Não Consigo Gostar de Música Eletrônica

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# mar/19
· votar


Casper
é claramente eletrônica, mas o modo de execução

Pois é.

O problema é que quando se fala em "música eletrônica", cada um tem uma coisa em mente. Eu vejo como uma cultura musical que foi alterada pelo experimentalismo propiciado por instrumentos eletrônicos. Sob esse prisma, entendo que dá para fazer música eletrônica com somente com instrumentos acústicos.

The Man Who Sold The World
Veterano
# mar/19
· votar


JJJ
Coloque um rock chato, ruim, medíocre e recheado de chavões tanto na harmonia, quanto na letra, mas tocado por uma banda, digamos, normal. Aí sim teremos um ponto a discutir.
tem varios po... pega esses pop rock na onda de Oasis pra ver se não é assim
já faz um tempo que sou fissurado num movimento chamado Reto Wave, tem muita coisa legal, m83, Lazerhawk, Kavinsky...







Casper
Veterano
# mar/19
· votar


Caro JJJ:

...coloque um rock chato, ruim, medíocre e recheado de chavões tanto na harmonia, quanto na letra, mas tocado por uma banda, digamos, normal...

Não fale assim do Dream Theater!

JJJ
Veterano
# mar/19 · Editado por: JJJ
· votar


The Man Who Sold The World
tem varios po...

Com certeza. Pra mim, quase todas as bandas americanas dos anos 70 e 80.

Casper

Não curto também.

Aliás, já disse e repito: gostar, gostar mesmo, eu gosto de pouca coisa. Sou muito seletivo.

Casper
Veterano
# mar/19
· votar


Caro entamoeba:

...entendo que dá para fazer música eletrônica com somente com instrumentos acústicos...

Perfeitamente. Só para ilustrar, uma música
conhecida tocada com instrumentos antigos:







Casper
Veterano
# mar/19
· votar


Segue o The Chemical Brothers - We've Got To Try.
Onde a música do The Halleluiah Chorus
(I've Got to Find a Way)tem uma releitura
interessante.



Grimc
Veterano
# mar/19 · Editado por: Grimc
· votar


Eu não curtia também, mas comecei a curtir qualquer coisa com "wave" no nome

Synthwave, Retrowave, até Vaporwave kkkk

Me lembra trilha sonora de videogame que sempre foi um tesão pra mim, afinal eu sou viciado em videogame desde os 3 anos de idade hauhua

Casper
Veterano
# mar/19
· votar


Vou tentar refazer a sequência cronológica
dos instrumentos eletrônicos.

Tudo começa com o Telarmónio, em 1896:

https://en.wikipedia.org/wiki/Telharmonium



Casper
Veterano
# mar/19
· votar


Em 1928 surge o ondium Martenot (Ondas Martenot)

https://en.wikipedia.org/wiki/Ondes_Martenot

Instrumento musical eletrônico com teclado, criado em 1928 por Maurice Martenot. Trata-se de um dos instrumentos musicais electrónicos iniciais, e era originalmente muito semelhante ao teremim. Produz um som ondulante com válvulas termiónicas de frequência oscilatória.

As ondas Martenot foram usadas por vários compositores, em especial Olivier Messiaen, que para a sua obra "Fête des Belles Eaux", escrita para a Feira Mundial Internacional de 1937 em Paris as escolheu. Seguiram-se vários trabalhos, como a Turangalîla-Symphonie, Feuillets inédits, e Trois Petites Liturgies de la Présence Divine a sua ópera Saint-François d'Assise usa três ondas Martenot. Muitas das obras foram escritas para a sua cunhada, Jeanne Loriod, que foi professora de ondas Martenot no Conservatório de Paris.





Casper
Veterano
# mar/19
· votar


Teremim, também em 1928:

https://en.wikipedia.org/wiki/Theremin



Casper
Veterano
# mar/19
· votar


=======================
Cultura inútil importante
=======================

GOOD VIBRATIONS - THE BEACH BOYS



Essa música NÃO usa um Teremim, o
instrumento usado é um ribbon synth,
parecido com o atual Swarmatron:



Casper
Veterano
# mar/19 · Editado por: Casper
· votar


São muitos, uma compilação individual
é algo inviável.

