito desses efeitos....até o Queen ja usou..
não tem como fugir disso hoje em dia....
notebooks acoplados a guitarras/teclados e etc ja fazem parte do presente...e dependendo do caso enriquecem a musica.

e hoje quase todo mundo corrige a voz na hora de gravar.

marcioazzarini
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
Saca este som que um camarada aqui do fórum (de Salvador) montou e passou pra eu fazer um solo de baixo. Ele criou uma levada eletrônica com elementos acústicos por cima, e eu fiz o solo de baixo:
Maybe - Ligth Bass Solo by Zer071 & Marcio Azzarini

maggie
Veterana
# jul/04
· votar


Use de tudo.. se ficar bom mantenha, se ficar ruim tire. Isso inclui esse guitarrista...

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


ficou muito bom. acho que o cara usou os recursos eletrônicos de forma bem racional, sem exageros, e seu solo ficou lindo, tá vendo como dá pra usar sem desvalorizar a arte do músico.

vou usar sim, vou misturar com coisas da terra e vai ficar legal.

abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Recursos eletrônicos. Usá-los ou não?