Vantagem: ser músico popular milonário ou músico independente aventureiro?

    Autor Mensagem
    souMUSICOmermoedai
    Veterano
    # nov/08


    Olá pessoal, minha dúvida é: O que é mais vantajoso? Suar pra participar do mainstream (tornar-me um músico conhecido na mídia em geral) ou continuar no cenário independente?

    Ser um músico independente me satisfaz parcialmente, e, ao mesmo tempo me questiono muitas vezes se vale a pena estar no mainstream.

    Digo isso por que muitos artistas que antes de serem 'famosos' eram muito mais criativos e autênticos antes, quando eram obscuros, mas quando vêem a cor do din din a qualidade musical torna-se muito aquém do que ele é realmente capaz de fazer. E o pior: alguns mantém uma musicalidade fraca para continuar a lucrar e, em algum período as vendas caem e nunca mais ouve-se falar dele nos meios de comunicação de massa.

    Então das duas uma: ou tenta voltar ao mainstream, ou volta a ser um artista independente, ou até desiste por falta de apoio.

    Carreira de músico vale a pena (no mainstream)?

    O mercado é tão volúvel, mas sempre me dá vontade de arriscar, pois acho injusto que músicos realmente talentosos passem em branco na história da música mundial, mas ao mesmo tempo tenho um medo enorme desse mundo cavernoso chamado Showbizz que põem e tiram músicos de circulação quando bem entendem como se tivessem um botão de detonação de músicos não lucrativos.

    Clauber guns
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    souMUSICOmermoedai
    Hum..acredito q o melhor seja vc entra pro mainstream mas ñ ter q se vender por isso, ou seja, praticamente impossivel hj em dia!!!

    Mas ai vai de vc!! Se vc quer permanecer com seu estilo fik no underground, se quer fama mas correr o risco de vira simplesmente uma bandinha ponha franja, use calça do seu irmão mais novo (bem apertada) all-star, brigue com sua mina e por ultimo....Faça sucesso

    Bog
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ser músico popular milonário ou músico independente aventureiro?

    Se você conseguir um dia ser milionário e popular, vai ter dinheiro o suficiente para bancar qualquer aventura independente que der na sua telha.

    Claro, ser músico popular milonário não é exatamente a coisa mais fácil do mundo...

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    souMUSICOmermoedai

    O lance é ficar famoso fazendo o que vc faz!!! heuheuheuehe
    Parece impossivel, mas existem bandas como por exemplo o pearl jam, que ficou famoso tocando o som deles mesmo, ficaram ricos, e hoje tem cacife pra tocar o que quiser, popular ou não, lotando estadio do mesmo jeito!!!!

    Não precisa se vender!!
    Só precisa vender o suficiente...

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Primeiro é bom pensar sobre o que há por trás disso.

    Você quer tocar música por paixão e uma série de significados pessoais ou toca qualquer coisa, pois quer prestígio e dinheiro abundante?

    Dogs2
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tocar algo popular nem sempre é tocar algo a contragosto, use sua inteligência pra fazer um som bem feito e que tenha chances no mercado.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    souMUSICOmermoedai

    acho injusto que músicos realmente talentosos passem em branco na história da música mundial,

    É uma pena, mas é o que mais acontece.

    souMUSICOmermoedai
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: souMUSICOmermoedai
    · votar


    Dogs2

    Tocar algo popular nem sempre é tocar algo a contragosto, use sua inteligência pra fazer um som bem feito e que tenha chances no mercado.

    Com certeza, idéias não faltam. Só preciso modelá-las melhor de forma que me agrade e que seja tocável nas rádios, o que ainda fiz muito pouco. É até um bom caminho musical, canções mais completas... Boa sugestão, obrigado!

    BaNdAiD

    Só precisa vender o suficiente...

    É, esse é um fator inconveniente e considerável... mas temos que encarar né?

    Valeu a força ae!

    Pseudonimum

    Primeiro é bom pensar sobre o que há por trás disso.

    Você quer tocar música por paixão e uma série de significados pessoais ou toca qualquer coisa, pois quer prestígio e dinheiro abundante?


    Boa pergunta.

    Resposta: Tocar por paixão e uma série de significados pessoais, isso sim. "Tocar qualquer coisa" e banalidades passam longe de meus projetos pessoais.

