Conselhos - Mudanças de Formação

Autor Mensagem
pharvey
Veterano
# dez/15


Salve galera do fórum, estou aqui querendo uma luz de vocês.

Estava vindo desde 2013 com a minha banda Relize (www.relizeoficial.com) e sempre tive muitos problemas com o batera até que a uns 3 meses atrás eu tirei ele da banda.

O problema que não foi uma saida amigavel e eramos um trio e o baixista que cantava junto comigo (e era muito amigo do batera) também resolveu sair.

Ai me vi sozinho com a banda, ao inves de jogar fora todo meu tempo e investimento gasto decidi continuar e procurar um batera, encontrei um guitarrista ponta firme e agora estou no baixo.

Como é dificil achar gente alinhada com nossos objetivos e disposta eu to pensando em trabalhar com um freela na bateria, vocês acham que a banda ficaria zuada assim? Precisamos terminar um EP e consequentemente fazer material de divulgação, clipes e tals...

Seria esquisito um freela na bateria participando disso tudo? O que vocês acham?

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Seria esquisito um freela na bateria participando disso tudo? O que vocês acham?
Se for algo provisório não, mas mesmo com o freela te aconselho a continuar na busca do batera, pois na minha opinião, uma das coisas fundamentais para uma banda, é a identificação dos integrantes com os ideais e objetivos da mesma, e um freela não tem isso. Minha opinião, claro.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Banda é empresa, banda é negócio, banda é empreendimento. Mas, acima de tudo, a banda é um grupo. Uma identidade. Uma união. Umaj unção de várias partes em uma só. Isso, ao meu ver, é muito importante.

A identificação com a formação é um ponto chave. Bandas que mudam de formação o tempo todo tendem a perder o interesse e fidelidade do público.

Se existe realmente essa pressa toda pra terminar o material, alguma agenda pra cumprir e etc, é uma boa contratar um músico provisório. Mas a longo prazo, acho que você deveria achar um baterista pra ser o baterista da banda mesmo.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/15
· votar


Wade
Umaj unção


Leluia irmão!

pharvey
Veterano
# dez/15
· votar


Mas e se eu e o Guita fossemos os cabeças da banda, afim de que os bateristas só nos acompanhassem, sem a responsabilidade de tomada de decisão, sem "aparecer" em publicidades e etc, só de tocar quando necessário.

Seria Zuado?

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Sim. A não ser que vocês se assumam mais um duo que uma banda.

f14gomes
Membro
# dez/15
· votar


Seria Zuado?

Eu acho que não. Só não inventem de fazer apresentações com playback da bateria pelamor kkkk

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/15
· votar


pharvey
Não sei da historia da sua banda e você não disse os motivos para o batera sair, mas me pareceu muito presunçoso essa atitude de você tirar o cara da banda, deu a impressão que a decisão dependia apenas de você. Se o baixista saiu junto é porque não estava satisfeito com o projeto. Banda sem um bom relacionamento ou egos que interferem acabam dando muitos problemas, vide as historias do AC/DC, black sabbath e outras que tiveram em comum problemas pessoais e atitudes semelhantes. Veja se o problema não esta também em você.

[nos acompanhassem, sem a responsabilidade de tomada de decisão, sem "aparecer" em publicidades e etc ] por quanto $ ?

Espero ter ajudado, boa sorte.

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


pharvey
encontrei um guitarrista ponta firme

Eu, hein...

Bom... quanto ao batera ser provisório, não vejo problema nenhum. Conheço várias bandas (inclusive algumas famosas) que não tem membros permanentes para algumas funções (embora, particularmente, eu prefira uma banda com todo mundo integrante mesmo).

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mas e se eu e o Guita fossemos os cabeças da banda, afim de que os bateristas só nos acompanhassem
Um cara sem identificação com banda, que estaria tocando apenas pelo dinheiro, poderia muito bem te ligar 10 minutos antes do show dizendo "não posso ir", e você não poderia fazer nada além de não pagá-lo.
Na minha opinião a identificação dos membros com os ideais da banda é aprte fundamental de um trabalho bem feito.

f14gomes
Membro
# dez/15
· votar


Um cara sem identificação com banda, que estaria tocando apenas pelo dinheiro,

Todos os sertanojos trabalham assim.

