Como saber se a voz é tonica, 3ª ou 5ª de um acorde

Autor Mensagem
ForumClub
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: ForumClub


Ja usei a busca
Tem algum jeito de eu saber (apenas ouvindo)...se a pessoa que esta cantando esta fazendo a tonica , terça ou a quinta de um acorde ?

Ex: A pessoa começa a cantar uma musica e eu quero saber o acorde que ela esta cantando, ai eu acho uma nota A no violao/teclado, mas essa nota A pode ser a tonica , terça ou a quinta
Resumindo esse acorde pode ser A, F ou D

tenho um amigo meu que saberia, apenas ouvindo a pessoa cantar, se essa essa nota A é tonica de A, terça de F ou quinta de D

Alguem aqui me ajuda a fazer isso?

Lelo Mig
Membro
# fev/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ForumClub

Primeiro, corrija alguns conceitos. O cantor em "tese" não canta um acorde, canta uma linha melódica.

E, esta linha melódica, se desenvolve, transcorre sobre uma sequência harmônica, campo harmônico.

Se você sabe o acorde que sustenta determinada passagem e identifica as notas que ele esta cantando sobre este acorde (pode fazer isso tirando a melodia em qualquer instrumento), você identifica que ordem/grau ele esta cantando. Mas, assim como num instrumento, ele não necessariamente estará cantando a tônica.

A chamada 2a voz é em relação a voz principal que não obrigatoriamente esta cantando a tônica

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Não tem esse lance de ser só a tríade não... Pode ser uma nota qualquer, desde que ela faça sentido na música como um todo.

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


hPrimeiro, corrija alguns conceitos. O cantor em "tese" não canta um acorde, canta uma linha melódica.

E, esta linha melódica, se desenvolve, transcorre sobre uma sequência harmônica, campo harmônico.

Se você sabe o acorde que sustenta determinada passagem e identifica as notas que ele esta cantando sobre este acorde (pode fazer isso tirando a melodia em qualquer instrumento), você identifica que ordem/grau ele esta cantando. Mas, assim como num instrumento, ele não necessariamente estará cantando a tônica.

A chamada 2a voz é em relação a voz principal que não obrigatoriamente esta cantando a tônica

Entendi, mas qual a dica pra eu saber se é a tonica, terça ou quinta só de ouvir? me aprofundar sobre tenor, contralto e soprano ajudaria a saber?

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


Não tem esse lance de ser só a tríade não... Pode ser uma nota qualquer, desde que ela faça sentido na música como um todo.
Ola Ismah, eu sei, mas nao entrei nesse detalhe :)

Lelo Mig
Membro
# fev/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ForumClub

"me aprofundar sobre tenor, contralto e soprano ajudaria a saber?"

Não necessariamente.

Veja bem... suponha que o Zé (um tenor) cante um Dó Central (C3), normalmente, é uma nota confortável a um tenor.

E a Maria (uma soprano) cante em uníssono um C6.

Ela esta 3 oitavas acima dele, mas emitindo a mesma nota, ou seja, o fato de ser Tenor, Contralto, Soprano ou o que quer que seja não é pré requisito para uma segunda voz.

O que determina uma segunda voz, não é o tipo de voz, nem existe a exigência de que seja diferente da voz principal. Chitãozinho e Xororó, por exemplo, são ambos tenores.

O que define uma "segunda voz" é o arranjo, o trecho do canto feito, intencionalmente em terça, quinta, oitava... mas pode ser em quarta, sétima, nona.

Melodia, harmonia e ritmo é a mesma para todos instrumentos, incluindo a voz.

Estude música! E se é ou pretende ser cantor, estude canto. Tocar, qualquer instrumento, ajuda muito.

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


Gente é o seguinte, quero pegar tom de musica o mais rapido possivel

Ex: a pessoa começa cantando uma musica e eu sei que ela esta no 1º grau do campo harmonico, e ai eu acho a nota A ( e nao acorde) nessa primeira frase, mas essa nota A pode ser a tonica , terça ou a quinta de um acorde , entao esse acorde pode ser A, F ou D

(claro q a nota A pode ser um acorde com sexta ou nona mas deixa esse detalhe de lado)

Eu pra saber se essa nota A é a tonica , terça ou a quinta de um acorde, eu continuo procurando outras notas durante a musica ate ver qual escala/campo harmonico a musica esta .

