Como saber se a voz é tonica, 3ª ou 5ª de um acorde

Autor Mensagem
ForumClub
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: ForumClub
· votar


Gente vou tentar explicar melhor:




Detalhe: em uma musica, todas as notas possiveis de ser cantadas(exceto quando tem emprestimo modal mas deixa esse detalhe de lado) sao as notas da escala, por exemplo se o tom é Sol maior, as notas da escala de Sol sao ''Sol La Si Do Re Mi Fa sustenido'' entao durante a musica toda, cada silaba que o cantor canta, corresponde a uma dessas notas(podendo repetir), MAS NA HORA DE REPOUSAR A VOZ, TIPO AQUELA PALAVRA QUE O CANTOR FICA MAIS TEMPO CANTANDO(NORMALMENTE É A ULTIMA PALAVRA DA FRASE).. nessa palavra ele sempre(ou quase sempre mesmo) canta uma das notas da triade do acorde atual, exemplo: se uma musica começa em Do maior e na primeira frase o cantor canta ''Só para te dizeeeer'' e nessa frase esta claro que ele repousou na palavra ''diZEEER'' e por exemplo as notas sao ''La(Só) Sol(pa) Fa(ra) Re(te) Do(di) Mi(zeeeer)'', todas essas notas fazem parte da escala de Do mas nessa frase atual o acorde é Do maior e onde a pessoa repousa a voz é na palavra ''diZEEER'' e a nota que corresponde a essa silaba é a nota Mi, ele repousou em uma das notas do acorde atual(o acorde de Do tem as notas Do, Mi, Sol como triade e o cantor repousou na nota Mi que é a terça do acorde Do )
Resumindo: na musica toda, casa silaba corresponde a uma nota da escala, mas aonde o cantor repousa a voz, é em uma das notas da triade do acorde atual, se essa mesma musica que esta em Do maior...fosse pra uma frase que o acorde é Fá, entaco nessa frase, a palavra que ele repousasse, seria a nota Fá, ou La, ou Do(ja que essas 3 notas formam ocorde de Fá maior)

Só to dizendo isso pois conheço muita gente(muita mesmo) que na sabem disso e tambem é por causa disso que aprendi que venho com essa duvida.. entao sempre que eu tento tirar o tom de uma musica, eu procuro achar uma nota que encaixe com a palavra que ele cantou por mais tempo(repousou a voz) ja que essa nota é uma das 3 notas do acorde atual, e nao qualquer uma das notas da escala


Se voces forem pesquisar na internet como que se tira tom de uma musica, voces vao ver em sites e videos uma explicaçao mais ou menos assim:

"Ache uma nota(quero dizer ''nota'' e nao ''acorde) que encaixe com o que a pessoa esta cantando, se achar a nota Si entao significa que na frase atual que a pessoa esta cantando..o acorde é Si''

Mas nao é verdade isso ja que a nota Si tambem aparece em outros acordes alem do acorde de Si. Como por exemplo no acorde de Sol e de Mi que tambem tem as notas Si.
Um exemplo disso é a musica abaixo(escolhi ela ja que é conhecida)

Brasilia amarela( Mamonas Assassinas - Pelados em Santos)
O tom original é Re maior mas achei essa versao que esta em Sol maior
http://www.ciframelodica.com.br/musicas/mamonas-assassinas-pelados-em- santos-496/

Tom da musica em Sol maior
1 frase
Acorde / Notas / Frase
Sol maior /si si / mina,
Aqui o acorde é Sol maior mas o cantor cantou a terça do acorde/triade de Sol maior, que é Si. Se alguem fosse tentar tirar o tom dessa musica, iria achar a nota Si e ia fazer o acorde de Si maior/menor mas teria errado, pois nesse caso o acorde é Sol maior.


2 frase
Notas / Frase
sol la si la sol si si / Seus cabelo é “dahora”,
Aqui o acorde vai pra Mi menor no fim da frase mas o cantor cantou a nota Si (que é a quinta do acorde/triade de Mi menor) quando repousou na palavra ''daHORA''
Se alguem fosse tentar tirar o tom dessa musica, iria achar a nota Si e ia fazer o acorde de Si menor/maior mas teria errado, pois nesse caso o acorde é Mi menor.