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: alan.bassplayer
· votar


f14gomes
É diferente cara, a Dupla Sertaneja se chama "Zezé di Camargo e Luciano", então estes dois caras são a banda, em muitos shows os músicos nem aparecem no palco. Nestes casos não existe identificação alguma do público com a banda, e sim com a dupla. O mesmo se aplica a cantores solo (tipo, dane-se quem é o baixista do Lulu Santos, a público vai ao show para ver o Lulu Santos).
Agora, quando estamos falando de uma banda, a identificação do público é com a banda como um todo, quando você é fã de Led Zeppelin, você não vai(ia) ao show apenas para ver Jimmy Page, mas você vai(ia) no show para ver Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant, esses caras juntos formam(formavam) o que é(era) o Led Zepellin.
Eu não tenho nada contra músico Free em uma banda, mas creio que isso deva ser algo provisório até que se tenha um cara definitivo na banda.

f14gomes
Membro
# dez/15 · Editado por: f14gomes
· votar


DUPLO

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Todos os sertanojos trabalham assim.
Não estamos falando de sertanejos aqui, como publiquei logo acima.

f14gomes
Membro
# dez/15
· votar


Eu duvido que alguém tenha ficado chateado porque o Gilmour tocou músicas do Pink Floyd no atual show solo dele.

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Eu duvido que alguém tenha ficado chateado porque o Gilmour tocou músicas do Pink Floyd no atual show solo dele
Talvez seja porque o Pink Floyd acabou ;-)

6Strings
Membro Novato
# dez/15
· votar


pharvey

Como é dificil achar gente alinhada com nossos objetivos

Isso é basicamente tentar encontrar pessoas dispostas a fazer o que você quer. Para isso funcionar, só se for uma relação chefe - funcionário, onde os músicos contratados tocarão por um salário.

Para que funcione sem ser desta forma, todos da banda terão que aprender a ceder.

Minha opinião, claro.

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Para que funcione sem ser desta forma, todos da banda terão que aprender a ceder.
Isso é fundamental para que qualquer tipo de trabalho em equipe funcione.
A questão do contratar ou não depende muito da resposta da questão:

Você quer TER uma banda ou você quer SER de uma banda?

f14gomes
Membro
# dez/15
· votar


Ou porque as canções foram bem interpretadas

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Ou porque as canções foram bem interpretadas
Bem, um ex-integrante do pink floyd tocar canções do pink floyd, é uma coisa totalmente diferente do que seria o fato de você comprar um ingresso para um show do pink floyd, e ao chegar lá ter "zé da esquina" contratado tocando no lugar do David Gilmour, por exemplo. Você está utilizando argumentos controversos e embasados em fatos diferentes da questão em pauta.

f14gomes
Membro
# dez/15
· votar


Agora, quando estamos falando de uma banda, a identificação do público é com a banda como um todo, quando você é fã de Led Zeppelin, você não vai(ia) ao show apenas para ver Jimmy Page, mas você vai(ia) no show para ver Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant, esses caras juntos formam(formavam) o que é(era) o Led Zepellin.

eu estou sendo controverso

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: alan.bassplayer
· votar


Quem comprou o ingresso para o Show do David Gilmour, comprou o ingresso para o David Gilmour(como artista solo) e não para o Pink Floyd. Mas se você comprasse o ingresso para o show do Pink Floyd, e quando chegasse lá estivesse apenas o David Gilmour tocando músicas do Pink Floyd, baseado no que você está me falando, você ficaria super feliz? Não misture as coisas f14gomes, texto fora de contexto, vira pretexto.

f14gomes
Membro
# dez/15
· votar


Na minha opinião a identificação dos membros com os ideais da banda é aprte fundamental de um trabalho bem feito.


Eu também acredito que esse modelo é o ideal, mas nem sempre é possível, então tentei mostrar que a ideia do autor do post não é tão absurda, visto que, todos os profissionais do ramo da música trabalham contratando músicos. (Basta ter grana para isso).

Até mesmo as bandas de rock. (Já que o exemplo que eu citei anteriormente não serviu). Vide o Bon Jovi, que contrata baixista, guitarra base e até o solo, como foi no Rock in Rio para substituir o Sambora (confesso que a experiência não foi completa com esse show assim).

Mas essa questão dos músicos, ao meu ver, contribuem mais no processo criativo do que nas apresentações em si.

Essas são só minhas ideias hoje, não quero impor nenhuma verdade aqui.

