[Teoria Musical] Nota tônica?

    Autor Mensagem
    IgorGabriel41
    Veterano
    # jun/13


    Meu dilema é: como encontrar a nota tônica?
    Isso começou desde os primórdios do meu estudo musical, que foi em sua maioria autodidático. Como saber a nota tônica de uma música?

    Tirei de algum lugar que a nota tônica era "a nota que 'destenciona' a música". O que é uma bobagem que só me tomou tempo.

    Entendo perfeitamente por que uma musica em dó maior está em dó maior; posso subentender isso vendo os acordes de sol e fá maior sendo tocados, além de outros. Mas, como a história da "nota que destenciona", vejo que isso é outra mentira, pois falo desses acordes (dó, sol e fá maiores) porque, deformando-os, terei uma oitava completa da escala de dó maior (fá - fá, lá, dó; dó - dó, mi, sol; sol - sol, si, ré); entretanto as mesmas notas que formam a escala de dó maior também formam a escala de lá menor...

    Modos gregos nunca entraram na minha cabeça por causa disso.
    Qual a diferença entre uma música em dó maior e outra em lá menor se todas as notas tocadas nelas são iguais, acordes, variações... O que as DIFERENCIA?

    Queria pedir uma explicação teórica sobre o fato da tonicidade numa música. "Nota que destenciona", "clima triste" são conclusões das quais eu quero fugir.

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    IgorGabriel41

    A tônica é a nota (e ou acorde) sobre a qual gravitam as demais notas (e ou acordes) do tom. Cria-se uma hierarquia (e função) em cada grau da escala. É essa relação entre elas que cria as ideias de tensão, repouso, instabilidade, etc...

    Aqui uma explicação bem resumida:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tonalidade


    Qual a diferença entre uma música em dó maior e outra em lá menor se todas as notas tocadas nelas são iguais, acordes, variações... O que as DIFERENCIA?

    A função de cada nota ( e ou acorde). Com isso, um acorde que em determinado tom tem uma função, em outro vai assumir papel diferente (mesmo sendo formado internamente pelos mesmos sons). Não pense neles de maneira isolada, e sim como um emaranhado de relações.

    Além disso, em muitas músicas menores você poderá observar o uso da escala menor harmônica e ou melódica, além da menor natural, o que por si só já altera bastante a sonoridade obtida.

    Obviamente isso só é válido para a música tonal ocidental.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    IgorGabriel41
    Complementando o que o makumbator disse, não se preocupe com tensão agora. Pra entender esse lance de "tensiona ou destensiona" tem que entender e classificar os intervalos quanto à tensão: consonância perfeita, imperfeita e dissonância (vários graus indo da dissonância mais fraca à mais forte).

    Procure (bons) materiais sobre harmonia básica, deve te matar várias dúvidas desse tipo.

    renatocaster
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    IgorGabriel41

    Bom, além das dicas dos amigos Ken Himura e makumbator, existem outros trocentos tópicos relacionados a este tipo de dúvida.

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a [Teoria Musical] Nota tônica?