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Ismah Veterano |
# jan/16
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JJJ acostumado com perfeições milimétricas
Música quadrada tu quer dizer... Estou estudando um pouco de contry, e acabei por estudar Elvis... Mas olha vivente, que FEELING, que dinâmica que se tinha na época!
Sem essa de que não tinha metrônomo, tinha sim, e a pelo menos 150 anos! Mas não se usava quase, fora do estudo da música erudita.
Isso gerava algumas variações métrica interessantes, e que acho que são bem vindas até hoje, como uma balada que acelera no refrão... Por exemplo Suspicious Minds... Se colocadas cronologicamente, é nítido que cada live, a Suspicious minds fica mais rápida...Hoje seria gravada a 300BPM no mínimo... kkk
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entamoeba Membro Novato |
# jan/16
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Animals as Leaders...
Ou seriam: Wankers as Musicians?
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brunohardrocker Veterano |
# jan/16
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Um bom topico se perdendo da discussão passado x presente...
O tópico foi bom até o momento em que elogiei.
Depois entrou essa parada de procurar som, la do underground das crateras de marte...
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Wade Membro Novato |
# jan/16
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sobre Black Dog, a passagem é bem normal e bem ocidental, também não é porque não sincronizaram direito, o padrão da guitarra dura 9 colcheias e o da bateria 8, só surpreende quem não ouve músicas variadas o suficiente.
Pode fechar o tópico.
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jprpfera Veterano |
# jan/16
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O que me incomoda é não conseguir reproduzir com perfeição o que eles faziam à 40 anos atrás =(
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marcelosz Membro Novato |
# jan/16
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jprpfera
O que me incomoda é não conseguir reproduzir com perfeição o que eles faziam à 40 anos atrás =( Verdade! Nem que seja fazendo como o Tim Pierce fez pra gravar o solo kkk:
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JJJ Veterano
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# jan/16
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jprpfera O que me incomoda é não conseguir reproduzir com perfeição o que eles faziam à 40 anos atrás =(
Que perfeição? Não é perfeito nem no original... (e não é pra ser mesmo, se levarmos em conta o "entorno").
Ismah Sem essa de que não tinha metrônomo, tinha sim, e a pelo menos 150 anos!
Fumou muita alface ontem, né? kkkkkk Onde eu disse que não tinha metrônomo??? Metrônomo é uma coisa. Mente acostumada a uma estética sonora de sequencer, com exatamente 123,432 bpm é outra. Me refiro ao costume de ouvir tudo certinho no tempo, mesmo para ritmos ultra quebrados, sincopados, 15/8 e o escambau.
**************
E esse papo de velho, novo, música assim ou assado não tem nada a ver.
Você pode ter uma música toda experimental e estapafúrdia em termos de compassos e tempos e, AINDA ASSIM, ela ser toda certinha e "encaixar" no ouvido.
Creio FORTEMENTE que o que o ouvido do colega não conseguiu "engolir" não foi a "quebrada", ou o 4/4 da bateria ser diferente do x/y da guitarra e o i/j do baixo... O que ele não engoliu foi a IMPERFEIÇÃO.
Pra tirar a prova disso é relativamente fácil: peguem o MIDI de Black Dog. Quantizem pra não ter desvios de tempo intencionais. Ouçam. Garanto que vai descer redondo que nem skol...
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jan/16
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JJJ Pódiscrê! Em tempo: Stockhausen, Schoenberg, Webern, Glass e etc, já tem bastante tempo.... Abç
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Wade Membro Novato |
# jan/16
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Em 1971 não existia ... temporização com click
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JJJ Veterano
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# jan/16 · Editado por: JJJ
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Wade
O click a que me referi foi o que botam no fone de ouvido pra direcionar gravação (geralmente os bateras são os que mais usam). Eu sempre chamei (e ouvi chamar) isso de click... não o metrônomo fazendo tique-taque. Isso (metrônomo) se usava mais pra treino, não pra gravação (embora fosse possível, mas duvido muito que fosse comum).
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Lelo Mig Membro
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# jan/16
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JJJ
"embora fosse possível, mas duvido muito que fosse comum"
Ninguém gravava com click, nem metronomo, nem com nada disso num passado recente. Nem ORQUESTRAS.
Música Pop, de forma geral, era gravada em takes "instrumento x instrumento", "passagem x passagem".... em cima da trilha de bateria, primeira a ser gravada.
Música erudita (e big bands) eram gravadas "ao vivo" ou "naipe por naipe", sempre sobre a regência do maestro, como ocorre ao vivo.
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BrotherCrow Membro Novato |
# jan/16
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O que me incomodava com Black Dog não era nem o tempo, era a harmonização meio esquisita em cima das repetições do riff. Digo "incomodava" porque não incomoda mais. Com tudo a gente se acostuma se ouvir demais.
Gosto demais do Led Zeppelin, mas acho que muita gente enxerga neles uma profundidade que simplesmente não está lá. E nem era a intenção deles que estivesse. Era uma puta banda de rock e ponto.
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Cup Noodles Veterano |
# jan/16
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Alguém sabe citar alguma outra música... pode ser de outras bandas.... mas que tenha o mesmo "problema" ?
eu não estou lembrando de nenhuma outra que soava "atravessado" igual essa.