3 frase
Notas / Frase
sol la si la sol DO / Seu corpão violão,
Aqui o acorde vai pra Do maior no final da frase e o cantor cantou a nota Do (quando repousou a voz na palavra ''vioLÃO'') que é a tonica do acorde/triade de Do maior, que é o proprio Do, aqui foi normal :)



4 frase
Notas / Frase
DO DO DO la sol la la /Meu docinho de côco
Aqui o acorde vai pra Re maior no final da frase mas o cantor cantou a nota La(quando repousou a voz na palavra ''côco'') que é a quinta do acorde/triade de Re maior, o acorde é Re maior e nao La maior


Ou seja, essa explicaçao de na hora de tirar tom, a nota que encaixa com o que a pessoa canta...raramente é certa, ja que é um pouco incomum a pessoa cantar a tonica do acorde igual na 3 frase da musica acima,

entao como faço pra saber, apos achar uma nota, se essa nota é a tonica, terça ou a quinta desse acorde que eu quero descobrir?

COMO EU DISSE EM OUTROS COMENTARIOS, UM CONHECIDO MEU DA IGREJA APOS ACHAR UMA NOTA ELE JA SABE SE ELA É A TONICA, TERÇA OU QUINTA SEM PRECISAR FAZER MAIS NADA, EU SEMPRE SOUBE QUE ELE TREINOU BASTANTE PERCEPÇAO E É PROFESSOR DE UMA ESCOLA DE MUSICA NA CIDADE DO LADO, NAO TEM OUVIDO ABSOLUTO, É APENAS TREINO OU ALGUMA COISA QUE ELE SABE QUE EU AINDA NAO SEI BEM, ALGUEM AQUI SE SOUBER, ME EXPLICA POR FAVOR

Synth-Men
Veterano
# fev/17 · Editado por: Synth-Men
· votar


COMO EU DISSE EM OUTROS COMENTARIOS, UM CONHECIDO MEU DA IGREJA APOS ACHAR UMA NOTA ELE JA SABE SE ELA É A TONICA, TERÇA OU QUINTA SEM PRECISAR FAZER MAIS NADA, EU SEMPRE SOUBE QUE ELE TREINOU BASTANTE PERCEPÇAO E É PROFESSOR DE UMA ESCOLA DE MUSICA NA CIDADE DO LADO, NAO TEM OUVIDO ABSOLUTO, É APENAS TREINO OU ALGUMA COISA QUE ELE SABE QUE EU AINDA NAO SEI BEM, ALGUEM AQUI SE SOUBER, ME EXPLICA POR FAVOR


Meu caro explicativo e confuso colega ForumClub. Evite utilizar letras em caixa alta nos posts.

Você já aprendeu o básico dos campos harmônicos? Sua duvida está enquadrada neste quesito.

Vou dar o exemplo do campo harmônico do tom que você mencionou acima

TOM: G (maior)
ACORDES DO CAMPO HARMONICO DE G: G, Am, Bm, C, D, Em
ESCALA DE NOTAS BÁSICAS DO CAMPO HARMÔNICO DE G: G, A, B, C, D, E, F#, G

Logo toda a melodia será composta por estas notas que se encaixarão harmoniosamente neste grupo de acordes.

Não é por que a nota B foi acionada dentro de uma melodia em determinado TOM, que o Bm será acionado e a tonalidade/afinação daquela música é Bm ou maior. Depende do Campo Harmônico.

Uma música pode começar com qualquer nota da escala cromática de um determinado campo harmônico. Com a quarta, com a segunda, com a terça menor, com a nona, com a sexta, quinta, quinta aumentada.

Sabes ou tem compreensão das escalas cromáticas? Por exemplo a escala cromática do tom G(maior): G, G#, A, A#, B, C, C#, D, D# E F F# G,

Da escala cromática é que são gerados os acordes e dado os seus nomes

Tem muitas explicações sobre Campos Harmônicos no Fórum.

Dá uma lida nesta parte deste tópico (link abaixo) e se tiver duvidas, pode postar lá que tento te ajudar.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/195119/p26

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


@Synth-Men
Não é por que a nota B foi acionada dentro de uma melodia em determinado TOM, que o Bm será acionado e a tonalidade/afinação daquela música é Bm ou maior. Depende do Campo Harmônico.



