Bandas que fazem show de medio e grande porte. (sobre o PA).

    Autor Mensagem
    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: cafe_com_leite


    Por que vocês enchem a porra toda de graves e limam os médios? Não dá pra ouvir a guitar direito, a voz só se entende a letra no refrão. E caralho, é tudo muito muito muito alto! Sei lá, deve ter uma explicação pra tudo isso.

    Eu já fui em vários shows e festivais, e esse comportamento PAzistico é padrão.



    Expliquem-me

    guitarrista nerd
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    cafe_com_leite
    Concordo, acho que show de grandes bandas e eventos há um exagero nos graves o que só torna o som massante e cansa os ouvidos... Provavelmente a altura é pra não perder a qualidade de som ja que ondas baixas se propagam mais proximo do chão o que perde audibilidade pelo público diferente de médios e agudos que se propagam mais facilmente pelo ar...

    Lucas Machado dos Santos
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    cafe_com_leite
    Concordo, principalmente com a questão de que tudo é muito alto mesmo, já deixei de assistir alguns shows por causa desse motivo.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Todos os shows médio e grandes que fui foram de bandas importantes do mercado gospel. Então só com eles que isso acontece?

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: cafe_com_leite
    · votar


    O único show que consegui ouvir tudo muito bem (e por incrível que pareça) foi um bem pequeno do The Tape Disaster. Falo "por incrível que pareça" porque a produção dos caras é minima, se pá são os próprios músicos que montam e equalizam as paradas tudo.
    É claro que deve ser muito mais fácil cuidar de um som com necessidade de volume sonoro menor, mas mesmo assim, essas bandas grandes pagam uma nota pra equipe de som, tem que existir um jeito de ouvir tudo legalzim.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    cafe_com_leite

    Vou partir do princípio de um olhar técnico. Se não entender, pode perguntar sem problemas.

    Curva de resposta

    É o que vc se refere a falta de médios, está MUITO atrelada a questão do volume, mas vamos tratar como coisas separadas.

    Infelizmente a diferença entre um sistema fly de line arrays, PADRÃO para qualquer show que a banda não tenha grana pra viajar com SEU PA PARTICULAR, e os SEUS técnicos, tem uma deficiência de médio graves.

    Mesmo os sistemas mais TOPS, como EAW, Electro-Voice, JBL, LS Audio, Norton ... que custam na casa de milhões de reais, pecam nesse quesito. O que prova a lógica: isso é culpa da mecânica da coisa.

    GERALMENTE, os cortes são por volta de:

    - 37.5Hz~40Hz até 100Hz~150Hz nos subgraves
    - 300Hz~500Hz até 4KHz~5KHz nos médios
    - 6KHz~8KHz até 16KHz(ou menos algumas vezes)~20KHz

    Logo se vê que existe um buraco na região dos graves. Isso implica que muitos técnicos de som, acalquem ainda mais os subgraves, pra compensar o volume dos instrumentos que respondem nessa região.

    O sistema antigo era mais eficiente nesse sentido, mas POUQUÍSSIMO prático.

    Por exemplo, um dos sistemas que gera um som quase a nível Hi-Fi, é o EV composto por duas caixas MTL4 (dois sub's, com 4x18" cada caixa), e duas MTH4 (4x10" cornetadas, 2x fenólicos e 2xTi - existiram diversas variações, aí varia um pouco). É um sistema antigo (anos 70~80), onde as caixas são empilhadas.

    Os problemas são vários:

    - Peso: as MTH pesam 150Kg cada, as MTL 120Kg cada
    - Volume físico: são caixas enormes, com frente de um quadrado de 91,4, por 75,9 de fundura
    - Pressão sonora: as altas produzem 360W, coisa muito pouca se comparado a um sistema moderno com falantes de 1KW. Usar esses falantes, até é viável, mas o projeto da caixa não é pensado para essa potência toda, e acaba não funcionando corretamente.
    - Pressão sonora em função da distância: Pensar num show com 5000 pessoas já exige jogar o som MUITO longe, o que é difícil (por isso existem as torres de delay em eventos com o Rock in Rio), isso é mais eficiente num sistema de line array.

    Existe o sistema misto, que é o fly clutch. São o meio termo entre as empilhadas, e o sistema de fly line array. Basicamente são caixas suspensas no centro do palco.

    Eu não gosto do som do U2, mas é inegável que os caras são um livro de histórias da tecnologia (de áudio ao menos) em suas turnês.

    Na PopMart tour (25 Abril 1997 até 21 Março 1998), usaram um sistema fly clutch. Esteticamente não é a coisa mais bonita, e SUSPEITO, que não seja viável o uso em stereo (um dos contras), e apenas em mono.

    Foto do palco com o discreto sistema aqui.

    Na Vertigo tour (28 Março 2005 até 9 Dezembro 2006) usaram um sistema EV MTL4 + Clair S2 como PA... Curioso é que voltaram no tempo, provavelmente buscando mais qualidade, e sacrificando eficiência (porte do show).

    Olha o tamanho disso

    Ismah
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    SPL (Sound Pressure Level - nível de pressão sonora), popular volume

    Como disse, os dois pontos que estou comentando estão atrelados, aqui vc entenderá porque.