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BrotherCrow Membro Novato |
# jan/16
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Cup Noodles Tem a pegada atravessada na entrada do refrão de Diamond Dogs do David Bowie.
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JJJ Veterano
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# jan/16
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Cup Noodles eu não estou lembrando de nenhuma outra que soava "atravessado" igual essa.
Em geral, quando as gravações "atravessam", a banda grava de novo, né? rs
Mas algumas bandas (Led é uma delas) não primavam muito por ficar 100% redondo. Preferiam deixar mais "natural" (ou não tinham saco de regravar, sei lá!).
Tem uma música dos anos 80 do UFO (ou é do Cheap Trick? Não lembro direito), onde um baixo fica soando com uma guitarra numa parte lá (tipo um mizão, largado, numa pausa, com fade natural). Bicho... totalmente desafinado!!! Dá pra ouvir nitidamente as ondulações resultantes da desafinação entre guitarra e baixo! kkkkkkk
Vou ver se encontro e coloco aqui.
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Wade Membro Novato |
# jan/16
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Ninguém gravava com click, nem metronomo
Negativo.
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Wade Membro Novato |
# jan/16
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JJJ Então se faça entender. Diga que não existia contagem de tempo no fone do baterista, não que não existia. Que não se gravava com (questionável), não que não existia.
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JJJ Veterano
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# jan/16 · Editado por: JJJ
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Deus, dá-me paciência...
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Wade Membro Novato |
# jan/16
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Melhor pedir um salto menor.
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JJJ Veterano
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# jan/16
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Freud deve explicar...
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Insufferable Bear Membro |
# jan/16
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JJJ Caramba, o OP tá obviamente falando sobre a polirritmia e não sobre imperfeições, é mais do que óbvio isso já que ele cita exatamente os 40s e não a imperfeição muito mais clara de quando os instrumentos entram em resposta ao vocal.
Cup Noodles Na outra página eu postei uma, aqui vai mais: https://www.youtube.com/watch?v=vzyOi5XRu_g https://www.youtube.com/watch?v=XCKyRweCR7U https://www.youtube.com/watch?v=dqD6lhUb0wQ https://youtu.be/dqD6lhUb0wQ?t=2m30s
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JJJ Veterano
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# jan/16 · Editado por: JJJ
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Insufferable Bear
Ok, sendo assim, falo por mim. O que me cai mal são as imperfeições. Isso, infelizmente, porque também fui contagiado, desde os anos 80, por teclados midi, sequencers, bateras eletrônicas, clicks, clocks e clucks...
Não me importo com polirritmias, dodecafonismos, atonalidades e o que mais você quiser inventar. Mas qualquer imperfeição na execução me arrebenta. Deve ser por isso que gosto de Rush...
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mvrasseli Veterano
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# jan/16
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O que acontece é que essa música é 4/4 porém tem um leve swing, que dá uma impressão de ser escrita em tercinas. Nesse trecho do desconforto eles tocam sem esse swing, com exceção da bateria( é só prestar atenção no prato). Pra exemplificar fiz a imagem abaixo: https://app.box.com/s/bkyunrvx3u0dipzuoxz7hxex6farnpnh
MIDI para ouvir: https://app.box.com/s/98sin30241sblwvfemqvizozs8vha4bg
Ainda assim soa preciso, mas porque é a máquina tocando, quando seres humanos tocam já é outra coisa.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jan/16
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Essa versão aqui é que é bacana: https://www.youtube.com/watch?v=CZHWy6W00oM
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bezerrabru Veterano |
# jan/16
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Mauricio Luiz Bertola Que versão linda, ahhahahah muito boa.
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Lelo Mig Membro
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# jan/16 · Editado por: Lelo Mig
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Mauricio Luiz Bertola
O Dread Zeppelin conseguiu fazer algumas versões do Zep melhores que as originais.........kkk
Your Time is Gonna Come é uma delas.........
Robert Plant aprova!
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JJJ Veterano
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# jan/16
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Lelo Mig O Dread Zeppelin conseguiu fazer algumas versões do Zep melhores que as originais
*** HEREGE DETECTED!!! ***
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Rednef2 Veterano |
# jan/16
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Mauricio Luiz Bertola Assim como boa parte da criatividade....
Concordo. Esses links abaixo falam por si só:
http://whiplash.net/materias/biografias/163317-ledzeppelin.html
http://whiplash.net/materias/biografias/163867-ledzeppelin.html
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FELIZ NATAL Veterano |
# jan/16
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Rednef2
Lí ambos os artigos quando foram lançados, inclusive sou amigo do autor. Mas sei lá cara, diferente da intenção do autor, essa compilação de furtos pra mim alavanca ainda mais o pedestal do LZ.
Os caras pegavam ( algumas, cuidado com as generalizações ) umas musiquinhas capengas, botavam distorção, peso, energia e botavam pra fuder. Nada se cria tudo se copia? Não. Mas é Led é foda.
Deve ter uns 50 tópicos discutindo isso...
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Lelo Mig Membro
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# jan/16
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JJJ "HEREGE DETECTED!!!"
Que nada, o Zep era banda cover mesmo!
FELIZ NATAL "pegavam umas musiquinhas capengas e botavam pra fuder."
Foda mesmo era o Robert Plant. Se ele, em seu auge, gravasse Show das Poderosas, iria mitar igual Starway to Heaven.
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