Oiee obrigado por comentar, eu sei sobre campo harmonico e bastante sobre teoria(sem querer me gabar obvio) :)

Sobre isso que vc disse eu ja sabia, ja que foi exatamente o que eu expliquei nesse meu ultimo comentario acima do seu!

o que eu disse é o mesmo que vc:

''Mas nao é verdade isso ja que a nota Si tambem aparece em outros acordes alem do acorde de Si. Como por exemplo no acorde de Sol e de Mi que tambem tem as notas Si.''

Desculpe pelas letras maiusculas la em cima ^^
o que eu quero é saber se a pessoa no fim da frase canta a tonica, terça, ou a quinta

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


Desculpa, ForumClub, nada a ver com sua dúvida, mas se esse tópico tivesse sido criado em 2003, ia ser bem engraçado ver como se desenvolveria...

Synth-Men
Veterano
# fev/17
· votar


ForumClub

Então... Estamos entendendo o que você está falando.

Já repeti isso aqui muitas vezes.

Toquei em igreja um bom tempo. Só eu e o teclado. O pastor cantava e eu ia atrás. Achava o tom e pau dentro! As vezes era fora.

Não existe formula ou regra. Se seu amigo que acha a tonalidade de quem está cantando de ouvido disse isso, está equivocado.

Se você esperar reconhecer a tônica, a terça ou a quinta na voz de quem está cantando, a musica vai acabar e você não vai acompanhar a música. Apesar disto ser uma característica marcante dos desenhos harmônicos e melódicos das musicas gospel brasileira

Assim cê vai se lascar. Em pé com a guitarra nas mãos, na frente de todo mundo. Tipo nu com a mão no bolso, com cara de trakinas. Vai atrasar seu aprendizado também

Você disse que já sabe os campos harmônicos teoricamente, mas na pratica não está utilizando-os. Sua dúvida comprova isto. Como eu cheguei neste estágio de pegar o tom de quem estava cantando na hora?

Treinando tirando músicas de ouvido de discos, fitas, rádios, CDS, comerciais, filmes, novelas, caixinha de música, carro do gás, fitas de vídeo cassete. Não tinha internet na época. A chapa era quentona.

Após encontrar o tom certo, ia lá e consultava o campo harmônico do tom encontrado.

Olha! Te dou menos de 6 meses, para o seu ouvido começar a ficar igual ouvido de tuberculoso, se praticares isto. Tu não vai dizer o nome do tom, mas irá acha-lo rapidamente e seguir na música.

A maioria da galera aqui (olha que tem gente aqui que tocou na inauguração da Arca de Noé) aprendeu assim e faz isto até hoje.

Eu toquei para alguns cantores evangélicos no quem sabe faz ao vivo também. Te contar uma historia do pelado, pelado, nu com a mão no bolso (traduzindo: a importância dos campos harmônicos na pratica)

Uma vez foi na igreja, uma cantora famosíssima da Line Records. Já sabia cerca de 60% das músicas dela, tirando através dos CDS, discos e rádios. Resolveu cantar no piano e voz uma musica que eu sabia no tom do CD que era Bb.

Não tinha nada ensaiado nem combinado. Ela, tadinha, atendendo a um pedido do pastor(hombre mui amigo, mui amigo...).

Joguei um Eb/F para ela se preparar para entrar no tom de Bb e... Ela me olhou meio esquisito... Eu arregalei o zoião pra ela... Rapá! Na hora H, ao vivo, a muié cantava aquela música em E. Me lasquei? Ainda Não! Calma!

Não tinha como comunicar-mos no momento. Todo mundo olhando, cheios de expectativas, o pastor(hombre amigo, mui amigo...) feliz da vida com o pedido atendido e eu já havia mandando um haadoookeeem com o Eb/F.

Ela veio suavemente em minha direção e colocou a mão na nota E. Show! Ela me falou o tom. Será que eu sabia o campo harmônico de E?

Siiiiiiiiim! eu estudei este campo harmônico na prática e sabia os graus da música em Bb. Foi só transferi-los mesmo.

