Qual a diferença entre armação e afinação de um instrumento?

    Autor Mensagem
    TonyMadson
    Membro Novato
    # set/17


    Boa tarde

    Eu toco trombone há pouco tempo e li num site que o instrumento tem a armação em uma nota e a afinação em outra. Alguem poderia me explicar isso?

    Agradeço desde já a paciência! :)

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/17
    · votar


    TonyMadson
    Acho que está relacionado a ter a afinação em Bb, a sua escrita é realizada em C, portanto o trombone não é um instrumento transpositor, como o trompete é por exemplo. Vi na Wikipédia mas não tenho certeza.

    makumbator
    Moderador
    # set/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    TonyMadson

    Acho que você queria dizer ARMADURA e não armação, não é?

    Por exemplo, um trompete em sí bemol tocando na armadura (termo entendido como tonalidade) de ré menor, sol maior, lá menor, etc...

    O si bemol no exemplo é a afinação do instrumento. É transpositor (ou seja, a nota escrita na parte NÃO é a nota que soa). Nesse caso, ao tocar um dó o som é de si bemol (daí o nome de instrumento ser em si bemol). Resumindo: toda nota escrita na parte do trompete em si bemol vai soar 1 tom abaixo. dó soa si bemol, si bemol soa lá bemol, ré soa dó, sol sustenido soa fá sustenido, etc...

    E o referido instrumento pode tocar em qualquer tonalidade musical (pois é cromático, tendo todas as notas de uma oitava à disposição). Então você pode ter o trompete em si bemol tocando uma parte escrita em ré menor (com a armadura de 1 bemol na parte), e por conta da tranposição do instrumento ela vai soar na verdade em dó menor.

    Então, se uma peça soa na verdade em ré menor, a parte do trompete em si bemol precisa ser escrito 1 tom acima (para casar com os demais instrumentos e a tonalidade real da música). Nesse exemplo, a parte do trompete em si bemol vai ter a armadura na partitura em mi menor para compensar a transposição (um sustenido) para soar ré menor

    Os mais comuns são trompetes em si bemol, ré, e dó. O trombone não é transpositor (então o dó nele soa dó mesmo). Muito gente erradamente diz que trombone de vara é si bemol pelo fato da primeira posição dele (vara toda fechada) dar a série harmônia do si bemol (há também trombone em que a primeira posição gera o dó). O trombone tenor é o que é popularmente chamado apenas de trombone.

    Há também o trombone baixo (com extensão um pouco maior no grave e timbre um pouco diferente) e o alto (bem menos usado).

    Parece complicado, mas no fundo é bem simples.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    E existe algum motivo técnico para os instrumentos transpositores?

    makumbator
    Moderador
    # set/17
    · votar


    Ismah
    E existe algum motivo técnico para os instrumentos transpositores?

    O principal é permitir que um mesmo músico toque vários instrumentos de uma família com a mesma digitação. Caso contrário seria preciso aprender várias (o que obviamente dificultaria tudo).

    Por exemplo, um clarinetista pode usar a mesma digitação na clarineta em lá, em si bemol, mi bemol, etc... A transposição se encarrega de alterar as notas soadas usando o mesmo esquema de digitação sem que o músico precise pensar nisso.

    Outra razão (no caso dos transpositores de oitava) é facilitar a leitura. O violão, guitarra elétrica, contrabaixo, contrafagote e flautim são exemplos de transpositores de oitava.

    No caso do flautim se escreve 1 oitava abaixo do que ele soa, pois se não for feito isso as notas dele vão ficar em grande parte muito acima da clave de sol (então seria preciso ou criar uma clave nova própria, usar um monte de linhas acima do pentagrama ou usar indicação de 8va na música toda).

    No caso dos demais citados se escreve 1 oitava acima do que soa, pelo motivo oposto ao do flautim. Se não fosse isso as notas na clave de fá ficariam muito abaixo da região normal do pentagrama. No caso do violão e guitarra seria preciso usar a clave de fá ao invés da clave de sol para a região grave.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Além da digitação, a "embocadura" de cada nota, é a mesma suponho. Certo?

    TonyMadson
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Acho que você queria dizer ARMADURA e não armação, não é?

    Olha esse trecho do texto que eu li:

    "Este é o principal da família do trombone (tromb. tenor). Nas situações não profissionais, não é fora do comum encontrar o trombone tenor a executar todas as partes do trombone (alto, tenor e baixo). É um instrumento em dó com armação em si bemol e em fá se o instrumento tiver o sistema de rotor."

    Ken Himura
    Veterano
    # set/17
    · votar


    TonyMadson
    Acredito que, nesse texto, o significado seja pedal (nota mais grave que o tubo produz).

    The range of a tenor trombone is from the 'E' on the ledger line below the stave in bass clef up to the D on the second to top line of treble clef. Higher notes can be played, but they are difficult to produce and sometimes inaccurate. In addition to this, the low Bb, A, Ab and G below the bass clef stave can be played, these are known as pedal notes. If a bass trombone is being played, the lowest note would be the F one octave below the F under the bass clef stave, and the highest note would be the F which is the bottom space of the treble clef.
    Trombones with F attachments have no difficulty with 1-7 slide transitions because the trigger, when pressed, effectively "extends" the length of the instrument without having to move the slide. For example, a low C (normally played in 6th position) can be played in 1st with trigger, and a low B (normally in 7th position) can be played in trigger 2.
    A trombone with an F attachment trades a bit more difficulty in the higher register with access to lower notes a normal trombone can't handle. The range between the E below the bass staff and the pedal notes (really low B flat, A, A Flat, G) can be reached with a few exceptions. The low D Flat, C, and B natural are all difficult to hit without the extra trigger the bass trombone provides, but the E, E flat, and D natural can all be reached using the trigger


    Retirado da wiki do Young Composers, um ótimo site de referência para instrumentação e orquestração.

    makumbator
    Moderador
    # set/17
    · votar


    Ken Himura
    Acredito que, nesse texto, o significado seja pedal (nota mais grave que o tubo produz).

    Acho que é exatamente isso, pois conforme comentei antes há diferentes tamanhos de tubo do instrumento que obviamente criam notas pedal diversas. Mesmo que o trombone não seja transpositor, algumas pessoas o chamam pela nota fundamental do tubo completo.

    TonyMadson

    veja no site da Yamaha as fotos dos trombones com e sem o tubo extra em fá:

    https://usa.yamaha.com/products/musical_instruments/winds/trombones/in dex.html#d366525

    TonyMadson
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Agora entendi.
    Muito obrigado pelas respostas, pessoal! :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença entre armação e afinação de um instrumento?