Dave Grohl é o último rock star? FF a última "grande" banda?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# 10/set/23 11:41 · Editado por: JJJ


Vi o show do FF no The Town ontem (pela TV). A impressão que tenho é que o cara é o último dos rock stars "clássicos". O carisma típico que não vejo em mais ninguém que tenha surgido depois. A banda é ele.

Falo em carisma mesmo, presença de palco e tal. Até porque, musicalmente, é um bom batera, mas insistiu em ficar na frente com a guitarra (que toca bem menos do que a bateria, convenhamos). Quanto à voz... grita pacaraio (não sei como aguenta gritar tanto), mas em termos de timbre... nada especial. Aliás, a banda inteira me parece escolhida a dedo pra ser extremamente competente, mas nem um pouco "virtuosa" em nada. OK, o batera (substituto do saudoso TH) é bom. O tecladista e o baixista... vá lá, mas os dois guitarristas ao lado do DG parecem ser bem medianos, pra dizer o mínimo. Nada de "guitar heroes" ali. Ainda assim, a banda soa, pra mim, como o último grande bastião do rock.

Discorram, se quiserem.

Lelo Mig
Membro
# 10/set/23 12:39 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

É um cara talentoso, carismático e inteligente. Um rockão básico, com um pé no POP, sem firulas.

As as canções são boas, aquele tipo de canção que funciona só com voz e violão... ele é bom compositor. Tudo ali dá a impressão de ser "caseiro", feito por ele e sua banda, passa autenticidade.

O mercado mudou muito, tudo é muito pasteurizado e sobram poucos com este talento mais natural, mais orgânico.

Tive a mesma sensação vendo o show do Bruno Mars. Não é meu estilo mas o moleque é muito bom (nunca tinha prestado à atenção nele). Canta, dança, toca, tudo com muita competência, simpatia e naturalidade e não parece um androide, como sinto em tantos ídolos pop modernos.

Parece que é tudo muito engessado, tudo muito artificial, tudo muito sem tempero... aí quando aparece um cara mais "verdadeiro" parece muito acima dos demais.

Não sei se consegui me fazer entender...

Wanton
Veterano
# 10/set/23 12:45
· votar


JJJ
A banda é ele.

Inclusive, gosto muito do primeiro álbum, em que ele gravou todos os instrumentos.

Nada de "guitar heroes" ali.

Ele é daquela leva dos anos 90 que ficou conhecida como grunge. Foi como uma segunda onda punk.

Dave Grohl é o último rock star?

Se é o último, eu não sei. Mas talvez seja o maior entre os últimos.

Wanton
Veterano
# 10/set/23 12:48
· votar


Lelo Mig
tudo muito artificial

Pois é. Tem banda nova de rock que atrai multidões, tipo o Måneskin. Mas o troço tem essa cara aí de artificial.

JJJ
Veterano
# 10/set/23 17:32 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig

O Bruno Mars é puro pop, né? Outra categoria. Acho que o Ed Sheeran também pode entrar nessa onda, assim como vários outros artistas que eu não rotularia como "rock" ou ficaria meio na dúvida. O FF é rock, inegavelmente.

Wanton
Foi como uma segunda onda punk.

Concordo plenamente.

Måneskin
multidões

Sem juízo de valor, pois conheço muito pouco. Até achei interessante esse pouco que ouvi, mas às vezes tenho impressão que metade da "multidão" é pra ver o figurino que a baixista vai usar... (nada contra; é um recurso usual na música desde tempos imemoriais).

Lelo Mig
Membro
# 10/set/23 18:34 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"O Bruno Mars é puro pop, né?.... o Ed Sheeran também"

Eu não acompanho o trabalho deles. Conheço de nome, porque são muito famosos, mas estou por fora. Mas sim, é POP.

Mas, eu só citei o Bruno Mars, não por conta de rock, mas porque vi um pedaço do show e me surpreendi e notei algo que posso associar ao FF, que é a naturalidade. Gostos à parte, achei que o moleque é bom, talentoso e muito "natural".

