Como era compor antigamente ?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jan/16
· votar

Rednef2

Parecer de um amigo sobre o show do Dream Theater:

Aquele virtuosismo o tempo todo enjoa depois de um tempo, tanto quanto ir num bailão (ritmo regional), com o mesmo ritmo a noite toda.

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar

Ismah
Aquele virtuosismo o tempo todo enjoa depois de um tempo

Pois é... tem uma hora que cansa e tudo que você quer é soltar o LÁZÃO na guitarra distorcida e pah...

Ken Himura
Veterano
# jan/16
· votar

Poxa, eu tenho uma visão sobre música completamente diferente da maioria dos que postaram aqui.

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar

Ken Himura

Tecladista, né? Então... perfeitamente compreensível. De modo geral, o tecladista é o erudito da banda, o que lê partitura e tal, desde o "antigamente" ao qual se refere o tópico.

makumbator
Moderador
# jan/16 · Editado por: makumbator
· votar

JJJ

Chutou errado, o Rodrigo é violinista de formação...hehehe! E sei que ele gosta de coisas modernas.

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar

makumbator

Sério? Podia apostar que era tecladista...

Bom, violinista também é chegado ao erudito... acho que a ideia continua válida...

makumbator
Moderador
# jan/16
· votar

JJJ

Mas ele gosta de coisa mais moderna que todas essas bandas citadas juntas. Não é o estereótipo de violinista que só gosta de barroco, clássico e romantismo.

Ken Himura
Veterano
# jan/16
· votar

makumbator
JJJ
Fui tecladista há bem mais de 10 anos, quando estudava piano, mas migrei pro violino há 11 e "estou" desde então. Desde 2009, caí pra composição e acabei me profissionalizando na área. Mas minha paixão pelo modernismo e o contemporâneo (classicamente falando, mas a estética rompe essa barreira fácil fácil) veio de antes, quando tive contato no conservatório.

Mas a questão é que eu gosto de música, no geral. A preferência pela clássica é mais pela atenção ao detalhes mínimos, pela carga artística e tal. Mas eu ouço de tudo um pouco.

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar

Formação de piano... meu sexto sentido não falhou, makumba... hehehe

makumbator
Moderador
# jan/16
· votar

JJJ

Hahah! Verdade! Pai-JJJ cumpre mais uma profecia! hehehe!

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar

JJJ

E esse pré-conceito com os keyman?

JJJ
Veterano
# fev/16 · Editado por: JJJ
· votar

Ismah

Não é preconceito. É experiência com vários! Conheço a linha de pensamento. Sem crítica, só é diferente. Aliás todos somos! Cada instrumento acaba moldando, de certa forma, o instrumentista. Dá uma boa tese de doutorado em filosofia ou psicologia ou música...

makumbator
Pai-JJJ cumpre mais uma profecia!

Você ainda não viu nada! uhauhauhauhauhauhauh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar

Rednef2
Concordo com JJJ. Não é atoa que as 5 ultimas grandes bandas, eram muito influencias pelo punk rock, e não tinha muita frescurasem suas musicas: Guns, Nirvana, Pantera, Sepultura, Soad. Dessas ai, só o Pantera era um pouco mais tecnico, porém não muito.
Os caras subiam no palco, tocavam o que achavam legal, e estouraram assim.

Hoje em dia você ver essas bandas de rock/metal querendo soar como musicos extremamente eruditos, e acaba saindo um som muito "matemático". Quase sem vida.

Concordo...
E o que dizer das bandas ditas "alternativas" ou wathever que soam à "mi-mi-mi"... Tão chato quanto...
Abç

entamoeba
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: entamoeba
· votar

JJJ
Cada instrumento acaba moldando, de certa forma, o instrumentista. Dá uma boa tese de doutorado em filosofia ou psicologia ou música...

Pois é. Isso já é estudado na Psicologia e, se não me engano, chama-se modelagem (shaping). Até acho que "moldagem", como você colocou, seria uma tradução mais adequada.

makumbator
Moderador
# fev/16 · Editado por: makumbator
· votar

JJJ
Cada instrumento acaba moldando, de certa forma, o instrumentista.

É por isso que de certa forma não me considero muito guitarrista, pois não tenho a maioria dos maneirismos de outros colegas que tocam o instrumento apresentam (principalmente no que tange o universo de devoção a equipamento e marcas e na maneira em que encaro o ato de tocar guitarra e suas técnicas). E não vejo isso como uma característica de superioridade minha (pois em certos momentos até gostaria de ser mais encaixado, pois há vantagens também).

Engraçado que também não me encaixo muito bem no estereótipo de quem toca o baixo elétrico (que no fundo, ao lado do acústico é meu primeiro instrumento). O único modelo em que pareço mais é no que diz respeito ao contrabaixo acústico (mas mesmo assim fujo um pouco do normal do que se espera de um músico desse instrumento).

JJJ
Veterano
# fev/16 · Editado por: JJJ
· votar

makumbator

Mas você é um fenômeno da natureza... ponto fora da curva... hehehehe

entamoeba

No fundo, isso deve valer pra todas as profissões que tenham "especialidades", tipo medicina ou engenharia, por exemplo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como era compor antigamente ?