Gente, Qual a diferença entre conservatório, curso ténico em instrumento musical e faculdade de m

    Autor Mensagem
    Masuyo
    Veterano
    # mai/14


    Queria saber a diferença entre os 3, será se a pessoa ficar 5 anos no conservatório será que ela aprende tudo que se passa na faculdade de música??

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Masuyo

    É só curiosidade? Ou quer ser músico prá valer?

    Se for a segunda opção, esqueça estas 3 opções e escolha um PROFESSOR particular dos bons.

    Mas veja bem, não se iluda com estes caras que ficam discutindo a aplicação da escala X no campo harmônico Y, e que ao verem uma partitura saem correndo.

    Principalmente no "mundo das guitarras" este é o tipo mais comum, também conhecido como "metido a phodão".

    Mas, claro, sem preconceitos, nada impede que você encontre um professor de VERDADE numa boa escola/conservatório.

    E, futuramente, se precisar de um diploma de graduação, entre numa faculdade de música. Mas faça isso já sabendo tocar o melhor possível.

    Boa sorte!

    Masuyo
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ah sim, então eu pretendia ser a 2 opção que você falou eu acho, mas valeu pela dica.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Faculdade também serve para pegar prisão especial. Além disso, te propicia fazer mestrado e doutorado, caso um dia resolva seguir a carreira acadêmica.

    Endurance
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Endurance
    · votar


    Masuyo
    Então velho, no conservatório ou em escolas de música você vai aprender o instrumento da sua preferência, da maneira mais direta possível, como nosso amigo Lelo Mig falou muito bem.

    Já na faculdade, pelo menos na que eu faço, que é licenciatura em música, você aprende além da parte teórica da música (harmonia, contraponto, arranjos, estruturas e formas e etc), você aprende também sobre a área humana, como didática, sociologia, antropologia, filosofia, estética e isso te habilita a dar aulas de música em escolas, do 1°ao 9°ano e no ensino médio, além de poder seguir a carreira de pesquisador como nosso amigo entamoeba falou.

    PÓREM, na faculdade de música, você NÃO APRENDE a tocar, a não ser que seja bacharelado voltado para o SEU instrumento, como exitem cursos de bacharelado em música com habilitação em piano, ou violino, entre outros

    INNARELLI
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    assim...conservatório é o mais indicado. o vestibular tem duas seções, para avaliar o conhecimento do futuro músico, os que tem menos de 18 anos, ou os que tem 18 anos ou mais. mas se tu tiver menos de 30 está com sorte porque pode conseguir uma bolsa no souza lima em tatuí e filiais.
    já toca alguma coisa?

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Masuyo

    Já explicaram as grandes diferenças dos 3 tipos que você perguntou, por isso nem vou entrar nisso.

    Se você quer ser músico é preciso que você saiba como é a vida de um músico, as opções que existem nesse mercado e quais são os prós e contras dessas 3 opções, ou quatro, incluindo professor particular.

    Por exemplo Licenciatura como falaram ai em cima, você se torna apto a dar aulas de músicas em escolas NORMAIS, de ensino médio e não só em escolas de música mesmo. Se você quiser trabalhar em estúdio e etc, você terá que saber tocar muito bem e várias coisas, tendo que aceitar o que cair na sua mão. Para esse tipo de trabalho, um bacharelado, um conservatório bom seriam ideias, pois além de aprender a tocar bem e saber vários estilos musicais e tal, você conhece muita gente (networking). Claro que ter aulas particulares também são ótimas para esse tipo de área, mas networking conta bastante. Se o seu interesse é de dar aulas em escolas de música, qualquer uma dessas opções é suficiente.

    Para tomar uma decisão quanto a isso é necessário ter em mente o que você quer fazer com música

    Abraçao

    Masuyo
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Valeu gente ajudou bastante, eu toco violão e tocava guitarra.

    JoaoAgs1
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Lelo Mig

    É só curiosidade? Ou quer ser músico prá valer?

    Se for a segunda opção, esqueça estas 3 opções e escolha um PROFESSOR particular dos bons.


    Nesse caso eu discordo de você.

    Pelo menos aqui onde eu moro, os melhores professores ou estão na universidade ou na escola de música pública, e os que dão aula particular - inclusive os que se formaram em uma dessas duas instituições - aconselham seus alunos a entrarem na escola de música.

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JoaoAgs1

    Lelo Mig

    É só curiosidade? Ou quer ser músico prá valer?

    Se for a segunda opção, esqueça estas 3 opções e escolha um PROFESSOR particular dos bons.

    Nesse caso eu discordo de você.

    Pelo menos aqui onde eu moro, os melhores professores ou estão na universidade ou na escola de música pública, e os que dão aula particular - inclusive os que se formaram em uma dessas duas instituições - aconselham seus alunos a entrarem na escola de música.



    Exatamente. A carreira de músico não é estável, é autônomo, sempre tem variáveis. Aconselho a fazer licenciatura e estudar o instrumento com um bom professor. Com diploma de licenciatura você pode dar aula em qualquer escola (as comuns principalmente). Sendo professor contratado é a certeza de ter seus benefícios e, no final do mês, ter seu salário como qualquer outro trabalhador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gente, Qual a diferença entre conservatório, curso ténico em instrumento musical e faculdade de m