Shows de pequeno porte: dicas e ideias quando o recurso é zero, mas a vontade é grande

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Nightwish no bar Opinião (Porto Alegre)... Dá pra fazer um comparativo bem interessante do que é o show grande deles em um RiR da vida, e o set reduzido num bar/pub. Não é um pocket show no bar da esquina, mas com toda certeza é desproporcional aos grandes shows que se encontram televisionados.

Coisas para se notar

- abertura pra chamar a galera, ninguém "está no palco", só quando as luzes acendem
- glamour das roupas
- pano ao fundo lateral criando um cenário
- interpretação da canção pela vocalista e performance dela durante solo
- uso das luzes
- timbre de simulação ou isobox (não há mic no amp de guitarra)

https://www.youtube.com/watch?v=yaJsbc_8Zno

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Um exemplo de péssima performance... A música é razoável, mas há erros grotescos de tempo e afinação... O vocalista não canta, quase declama o texto...

https://www.youtube.com/watch?v=rIgIDKVTTgc

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


DICA #5 - Valvulado? SS? Simulação?

CASO 1: 10 amps pra tocar covers diversos (de Metal até Sertanejo), 500 modulações (porque tu tem que tapar o furo do teclado na música), e praticidade porque tua banda é pequena, a logística de equipamento é complicado.

Quando toca, é festival com 15 bandas por noite, em boteco pra 50 amigos, onde nem microfone bom pra voz tem, e tem 15min pra sair uma banda e entrar a outra. Ou são bandas de baile que tocam 5, 6 eventos por gig...

Simulação + caixa ativa (amp linear de preferência), vai sempre soar melhor, e se sair melhor no todo...

CASO 2: Som autoral e versões de covers, em locais com suporte adequado, caso precise de mais volume que o amp entrega, e se vá microfonar com qualidade.

Amp SS de QUALIDADE ou valvulado 30~50W, dois ou três canais (depende o estilo) com reverb, tremolo (do amp) e alguns pedais...

CASO 3: Som autoral ou misto, em festivais grandes, eventos públicos/governamentais etc. Tem cachê para pagar roadies que cuidem do equipamento, e a logística é viável. Sua banda geralmente é headline, ou com contrato que já avisa que é preciso tempo para montar o palco.

Amps valvulados, SS, pilhas de caixas, quantos pedais desejar ter. Na prática, tanto faz, tu está pagando pra guitar tech e roadies fazerem o trabalho por ti. Eles que timbram, afinam e ajustam.

CASO 4: É residente de um estabelecimento (pub/bar/igreja/estúdio) onde toca/grava várias vezes por semana e deixa o equipamento lá.

Pode comprar o que quiser de amp valvulado, racks, microfone, etc porque não precisa ser portátil - logística não existe... Mas pode optar por uma MultiFX, que tu pode levar pra casa e ensaiar com o mesmo som que tu tem no ao vivo... E de quebra ainda tem praticamente custo zero com manutenção... O que melhor se adequar.
_________________________________

Dá para ter pedais no CASO 1?

-> Dá, mas fica muito nas coxas, quem está desse nível, dificilmente tem caixa ($) para equipamentos caros - e tudo que é bom é caro (nem tudo que é caro, é bom). Quando o PA e monitoração, permitem dá até para ficar sem amp.

-> Dá para usar MultiFX em qualquer caso?

Dá, No CASO 2 por exemplo... O custo de uma MultiFX DE QUALIDADE, é o mesmo de um valvulado, e se perderá muito tempo virando botão pra chegar a um timbre, quando com um valvulado, bastaria espetar e sair tocando - sem falar que exige um conhecimento mais amplo, para se programar uma MultiFX mais complexa... Nem todos tem saco para tal.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah

Um exemplo de péssima performance...

Mas acho que era essa é a intenção nesse caso: punk "sujão", naquela vibe Sex Pistols...foi essa a leitura que fiz.

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


Calime

Eu creio também que seja a intenção da banda, mas há diferença entre MAL FEITO, e SUJO - e esses caras confundiram... E confundiram talvez suas intenções.

Começa, que o Sex Pistols tiveram todo um contexto para acontecer, e os shows deles eram voltados para o f*&%$-se. Ninguém se inscreve num programa de TV, mobiliza pessoal para a "vaquinha", pra ficar no underground. Sacas?

Logo, sendo comercial, é esperado que seja quantizado, comprimido e o escambau. Dá pra fazer a versão não-comercial de uma banda. No estúdio, masterizando e produzindo vinis, como muitas bandas de metal tem feito. E no ao vivo, é ao vivo, faz como quer e como dá, ninguém liga se o som do show era comprimido ou não - a música é secundária.