    Em todo e qualquer rider técnico se específica uma distância X (fixa, ou máxima), de distância entre a mix house (referido também como FOH - Front Of House mixing), e o palco. É raro de se ver por aqui, exigência da distância máxima FOH, ser o dobro que a boca de cena.

    Segue um link com mais explicações e exemplos.

    Também se determina um nível de SPL para aquele ponto (e é onde se terá o melhor som da banda, já que é ali está a referência de quem faz a live mix).

    Agora notemos que por exemplo um show tipo Barretos, tem a FOH elevada a uns bons metros do chão. As caixas de subgraves, estão alinhadas ao chão para maior eficiência, o que exige "dar gás" no sub pra ser ouvido lá no alto.

    Ou seja a curva de resposta não é plana junto ao chão, onde vc relés espectador se encontra rsrs

    Se tenta compensar colocando o que se chama de front fill (preenchimento frontal, em tradução livre), que nada mais é que caixas de médio agudo, colocadas sobre as graves. Mas em função do público, e desse cantar junto (um pouco de cancelamento de fase), é pouco eficaz - mas melhor que nada.

    Nível de R'i'R, WOA, etc se usa graves suspensas, aí é um sistema maior, e ainda mais complexo, projetado por engenheiros geralmente só para aquele lugar.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Essas falhas todas, são motivos que me levam a gostar mais do som de boteco, com mixagem feita no knob de volume de cada amp.

    É onde se tem o som mais fiel de uma banda ao vivo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    As vezes é volume de palco em show de medio porte, encontro de motos por exemplo

    O cara do p.a. monta sua mesa uns 20, 30 metros na frente do p.a.
    ai o novato que nunca tocou em um jc900 ou nunca tocou em palco desse tamanho, desce o sarrafo no volume porque o ampli e bom e não é dele

    Ai quem ta na turma do gargarejo só escuta o p.a. porque na angulação não dá pra ouvir o ampli e quem ta no fundo também já não houve tanto o som direto do palco e quem está nas beiradas idem

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    cafe_com_leite

    Cara, existe questões cruciais que dificultam por demasia uma sonorização de médio e grande porte... a começar pelo custo. Você corre o risco, se depender apenas de bilheteria, de tornar seu evento "impagável".

    Teria de discorrer muito texto aqui para explicar tecnicamente o porque da maioria das deficiências citadas por você, e que ocorrem de fato. E creio que falar em faixas de frequência, SPL e etc., não esclarecem muita coisa. É preciso entender a instalação convencional e o sistema ideal, de forma simples.

    O básicão, volume, é bem simples: Com o sistema utilizado, por conta de custo e logística, têm que botar no talo, porque senão quem tá no fundo, não ouve. Simples assim.

    Ao contrário do que disseram alguns, altura volume, não têm nada a ver com altura frequência, então, em teoria, não se perde ou ganha "frequências" por conta da potencia sonora. Potencia sonora é campo de cobertura, nada têm a ver com qualidade.

    Dispendi muito tempo e linhas escrevendo alguns tópicos sobre o assunto. Acho que responde a maioria de suas dúvidas.

    Sonorização de Palcos e P.A

    Parte 1
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296162/
    Parte 2
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296206/
    Parte 3
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296252/
    Parte 4
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296403/
    Parte 5
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296905/

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Lelo Mig

    Li alguns desses tópicos. Vou le-los de novo, valeu pelos links.


    ________________

    Topico:

    Galera, entendi. Isso ocorre porque é o melhor que se pode ter no quesito custo/beneficio.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    fernando tecladista
    o novato que nunca tocou em um jc900 ou nunca tocou em palco desse tamanho, desce o sarrafo no volume porque o ampli e bom e não é dele


    E nessas horas que o técnico de monitor, tem o direito e dever de ir lá e abaixar o volume. Se reclamar, dá um peteleco no guitarrista kkkk

    Lelo Mig
    Ao contrário do que disseram alguns, altura volume, não têm nada a ver com altura frequência, então, em teoria, não se perde ou ganha "frequências" por conta da potencia sonora. Potencia sonora é campo de cobertura, nada têm a ver com qualidade.

    Leu né que ele queria saber porque o volume dos subs era mais alto que dos mid's?

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/15
    · votar


    fernando tecladista

    "o novato que nunca tocou em um jc900 ou nunca tocou em palco desse tamanho, desce o sarrafo no volume porque o ampli e bom e não é dele"

    Este tipo de "ser", pode-se resolver abatendo com uma "ponto" 50.

    Ismah

    "Leu né que ele queria saber porque o volume dos subs era mais alto que dos mid's?"

    Sim, não é a esse detalhe que me referi.... mas sim a informações que podem resultar em erro de interpretação, porque se num evento de grande porte o cara não têm controles independentes para os Subwolfers, Line Arrays e etc., alguma coisa tá muito errada e ficará difícil conseguir coisa boa.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Lelo Mig

    SE ele tem um sistema de cortes, suponho que exista ao menos um crossover, enreçando para amps separados, não? rsrsrs

    Este tipo de "ser", pode-se resolver abatendo com uma "ponto" 50.

    Ligar o amp em 1/4 da potência também resolve rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bandas que fazem show de medio e grande porte. (sobre o PA).