Segue uma lista de instrumentos
eletrônicos que vai até o ano de 1981:

Fonte:

http://120years.net/

Pre 1800
1748: Denis D’Or
1759: Clavecin Électrique
1785: Clavecin Magnetique

1800 – 1900
1867: Electromechanical Piano
1876: Musical Telegraph
1897: Telharmonium
1899: Singing Arc

1900 – 1920
1905: Helmholtz Sound Synthesiser.
1909: Choralcelo
1915: Audion Piano
1912: Sound-Producing Device
1914: Wireless Organ
1916: Optophonic Piano
1918: Synthetic Tone

1920 – 1930
1921: Electrophon
1921: Hugoniot Organ
1922: Theremin
1923: Staccatone
1924: Sphäraphon
1925: The Luminaphone
1925: Radio Harmonium
1926: Pianorad
1926: Keyboard Electric Harmonium
1926: Kurbelsphärophon
1927: Dynaphone
1927: Cellulophone
1927: Clavier à Lampes
1927: Electronde
1927: Robb Wave Organ
1927: Superpiano
1927: Neo Violena
1928: Ondes-Martenot
1929: Orgue des Ondes
1928: Klaviatursphäraphon
1929: Croix Sonore
1929: Hellertion & Heliophon

1930 – 1940
1930: Coupleux-Givelet Organ
1930: Rhythmicon
1930: Ondium Péchadre
1930: Graphical Soundtrack
1930: Partiturophon
1930: Trautonium
1930: Hardy-Goldthwaite Organ
1930: Westinghouse Organ
1931: Nivotone
1930: Keyboard Theremin
1930: Magneton
1931: Radio Organ of a Trillion Tones, Polytone Organ & Singing Keyboard
1931: Saraga-Generator
1932: Vibroexponator
1932: Variophone
1932: Emicon
1932: Rangertone Organ
1932: Terpsitone
1932: Gnome
1932: Electrone
1933: Electrochord & Kdf Grösstonorgel
1934: Syntronic Organ & Photona
1934: Aetherwellengeige
1934: Singing Keyboard
1935: Hammond Organ
1936: Sonothèque
1935: Marimbalite
1936: Welte Licht-Ton-Orgel
1936: Companola
1936: Mixturtrautonium
1937: Melodium
1937: Oscillon
1937: Warbo Formant Orgel
1937: Ekvodin
1939: Novachord
1939: Kaleidophon

1940 – 1950
1940: Ondioline
1940: Multimonica
1940: Voder & Vocoder
1940: Solovox
1940: Univox
1943: Emiriton
1945: Hanert Electric Orchestra
1945: Thyratone
1945: Electronic Sackbut
1946: Minshall Organ
1946: Tuttivox
1946: Baldwin Organ
1947: Melochord

1950–1960
1950: Electronium
1950: Lipp Pianoline
1951: RCA Synthesiser I & II
1951: CSIR Mk1 & CSIRAC
1951: Dr Kent’s Electronic Music Box
1951: Chamberlin
1951: Ferranti Mk1
1951: Wobble Organ
1951: GRM
1951: WDR Electronic Music Studio
1952: Clavivox
1953: Composer-tron
1955: RAI Studio
1955: Fotosonor
1957: MUSIC N
1957: ANS Synthesiser
1958: Fonosynth
1959: Oramics
1959: Sound Processor
1959: Siemens Synthesiser
1959: Wurlitzer Side Man

1960–1970
1961: DIMI & Helsinki Electronic Music Studio
1963: Mellotron & Novatron
1963: Akaphon
1963: Syn-ket
1964: Beauchamp Synthesise
1964: Moog Synthesisers
1965: Graphic 1
1966: Tubon
1966: Coupigny Synthesiser
1967: Stylophone
1967: MUSYS
1969: EMS Synthesisers

1970 – 1980
1970: Subharchord
1970: Archifooon
1970: Buchla Synthesisers
1970: ARP Synthesisers
1971: Allen Computer Organ
1971: Triadex Muse
1972: Qasar I,II & M8
1972: Motorola Scalatron
1976: Hal Alles Synthesiser
1977: Synclavier I & II
1977: Con Brio ADS
1977: Samson Box
1977: UPIC system
1977: DMX-1000
1979: Fairlight CMI

1980-1990
1981: Sogitec 4X
1981: Yamaha GS1& GS2

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


Casper

A lista é grande, mas ainda assim, dei pela falta de um. Um tal de VCS1, que foi usado no Dark Side of the Moon (só conheço por causa disso):

https://omeka.cloud.unimelb.edu.au/grainger/items/show/170

Talvez esteja na lista, com outro nome...