EDIT: Quero dizer, se eles se propuseram a tocar na TV, etc, deveriam ao menos se preocupar em fazer bem isso, da forma como o mercado pede. O que não rolou... Assim, foi só queimar filme...
Por exemplo... Se foram para ter o material em vídeo (a maioria das bandas vai por isso), não mostrar isso para um contratante é um ato de sabedoria.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah

Saquei o que vc disse sim, mas aê vc ta indo pelo viés conceitual/ideológico da coisa. Não sei qual a pretensão dessa banda aê(se é ser profissional, se é apenas zuar e fazer um som, e por aí vai...) , então prefiro me abster de opinar se é bem feito não. E se eles não estão preocupados em "queimar o filme"? Eu só poderia opinar sobre algo relacionado a isso caso tivesse algum contato com os kras e soubesse sobre o intento deles.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Calime

Meu caro, contextualizando ao tema do tópico, sem por ARTE no meio, ou INTENÇÃO, mas de um ponto de vista MERCADOLÓGICO e TÉCNICO...

- O show foi ruim!

Tudo o que tu falou, é pertinente, só que não aqui. Aqui minha ideia é de dicas para um show perfeito, como melhorar a performance, se portar e conseguir MELHORAR, E VENDER UMA BANDA ou seja... DEVO IR "pelo viés conceitual/ideológico da coisa. ".

Quem sou eu pra dizer como os caras devam ou não fazer sua arte, se expressar, e gastar grana?
EU pessoalmente não iria pra lugar algum tocar uma guitarra desafinada... Quem quer ir, sinta-se livre, e me comunique para não poder vincular meu nome aquela pessoa.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah

Entendi. Vc está analisando sobre o referencial do tópico. De fato não tinha me tocado disso.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Calime

De boa, percebi isso logo, por isso fui explicando :)

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Pra ver como a gente é engessado, bateria digital (foda-se a dinâmica), e 2 tecladistas, com muita automação e tracks gravadas pelo jeito...

Duvido uma banda dessas não fazer sucesso, a cena eletrônica (mesmo que não voltado para o automotivo) é muito forte... E cá entre nós, o canário é beeeeem meia boca...

NOTA: M'era Luna é um dos maiores festivais da cultura gótica e dark na Europa. Mistura música orgânica e eletrônica.



Ismah
Veterano
# out/16 · Editado por: Ismah
· votar


Mais um baita show para se reparar... Notem os amplificadores são todos Peavey, transmissores analógicos, e muitos microfones com fio ainda. A guitarra é uma Tagima, feita pro Bento pelo Seizi Tagima, o formato é cópia do baixo do Samuel, captação é Seymour Duncan.



Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Seguindo a mesma linha... Reparem que usam caixas com fita nas marcas, e a bateria é uma Premier, bastante desprezada hoje em dia.



Ismah
Veterano
# jan/17
· votar




Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Reparem num erro de arranjo, um tanto quanto grave e bem comum: mesmo sem bateria, a pegada percussiva do começo, deixa muitos vazios na harmonia. Não que isso não possa acontecer, em banda é interessante isso. Nesse contexto é que não.
Aí vai da sensibilidade do músico corrigir isso usando notas mais longas. Se houver possibilidade de adicionar recursos (seja na pedaleira, no patch da multiFX, ou na mixagem, se soluciona com ambiência, adicionando um reverb pesado (com modulação fica incrível) ao som, ou um delay discreto mas de muitas repetições.



Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Tirando as teias por aqui!

https://www.youtube.com/watch?v=TFnc-ZrCQFg


Ismah
Veterano
# ago/17 · Editado por: Ismah
· votar


Acho que esse vídeo descreve bem o que é um show BEM feito, sem muito recurso, sem enfeitar, simples e bem feito... A música não precisa ser a mesma, me impressionou absurdamente o domínio de palco da Samantha Fish... Ela troca de guitarra e bebe água com extrema naturalidade, e ainda liga/desliga efeitos de salto rsrs