    Mas ter prestígio e dinheiro abundante fazendo um trabalho com significado é difícil mas não impossível, claro, e também ter ambição financeira é apenas um entre vários fatores motivacionais. Dinheiro honesto não faz mal a ninguém, muito pelo contrário, até motiva saber que temos condições de fazer trabalhos criativos, refinados e com o capital, abrem-se sem dúvida mais possibilidades de até organizar e principalmente implementar idéias de qualidade no mercado.

    Ambicionar dinheiro e colocá-lo para trabalhar pra nós é muito positivo, o mal é se for ao contrário.

    Clauber guns

    HUEHAUEHAUEHAUHEUEHAU!!!!!!!

    Flw -_-

    Prof. Rosélio Araujo

    É mesmo, mais ainda bem que existe o amanhã, que o mundo dá voltas e que nenhum dia é igual ao outro!!!!!!!!! :-)

    Bog

    Se você conseguir um dia ser milionário e popular, vai ter dinheiro o suficiente para bancar qualquer aventura independente que der na sua telha.

    Deus queira. Seria formidável! ÔÔÔ!!!!!! e como...

    Claro, ser músico popular milonário não é exatamente a coisa mais fácil do mundo...

    ... é simplesmente algo que pode ocorrer como consequência de uma boa dose de esforço unido a uma astúcia positiva.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Suar pra participar do mainstream (tornar-me um músico conhecido na mídia em geral)
    continuar no cenário independente?
    pra sobreviver no cenário independente você vai ter que ser conhecido então só muda o rótulo sou independente/ sou da mídia

    muitos artistas que antes de serem 'famosos' eram muito mais criativos e autênticos antes, quando eram obscuros, mas quando vêem a cor do din din a qualidade musical torna-se muito aquém do que ele é realmente capaz de fazer

    a maioria das bandas de qualquer segmento geralmente lá no 3º ou 4º CD soam repetitivas independente do meio: independente/midia
    o cara teve lá 14 ideias super novas no primeiro CD, ai teve mais 13 ideias novas mais 2 ideias bonus no segundo CD, no terceiro ele conseguiu ter só 6 ideias novas e as outras 7 ideias soaram iguais as primeiras, no quarto cd ele já gastou tudo de sua competencia músical limitada, já gastou todo o seu discurso, já falou tudo que pensa então lança uma coletânea ou um acustico com releituras

    se tu for bom mesmo você consegue ser popular milionario tocar o que você gosta e a cada CD ser original como foi beatles, queen...

    ou no máximo faça como o skank que fica na midia mas conseguiu lançar algo como o cosmotron que ninguem gostou (acho que só eu)

    Fernando GC
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pô, conquiste o mundo, invista entre outros tipos de educação, em educação músical aí então será mais fácil fazer sucesso com música boa. =D
    As vezes eu acho que agente se encontra em uma situação aonde as coisas tendem a piorar...
    Mas se alguém muito bom começasse a fazer muito sucesso, acho que abriria portas para muita gente igualmente boa.
    É uma pena que não estamos vivendo na época de Beatles, Led Zeppelin, etc...
    O pior é que o problema não está só no mundo da música...

    fernando tecladista

    Legal o que você falou. ^^

    atari
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cada pergunta que vejo aqui [...]


    primeiro.
    faça o seu melhor,
    se voce tem talento pra ser famoso igual o baterista do strokes que é brasileiro, beleza, enxe o cú de dinheiro [...]

    se não tem vai trabalhar.

    Bog
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Bog
    · votar


    souMUSICOmermoedai
    ... é simplesmente algo que pode ocorrer como consequência de uma boa dose de esforço unido a uma astúcia positiva.

    Existem vários fatores que fogem ao nosso controle, também. E isso não é só opinião minha não. Inclusive, quem me disse isso foi um conhecido que - ironia - faz parte do tal "mainstream", a banda dele aparece na MTV, já tocou música em abertura de novela e tudo mais (quem me conhece sabe quem é). Ser músico milionário definitivamente não é simplesmente questão de escolha, talento e nem mesmo de esforço.

    De qualquer forma, boa sorte. Depois passa aqui para dizer se o plano foi bem sucedido, hehehe.

    souMUSICOmermoedai
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: souMUSICOmermoedai
    · votar


    fernando tecladista

    1 - Ainda há vida inteligente no meio musical (pesquise bem que você acha) e modéstia à parte, está falando com um deles.

    2 - Eu me comparar com Beatles e Queen? Não, meu estilo musical é diferente e não sou louco de relacionar meu som com essas duas grandes bandas.