MAS COMO EU DISSE...Um amigo meu da igreja apos achar uma nota....ja sabe se ela é a tonica, terça ou quinta..ISSO QUE EU QUERO FAZER ;(
Eu perdi contato com ele entao nem da pra perguntar

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


Não necessariamente.

Veja bem... suponha que o Zé (um tenor) cante um Dó Central (C3), normalmente, é uma nota confortável a um tenor.

E a Maria (uma soprano) cante em uníssono um C6.

Ela esta 3 oitavas acima dele, mas emitindo a mesma nota, ou seja, o fato de ser Tenor, Contralto, Soprano ou o que quer que seja não é pré requisito para uma segunda voz.

O que determina uma segunda voz, não é o tipo de voz, nem existe a exigência de que seja diferente da voz principal. Chitãozinho e Xororó, por exemplo, são ambos tenores.

O que define uma "segunda voz" é o arranjo, o trecho do canto feito, intencionalmente em terça, quinta, oitava... mas pode ser em quarta, sétima, nona.

Melodia, harmonia e ritmo é a mesma para todos instrumentos, incluindo a voz.

Estude música! E se é ou pretende ser cantor, estude canto. Tocar, qualquer instrumento, ajuda muito.

obrigado mais uma vez! essas informaçoes vou guardar!
Entao como vc me aconselha a saber, apenas ouvindo, se a pessoa esta cantando a tonica, 3ª ou 5ª de um determinado acorde?

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


ForumClub

A música tem uma altura e uma tonalidade. Digamos que a música esteja em Dó na tonalidade maior.

A nota da melodia deve começar sobre algum acorde da tonalidade, e digamos que esta nota seja a nota Mi. Ok, já sabemos aqui que a melodia parte da 3a nota de Dó (dó, ré, mi = 1, 2, 3). A partir daí você já pode determinar qualquer grau da escala, seja uma 5a, seja uma 3a abaixo. Enfim, primeiro você determina um referencial (altura e tonalidade) e depois verifica as notas da melodia, que pode começar sobre qualquer grau da escala, ou mesmo qualquer nota (podendo ser alguma aproximação pra produzir um efeito melódico).

O legal é você estudar a teoria musical, ter toda a noção de intervalo e suas classificações, inversões, altura (tom), tonalidade, transposição, etc. Dessa forma o seu cérebro vai organizar essas informações e quando você ouvir uma música poderá identificar qual a voz principal e suas variantes (3a acima ou abaixo, 5a acima ou abaixo) através do reconhecimento dos intervalos. Música é uma sucessão de intervalos organizados sistematicamente, falando bem toscamente.

Recomendo pra isso ter um bom livro sempre à mão, uma vez que não dá pra assimilar tudo de uma vez, então recorrer ao livro é a maneira que eu conheço, além de um professor. Também é necessário com este estudo ir trabalhando a sua percepção, o reconhecimento de intervalos específicos. Tem bastante conteúdo no fórum pra tirar suas dúvidas, mas o ideal é um bom livro de "Teoria Elementar da Música" (e posteriormente estudar harmonia). Também existem aplicativos online pra exercitar a percepção através do reconhecimento dos intervalos.

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


Obrigado LeandroP
fico grato que pode me ajudar bastante, vou fazer isso que vc me recomendou, o que vc disse...era o jeito que eu usava pra pegar tom, achar uma nota e tentar tocar o resto da musica no braço do violao(tipo uma melodia) ate o ponto que eu ja conheça a escala

Vou melhorar a percepçao como vc disse e ve se eu consigo diferenciar a tonica, terça a quinta

Acho que o jeito é analisar bastante cifras melodicas e ver como a tonica, terça e quinta se comportam durante a musica

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


ForumClub

Cara, você só tem como saber qual grau está cantando em relação ao acorde da base se você souber qual é o acorde... Sabendo a nota da melodia vocal e o acorde da harmonia, você sabe o grau... Não sei se entendi bem, mas você sabe tocar alguma coisa?

MMI
Veterano
# fev/17
· votar


ForumClub

Pelo que entendi, você precisa estudar intervalos, ouvido relativo e ouvido absoluto.