Casper
Veterano
# mar/19
· votar


Caro JJJ:

O VCS1 é um synth da EMS:

1969: EMS Synthesisers

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


Casper

explicatum est

Casper
Veterano
# mar/19
· votar


Vou desenvolver minha tese, a partir
da cronologia dos instrumentos acima.

Todos instrumentos citados, até o ano de 1959 (+/- 2)
tem duas características em comum:

1) Eram únicos, poucos tinham mais de um
produzidos (portanto tinham poucos ou um usuário
apenas);

2) Estavam disponíveis em ambientes acadêmicos.
Como todos sabem, se existe um ambiente na sociedade
(parafraseando Umberto Eco) que se assemelha a um
monastério medieval, esse é a universidade, com a
incrível habilidade de ignorar a realidade fora de seus
muros. A música com instrumentos eletrônicos nesta
época é hermética e com pretensão intelectual.
Horrorosa e medíocre.

A partir de 1960, os instrumentos eletrônicos passam
a ser comercializados. Apesar de caros ainda, passaram
a ser vistos em estúdios.

Apesar de já existirem temas famosos nessa época,
pode-se dizer que a primeira gravação eletrônica baseada
somente em sintetizadores foi o tema do seriado Doctor Who,
em 1963.



Agora é o ponto onde eu quero chegar.

=======================
O que é música eletrônica?
=======================

A Wikipédia tenta explicar de forma absolutamente imbecil:

"A música eletrônica é toda música que é criada ou modificada
através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos."


Qualquer pedaleira de guitarra processa o som como um computador.
Mais de 99% de toda música contemporânea é gravada com DAW.

Portanto, dessa forma toda música seria eletrônica.

Agora ouça isso:



Isso não é uma guitarra. É um sintetizador.
Mas essa música não é considerada música
eletrônica.

Porque o termo música eletrônica tem mais relação
com a estética sonora do que com os meios e instrumentos
relacionados. Note essa compilação abaixo (tem mais lixo
que qualidade, mas serve para ilustrar o ponto).



Nem toda música acima é predominantemente feita com
instrumentos eletrônicos, mas esteticamente tem um ponto
em comum que fazem que estejam em um mesmo conjunto.

T-Rodman
Veterano
# mar/19
· votar


Casper
legal é que eles mesmos atualizam as aberturas com instrumentos da época, rs


entamoeba
Membro Novato
# mar/19
· votar




Funky!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Casper
Muito legal esse Martenot!!!
Eu sou doido pra ter um Theremin!
Abç

Casper
Veterano
# mar/19 · Editado por: Casper
· votar


Retomando

=======================
O que é música eletrônica?
=======================


Sabemos que música eletrônica pode
ser feita com instrumentos não eletrônicos
processados, mas uma das características
centrais do gênero é o uso de sintetizadores.

Outra característica notória é a quantidade
de pessoas envolvidas na produção desse
gênero: Geralmente é feito por uma pessoa
apenas ou uma dupla.

Evidentemente isso significa que uma boa parte
da música tem que ter o auxilio de algum recurso
que ajude a tocar alguma parte da música, seja
um gravador multi-pistas, um sequenciador MIDI etc.

Nos primórdios os sequenciadores eram mais limitados,
o que ajudou a criar uma certa repulsa dos músicos
mais tradicionais: a "robotização" da música:



O fato é que os primeiros sequenciadores eram completamente
quantitizados - um compasso tinha apenas 16 divisões (ou 8)
e a nota tinha que estar exatamente em um desses pontos.

O fato é que essa estética "robotizada" (e discordo fortemente
desse termo) foi interpretada errôneamente (e é até hoje).
Eu sou um exemplo de ser humano que aprecia essa estética.
Aprecio muito, diga-se de passagem.

