Som para Clube de pequeno porte

    Autor Mensagem
    XpaladinX
    Membro Novato
    # jul/14


    Boa tarde galera, seguinte realmente não entendo nada de som porém pretendo abrir um pequeno clube que terá tanto musica eletrônica quanto bandas. É ai que está meu problema qual seria um som apropriado para mais ou menos 300 a 350 pessoas lugar fechado que possa ser utilizado tanto por uma banda quanto para musica eletronica?

    Att e desde já agradeço

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    XpaladinX

    O uqanto você pretende gastar, você precisara, de pelo menos 2 sub e 2 caixa ativas woofer + drive, fora as potencias e mesa de som

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man, caixas ativas não dispensam potências?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    entamoeba

    Sim, mas tudo vai do que ele vai querer, inclusive sub ativos tambem

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    entamoeba
    caixas ativas não dispensam potências?

    E as graves/sub graves vc toca com que?

    Alex guitar man

    Não tá errada sua sugestão, mas acho que gastar uma vez só, e fazer algo definitivo, sai mais em conta.

    XpaladinX

    Bom isso vai muito do estilo de bandas que quer colocar ali. As bandas que eu trabalho são geralmente 8 ou mais pessoas no palco.

    Um PA é bem relativo ao lugar. Eu recomendaria um sistema ativo, menos coisa pra mexer, menos coisa pra dar problema, e menos coisa pra se preocupar.

    Attack, Taigar são minhas recomendações.

    XpaladinX
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Como quero investir em algo que de certo não estou me preocupando com valores quanto a isso, apenas quero como disse o amigo acima menos coisas para mexer, menos coisas para dar problema e se preocupar. Então caixas ativas seriam a melhor solução?

    Agradeço a todos pelas respostas

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    XpaladinX

    Mas não essas de tocar música em porta de loja.

    Não é merchandising, mas é um trio (deveria ser um quarteto), por lado, das VRV 112A que usamos na banda que trabalho.

    Para combinar poderia usar um quarteto (ou mesmo um octeto, se achar nescessário - grave geralmente precisa de mais força, pra acompanhar o trio, tenho duas SB1000, cada caixa dessas tem 2x18") das graves da mesma linha, as Attack VRS 1810A.


    Amigo com um som desses vc terá, um som monstro para a situação que descreveu. Além das caixas vai precisar apenas de um processador (ou mesmo um divisor), que dividirá as frequências para as caixas próprias (médio-agudos para as altas/fly, e graves para as baixas/floor).

    A vantagem do processador é que ele é digital, e contém além do divisor efeitos de delay (para compensar o comprimento dos cabos das caixas altas e baixas), equalizador, e alguns contém efeitos como reverb e limiter (evita que a caixa clipe - distorça - e queime o amp).

    Para as conexões vc vai precisar de 4 cabos longos (processador - caixas), alguns cabos para as pontes (bridges, que é ligar uma caixa na outra), e um par de cabos para ligar a mesa no processador. Todos com plugues XLR3

    Se colocar a mesa de frente para o palco vai precisar de uma para controlar os retornos de palco (essa pode ser uma analógica, pois não é de grande valia), e uma para o PA, além de um multicabo/multivias/medusa, que nada mais é diversos cabos que levam os sinais do palco ao mixer (mesa).

    Claro que a mesa é muito importante, eu recomendo uma digital (evita de gastar com periféricos, como gate e compressor, mas exige mais do operador).

    E os retornos são diversificados. Ao menos um par para o vocalista/Dj é preciso manter. Um par de caixas ativas vale a pena nesse caso.

    dibass
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Claro que a mesa é muito importante, eu recomendo uma digital
    Além da vantagem de poder passar o som e salvar a cena. No caso de ter mais de uma banda tocando isso é quase que fundamental.
    É um porre ir num lugar e ter que ficar esperando a banda passar som.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah

    Nossa essas caixas attack sao muito boas!!

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    E as graves/sub graves vc toca com que?

