Porque o negro americano não toca samba?

Autor Mensagem
gabriel7
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: gabriel7
· votar


Os estilos musicais predominantes tem a ver com a cultura de cada povo.

erickdrummer
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: erickdrummer
· votar


Fiquei impressionado com o nível de preconceito, desinformação e intolerância de certas pessoas que expressaram sua opinião nesse tópico. Não sou de esquerda nem de direita, na verdade sou contra qualquer um que meta a mão no meu bolso. E seja qual for o posicionamento político, se me forem apresentadas opiniões e informações válidas, óbvio que levarei em conta. A questão é: a origem dos ritmos brasileiros, cubanos e caribenhos é a África. Tanto que essas três culturas tem VÁRIAS células rítmicas em comum (o songo cubano, a soca caribenha e o xaxado brasileiro são muito parecidos). E os tambores são tão importantes em nossa cultura que a rítmica dos instrumentos melódicos e harmônicos da música brasileira são totalmente baseados na rítmica dos tambores (vide a levada de bossa nova, que tem a rítmica baseada na levada teleco-teco do tamborim). Já que nos Estados Unidos teve escravidão e obviamente a origem rítmica é a mesma, sempre me perguntei porque lá não tinha batucada e essa cultura do tambor. E esse texto foi extremamente esclarecedor e jogou um holofote em cima dos meus questionamentos. Menos parcialidade e mais informação! Seja de que lado a informação vier, a opinião é minha. Ponto!

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Gostei pra caramba do assunto do tópico e do debate também (só li a primeira pagina por enquanto).

Beleza, lá em cima a musica só foi ter a percussão mais evidenciada lá pro meio do sec19, e nessa época já estava quase inventado o drumkit, mas aqui em baixo os tambores bateram forte o tempo todo. A influência disso na música como um todo é muito nítida.
Aliás, no último final de semana eu fui ver a orquestra municipal de jundiai tocar. Eles tocaram Idill, de Leos Janacek (tcheco); e depois Gran Tango e Ave Maria de Astor Piazzolla (argentino). A orquestra não tinha percussão, mas até nas cordas da música erudita é evidente que o ritmo é muito mais marcado nas composições da america latina, faz sentido que isso seja da influencia da batucada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque o negro americano não toca samba?