Vale a pena aprender um novo instrumento para ser sargento musico?

    Autor Mensagem
    xmarhunterx
    Membro Novato
    # fev/19


    Caso eu não passe no vestibular esse ano, eu gostaria de ter um plano B.

    E esse meu plano seria me tornar músico militar (sargento). E infelizmente parece que eles não querem guitarristas :'(
    Eles querem músicos com instrumentos de sopro e percussão (bateria completa).

    Vale a pena praticar um instrumento para passar nesse concurso? Será que um ano dá pra pegar o nível de habilidade que eles exigem? Qual intrumento escolher pra aprender? Eu estava pensando na percussão mesmo, já que aprender a embocadura parece ser demorado, alguma outra sugestão?

    Ah, e alguém já fez concurso para ser músico militar? É difícil? Tá valendo a pena?

    Um forte abraço

    Buja
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Nao sou nem fui militar. Mas trabalhei na PM como terceirizado.
    So posso dizer o que eu vi.

    É um negocio bacana. A disciplina nos musicos são consideravéis.
    De fato, nao tinha guitarras. Era mesmo foco em instrumentos percutivéis e sopro. O solista de sopro então parecia ter uma dedicação oriental na coisa.
    Voce podia sentir que ele ia soltar um flight of bumblebbe a qualquer hora, tamanha a segurança do caboclo. É muita dedicação para chegar aquela proeficiencia que vi.
    Tanto porque eles com muita frequencia acompanham o governador, e generais por ai. Abertura de eventos militares são frequentes.
    Hino nacional sem errar "nem um bend" está na veia. Isso é de praxe.
    Depois hino do estado, e da corporação.

    Nesse quesito, ao falar dos militares, não tenho como apontar defeitos...

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Buja
    Como você consegui trampo como músico na PM? Qual instrumento?

    Buja
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    xmarhunterx
    Nao como musico. Era da TI.
    Mas na PM, nao importa a area, ou se é terceirizado ou militar, voce tem que participar da rotina do quartel. Assim, toda quinta feira tem apresentação da banda. E o que eu vi foi realmente um regime militar mesmo, muita dedicação, e fluencia.
    Nao sei como um militar vira musico, mas sei que nao é qualquer um nao. E se vira musico, vira musico mesmo. Nao tocam meia boca nao.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/19
    · votar


    xmarhunterx

    "Será que um ano dá pra pegar o nível de habilidade que eles exigem?"

    Não! O nível é alto.

    makumbator
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    xmarhunterx

    Pra te responder vou elencar respostas que já dei para outro usuário não faz muito tempo (ano passado):

    https://forum.cifraclub.com.br/forum/15/335370/#9338282

    https://forum.cifraclub.com.br/forum/15/335370/#9338322

    Além disso, te pergunto:

    1. Você sabe ler bem música à primeira vista?
    2. Tem prática de orquestra? Uma banda sinfônica militar funciona como uma orquestra (em relação às práticas de ensaio, organização, comportamento dos músicos, etc...).
    3. Conhece o repertório de bandas militares?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    xmarhunterx
    Conheço vários músicos da Banda da PMRJ.
    Todos tem nível alto. Leitura à 1ª vista, prática em vários instrumentos, domínio de várias linguagens, etc...
    Se vc quer passar nessa prova, vai ter que estudar... E MUITO!
    Abç

    lamas92
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    xmarhunterx
    Sem tratar das habilidades necessárias para o ingresso na carreira, preciso te lembrar que nas Forças Armadas vc não vai ser músico, vai ser militar músico.
    Militar vem primeiro, com serviços de escala, testes físicos e de saúde periódicos, representações, os riscos inerentes à carreira militar e maior exposição à violência, e a participação como músico em milhares de atividades (sim um músico militar está presente em tudo!). Sem hora extra, sem adicional noturno, sem periculosidade, ...

    Já vi muita gente se frustrar por achar que é apenas um músico e que apenas veio pra tocar fardado e fim. Não é isso... É isso o que vc quer?

    Bom, te digo que é uma carreira e tanto! Não tão bem remunerada, mas com certeza com algumas vantagens.

    https://www.youtube.com/watch?v=Gbt0bfgG_kI&t=105s

    https://www.youtube.com/watch?v=uf-xV6JRZWo

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    xmarhunterx
    E infelizmente parece que eles não querem guitarristas :'(
    Eles querem músicos com instrumentos de sopro e percussão (bateria completa).

    Sim, é a instrumentação padrão de banda sinfônica. Apesar de que frequentemente contratam pianistas/tecladistas, guitarristas de jazz e baixistas como instrumentos ad hoc em apresentações.

