Led Zeppelin - Black Dog - Pq essa musica me incomoda?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


JJJ
acostumado com perfeições milimétricas

Música quadrada tu quer dizer... Estou estudando um pouco de contry, e acabei por estudar Elvis... Mas olha vivente, que FEELING, que dinâmica que se tinha na época!

Sem essa de que não tinha metrônomo, tinha sim, e a pelo menos 150 anos! Mas não se usava quase, fora do estudo da música erudita.

Isso gerava algumas variações métrica interessantes, e que acho que são bem vindas até hoje, como uma balada que acelera no refrão... Por exemplo Suspicious Minds...
Se colocadas cronologicamente, é nítido que cada live, a Suspicious minds fica mais rápida...Hoje seria gravada a 300BPM no mínimo... kkk

entamoeba
Membro Novato
# jan/16
· votar


Animals as Leaders...

Ou seriam: Wankers as Musicians?

brunohardrocker
Veterano
# jan/16
· votar


Um bom topico se perdendo da discussão passado x presente...

O tópico foi bom até o momento em que elogiei.

Depois entrou essa parada de procurar som, la do underground das crateras de marte...

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


sobre Black Dog, a passagem é bem normal e bem ocidental, também não é porque não sincronizaram direito, o padrão da guitarra dura 9 colcheias e o da bateria 8, só surpreende quem não ouve músicas variadas o suficiente.

Pode fechar o tópico.

jprpfera
Veterano
# jan/16
· votar


O que me incomoda é não conseguir reproduzir com perfeição o que eles faziam à 40 anos atrás =(

marcelosz
Membro Novato
# jan/16
· votar


jprpfera

O que me incomoda é não conseguir reproduzir com perfeição o que eles faziam à 40 anos atrás =(

Verdade! Nem que seja fazendo como o Tim Pierce fez pra gravar o solo kkk:


JJJ
Veterano
# jan/16
· votar


jprpfera
O que me incomoda é não conseguir reproduzir com perfeição o que eles faziam à 40 anos atrás =(

Que perfeição? Não é perfeito nem no original... (e não é pra ser mesmo, se levarmos em conta o "entorno").

Ismah
Sem essa de que não tinha metrônomo, tinha sim, e a pelo menos 150 anos!

Fumou muita alface ontem, né? kkkkkk
Onde eu disse que não tinha metrônomo???
Metrônomo é uma coisa. Mente acostumada a uma estética sonora de sequencer, com exatamente 123,432 bpm é outra.
Me refiro ao costume de ouvir tudo certinho no tempo, mesmo para ritmos ultra quebrados, sincopados, 15/8 e o escambau.

**************

E esse papo de velho, novo, música assim ou assado não tem nada a ver.

Você pode ter uma música toda experimental e estapafúrdia em termos de compassos e tempos e, AINDA ASSIM, ela ser toda certinha e "encaixar" no ouvido.

Creio FORTEMENTE que o que o ouvido do colega não conseguiu "engolir" não foi a "quebrada", ou o 4/4 da bateria ser diferente do x/y da guitarra e o i/j do baixo... O que ele não engoliu foi a IMPERFEIÇÃO.

Pra tirar a prova disso é relativamente fácil: peguem o MIDI de Black Dog. Quantizem pra não ter desvios de tempo intencionais. Ouçam. Garanto que vai descer redondo que nem skol...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


JJJ
Pódiscrê!
Em tempo: Stockhausen, Schoenberg, Webern, Glass e etc, já tem bastante tempo....
Abç

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Em 1971 não existia ... temporização com click

JJJ
Veterano
# jan/16 · Editado por: JJJ
· votar


Wade

O click a que me referi foi o que botam no fone de ouvido pra direcionar gravação (geralmente os bateras são os que mais usam). Eu sempre chamei (e ouvi chamar) isso de click... não o metrônomo fazendo tique-taque. Isso (metrônomo) se usava mais pra treino, não pra gravação (embora fosse possível, mas duvido muito que fosse comum).

Lelo Mig
Membro
# jan/16
· votar


JJJ

"embora fosse possível, mas duvido muito que fosse comum"

Ninguém gravava com click, nem metronomo, nem com nada disso num passado recente. Nem ORQUESTRAS.

Música Pop, de forma geral, era gravada em takes "instrumento x instrumento", "passagem x passagem".... em cima da trilha de bateria, primeira a ser gravada.

Música erudita (e big bands) eram gravadas "ao vivo" ou "naipe por naipe", sempre sobre a regência do maestro, como ocorre ao vivo.

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


O que me incomodava com Black Dog não era nem o tempo, era a harmonização meio esquisita em cima das repetições do riff. Digo "incomodava" porque não incomoda mais. Com tudo a gente se acostuma se ouvir demais.

Gosto demais do Led Zeppelin, mas acho que muita gente enxerga neles uma profundidade que simplesmente não está lá. E nem era a intenção deles que estivesse. Era uma puta banda de rock e ponto.

Cup Noodles
Veterano
# jan/16
· votar


Alguém sabe citar alguma outra música... pode ser de outras bandas....
mas que tenha o mesmo "problema" ?

eu não estou lembrando de nenhuma outra que soava "atravessado" igual essa.