Vou pular muitos anos de história e ir direto para o Akai MCP 3000.
Já existiam muitos equipamentos que faziam isso antes dele mas
foi preciso uma pessoa para colocar a bateria eletrônica no seu lugar.

J Dilla. O cara, o mito:



Ele fazia em 90 mais ou menos o que o Chemical Brothers
continua fazendo hoje: reciclando partes de músicas existentes
em uma roupagem interessante.

Muitas vezes isso é péssimo, muitas vezes funciona.

Casper
Veterano
# mar/19
· votar


==================
Sampler
==================


Agora temos que retornar até 1987,
mês de agosto, lançamento do primeiro
sampler realmente considerado
como um instrumento musical (porque
tudo antes dele era um brinquedo):



Só para explicar para quem ainda não
está familiarizado:

Sampler é o equipamento (hardware
ou software) que reproduz o sample (que é
um som qualquer - percussivo, melódio, trecho
de música... não importa).

O Zérruela que "coleta" esse trecho está
fazendo sampling.

Porque o sampler é importante?

Oras, é o método mais comum de geração
de som (até hoje) em 95% dos teclados.
Aqueles pianos do Nord são o que? Samples, claro.

No teclado os samples são distribuídos com alguns
recursos que ajudam a emular melhor instrumentos reais,
como samples feitos em intensidades diferentes, camadas
de "defeitos" dos instrumentos originais (exemplo - som do martelo
do piano) e processamentos de efeitos em tempo real, mas a
essência continua a mesma: uma amostra do instrumento real.

O sampler mais utilizado em música eletrônica continua
sendo o "velho formato" akai MCP: um conjunto de botões
quadrados (pads) de 4x4. Hoje o botão é mais responsivo,
respondendo aos detalhes de pressão, velocidade, after
touch
etc.

Nas mãos de quem sabe o que está fazendo o conceito
é impressionante:





Nas mãos de um limítrofe o resultado
também é retardado, obviamente:



Como qualquer instrumento, é o fator humano
que faz a diferença.

Casper
Veterano
# abr/19
· votar


============================================
Pausa para notícia importante no mundo dos samples
============================================

O EMU 1200 é um instrumento que até hoje
tem seus admiradores ferrenhos. Um usado
hoje custa US$ 5,000.00.

Esse fabricante abaixo:

https://www.islainstruments.com/

Vai fabricar uma versão atualizada mas
fiel ao original (espero eu).

https://www.factmag.com/2019/03/04/isla-instruments-sp-2400-e-mu-sp-12 00-update/

https://www.musicradar.com/news/the-sp-2400-sampler-is-not-a-behringer -clone-so-who-is-making-it

https://www.residentadvisor.net/news/43378

Grande notícia.

JJJ
Veterano
# abr/19 · Editado por: JJJ
· votar


Olha aí, o bagulho é tão ruim que o mosquito não consegue dar uma rapidinha... Nem mosquito aguenta! kkkkk

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/04/musica-eletron ica-reduz-picadas-e-reproducao-do-mosquito-aedes-aegypti-aponta-estudo .ghtml

Casper
Veterano
# abr/19
· votar


Caro JJJ:

O senhor interpretou o texto de forma errônea.
O fato é que a música eletrônica é tão boa
que cativa a atenção até dos seres mais simples.
Estes, completamente enfeitiçados pela magia
da música, esquecem de seus afazeres.

Igual ao canto da sereia.

JJJ
Veterano
# abr/19
· votar


Casper

ok, ok...

TendTudo
Membro Novato
# abr/19
· votar


Casper tu deve quanto pro estadão...?
Tu faz muita propaganda do caderno 2

Casper
Veterano
# abr/19
· votar


Caro TendTudo:

Devo estar fazendo algo errado então.
Se faço propaganda, eu deveria ser
remunerado por isso.

TendTudo
Membro Novato
# abr/19
· votar


Casper
O choro é livre

Del-Rei
Veterano
# abr/19
· votar


JJJ
Sério... Depois daquela sua música (sensacional, diga-se de passagem) no Festival do Minuto, esse tópico aqui deveria ser fechado e excluído da história, rsrsrs.

Um aceno de longe!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


Nova criação do grande Rammstein:
https://www.youtube.com/watch?v=NeQM1c-XCDc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não Consigo Gostar de Música Eletrônica