https://www.youtube.com/watch?v=Tple_uVtjW0


Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Fala Ismah
Aqui na nossa região, e principalmente em Bom Princípio, rola muito aqueles shows à "miguelão", open bira, a céu aberto mesmo, pro pessoal que não tem frescura ir tocar um som, as bandas locais se reunirem e se divertirem, aquele evento com união da galera, onde cada um empresta para o evento o que tem melhor de equipamento.
Já fui em um desses, tava até boa a organização.
Tens dicas pra passar para este tipo de evento?
Estava pensando em fazer no pátio atrás da minha casa algo do tipo.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Cara, te dizer que se tem eu não fiquei nem sabendo.
Não é, e nem nunca foi meu chão esse tipo de evento, por gosto mesmo.
E até por estar paleteando caixa desde muito novo, infelizmente ou felizmente, acabei pulando essa parte.
Sinceramente, não lembro quando saí na cidade a última vez - por incrível que pareça eu sou absurdamente caseiro, se to sem nada programado, faço questão de trancar tudo e afundar na cama...
Eu não gosto nenhum pouco de muvuca, até curto um barzinho, pessoal sentado a mesa, tomando sua água maltada... Talvez porque eu saia ao menos 10 vezes no mês para algum tipo de festa, nos últimos 5 anos...
Até entro vez ou outra na onda de pegar um show, e ir pra festança... Mas geralmente to trabalhando na hora do show... Esse ano já perdi 6 shows assim... :(

Dicas?! O tópico todo tem dicas. rsrs
Liga-se uma caixa de voz, cada instrumento no seu cubo e seja feliz.
Não tem muito que inventar em cima disso.
Se tiver um mixerzinho de uns 4~5 canais, já tá lindo. Se quiser enfeitar, pode por uma 505II com compressor, eq tirando um pouco de médio e reverb a gosto... As vezes a própria caixa de voz tem reverb...
Sai melhor que a encomenda!

É verdade que de mixer o mercado carece. Eu nunca vi algo assim por aqui, e faz muita falta... Melhor ainda seria um 3~4 canais com eq paramétrico, aí era só alegria...

Fazer show em casa tem que atentar a atenção na rede elétrica... Normalmente a fiação residencial, não é projetada para carga muito baixa, e PODE dar problemas... Se forem vários valvulados, é cuidado dobrado, porque normalmente eles consomem mais... Não deve passar de 2kW, mas não é qualquer fio que aguenta isso... Mas tá cheio de casa com fio de 0,5 mm² na distribuição... Extensão nem se fala! Cada união é um ponto de aquecimento!

Imagino que tu faria a noite, o sereno é vilão para tudo, amps, extensões...
Dá um nó numa possível emenda, e põe ela numa sacolinha e

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Fazer show em casa tem que atentar a atenção na rede elétrica... Normalmente a fiação residencial, não é projetada para carga muito baixa, e PODE dar problemas...
É aí que mora o problema,
Se eu fosse fazer o tal evento aqui no pátio de casa, teria que ser na base de extensão e régua.
Aí seria tudo ligado na régua, coloca 2 amplificadores SS 100 watts, mais um de baixo de 60, dois retornos, 2 PAs, mesa 4 canais, vixe...
Se eu for somar a potência e fazer aqueles cálculos da NBR 5410, vai dar muito acima do que eu tenho disponível, com toda certeza.
O pior de tudo é que não tenho iluminação ainda, então acho que antes de tudo vou ter que preparar o bolso para instalar uns refletores.
Não pretendo fazer nada agora, até porque tenho que fazer uma pequena obra primeiro, mas quis consultar alguém com mais vivência de palcos do que eu, que só subo em palco com tudo pronto sabe...

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Não te apega muito... Se o volume não for além da metade, dá 10% da potência nominal... Vai, uns 20% do consumo...
Tu não é amador pra isso, então antes de beber, puxa direto depois do disjuntor isso.
Um PP de 3 x 4mm² deve bastar tranquilamente... Com isolação para até 300 VAC tá uns 6~8 pila o metro... Duvido que precise mais de 20m, então sai uns 100~150 pila + jacarés...
Não sei se a casa é própria, se a ideia vai vingar.... Mesmo assim, faz um teste, se curtir a coisa, não é má ideia fazer algo bem feito, com barramento encanado etc... Faz uma vez só e não te incomoda nunca mais... Com um aterramento certinho junto e e seja feliz... Sai um preço razoável se tu mesmo pode fazer...

Não segui nenhuma NBR, mas dá para tocar todo um sistema de som de banda de baile com 4x6... Então 3x4mm é bem generoso, tem casa que não usa isso na principal.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Verdade, eu tenho material em casa pra isso, vai dar conta.
Preciso ver a parte burocrática do negócio também.
Cobrar entrada ou não, vender ceva no local, fazer um oper bira, tenho que ver essas coisas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shows de pequeno porte: dicas e ideias quando o recurso é zero, mas a vontade é grande