Minha comparação com o FF, foi nesse sentido. Da coisa natural, espontâneo. Eu acho tudo muito plástico hoje em dia. Muito técnico, muito ensaiado, muito produzido. Fica muito artificial. E o FF, neste aspecto, parece banda dos anos 70... as canções são boas e há um certo desleixo agradável.

Tenho um amigo (baterista) que diz: O Rock ficou uma bosta quando começaram a usar tik de metrônomo para gravar e ao vivo. Perdeu dinâmica, perdeu fluidez e, principalmente, perdeu suingue.

Acho que ele esta certo.

"Måneskin"
multidões... visual.


Na real é uma banda visual. Sensualidade, caras e bocas, baixista de peito de fora.

Não têm UMA só música que você diga: Caraca! que música foda.

É ruim? não. Faz bem feitinho. Mas, não têm nada de especial.

É a isso que me refiro, seja no Rock ou no Pop. A maioria é gente competente fazendo entretenimento. Nada além disso.

slogan
Membro Novato
# 10/set/23 19:08
· votar


olá pessoal, sou novo por aqui. ouço de rihanna a nirvana tb.
acho que o pop é muito difícil faze-lo com qualidade. rock é mais fácil. começa pela produção como disse o amigo lel, acho difícil colocar um metrônomo em um pop, a n ser que o instrumental seja todo midi.
obrigado pessoal vcs todos gostam de rock. visitem o meu tópico.
sou muito curioso e estou sempre experimentando sons novos.

Filippo14
Veterano
# 10/set/23 20:27
· votar


Lelo Mig

Ouça Silk Sonic. Bruno Mars gravou o album pelo que sei ao vivo. Impossível não ouvir e sair com uma impressão dele melhor do que ao ligar o play.



Abraço,

BrotherCrow
Membro Novato
# 11/set/23 01:33
· votar


JJJ
Não diria que está no mesmo patamar do Foo Fighters, mas uma banda que eu só comecei a acompanhar recentemente e que tem um domínio absurdo do palco é o Paramore, principalmente a vocalista Hayley Williams. É incrível, público na palma da mão o show todo:



EduJazz
Veterano
# 11/set/23 10:11
· votar


Lelo Mig

Sobre o Maneskin, acho o penúltimo disco (Teatro d'Ira) muito legal. Vou colocar uma aqui que eu acho foda!



É material digno dos Beatles? Não. Mas eu acho bem bacana.

JJJ
Veterano
# 11/set/23 10:40
· votar


EduJazz

Um tanto pós-emo, não?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 11/set/23 20:09
· votar


Sempre achei FF uma banda espetacular, mesmo quando ainda não tinha toda a projeção que, merecidamente, conseguiu nos últimos anos. Dave é, realmente, um dos últimos caras com o espírito do Rock dentro de si.

Relato pessoal: Já tive o prazer de encontrar o Dave há muitos anos por conta de um trabalho e o cara é uma entidade. Foi extremamente simpático comigo, mesmo ele achando que não precisava do meu trabalho (ele chegou rouco de um show na Argentina estava quase sem voz para se apresentar no Brasil, fui chamado para dar uma força na recuperação) naquele momento e ainda me recebeu como se eu fosse a estrela daquele apontamento, pedindo um monte de agrados ao serviço do hotel em que nos encontramos. No fim, ele agradeceu como se fossemos amigos e, depois do show, mandou um recado pela produtora que me contratou, agradecendo pelos exercícios, dizendo que ajudaram muito, no final das contas. <3

EduJazz
Veterano
# 12/set/23 10:37
· votar


JJJ

Essa música sim. Mas depois ouve o disco, a tônica é outra, essa música é "isolada" (talvez ate por isso me chamou a atenção).

qew
Veterano
# 12/set/23 13:01 · Editado por: qew
· votar


tem o avenged sevenfold mas talvez já seja parte da geração seguinte

eu até comecei a ver o show, mas tava tarde, gritaria comendo solta no palco... fui dormir

sem dúvidas o Dave é um cara com uma bagagem e tanto e sabe utilizá-la

demonstra gostar do que faz

Lelo Mig
Membro
# 13/set/23 03:04
· votar


Paramore e Maneskin prá mim não vai não. Não tô falando em tocar bem, ter capacidade técnica e etc... mas acho as musiquinhas bem bosta e acho as bandas muito artificiais.