    Obrigado por opinar

    atari

    cada pergunta que vejo aqui [...]

    Se alguém não perguntar logo, ninguém pergunta, não acha?

    Acho que dá pra trabalhar em um turno e tocar no outro ou atuar em outros ramos profissionais durante uma carreira musical bem-sucedida.

    Bog

    Ser músico milionário definitivamente não é simplesmente questão de escolha, talento e nem mesmo de esforço.

    Sinceramente, meu amigo, não entendi o que você quis dizer com isso...

    É questão de quê então?

    Se você ou alguém souber responder isso, que responda de forma educada, por favor.

    Obrigado pelo boa sorte :-)

    Fernando GC

    Mas se alguém muito bom começasse a fazer muito sucesso, acho que abriria portas para muita gente igualmente boa.

    Concordo plenamente com a sentença acima. Deus ouça nossas preces.

    guitarclub
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    musico independente aventureiro, levando em conta q musica é hobby p/ mim...

    Bog
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Bog
    · votar


    souMUSICOmermoedai
    Ser músico milionário definitivamente não é simplesmente questão de escolha, talento e nem mesmo de esforço.

    É questão de quê então?

    Também é questão de estar no lugar certo, na hora certa, tocando a música certa para as pessoas certas. Existe uma horda de músicos talentosos e esforçados que, a despeito de inúmeras tentativas, nunca chega ao estrelato. Se eles existem - e existem aos montes - é porque talento e esforço não são os únicos fatores que contam.

    E veja bem, essa coisa dos "fatores incontroláveis" não é apenas uma opinião de alguém que olha as coisas "de fora". Como eu disse acima, quem veio com esse papo foi um cara cuja banda faz parte do tal "mainstream". O cara chegou lá, mas é o primeiro a admitir que existem outras coisas além do esforço e talento.

    Fora que não é tão simples assim saber o que vai fazer sucesso. Achar que os emos estão em alta e fazer uma banda clone do NxZero, por exemplo, não é garantia de coisa alguma.

    A propósito, não sei se você sabe, mas o mercado fonográfico está se fechando cada vez mais, favorecendo apenas velhos conhecidos de rentabilidade garantida. Muitas bandas pequenas e médias estão tendo que gravar os discos por conta própria, e as grandes empresas só aparecem depois, fazendo a distribuição CASO o disco já esteja vendendo bem nos meios independentes.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    souMUSICOmermoedai
    1 - Ainda há vida inteligente no meio musical (pesquise bem que você acha)

    sim, tem muita gente, tem muito que consegue se manter por decadas lançando coisas novas e mantendo seu estilo, mas também tem muita gente que morre na praia

    2 - Eu me comparar com Beatles e Queen? Não, meu estilo musical é diferente e não sou louco de relacionar meu som com essas duas grandes bandas
    não falo em questão de estilo ou som, falo em que cada trabalho você tem algo diferente: queen tem "bohemian rhapsody" de um lado e tem "radio ga ga" na outra ponta
    "bohemian rhapsody" é uma otima música, o "A Night at the Opera" é um otimo trabalho mas se em cada trabalho novo você ouvisse novamente "galileo figado magnifico...." tinha dado no saco

    souMUSICOmermoedai
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: souMUSICOmermoedai
    · votar


    Bog

    o mercado fonográfico está se fechando cada vez mais, favorecendo apenas velhos conhecidos de rentabilidade garantida. Muitas bandas pequenas e médias estão tendo que gravar os discos por conta própria, e as grandes empresas só aparecem depois, fazendo a distribuição CASO o disco já esteja vendendo bem nos meios independentes.

    Obrigado pela informação. espero que tenha bastante gente lendo esse trecho.

    fernando tecladista

    sim, tem muita gente, tem muito que consegue se manter por decadas lançando coisas novas e mantendo seu estilo, mas também tem muita gente que morre na praia

    Morrer na praia no meio musical é relativo. Se o artista já não fatura tanto não significa nescessáriamente declínio.

    E quando escrevi no tópico o termo "Músico popular milonário" foi uma forma sarcástica de citar os socialites, que não são nescessáriamente talentosos.

    É claro que essas duas coisas não estão associadas (Riqueza e talento). É só uma forma de dizer que bons trabalhos merecem boas remunerações, simplesmente um ideal esmagado pela realidade do mercado.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Vantagem: ser músico popular milonário ou músico independente aventureiro?