Montagem de som para banda de igreja(AJUDA)

    Autor Mensagem
    Peligo
    Veterano
    # nov/05


    Tenho uma banda que conta com:

    1 guitarra (Zoom 707-2)
    1 violão de 12 cordas (Zoom 504-2)
    1 contra-baixo
    1 teclado
    Bateria (não tem necessidade de microfonação)
    1 violino (microfonado)
    1 flauta doce (microfonada)
    6 vozes.

    1 mesa (12 entradas) que tem 2 saídas master(L e R), divido instrumentos(L) e vozes(R). A mesa possui também "effect out" e saída pra fone.

    Ligo tudo na mesa, a saída L (inst) entra na potência e a R (vozes)passa num equalizador gráfico Samick e vai pra potência também.

    Da potência, lanço em duas caixas.

    Minhas dúvidas:

    - Eu quero escutar o som da forma que ele chega nas caixas!!! Como que eu faço? Faltam saídas, pois o equalizador só tem uma saída. Tenho mais uma mesa de som idêntica a que descrevi e a caixa de retorno. Com isso dá pra fazer ou eu precisaria comprar mais alguma coisa?

    - Minha medusa(multi-cabo) só tem 12 canais. Entrando mais algum instrumento na banda (sax, por exemplo), como eu poderia fazer?

    Peligo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    UP!!!

    math_960
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Este fórum deveria estar no OT

    Peligo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Desculpa, não sabia!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Este fórum deveria estar no OT

    o OT é só pra conversa mole, acho que se é sobre assunto tecnico é aqui mesmo

    ---------------------------------------------------------
    a aparelhagem de som que tenho difere um pouco da sua

    eu tenho um grupo que é com um cantor e uma cantora e eu fico no teclado, além do teclado eu fico com a mesa do lado pra equalizar tudo, eu tambem tenho que ouvir como o som está lá na frente, então não tenho como utilizar a saida de monitor (pra evitar problemas da voz estar com volume bom no monitor e muito baixa na frente)

    tem um lado do equalizador que fica como master, as vozes e o teclado passam nele, na saida do equalizador tem um cabo em Y, uma das pontas vai pra potencia (para as caixas da frente) e a outra ponta vai pro retorno, o retorno é amplificado, mas poderia ter outra potencia se fossem passivos
    mas se voce usar um cabo em Y só vai ouvir os instrumentos ou as vozes já que tem saida separada

    como uso varios teclados, modulos... tenho uma mesa pequena só pra mim, e vai so um cabo pra mesa principal

    --------------------------------------------------------

    já que voce falou que tem 2 mesas iguais, talvez de certo assim:

    uma mesa fica só para as vozes (voce teria 12 canais de vozes)
    sai um cabo dessa mesa e vai pro equalizador
    sai o cabo do equalizador e entra em um canal da segunda mesa
    nesta segunda mesa você tem mais 11 canais para instrumentos, já que um canal está para o sinal que vem da mesa das vozes

    desta segunda mesa o que vai sair já é o som da banda toda então a saida (L) voce manda pra potencia a saida (R) voce manda pro retorno
    assim voce tem volumes separados pra frente ou retorno, mas sairá tudo igual em termos de equalização e balanço entre os volumes de todos


    ** se o retorno não for amplificado (ativo) terá que ter uma potencia pra ele, se a potencia que você já tem for em stereo dá pra jogar o segundo canal da potencia pro retorno (passivo)

    ** tem que ficar atento com os niveis de ganho dos microfones, ganho do equalizador e ganho do canal de entrada da segunda mesa, pra não saturar, já que as vozes passam por varios controles de volume

    ** não conheço o equalizador, mas se for daqueles em estereo, o outro lado voce pode passar a banda toda antes de ir pra potencia, pra ter uma equalização geral (isso não é muito nescessario)

    ---------------------------------

    já fiz uma ligação deste tipo, mas foi pra um baile improvisado que não deu pra contratar som, então foi um junta daqui e junta dali, mas foi nesse esquema, uma mesa com os mics que ia pra outra dos instrumentos, e as mesas ficavam no canto do palco porque não tinha operador de PA

    baz
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Peligo passa a sacolinha pros irmãos pra comprar mais aparelhagem.

    Peligo
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Peligo
    · votar


    Detalhe: sou de banda de igreja católica e tudo que a gente tem é vaquinha do grupo e uma única doação da igreja que foi a mesa, mais nada! Não é que nem igreja evangélica não. Nossos microfones tudo ruinzinho, mas estamos batalhando quem sabe fazer um show pra levantar um dinheiro... é díficil.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Peligo

    deu certo a dica que te dei?

    Peligo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Então... ainda não fiz o teste. É provável que dê...

    Estamos um pouco ocupados para testar, mas o grande lance de tudo é o cabo em Y!!! Você me deu a dica!

    Valeu, abraços!

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    só pra acrescentar, é meio obvio mas da confusão, sempre ligue cabos em Y quando quer repartir o sinal, uma saida para duas entradas

    nunca use pra ligar dois aparelhos em uma entrada

    lucksz
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Olá, o padre de minha igreja quer trocar o som , por um sistema mais moderno e de qualidade, para isso dispõe de até 25 mil, a igreja tem 6m de altura,13 de largura e 35 de extensão, alguém pode me ajudar em opções viáveis??

    lucksz
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    tinha pensado em uma mesa yamaha e em caixas line array fixadas no teto , e caixas de grave no chão (umas duas) mas, não sei, não tenho tanto conhecimento quanto á isso... espero alguém me ajudar.. aguardo ^^

    Ismah
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    lucksz

    Cara... Cara... Porque eu fui entrar aqui rsrs
    É um parto sonorizar uma igreja tradicional...
    De longe a melhor saída é contratar alguém especializado (recomendo abertamente à Timbres), mas como parece que decidiu vc mesmo fazer... Bora lá...

    Um começo pra ti está aqui. Outra dica é se inscreva no fórum Som ao vivo e assine o AudioRepórter.

    Problemas e soluções

    As graves tem tendência embolar completamente, precisará de muita sabedoria para fazer isso. Estude MUITO sobre equalização.

    De quebra o que precisará é um BOM equalizador STEREO de 31 Bandas (e rezar que sobre uma frequência que não gere problemas). Fuja das marcas baratas, pode ser um antigo (mas conservado) Yamaha, Phonic.

    Pra seguir, preciso saber algumas coisas...

    - como pretende suspender as caixas?
    - quantas pessoas vão estar presentes em média?

    carlcarl
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    peguei uma carona nas tuas sugestões.muito obrigado.
    abç

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    carlcarl

    Precisa só perguntar, estamos aqui - no Som Ao Vivo vou pouco, já que faz mais de ano que "abandonei" o som profissional rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montagem de som para banda de igreja(AJUDA)