Claro, é gosto, é subjetivo... mas prá mim não rola não.

qew
"tem o avenged sevenfold"

O Avenged é uma banda de nicho, não é uma banda como o FF, que todo mundo conhece. Têm um público bem mais "fechado no metal", e mesmo em seu seguimento, não é grande como Mettalica ou Iron. Além de quê é uma banda de apuro técnico, os músicos são virtuoses, não é uma banda "desleixada" (no bom sentido) como o FF.

Skider
Veterano
# 13/set/23 08:30
· votar


O cara é uma lenda. Mas a banda FF está meio Lelo Mig + Wanton.

renatocaster
Moderador
# 13/set/23 08:34 · Editado por: renatocaster
· votar


BrotherCrow

Não diria que está no mesmo patamar do Foo Fighters, mas uma banda que eu só comecei a acompanhar recentemente e que tem um domínio absurdo do palco é o Paramore, principalmente a vocalista Hayley Williams. É incrível, público na palma da mão o show todo:

Concordo, essa mina do Paramore é uma baita front(wo)man mesmo. Carisma e energia incríveis, isso chega ao público tão bem que acontece o que vc disse, ela controla.

E musicalmente falando, a banda amadureceu muito depois daquele primeiro disco que estourou, que não é um disco ruim, mas é um pop rock mais "cru" em comparação ao material que eles foram lançando nos discos seguintes.

Particularmente eu curto muito essa música aqui, vários elementos legais.



Lelo Mig
Membro
# 16/set/23 14:40
· votar


renatocaster

"curto muito essa música aqui, vários elementos legais."

É interessante como funcionam nossa percepção, emotividade, cultura musical, entendimento, senso estético... ou seja, tudo que define a subjetividade do gosto. Essa canção prá mim é música de desenho infantil/pré adolescente, achei insuportável...hehehe.

Ningen
Veterano
# 16/set/23 19:24 · Editado por: Ningen
· votar


Com relação a banda eu citaria Red Hot Chili Peppers que ainda vendem muitos discos. Mais que Foo Fighters.

Agora falando de Rockstars acho a figura do Dave Grohl inegável.. Pode não ser o último mas é com certeza o maior, mais popular, com quem é do Rock e quem não é. O cara vai até em programas do tipo "Ana Maria Braga" nos EUA. Tá em todas.

PS: Concordo com o Lelo Mig com relação a essa música do Paramore aí kkkkk

JJJ
Veterano
# 16/set/23 20:30
· votar


Ningen
Red Hot Chili Peppers que ainda vendem muitos discos.

Até os Rolling Stones ainda vendem. Mas me refiro a ter sido o último rock star a despontar. Tem outros músicos e outras bandas mais recentes, como pontuaram aí, mas ninguém no nível mainstream que o Dave Grohl está.

Ningen
Veterano
# 16/set/23 20:45
· votar


JJJ

E concordo. Ele é o último rock star. Mas não acho que FF seja a última "grande" banda. Você está condicionando uma coisa à outra? Estou tratando como se fossem duas coisas em separado.

JJJ
Veterano
# 17/set/23 11:54
· votar


Ningen

Última "grande" banda a surgir, no mesmo sentido do mainstream. Claro que tem bandas mais novas (eventualmente, algumas poucas boas), mas não no nível popular que o FF conseguiu chegar.

Ningen
Veterano
# 17/set/23 17:36 · Editado por: Ningen
· votar


JJJ

Tecnicamente FF é de 94 enquanto Linkin Park é de 96... E LP foi uma banda maior (por enquanto) que FF (exclusivamente). Vendendo inclusive mais que o dobro de discos.

(lembrando que isso é só um exemplo.. sou bem ruim de memória.. quem lembrar de outra, que ajude aí rsrs)

JJJ
Veterano
# 17/set/23 17:50
· votar


Ningen

É... se temos que usar critérios objetivos (como venda de discos), pode ser.

