Autor |
Mensagem |
Julia Hardy Veterano |
# jan/19 · Editado por: Julia Hardy
· votar
Apesar de ter gente aqui que viveu a época e poder falar com mais propriedade, vou opinar mais um pouco sobre.
a) Paralamas chupinhavam sem dó o Police (até a bateria Tama do Barone era igual), depois foram louvar Gil, lambada e MPB. Aliás, por causa do Police, tudo quanto era banda BRock tinha um ou outro reggae em disco. Até Engenheiros – que Humberto Gessinger elogiava Augusto Licks (guitarrista) por ser o “único guitarrista ñ influenciado pelo Police” ahah
b) maioria das bandas tentava copiar The Cure e Siouxsie & the Banshees(pq era mais fácil que tentar copiar Van Halen, Queen e cia). Mercenárias, Vultos, Capital Inicial, Nenhum de Nós (2 primeiros discos), Nau, Uns e Outros, Heróis da Resistência, Arte no Escuro, Vzyadoq Moe e etc.
Plebe Rude tentava emular Clash e Stiff Little Fingers; Arnaldo Antunes, nos Titãs, tentava parecer David Byrne; Ira! roubava de The Jam (pq de The Who nunca teve capacidade); Barão e Rita Lee roubavam descaradamente dos Rolling Stones; Camisa de Vênus dava de fodão, mas roubava sons do Buzzcocks, do Clash e dos Stones. Ultraje a Rigor era um cara mais velho, roubavam de Beatles e Beach Boys. RPM conseguiu ser o Duran Duran brasuca.
Por outro lado, o punk paulista (Olho Seco, Cólera, Inocentes) ñ roubava. Tanto. Nem Ramones. Pq a informação era tb escassa.
c) só o pessoal da Bizz e quem tinha acesso ao exterior conhecia, daí passava meio batido. Só mudou no fim da década, quando começou a surgir Gueto, DeFalla (roubando um tanto de RHCP) e as bandas noventistas em si, q passaram a ter como referência “outros sons, outras batidas, outras pulsações”
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/19
· votar
Julia Hardy Os Paralamas copiavam mesmo o The Police. The Cure e The Sisters of Mercy também eram copiados, mas principalmente a referência maior era o Joy Division, até a dancinha do Ian Curtis o Renato Russo copiava. De resto todo mundo copiava, de uma forma ou outra, os Rolling Stones. Uma banda que influenciou muita gente aqui, mas pouca gente admite, foi Slade... principalmente o disco "vermelho" (ao vivo). A galera Punk copiava "na cara dura" o Sex Pistols e o The Buzzcocks, bem como os 2 1ºs discos do The Clash, antes da influência reggae de discos como "London Calling", "Combat Rock" e "Sandinista". Abç
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Julia Hardy
O que você descreve, esta correto, mas é necessário uma retificação: Na verdade não foi "bem copiar"....
Rock não é brasileiro, não têm nem nunca teve como fazer rock sem parecer algum inglês ou americano.
"maioria das bandas tentava copiar The Cure e Siouxsie & the Banshees (pq era mais fácil que tentar copiar Van Halen, Queen e cia)".
Aqui há um equívoco. Não é porque eram mais fáceis e sim porque a New Wave estourou forte no mundo, realmente como uma novidade, algo novo no rock... lembre-se que nessa época o rock já vinha muito desgastado, levou uma bordoada do Punk e a New Wave, veio e deu outra.
O Queen, nessa época, já era um dinossauro gordo e desgastado fazendo Pop. O Van Halen, tirando a inovação "guitarristica", foi mais do mesmo... banda de rock americano prá tocar em churrasco na beira de piscina de mansão em Beverly Hills... sempre foi uma bosta de banda e não influenciou ninguém... só guitarristas.
|
Julia Hardy Veterano |
# jan/19 · Editado por: Julia Hardy
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Não conheço Slade o suficiente pra opinar, mas, deve ser isso mesmo.
Lelo Mig
Rock não é brasileiro, não têm nem nunca teve como fazer rock sem parecer algum inglês ou americano.
Pois é.
O Van Halen, tirando a inovação "guitarristica", foi mais do mesmo... banda de rock americano prá tocar em churrasco na beira de piscina de mansão em Beverly Hills... sempre foi uma bosta de banda e não influenciou ninguém... só guitarristas.
Pra mim, eles foram uma das bandas que inventaram o rock para os anos 80. Goste ou não.
|