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


Cup Noodles
Tem a pegada atravessada na entrada do refrão de Diamond Dogs do David Bowie.


JJJ
Veterano
# jan/16
· votar


Cup Noodles
eu não estou lembrando de nenhuma outra que soava "atravessado" igual essa.

Em geral, quando as gravações "atravessam", a banda grava de novo, né? rs

Mas algumas bandas (Led é uma delas) não primavam muito por ficar 100% redondo. Preferiam deixar mais "natural" (ou não tinham saco de regravar, sei lá!).

Tem uma música dos anos 80 do UFO (ou é do Cheap Trick? Não lembro direito), onde um baixo fica soando com uma guitarra numa parte lá (tipo um mizão, largado, numa pausa, com fade natural). Bicho... totalmente desafinado!!! Dá pra ouvir nitidamente as ondulações resultantes da desafinação entre guitarra e baixo! kkkkkkk

Vou ver se encontro e coloco aqui.

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ninguém gravava com click, nem metronomo

Negativo.

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


JJJ
Então se faça entender. Diga que não existia contagem de tempo no fone do baterista, não que não existia. Que não se gravava com (questionável), não que não existia.

JJJ
Veterano
# jan/16 · Editado por: JJJ
· votar


Deus, dá-me paciência...

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Melhor pedir um salto menor.

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar


Freud deve explicar...

Insufferable Bear
Membro
# jan/16
· votar


JJJ
Caramba, o OP tá obviamente falando sobre a polirritmia e não sobre imperfeições, é mais do que óbvio isso já que ele cita exatamente os 40s e não a imperfeição muito mais clara de quando os instrumentos entram em resposta ao vocal.

Cup Noodles
Na outra página eu postei uma, aqui vai mais:
https://www.youtube.com/watch?v=vzyOi5XRu_g
https://www.youtube.com/watch?v=XCKyRweCR7U
https://www.youtube.com/watch?v=dqD6lhUb0wQ
https://youtu.be/dqD6lhUb0wQ?t=2m30s

JJJ
Veterano
# jan/16 · Editado por: JJJ
· votar


Insufferable Bear

Ok, sendo assim, falo por mim. O que me cai mal são as imperfeições. Isso, infelizmente, porque também fui contagiado, desde os anos 80, por teclados midi, sequencers, bateras eletrônicas, clicks, clocks e clucks...

Não me importo com polirritmias, dodecafonismos, atonalidades e o que mais você quiser inventar. Mas qualquer imperfeição na execução me arrebenta. Deve ser por isso que gosto de Rush...

mvrasseli
Veterano
# jan/16
· votar


O que acontece é que essa música é 4/4 porém tem um leve swing, que dá uma impressão de ser escrita em tercinas. Nesse trecho do desconforto eles tocam sem esse swing, com exceção da bateria( é só prestar atenção no prato).
Pra exemplificar fiz a imagem abaixo:
https://app.box.com/s/bkyunrvx3u0dipzuoxz7hxex6farnpnh

MIDI para ouvir:
https://app.box.com/s/98sin30241sblwvfemqvizozs8vha4bg

Ainda assim soa preciso, mas porque é a máquina tocando, quando seres humanos tocam já é outra coisa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Essa versão aqui é que é bacana:
https://www.youtube.com/watch?v=CZHWy6W00oM

bezerrabru
Veterano
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Que versão linda, ahhahahah muito boa.

Lelo Mig
Membro
# jan/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O Dread Zeppelin conseguiu fazer algumas versões do Zep melhores que as originais.........kkk

Your Time is Gonna Come é uma delas.........



Robert Plant aprova!



JJJ
Veterano
# jan/16
· votar


Lelo Mig
O Dread Zeppelin conseguiu fazer algumas versões do Zep melhores que as originais

*** HEREGE DETECTED!!! ***

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rednef2
Veterano
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Assim como boa parte da criatividade....

Concordo. Esses links abaixo falam por si só:


http://whiplash.net/materias/biografias/163317-ledzeppelin.html

http://whiplash.net/materias/biografias/163867-ledzeppelin.html

FELIZ NATAL
Veterano
# jan/16
· votar


Rednef2

Lí ambos os artigos quando foram lançados, inclusive sou amigo do autor. Mas sei lá cara, diferente da intenção do autor, essa compilação de furtos pra mim alavanca ainda mais o pedestal do LZ.

Os caras pegavam ( algumas, cuidado com as generalizações ) umas musiquinhas capengas, botavam distorção, peso, energia e botavam pra fuder. Nada se cria tudo se copia? Não. Mas é Led é foda.

Deve ter uns 50 tópicos discutindo isso...

Lelo Mig
Membro
# jan/16
· votar


JJJ
"HEREGE DETECTED!!!"

Que nada, o Zep era banda cover mesmo!

FELIZ NATAL
"pegavam umas musiquinhas capengas e botavam pra fuder."

Foda mesmo era o Robert Plant. Se ele, em seu auge, gravasse Show das Poderosas, iria mitar igual Starway to Heaven.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Led Zeppelin - Black Dog - Pq essa musica me incomoda?