Kiko Loureiro "Ser ou não ser músico"

    Autor Mensagem
    Structure
    Veterano
    # set/11


    O grande guitarrista brasileiro Kiko Loureiro, escreve em seu blog sobre o questionamento que é "Ser músico ou não ser" devido aos fatores econômicos e pessoais. Leia o texto abaixo:


    A Dúvida

    Ser ou não ser músico? Temos a tendência de pensar que essa dúvida mora apenas em nossa baixa autoestima latino- americana e que, em terras além-mar, ser músico é estar no éden. Como sugestão para esta coluna, recebo constantemente o questionamento de como vencer em nosso país Pindorama com a profissão músico: Vale a pena cursar uma faculdade? Qual é a real perspectiva do mercado de trabalho? É possível se sustentar sendo músico? Além de muitos outros questionamentos relevantes. Porém, não tenho respostas. Para falar a verdade, nessa área, também sou só dúvidas.
    Questionar é fundamental. Acredito que seja um ótimo sinal, afinal, a certeza é sempre burra – aprendemos as verdadeiras lições ao questionar e ao errar. Recentemente, um dos maiores ícones pop desde os anos 1980, cujo sucesso pode ser comparado ao de Madonna e Michael Jackson, indicado então por Miles Davis como o futuro da música americana, que trocou sua alcunha por um símbolo meio hermafrodita, tornou-se testemunha de Jeová e, hoje, voltou a usar seu nome original e ainda lota estádios pelo mundo afora, Prince revelou em uma entrevista que anda um pouco confuso com sua profissão de músico. Declarou que não gravará mais enquanto não for regularizada a "terra sem lei" da distribuição e venda de música no mundo. Com razão, ele questiona que o músico não é mais pago pelo seu ofício e quem ganha são as operadoras de celulares, Apple e Google. Já vimos esse filme quando o Metallica tirou o terno do fundo do armário e foi brigar na justiça contra o Napster. Com a perspectiva de hoje, esse fato de poucos anos atrás tem cheiro de naftalina.
    A dúvida se é possível viver da música e se somos pagos pelo que achamos que valemos é pertinente, mas também permanente e insolúvel. Assim foi e assim sempre será, pois o quinhão quem leva é a gravadora, o dono do bar, o produtor executivo, o iTunes e quem recolhe o dinheirinho suado dos fãs de música. Para nós sempre ficará o dízimo, e isso não tem nacionalidade, acontece dentro e fora do país.
    Pode até não ter solução, mas nunca a criação musical foi abortada por isso. Portanto, vamos deixar nossas vontades falarem mais alto e nos jogar com tudo nessa profissão. Com o tempo, aprendemos os mecanismos burocráticos e menos lúdicos para não deixar a balança ser tão desequilibrada e conquistar o pagamento digno de quem faz seu ofício bem feito.
    Como disse Bob Dylan: "Sucesso é levantar de manhã, ir para cama à noite e, no tempo entre os dois, fazer o que gosta". Então, por que a dúvida?

    Leex
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Complicado. Super complicado.
    Tantas bandas independentes com uma puta qualidade que 'sofre'.

    brendonmetal
    Veterano
    # set/11
    · votar


    por isso defendo fazer música de graça seria muito mais legal
    o público teria apenas música de quem realmente se interessaria a trabalhar de graça como jogadores de futebol do passado que honravam a camisa sem precisar de salário

    Lifoi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Tem gente que diz que carreira artística é loteria, eu penso que é persistência, então, se você tem essa virtude, que seja um puta músico.

    Lifoi
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Lifoi
    · votar


    brendonmetal

    por isso defendo fazer música de graça seria muito mais legal
    o público teria apenas música de quem realmente se interessaria a trabalhar de graça como jogadores de futebol do passado que honravam a camisa sem precisar de salário


    "I may say that you're a dreamer..."

    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # set/11
    · votar


    A Dúvida

    É o que move o mundo....

    sohdubom
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sempre 'sonhei em ser músico' até que comecei a viver isso e percebi que simplesmente curto tocar, mas sem business, vida noturna, etc ... Como profissao, pra mim, perde a graca. Meus 0.02 cents.

    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sempre 'sonhei em ser músico' até que comecei a viver isso e percebi que simplesmente curto tocar, mas sem business, vida noturna, etc ... Como profissao, pra mim, perde a graca. Meus 0.02 cents.
    Concordo plenamente... Música é uma arte e não ações na Bolsa de Valores...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Kiko Loureiro "Ser ou não ser músico"