A impressão que tenho (que pode ser só impressão mesmo) é que o FF é bem mais popular (de novo: no sentido de mainstream, conhecimento do ser humano "médio") do que o LP.

Lelo Mig
Membro
# 17/set/23 18:14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Entendo o que você quer dizer: estas bandas que viram uma "marca de sua época", uma "grife", que ultrapassam o nicho, não só de seu estilo, mas além do próprio rock. Se sair na rua e perguntar sobre algumas bandas, algumas até bem conhecidas, mas quem não for rockeiro não conhece. Outras, ao contrário, até a vó já ouviu falar.

Linkin Park, citado acima, está entre as bandas mais bem sucedidas comercialmente do século 21, e de todos os tempos, mas não têm esse alcance a que você se refere, como o Queen ou o U2.

Eu concordo.

Ningen
Veterano
# 17/set/23 18:16 · Editado por: Ningen
· votar


JJJ

Eu gosto de ser objetivo para poder chegar a alguma conclusão...

Mas mesmo seguindo a sua impressão... do ser humano "médio"... E Coldplay?... Há quem considere Coldplay rock... Se você também considerar, não dá nem briga né?

E ainda que você não considere Coldplay como rock... Jogo outra carta na mesa... Nickelback... que não só vendeu mais discos que FF quanto tem mais haters também hahhahhaha

JJJ
Veterano
# 17/set/23 18:56
· votar


Ningen

Coldplay dá uma boa discussão, sim. Mas me parece que estão meio paradões no momento, né? Me corrija se estiver errado.

Mesmo assim, quem é mais "popular", Dave Grohl ou Chris Martin?... Sei não. hein?

Nickelback me parece banda de nicho, por maior que tenha sido. Cai no mesmo lance do Linkin Park. Mas, de novo, é só a minha impressão.

JJJ
Veterano
# 17/set/23 18:56
· votar


Lelo Mig
até a vó já ouviu falar.

A vó é muito mais rock and roll que os netos, atualmente...

Ningen
Veterano
# 17/set/23 21:09 · Editado por: Ningen
· votar


JJJ

Coldplay dá uma boa discussão, sim.

Instagram seguidores
FF 5 milhões
LP 6
CP 25

Youtube views
FF 2.5 Bilhões
LP 11.9
CP 15.9

Spotify ouvintes mensais
FF 20 milhões
LP 34.3
CP 66.8

Com Coldplay é nocaute hahah


estão meio paradões no momento, né?

Estão naquele hiato normal de fim de ciclo.. mas voltam a tocar em novembro já introduzindo novas músicas do álbum que será lançado ano que vem. Que se não vender pelo menos 3x mais que o último álbum do Foo Fighters eu te pago uma cerveja hahhaha.

Dave Grohl ou Chris Martin?... Sei não. hein?

Cara... Não tô discutindo o Dave Grohl, já disse que concordo. Falo de banda, do Foo Fighters. A banda é menos popular que outras bandas que surgiram depois, inclusive, menos popular que ele Dave Grohl.

renatocaster
Moderador
# 18/set/23 13:45
· votar


Lelo Mig

É interessante como funcionam nossa percepção, emotividade, cultura musical, entendimento, senso estético... ou seja, tudo que define a subjetividade do gosto. Essa canção prá mim é música de desenho infantil/pré adolescente, achei insuportável...hehehe.

Entendo perfeitamente, e na verdade essa música não deixa de ser mais ou menos isso que vc descreveu mesmo (tirando o insuportável, rs). Mas o gosto é altamente subjetivo mesmo, inclusive pode acontecer de daqui algum tempo eu passar a achar essa música um saco. Isso já aconteceu e acontece o tempo todo, pelo menos comigo.

Tinha música tempos atrás que eu adorava, que me amarrava em ouvir, hoje em dia não suporto. Enfim, coisas da vida, do ser humano que está sempre em conflito consigo mesmo, mudanças, etc...normal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dave Grohl é o último rock star? FF a última "grande" banda?