Tocar em igreja

Autor Mensagem
johnnyalves
Veterano
# ago/11 · Editado por: johnnyalves
· votar


reçussitando topico

sou evangelico , toco violao e teclado , sei teoria , consigo + ou - tirar musicas de ouvido(no teclado violao demora mais) ,tenho mo vontade tocar na minha igreja. Mas tenho medo ,vai que eu nao conheço o hino ai eu erro tudo...ai ñ da certo...

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


vamo la pessoal nao deixem o topico morrer na hora que tava ficando massa...

Delson
Veterano
# ago/11
· votar


johnnyalves
O único jeito de vc saber é tocando. Vê se tem algum amigo/conhecido seu que toca na sua igreja, e por meio dele vai conhecendo as músicas. Participe dos ensaios como ouvinte, e quando vc sentir segurança de tocar, coloque seu dom a serviço de Deus.

Zenicola
Veterano
# ago/11
· votar


Porque a maioria dos HINOS são em harmonias tristes ?

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


Zenicola

talvez por que fale da morte de cristo,sei la...

LipeGuitarrero
Veterano
# ago/11
· votar


Zenicola

Engano seu. Não sei na onde vc viu isso.

johnnyalves

Toque na igreja, como teste, leve um violão e tente, deixe ele mais baixo em relação aos outros instrumentos e vai testando. Outra coisa, ensaio, sempre ensaie os hinos que serão tocados a noite, isso aumenta sua pratica, e quando alguem cantar um hino qualquer vai tirando devagar, se você souber o cambo harmonico fica mais facil. Mais se a musica for menor fica mais complicado, não é tão facil.

Mais é questão de pratica.

Toco na igreja, e as vezes do umas erradas sinistras, mais eu só dou risada e ja pego de novo. É questão de pratica e afinar o ouvido com o tempo.

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


Delson

Na minha igreja (Assembleia de Deus) tem os conjuntos (jovens , senhoras , obreiros etc...). Desde quando eu entrei na igreja nunca faltei a um ensaio da mocidade(que tem todo domingo).... e mesmo assim tenho medo de ir tocar.

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


LipeGuitarrero

sempre ensaie os hinos que serão tocados a noite

o problema é muita das vezes ninguem sabe os hinos...

F1GHT3R
Veterano
# ago/11 · Editado por: F1GHT3R
· votar


legal

Dibilo
Veterano
# ago/11
· votar


F1GHT3R
Se não for postar algo que enriqueça o tópico por favor se retire,se não suporta os cristãos pra que entrou no tópico? se quer falar merda vai pro OT,aqui é fórum de guitarra,então posta algo que enriqueça o tópico,se não tiver nada só não posta.
Flw,fica com Deus!

F1GHT3R
Veterano
# ago/11
· votar


Aff me arrependi de ter escrito isso acima porque nem todo mundo e igual neh mesmo foi mal ai gente peço desculpa como já avia escrito faço tratamento com psicólogo e as vezes sinto muito raiva de determinadas situações mlz

F1GHT3R
Veterano
# ago/11
· votar


Dibilo

Foi mal man

Dibilo
Veterano
# ago/11
· votar


F1GHT3R
De boa cara,fica na paz ae ,e fica rilex =D

F1GHT3R
Veterano
# ago/11
· votar


Dibilo

ate editei pq não vai ajuda ninguem mesmo oque escrevi então nem vale apena deixar awee

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


Dibilo

po cara pega leve

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


alguem ai sabe algum truque que ajude achar o tom de uma musica sem complicaçao nenhuma?

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


isso é se isso existe

Fireyeah
Veterano
# ago/11
· votar


johnnyalves
É só conhecer a escala harmônica de cada nota e saber localiza-las no braço do instrumento. Dó, por exemplo, tem sua escala sendo:
C D E F G A B
Ou seja, toda sequência de acorde que usar somente tais notas estarão na escala de dó(podem estar em outras ao mesmo tempo).
Um exemplo simples: Stairway to heaven(solo) usa os acordes Am, G e F. Já que nenhum desses acordes tem uma nota sustenida, está no tom de C, portanto podendo-se usar a penta de dó, a diatônica de dó, etc...
Isso infelizmente é um processo lento e com experiência você consegue fazer com fluência. Tente tocar lá na igreja pra ver como se sai.

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


Fireyeah

cara isso ai eu ja sei. to falando de uma coisa mais complexa...

Fireyeah
Veterano
# ago/11
· votar


johnnyalves
Uai, então você já sabe de algum truque que ajude achar o tom de uma musica sem complicaçao nenhuma, oras. Se você se refere a identificar o tom só de ouvido, aí vem com anos de prática, e com sorte um ouvido absoluto.

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Sou evangélico tb, não tenho vergonha disso e acho super legal a galera querer ter um "espaço reservado" aqui, mas vamos aproveitar bem este tópico pra falar de quem não ta na mídia e toca pra caramba!!

Juninho Afram & Cia é legal, os kras são feras, mas isso todo mundo já sabe! Não tem novidade nisso, não acrescenta em nada!!!! Reconheço o talento deles mas tem mais músico bom por aí, não concordam!?!?!