    Mas, quanto à pergunta principal do tópico, não acho um bom plano B. Primeiro: fora raríssimos casos, você vai competir com músicos de longa data, com bastante experiência no instrumento da prova (talvez as excessões sejam os eufônios, mas nem tanto). Segundo: (Vasco.) Não é uma carreira financeiramente atraente; até dentro do militarismo existem melhores e com melhor relação candidato/vaga. Terceiro: se você não tiver afinidade com o militarismo, vai ser um inferno na sua vida.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    1. Você sabe ler bem música à primeira vista?
    2. Tem prática de orquestra? Uma banda sinfônica militar funciona como uma orquestra (em relação às práticas de ensaio, organização, comportamento dos músicos, etc...).
    3. Conhece o repertório de bandas militares?

    makumbator
    Mais ou menos
    Não
    Não

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    1. Você sabe ler bem música à primeira vista?
    2. Tem prática de orquestra? Uma banda sinfônica militar funciona como uma orquestra (em relação às práticas de ensaio, organização, comportamento dos músicos, etc...).
    3. Conhece o repertório de bandas militares?

    makumbator
    Mais ou menos
    Não
    Não

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    xmarhunterx
    Refazendo uma pergunta do makumba:

    Você sabe ler bem música à primeira vista no instrumento da prova?

    Lembrando que ler bem à primeira vista é tocar fluentemente e certo, sem catar milho nem inventar nota e/ou ritmo.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Depois de ler todas as respostas, eu, que nem estava interessado nesse ramo, já fiquei desanimado.
    Acho que para competir em um concurso como esse, você precisa ter uns 10 anos de estudo com afinco. Esquece esse negócio de em um ano dá para aprender o suficiente.
    Bom, não querendo te desanimar ainda mais, mas eu, no seu caso, pensaria num plano C.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    1. Você sabe ler bem música à primeira vista?
    2. Tem prática de orquestra? Uma banda sinfônica militar funciona como uma orquestra (em relação às práticas de ensaio, organização, comportamento dos músicos, etc...).
    3. Conhece o repertório de bandas militares?

    makumbator
    Mais ou menos
    Não
    Não
    Você sabe ler bem música à primeira vista no instrumento da prova?
    Não
    Ken Himura

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Beto Guitar Player
    Do jeito que a coisa tá feia no Brasil, já vou providenciando meu plano D só pra garantir

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    xmarhunterx
    Um colega, que fez escola municipal de musica em SP e depois entrou na UNESP, tocava clarinete e conversou com um musico da banda da PMSP. Quando ele falou que era da escola municipal quase todos da banda olharam, pareceu que muitos deles eram de la, pelo que ele falou mesmo entrando na banda você precisa servir 2 anos na policia. É tudo que eu sei, e pelo que vi na banda os caras tocam muito.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    xmarhunterx
    Então já era, cara. Plano B natimorto.

    Ismah
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Beto Guitar Player

    Possível que mais que isso, para qualquer orquestra... Normalmente, ali entra ou quem é prodígio e virtuoso, ou quem estudou religiosamente desde muito cedo...

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Ismah
    Normalmente, ali entra ou quem é prodígio e virtuoso, ou quem estudou religiosamente desde muito cedo...

    Nem sempre. Quem é prodígio e/ou virtuoso na casa dos 20 geralmente não vai pra orquestra; prefere optar por carreira como solista se lançando em concursos internacionais e grupos de câmara, mais ou menos a carreira que um pianista segue. Um músico de orquestra "só" precisa tocar com certa proficiência, isso é atingível pra qualquer mortal sem problemas de cognição ou motores. É um nível alcançável de 5 a 10 anos de estudos bem dirigidos, de qualidade. Até menos, se o músico em questão for um monstro em otimização.

    Claro que, pô, dentro de uma orquestra tem vagas de nível técnico diferentes e, obviamente, cada orquestra vai ter uma exigência técnica diferente, maior ou menor que outras (vai depender do estilo da orquestra, do maestro titular, das exigências da direção artística etc). Então, a prova de entrada pra Berliner ou pra NYPhil é dum nível completamente diferente da Orquestra Sinfônica de Piraporinha do Leste.

    Mas, numa média, as peças solo e excertos orquestrais das audições são praticamente iguais em orquestra de níveis parecidos.

    Mozart gc
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Eu trabalho como fotógrafo na área pública e sempre vejo a banda da PM e GCM, eles tocam bem, mas tem a coisa da hierarquia militar que eu acho um saco, e não ganha bem, e o repertório é meio chato. Se vc tiver um bom nível pode ganhar mais e trabalhar menos e ter mais liberdade dando aula de música particular, pode também partir pra área de musicalização em escolas, conheço muitos músicos que tem isso como trampo fixo, Em um ano vc não consegue nem de longe ter fluência em instrumentos de sopro, eu estudei um pouco de trompete na fanfarra e a banda militar segue esse tipo de grupo, acho que quem toca desde cedo na fanfarra teria facilidade em entrar na banda militar.

    Ismah
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Ken Himura

    Talvez tenha sido exagerado demais... Prodígio ou virtuoso, mais no sentido que não basta querer tocar. Numa banda como trabalho, é tu que sabe alguma coisa, contra o cara que sabe tudo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena aprender um novo instrumento para ser sargento musico?