Ai eu joguei um A/B, após uma pequena pausa, depois de correr alguns acordes do tom de Bb, ela abriu a arcada dentaria todinha pra mim e seguimos.

Conclusão: Foi um momento que tirar música de ouvido, não serviu para nada. Mas colocar a teoria em pratica sim.


Carinha legal, veja se consegue achar o tom do outro carinha legal cantando no vídeo abaixo e nos fale pra vê se tu entendeu o que queremos dizer:

Obs: Galera, deixa o menino acertar sozinho hein!




ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


Se você esperar reconhecer a tônica, a terça ou a quinta na voz de quem está cantando, a musica vai acabar e você não vai acompanhar a música. Apesar disto ser uma característica marcante dos desenhos harmônicos e melódicos das musicas gospel brasileira

nao entendi muito bem o que vc quis dizer :) pode explicar de outro jeito?

caramba kkkkkk muito louco esse comentario kkk obbrgd por comentar ..
tirar tom é facil(pra quem fez o que vc disse... ''tirar musica'')
, tiro entre 15 e 40 seg.. e vendo rapido aqui...achei G nessa primeira frase q ele canta
vc tem facebook/whatsapp?

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


daimon blackfire
Eu só ouço a pessoa cantando e sei que acorde encaixa, não tem muita teoria no meu caso

Talvez seria do mesmo jeito que eu, tenho meio que decoradas as alturas, de sílabas/vogais em trechos de outras músicas que já conheço e faço associação...

Talvez isso se restrinja a quem por força maior, depende mais do ouvido, do que da visão.

ForumClub
um jeito muito pratico é procurar uma nota no braço do violao/ou no teclado ate achar a nota que bate com a voz que a pessoa canta

Sim e não. Penso que se eu tiver tempo para cantarolar é uma coisa, mas se não, to lascado. As vezes é meio intuição com chute.

percebo que realmente a tonica quase nao é cantada

Onde que reparaste isso?!

Ja meu amigo ele ja sabe apos achar uma unica nota, pois ele diz que ja conhece quando uma pessoa faz a tonica, terça ou a quinta, e ele nao ta me enrolando nao porque todo culto ele tira o tom certo e fica no tom que a pessoa esta cantando, e ele leva tipo 3 segundos pra achar o tom, apenas o tempo de achar a primeira nota e ja sabe se essa nota foi a tonica, terça ou a quinta do acorde atual que encaixaria com a voz

Continuo achando ele um misto de bom músico e péssimo professor.
O lance de se guiar de ouvido é fato, mas precisa de uma bagagem bem grande de teoria (progressões, harmonia funcional...) e um bom ouvido (para decifrar os rumos da canção).
Obviamente, que em alguns gêneros a coisa é tão quadrada, que em quase todas as músicas, segue-se a mesma progressão. Por exemplo aqui no sul, há uma variante pop da polka alemã, que 9/10 segue a fórmula I V IV...

Na hora do pega pra capar, ficar chutando nota é furada, uma frase simples pode ter uma dezena de notas diferentes... Cada chute as chances de acerto são 1/12. Se chutar um acorde, as chances de acertar alguma coisa sobem pra 3/12. rsrs

Mas ficando na escala, e na música pop (onde acordes diminutos são quase que excluídos), vale lembrar que se tem 6 opções, 3 acordes maiores, 3 acordes menores, sempre sendo 2 acordes (uma maior e um menor) relativos entre si.

Logo temos

Escala : I IIm IIIm IV V VIm VIIº
Maiores : I IV V
Menores : IIm IIIm VIm
Relativos : I e VIm, IIm e IV, IIIm e V

Acho que é um norte para a parte lógica da música.

Fiquei bastante tempo procurando o face dele e nao achei, por isso criei esse topico

Mas che, se frequentam a mesma igreja, não é mais fácil falar pessoalmente...?

ouvido absoluto

Esse caso o furo é mais abaixo. O cara identifica a altura de quase tudo que o cerca, quando não se isso está entre uma nota e outra.

(repousou a voz) ja que essa nota é uma das 3 notas do acorde atual, e nao qualquer uma das notas da escala

Não palavra, mas sílaba. São o que se chama de notas alvo em guitarra, e sim provavelmente em 80% da música popular com uma voz apenas é uma nota, é uma da tríade. Os 20% é quando melodia complementa harmonia, e a coisa deixa de ser tão lógica.