Quem conhece Belica, Jet Circus, Impelliteri, Rob Rock, Jars of Clay, Paul Colman, RED..?!?!?!?! isso que me veio a mente agora! Da antiga e novos... e nacionais? O clássico Stauros, Necromanicider, e por aí vai! tem galera nova tb... só naum lembro os nomes... rsrsrsrs

Isso pq falei do ROCK, poderia falar de Café com Jazz, Neal Morse, Sérgio Cavalieri, tem o Starling daki mesmo do FCC...

Tem muita gente boa produzindo coisas legais por aí e a gente ta agarrado nesse som desses ministérios de louvor onde uma música de 5 min parece na verdade um "copy/paste" da primeira frase! E não é só na guitarra não hein!!! Ou então esperando a "guerra" acabar pra ver o Juninho Afram fazer alguma coisa diferente.

Se é pra ter um tópico sobre a "Guitarra Gospel" vamos colocar coisa diferente e interessante...

Mudei de igreja no início deste ano, sabe o que a gente ta fazendo com a música lá?!?!?!... não tocamos nada que está na rádio e somos ferrenhos qdo a letra é antibíblica... a música pode ser a melhor, se não estiver na bíblia ou se for modinha, roda!

Desculpa gente, mas to cansado dessa decadência da música sacra no Brasil que a mídia (religiosa ou não) ta empurrando goela abaixo e a maioria ta aceitando como normal! Toda essa superficialidade, POKA LETRA, POKO CONTEÚDO, POKA ARTE E POKA MÚSICA! Vamos nos valorizar e mostrar que aki tem coisa boa!

Fiquem com Jesus!

Tchavo
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora

Neal Morse é nome.
Mas a modinha é boa, apesar dos apesares, muitas pessoas receberam a mensagem através de músicas como "Faz um milagre em mim". E não acredito em decadência, todos os períodos tem coisas boas e ruins, e esse discernimento parte de quem ouve.


johnnyalves
Normalmente, eu tento tirar a frase musical que a cara está cantando; sabendo a escala, descubro o tom, mas demorei um tempo pra aperfeiçoar isso.
O método do Fireyeah tbm funciona bem
Faça um repertório das mais cantadas e treine como disse LipeGuitarrero, assim vc terá mais confiança e menos medo.

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Tchavo
Mas a modinha é boa, apesar dos apesares, muitas pessoas receberam a mensagem através de músicas como "Faz um milagre em mim".

Kra, não me decepciona! Que palavra que eles receberam com esta música? Receberam um evangelho distorcido e completamente fora dos propósitos da salvação e da piedade... viaja não filho!

Lê a primeira parte dessa "peça poética" e verifica se tem base... essa é uma das músicas cortadas lá no nosso ministério!

É disso exatamente que eu falei e vc só me ajudou a confirmar... de q adianta ter um monte de gente se dizendo cristão qdo suas vidas estão fora do propósito real da salvação (generalizando)?! Se nossas músicas não concordam com a Palavra de Deus? Se nossas letras não passam de textos vazios sem conteúdo bíblico verdadeiro?

Se vc acha q ta bom desse jeito, blz, te respeito kra... mas anota uma coisa: Nosso música está muito longe de atender a real necessidade das pessoas (salvação e discipulado) com essas músicas sem arte e com essas letras que deturpam a realidade da palavra.

Não quero dar uma de teólogo, nem de Pr. aki pq não sou, mas posso te garantir que as coisas não estão no lugar certo e o Reino de Deus "está perdendo" com isso.

eric bluesman
Veterano
# ago/11
· votar


ola amigos boa tarde a todos!!!

vejo que hoje as musicas gospel tem tido uma ampla visualizacao do mercado fonografico, vc ve hoje a som livre gravando artistas, sony tb tem feito isso, so q tb vejo uma coisa hoje q vem de epocas atraz ja . sou músico cristao tb e toco com uma banda formada por musicos cristaos tb, e montamos a banda justamente pq nossas igrejas tem tido problemas pra formar bons ministerios de musica , ainda precisa melhora muito a parte de conciencia nas igrejas, dar o melhor fazer com amor e realmente ser interessado em fazer um bom trabalho.

Ai se vc vai em muitos lugares (igrejas) vc ve gente desanimada, as vezes querendo sair fora pq nao vai pra frente algumas coisas , devido tb ao relaxamento e acomodacao q muitos tem de correr atras, resultado muitas vezes dessa acomodacao é q as pessoas com talento vazam, e os ministerios nas igrejas ficam capengas, salvo algumas excessoes. na verdade chega uma hora q cansa de falar as mesmas coisas e agente desiste.

Tem ótimos musicos do meio gospel , so q quando se fala em especial de igrejas e seus ministerios muita gente tem coisa a reclamar.

desculpem o desabafo, mas eu mesmo passei por isso !!!!

joao b.
Veterano
# ago/11 · Editado por: joao b.
· votar


eric bluesman

Falou tudo man. Também toco em igreja desde os 12 anos, e passo por esse tipo de problema.

