Autor |
Mensagem |
victorioswhat123 Membro Novato |
# dez/16
12/8 sao 4 grupos de tres colcheias organizadas em tercinas como se fossem 12 tercinas em um 4/4 ou sao 6 grupos de colcheias com 2 em cada?
|
makumbator Moderador
|
# dez/16
· votar
victorioswhat123
Tradicionalmente são 4 grupos de 3 colcheias. A pulsação básica é uma semínima pontuada (ou seja, 3 colcheias por tempo, que fundidas formam a semínima pontuada). O 12/8 pode ser visto como a versão composta do 4/4 (ou o contrário, o 4/4 sendo a versão simples do 12/8)
Veja mais detalhes aqui:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Compasso_(m%C3%BAsica)
|
# dez/16
· votar
Entao vale como um 6/4 na pratica?
|
makumbator Moderador
|
# dez/16
· votar
victorioswhat123 Entao vale como um 6/4 na pratica?
O 12/8? Absolutamente não!!!
|
# dez/16
· votar
Entao ele soa como qual na pratica?
|
makumbator Moderador
|
# dez/16 · Editado por: makumbator
· votar
victorioswhat123
Ele soa como 12/8 oras! 4 grupos de 3 colcheias.
Isso aqui é 12/8:
https://www.youtube.com/watch?v=MfxL8K6wR2I
Observe que o hit-hat está fazendo exatamente a subdivisão de 3 colcheias por tempo.
|
waltercruz Veterano |
# dez/16
· votar
12/8:
|
Lelo Mig Membro
|
# dez/16
· votar
Acho que esse vídeo te será útil:
|
Ismah Veterano |
# dez/16
· votar
Emendando a pergunta... Seria o shuffle a acentuação extrema do 12/8 ou todo ele é contado assim?
|
makumbator Moderador
|
# dez/16
· votar
Ismah Emendando a pergunta... Seria o shuffle a acentuação extrema do 12/8 ou todo ele é contado assim?
O shuffle é em 12/8, mas a subdivisão tradicional dele é mínima e colcheia em 12/8 (ou quiáltera de 3 com mínima e colcheia quando se escreve toscamente o 12/8 em 4/4). A subdivisão do 12/8 é com 3 colcheias por tempo.
|
JJJ Veterano
|
# dez/16
· votar
-0,5
|
Ismah Veterano |
# dez/16
· votar
makumbator
Não fui claro...
Quando se pensa em 4/4 temos
1 - forte 2 - fraco 3 - meio forte 4 - fraco
Seria o shuffle o extremo dessas acentuações ou todo ele é
1 - forte 2 - fraco 3 - meio-forte 4 - forte 5 - fr...
|
makumbator Moderador
|
# dez/16
· votar
Ismah
Não fui claro...
Quando se pensa em 4/4 temos
A disposição entre forte e fraco no compasso não tem relação direta com o ritmo do shuffle. Você está confundindo ritmo (no caso uma frase rítmica) com métrica de compasso. O 12/8 tem a mesma disposição de forte e fraco do 4/4 (e que varia de acordo com a escola de análise musical).
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9trica_(m%C3%BAsica)
|
Lelo Mig Membro
|
# dez/16
· votar
Ismah makumbator
Me corrijam se eu estiver errado, mas segundo me consta, o acento ou tempo forte não têm nada a ver com a fórmula de compasso.
Posso acentuar qualquer uma das notas da divisão, ou mais de uma, sem deixar de ser 4 x 4, por exemplo.
|
makumbator Moderador
|
# dez/16 · Editado por: makumbator
· votar
Lelo Mig Me corrijam se eu estiver errado, mas segundo me consta, o acento ou tempo forte não têm nada a ver com a fórmula de compasso.
Um acento é diferente da métrica natural do compasso (inclusive pode-se subverter a métrica natural, que é basicamente o efeito obtido em uma síncope). E não há consenso sobre o forte, fraco, meio forte, etc...de acordo com cada escola há entendimentos diversos.
pt.wikipedia.org/wiki/Síncope_(música)
|
Ismah Veterano |
# dez/16
· votar
Entendido e agradecido makumba!
Vou te jogar no mar na virada de ano! :P
|
makumbator Moderador
|
# dez/16
· votar
Ismah Vou te jogar no mar na virada de ano! :P
Hahahah!
|
LeandroP Moderador |
# dez/16
· votar
makumbator
Observei tanto que consegui ouvir o ruído da mola do bumbo do John Bonhan. °,°
|
Insufferable Bear Membro |
# dez/16
· votar
Essa diferença só aparece na partitura, então tem que ver como os músicos reagem às diferentes notações, qual é mais fácil de ler, qual induz a acentuação apropriada naturalmente, etc... Por outro lado dá até pra escrever qualquer coisa em 17/16 com quintilhas de septinas fazendo as contas certas.
|
JJJ Veterano
|
# dez/16
· votar
Insufferable Bear Por outro lado dá até pra escrever qualquer coisa em 17/16 com quintilhas de septinas fazendo as contas certas.
E eu enrolado pra obrigar a mão a obedecer um 7/8 aqui...
|
Insufferable Bear Membro |
# dez/16
· votar
JJJ Sou matemático, confie em mim.
|
Ken Himura Veterano |
# jan/17
· votar
Insufferable Bear JJJ Nova complexidade (Brian Ferneyhough et al.) tá aí pra isso.
|