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


@JJJ
eu toco sim, sei bastante teoria, eu concordo com vc, mas eu ja disso pois estudei formaçao de acorde e campo harmonico logo na 1 semana(aprendi teoria por uns 7 meses)

Quero muito saber como meu amigo faz isso, bom espero chegar la, vou esperar ...talvez alguem que tenha um bom ouvido, saiba me dizer como chegou la ou o o caminho mais ou menos

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


@MMI

Ja treinei um pouco de intervalo tentando achar a cifra melodica de bastante musicas e com alguns aplicativos, nao tenho ouvido absoluto hehe ^^

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


Uma pergunta pessoal, ontem parei pra pensar e lembrei que ele dizia que uma pessoa quando canta, e principalmente mulheres, dificilmente repousa a voz(tipo no fim de cada frase) na tonica do acorde, alguem sabe se isso é mesmo um fato?

makumbator
Moderador
# fev/17
· votar


ForumClub
dificilmente repousa a voz(tipo no fim de cada frase) na tonica do acorde, alguem sabe se isso é mesmo um fato?

Isso é absolutamente nonsense.

MMI
Veterano
# fev/17
· votar


ForumClub

Se é isso que você quer, então faça aulas de ouvido relativo e absoluto, vai precisar.

Lelo Mig
Membro
# fev/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ForumClub

Amigo.. eu acho que você não entendeu...ou eu não entendi. Vou tentar mais uma vez:

Imagine uma frase de uma canção, por exemplo: Aleluia (de Handel)

"A-le-lu-ia A-le-lu-ia"

O contralto (voz da melodia principal nesta obra) canta:
"Mi-mi-fá-fá Ré-ré-mi-mi"

A harmonia é:
"C-Dm7 G-C"

Ou seja, ela não canta a Tônica nenhuma vez nesta parte!

Repito: O Vocal é uma linha melódica, como de qualquer instrumento. Não necessariamente estará cantando a tônica.

Então a única forma de você "definir" os intervalos dessa linha melódica é transcrevendo-a junto com a harmonia.

Entenda, você têm de saber a harmônia, (a base) e a linha melódica, porque ambas estão "linkadas".

Se eu canto um Sol sobre um acorde de Dó eu canto uma quinta, sobre outro acorde não é mais uma quinta.

Então têm de saber a harmonia da canção e depois as notas da linha melódica.

Com um instrumento na mão, é bem fácil fazer isso. Sem instrumento, ou têm ouvido absoluto ou chuta!

DoisUm
Membro Novato
# fev/17
· votar


ForumClub

Tem algum jeito de eu saber (apenas ouvindo)...se a pessoa que esta cantando esta fazendo a tonica , terça ou a quinta de um acorde ?

Estudo de percepção. Uma vez que você consiga identificar, através da audição, quais intervalos ouve, você será capaz de fazer o mesmo que seu amigo.

JJJ
Veterano
# fev/17
· votar


makumbator
Isso é absolutamente nonsense.

Na verdade, o tópico todo é meio nonsense, né?...

Quem é que fica prestando atenção se o cara tá cantando a tônica, a 3a., a 5a. ou sei lá qual nota de cada acorde da harmonia dentro de uma linha rápida de voz???

Mesmo que você esteja lendo ou escrevendo uma partitura, "saber" qual a posição da nota sobre a base não me parece importar nem um pouco... a menos que estejamos conscientemente seguindo uma escala específica, "mecanicamente". Você que é mais erudito que eu, me corrija se eu estiver errado.

Eu tô achando que o amigo dele tá trollando o cara, chutando... até porque isso é muito rápido. "olha, é a terça! agora a quarta! agora tá na tõnica!...". Ou então eu não entendi direito o tópico...

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


To contigo JJJ... Ao que entendi o cara tira música de ouvido e só, fim, cabou... O mais lógico é que ele explicando progressões, mas não sabe explicar...

fernando tecladista
Veterano
# fev/17 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Não é em uma nota que voce advinha, talez tem que ouvir uma frase inteira
Digamos que o cantor faz uma frase cantando... mi la la la la si do# re miiiiiii
Vera que existe uma triade nesse trecho

Repare também nas notas mais longas ou repetidas

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


Lelo Mig, é exatamente isso que eu quis dizer, eu percebi em muitas cifras melodicas, raramente alguem canta a tonica, sempre a terça ou a quinta do acorde, a nao serr em fim de frase onde é quase certo que é a tonica que o cara/mulher canta

@makumbator , eu nao sei se é certo, por isso perguntei, pq percebo que realmente a tonica quase nao é cantada :)

ForumClub
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: ForumClub
· votar


JJJ, desculpa se eu nao expliquei bem, mas como muitos q estudam o basico de teoria sabe que na hora de tirar o tom de uma musica, um jeito muito pratico é procurar uma nota no braço do violao/ou no teclado ate achar a nota que bate com a voz que a pessoa canta

mas nem sempre essa nota achada sera a tonica do acorde, ou seja se eu achar a nota E em uma determinada frase ...nao quer dizer que o acorde seja E, pois essa nota E tambem esta presente sendo a terça da nota C e a quinta da nota A, pra saber se ela é a tonica, a terça de C ou a quinta de A eu continuo procurando outras notas...