De um lado temos a falta de incentivo por parte dos nossos líderes - até a pouco tempo o "rock" era obra do ciclano* (e a verdade é que a mentalidade de muitos ainda não mudou).

Um dia estourou o falante do amp do baixo na minha igreja, daí o então pastor mandou concertar. Na época ficou por aproximadamente R$ 60,00. Na hora de pegar o dinheiro na tesouraria, os caras deram maió bronca, dizendo que não tinha necessidade de ter essas coisas, que antigamente nem som não tinha, a música era sertaneja e só precisavam de um violão tonante...

De outro lado tem a falta de interesse da galera em fazer música de qualidade, estudar, investir em equipos...

Assim vai...

Aqui na minha cidade - Carmo do Rio Verde-GO, fui o primeiro cara a usar distorção na guitarra dentro de uma igreja! Não sei se me sinto orgulhoso por isso, ou se entro em depressão... Rsrsrs

Mas eu sonho com dias melhores! E se dias melhores não vier, arranjo uma galera que tenha equipos e monto uma banda independente...

Tchavo
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora

Os olhos de que está a muito tempo na igreja, a referida música lá não pode fazer efeito, mas pra quem está vindo de fora, alcança e representa (refrão é um convite, assim como representou pra Zaqueu). O conceito de ser bíblico é cantar só versículos, ou vale a interpretação?

Existem níveis de diferentes de cristãos, as coisas nunca estarão no lugar certo, quando tiver perfeito é pq já "subiu"; quem precisa de médicos são os doentes, não quem tá saudável.

Saindo do teológico que não enriquece nada, quanto a arte, eu passei a entender o valor de um "G D Em C" ou "Am F C G", ser criativo que muda isso. Não adianta fazer uma progressão em 2-5-1, cheia de empréstimos modais e relativos, que não seja agradável. Por anos, vi gente progressão de blues (E7 A7 E7 B7), mas zilhões de formas diferentes.


joao b.
Era a época do "Distorceu, desceu", mas já mudou muita coisa, até demais.


eric bluesman
O conceito de "louvo de qualquer jeito, é pra Deus mesmo" que causou essa apatia, retirou a importância do talento e do estudo.

eric bluesman
Veterano
# ago/11
· votar


joao b.

esse foi o camnho q resolvi seguir cara, aqui moro no interior de SP e é complicado toquei por muitos anso querendo melhorar algumas coisas na banda, queria um trabalho mais porfissa, coisa q a igreja merecia, mas sai com o tempo fui meio q sendo boicotado, ai ja viu montei a banda, e estamso a porta de produzir nosso cd, vou na igreja as vezes e é exatamente a mesma coisa do q a epoca q deixei, muito ruin isso.

jucasambora
Veterano
# ago/11 · Editado por: jucasambora
· votar


tchavo

É justamente pra quem está começando que a "comida tem que ser saudável"!... Não por estarem doentes, mas por serem crianças, bebês na fé! E pra curar os doentes então, nem preciso falar nada né... mas chega né?... já deu!

Qto a parte da arte, em momento algum eu critiquei simplicidade... minha banda gospel favorita, Jars of Clay, é super simples e os kras mandam muito... inclusive nestas sequencias citadas por ti.

O que eu propus foi abordarmos coisas que não estão dentro destes conceitos estabelecidos pela mídia, com o "copy/paste", já citado por mim, e essa enxurrada de músicas sem poesia e sem conteúdo musical. Assim a gente entra em contato com coisa boa, coisa melhor, artisticamente falando mesmo. Ou então de trocarmos experiências pessoais de nossos ministérios.

Mas ta tranquilo, se a galera não kizer... beleza.. quero ajudar, não atrapalhar.

eric bluesman e joao b.

Num geral as igrejas brasileiras não tem o costume de investir em música e comunicação, é meio cultural, infelizmente. Mas não desanimem não kras! Creiam que a recompensa vem do alto.

Eu mesmo toquei sozinho, eu e a guitarra, numa igrejinha la do bairro... até q chegou o momento e hj estou numa outra igreja, pequena tb, mas musicalmente outro nível! Tem um tpo certo pra benção chegar.

Uma dica legal é arrumar uma galera pra tocar fora da igreja... isso dá outra perspectiva de tudo!

joao b.
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora

Vc tem razão. Vou mesmo pensar melhor na hipótese de arranjar uma galera pra tocar fora. Sem deixar a banda da igreja é claro! Mas vou ver isso, procurar musicos de outros ministérios e tals... Quem sabe não rola né?!

Abç!

erick_guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Num geral as igrejas brasileiras não tem o costume de investir em música e comunicação, é meio cultural, infelizmente.

Cara nem todoas!


A igreja que eu congrego está lançando seu primeiro cd produzido pelo cantor Carlinhos Felix, e com participações de alguns cantores como, Nani Azevedo, Alda Célia, Marquinhos Gomes e Bene Gomes...

Essa igreja que eu congrego e que está lançando o cd é a igreja sede por isso é maior e está investindo nisso, o som da igreja e os equipamentos são top, e la não tem muita burocracia na hora de aprovar investimento no ministério de louvor não!


Volto depois neste tópico!

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar em igreja