    Ismah, a caixa que você sugeriu (Attack VRS 1810A) não é um subwoofer ativo?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    entamoeba

    Ele falobre a minha recomendacao.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    entamoeba
    a caixa que você sugeriu (Attack VRS 1810A) não é um subwoofer ativo?

    Sim. A menos que vc toque apenas MPB, vai precisar de uma grave*. Os baixistas agradecerão hehehe

    ------------------------------------
    *Não é normal, mas em modos mais bizarros, se divide em sub grave e graves. A diferença está que uma caixa de sub grave tem alcance de frequências mais baixas, que as de grave.

    Exemplos de caixas de sub graves: Slinpec 218, T18, SB1000, L30 Gradus (rara), e alguns projetos com falantes de 21".
    Exemplos de caixas de graves: SB850, Baby, Bassreflex, W-horn, Slinpec 4218(não é a mesma acima).
    ------------------------------------

    No seu caso eu pegaria um modelo que dá menos sub, pq no fim vai ter que cortar mais acima da resposta mínima da caixa, pq tá embolando o som. Projetos com falantes de 15 são opção, mas não recomendo pq força o falante.

    Uma dica geral use falantes de 8ohms. A bobina é a mais próxima do ideal.

    alvesjme
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Desculpa por fazer a Pergunta aqui E nao ter nada a ver com o assunto, Mas é o seguinte antes de tudo ja procurei na busca e minha duvida é unica... Sou novato ta!

    Então Minha Igreja tem 12 x 8m E preciso de aparelhos de áudio novos!
    posso gastar até R$ 7.000
    Meu projeto é :

    Mesa yamaha MG166C
    Equalizador
    Compressor
    2 Caixas ativas e 2 Passivas
    2 retornos de palco

    Porem nao sei d qual marca comprar e se fica bom o audio com oque citei
    acima! No aguardo e obrigado FCC

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    alvesjme

    Mesa yamaha MG166C

    Percebeu que os 6 primeiros canais da mesa (bateria), possuem compressor? Logo usaria esses compressores, e investiria num gate.

    Sai 1700 nova.

    Equalizador

    Ao menos um de 31 bandas ou um processador (que faz muito mais que só equalizar).

    Compressor

    Como falei acima, trocava ele por um gate, os Behringer nunca me deixaram na mão. Usaria ele nos tambores graves.

    Sai por 400.

    2 Caixas ativas e 2 Passivas

    Sendo 4 caixas ATIVAS com 1x15"+1x1,5"(drive), vc não estará mal.

    2 retornos de palco

    Sendo ao menos um conjunto mestre e escravo de 1x12" APENAS para as vozes vc não vai passar mal, mas 1x15" seria o recomendado. E não pense em colocar tudo ali, apenas VOZ, no máximo um violão e um teclado bem baixo.
    ----------------------
    Marcas eu mencionei algumas acima, das caixas as melhores são as JBL, mas são relativamente caras. As Selenium (segunda linha JBL), Behringer e as CSR nunca me deixaram na mão.

    Lembrando que vai precisar de microfones, e que supostamente guitarra, baixo (esse pode ir pra frente até), e teclado terão seus retornos próprios (tecladista e baixista que traga seu cubo ou fone, sem choro, todos devem cooperar).

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    o mesmo que eu disse kkkk

    alvesjme
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    ismah
    fernando tecladista

    Desculpa a confusão que fiz mas tava precisando de uma resposta logo!

    Mas então minha ideia é esta
    Mesa yamaha166c ou 166cx ( tem 2 aux retorno e um processador de effects)
    4 attack 300 w ativa
    2 monitor retorno 1x12 ativo ( nao sei se vai ser necesario)
    2 amp guitar e baixo ( insertar na mesa pra poder equalizar)

    fiz o projeto mas nao sei colocar imagem aqui, seria melhor a imagem pra voces entenderem

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    2 amp guitar e baixo ( insertar na mesa pra poder equalizar)
    como comentei no post meu, o lugar é pequeno, acho que tudo se resolve no proprio ampli

    alvesjme
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    okay obrigado pela ajuda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som para Clube de pequeno porte