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


então tentei mostrar que a ideia do autor do post não é tão absurda
Concordo com isso plenamente. Se você ler o que escrevi desde o início, verá que a minha ideia não é "você jamais deve contratar músicos", mas sim "contrate músicos, porém continue na busca por um músico definitivo".

FELIZ NATAL
Veterano
# dez/15
· votar


Post para o Axl Rose

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Post para o Humberto Gessinger

FELIZ NATAL
Veterano
# dez/15
· votar


pharvey
eu to pensando em trabalhar com um freela na bateria, vocês acham que a banda ficaria zuada assim?
Seria esquisito um freela na bateria participando disso tudo? O que vocês acham?

Véio, na boa, se preocupa com o som da tua banda. Vocês fazem musica certo? Se preocupa com o som da tua banda, esquece cor dos esmaltes, marca do laquê, se a sandalia combina com os brincos, se o guitarrista ta fazendo bends com careta , com ventinho no umbigo... essas coisas.... se procupa com o som da tua banda, vou repetir pra ver se vc entende, se preocupa com o som da tua banda.

Depois que vcs fizerem algo, ai brisem com os contratos, com os drinks, com as putas, os bola gato no camarim antes e depois, carros e firulas pirotecnicas pra darem sei-la-q-efeito-o-q em alguem

Os caras montam uma bandinha fundo de quintal acho que é rockstar, muita vaidade.

Pouco mijo pra muito pinico.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Nisso eu concordo. Vejo muito moleque que monta uma bandinha desconhecida até pela mãe e antes de fazer música, preencher seu repertório autoral e etc já tá pensando em material promocional, onde vai gravar clipe, se é legal todos terem cabelo grande e usar preto...

É legal sonhar, bem legal mesmo. Mas façam isso quando a banda já tiver com material pelo menos no gatilho e tá naquela de "sem nada pra fazer". No "tá, e agora?".

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Wade
Bandas que mudam de formação o tempo todo tendem a perder o interesse e fidelidade do público.

É excessão para bandas onde a galera está se lixando pra banda, por exemplo uma banda cover (e sem mimimi, todas começam como banda cover), ou bandas show (Sigma, Lex Luthor, Gang Lex...) ou bandas regionais, como as de baile aqui no sul, ou de forró no nordeste.

f14gomes
Todos os sertanojos trabalham assim

Considere que lá é todo mundo peão, e nem sempre os frotmans são os chefes. Ainda voltamos ao fato que muito pouca gente tá aí pra banda. A maioria põe uma bota e um chapéu porque é a modinha, e lá dá pra pegar alguns corpos...

Vide o Bon Jovi, que contrata...

Bem, ao que sei foi um show SOLO do Jon Bon Jovi. Não?

FELIZ NATAL
os bola gato no camarim

Se não tiver as esposas com armas engatilhadas e apontando pras bolaas rsrs

pharvey

Veja bem, se vc é o cara (patrão) da banda, terá que ter agenda para manter músicos como EMPREGADOS, e grava o CD com quem toca melhor. É o formato mais popular de banda aqui no sul, principalmente RS e SC. Isso te põe com o martelo na mão, e quem não gostar, vaza!

Mas... Se todos forem sócios, isto é, membros, terá que ceder e conceder, ou precisa buscar o formato anterior.

Infelizmente a primeira opção, mais comercial, te exige um conhecimento de mercado, e um tempo para gerar status. Não é fácil, ainda mais querendo ser autoral, já que a sua banda, é só mais uma merda nadando num mar de bosta - ou seja, antes de ser autoral, vai precisar ser cover

Quem é vc? Quem são vcs? Tu/vocês não é/são ninguém!!! Absolutamente NINGUÉM, tenha isso em mente antes de qualquer coisa.

f14gomes
Membro
# dez/15
· votar


Bem, ao que sei foi um show SOLO do Jon Bon Jovi. Não?

Acho que não. Sei lá. Essa fase do these days já passou a alguns anos, eu acho...
Mas isso não importa pois todos os grandes sucessos foram apresentados.

Só quero demonstrar que ninguém é insubstituível. Apesar de que uns fazem mais falta do que outros, como nesse caso do Sambora faz muita falta sim. Mas como outro exemplo, não estou torcendo para a volta do Guns pq o Slash está muito bem com o Miles.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conselhos - Mudanças de Formação