JJJ, .... Ja meu amigo ele ja sabe apos achar uma unica nota, pois ele diz que ja conhece quando uma pessoa faz a tonica, terça ou a quinta, e ele nao ta me enrolando nao porque todo culto ele tira o tom certo e fica no tom que a pessoa esta cantando, e ele leva tipo 3 segundos pra achar o tom, apenas o tempo de achar a primeira nota e ja sabe se essa nota foi a tonica, terça ou a quinta do acorde atual que encaixaria com a voz :)

Fiquei bastante tempo procurando o face dele e nao achei, por isso criei esse topico

ForumClub
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: ForumClub
· votar


Fernando tecladista
"
Não é em uma nota que voce advinha, talez tem que ouvir uma frase inteira
Digamos que o cantor faz uma frase cantando... mi la la la la si do# re miiiiiii
Vera que existe uma triade nesse trecho


Repare também nas notas mais longas ou repetidas[/b]


"

obrgd por comentar, entao nesse caso o acorde certo seria o A ja que tem as notas da triade de A ou é porque a nota A é a que mais se repete?

Outra coisa..se nao me engano vc tem ouvido absoluto ne?
se vc ouvir alguem cantando uma musica e no final da frase essa pessoa estiver cantando a nota F# por exemplo, vc ja sabe(sem precisar ver no instrumento) se o acorde que encaixa com a voz é F#, D, D#m ou B?

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


ForumClub
entao nesse caso o acorde certo seria o A ja que tem as notas da triade de A ou é porque a nota A é a que mais se repete?

Muito provavelmente. Mas também pode ser outro acorde da tonalidade, como um relativo menor, F#m por exemplo.

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


LeandroP

A sim...concordo :)

JJJ
Veterano
# fev/17 · Editado por: JJJ
· votar


ForumClub
na hora de tirar o tom de uma musica, um jeito muito pratico é procurar uma nota no braço do violao/ou no teclado ate achar a nota que bate com a voz que a pessoa canta [...] meu amigo ja sabe apos achar uma unica nota, pois ele diz que ja conhece quando uma pessoa faz a tonica, terça ou a quinta.

Ahhhhhhhhhhh, FINALMENTE eu estou entendendo o que você está querendo... Você quer tirar (saber, aprender) uma música (não só o "tom", suponho, mas ela toda...).

Você diz que seu amigo faz isso fácil, através da melodia do vocal, localizando os acordes pela posição das notas na melodia...

OK, OK...

É uma forma... mas eu prefiro pegar pelo som do acorde mesmo... hehehe

daimon blackfire
Membro Novato
# fev/17
· votar


Eu só ouço a pessoa cantando e sei que acorde encaixa, não tem muita teoria no meu caso.

ForumClub
Membro Novato
# fev/17
· votar


Ahhhhhhhhhhh, FINALMENTE eu estou entendendo o que você está querendo... Você quer tirar (saber, aprender) uma música (não só o "tom", suponho, mas ela toda...).

Você diz que seu amigo faz isso fácil, através da melodia do vocal, localizando os acordes pela posição das notas na melodia...

OK, OK...

É uma forma... mas eu prefiro pegar pelo som do acorde mesmo... hehehe


nao bem isso ... .-. como eu disse:

quero pegar tom de musica o mais rapido possivel

Ex: a pessoa começa cantando uma musica e eu sei que nessa primeira frase corresponde ao 1º grau do campo harmonico, e ai eu acho a nota A ( e nao acorde) nessa primeira frase, mas essa nota A pode ser a tonica , terça ou a quinta de um acorde , entao esse acorde pode ser A, F ou D

(claro q a nota A pode ser um acorde com sexta ou nona mas deixa esse detalhe de lado)

Eu pra saber se essa nota A é a tonica , terça ou a quinta de um acorde, eu continuo procurando outras notas durante a musica ate ver qual escala/campo harmonico a musica esta .


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber se a voz é tonica, 3ª ou 5ª de um acorde