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Engatando uma dúvida na do amigo...

Há algo que me impede de dizer que uma música, a citada "Brasília amarela" por exemplo, em que o original está em D maior, esteja em D Jônio, ou que em E dórico... ou que esteja em B Aeólio?

Obviamente, teria de deixar o pensamento tonal e passaria para um modal, não?

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


Ismah

Rola uma grande confusão entre "tom" e "tonalidade".

O certo é afirmar que a música está em "Ré" quando você está se referindo à altura.

Quando você diz "Ré maior" você está indicando além da altura a tonalidade maior.

Obviamente, teria de deixar o pensamento tonal e passaria para um modal, não?

Exatamente, e desnecessário no meu entendimento.

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


ForumClub

Estude harmonia pra entender melhor as nuances de cada melodia e as possíveis harmonizações. Creio que seja impossível, senão inviável, resumir toda uma ciência em um ou dois posts. Como você já está por dentro da teoria elementar, da formação das tríades, já deve possuir os pré-requisitos pra mergulhar de cabeça neste estudo que particularmente considero fascinante (e prazeroso de estudar).

O estudo das cadências harmônicas, o encadeamento dos acordes, pode responder muito das suas dúvidas. Existem tópicos relacionados a este assunto. Recomendo a leitura deles ;)

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


LeandroP
desnecessário no meu entendimento

Creio que é altamente necessário para quem (tal eu) quer entrar no mundo " cabuloso " da música modal.

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


Ismah

Ah, sim. Pode ser pra você que está estudando música modal.

Mas não chamo a tonalidade de lídia ou dórica. Eu chamo de tonalidade maior ou de menor.

Synth-Men
Veterano
# fev/17
· votar


ForumClub

"...Apesar disto ser uma característica marcante dos desenhos harmônicos e melódicos das musicas gospel brasileira..."

nao entendi muito bem o que vc quis dizer :) pode explicar de outro jeito?

A musica gospel nacional tem essas características de começar com a tônica, terça ou quinta. São técnicas de composição (não vamos abordar o assunto).

Como o músico de igreja ouve e toca a mesma música centenas e centenas de vezes, acaba se acomodando ou achando que aquilo ali que é o molde geral. Mas não é.

Determinada vez, ouvi uma entrevista do Paul McCartney falando sobre isto nas técnicas composições e melodias e me ajudou bastante a sair deste modelo de idéia. Hoje ele é um dos maiores músicos em matéria de conhecimento musical do planeta.



tiro entre 15 e 40 seg.. e vendo rapido aqui...achei G nessa primeira frase q ele canta

Tente tirar o restante também. Tirando música de ouvido, você só tem certeza que a musica está no tom que suspeita no terceiro ou quarto acorde.

Por exemplo, conheço músicas no tom de F que o primeiro acorde da música é o Dm. A melodia começa na altura da nota F. Outras, mudam de tom em alguma parte da música.

Se pensar na forma inicial do tópico, vai dar confusão de informações do próprio conhecimento.

Saca só as propriedades da nota F no campo harmônico de F maior (F Gm Am, Bb, C, Dm).

- Tônica e oitava no cromatismo de F
- Sétima no cromatismo de G
- Quinta aumentada ou sexta menor no cromatismo de A
- Quinta justa no cromatismo de Bb
- Quarta suspensa no cromatismo de C
- Terça menor e décima primeira no cromatismo de D

Como uma música pode começar com qualquer acorde do campo harmônico, logo não dá para pegar a sua tonalidade apenas com as alturas do 1º, 3º e 5º graus de suas tríades(acordes) ou cromatismo. Fica mais difícil e reduzido as possibilidades de tirar a música completa.

Acaba criando também uma dificuldade de compreensão e cansaço mental. O individuo ouve, acerta dois ou três acordes, dedilha a melodia, mas não sabe como e porquê. Sinistro isso não?

Por isso, tem que mergulhar de cabeça no campo harmônico da tonalidade da música que está tirando no momento.



vc tem facebook/whatsapp?

https://www.facebook.com/carloshsmiranda

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber se a voz é tonica, 3ª ou 5ª de um acorde