Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil
Entrar
Sair
Notificações
Amigos pendentes
Home
>
Fóruns
>
Música em Geral
Porque o negro americano não toca samba?
1
2
3
4
5
6
7
<
>
Autor
Mensagem
gabriel7
Membro Novato
#
dez/15
· Editado por: gabriel7
·
votar
Os estilos musicais predominantes tem a ver com a cultura de cada povo.
erickdrummer
Membro Novato
#
jul/17
· Editado por: erickdrummer
·
votar
Fiquei impressionado com o nível de preconceito, desinformação e intolerância de certas pessoas que expressaram sua opinião nesse tópico. Não sou de esquerda nem de direita, na verdade sou contra qualquer um que meta a mão no meu bolso. E seja qual for o posicionamento político, se me forem apresentadas opiniões e informações válidas, óbvio que levarei em conta. A questão é: a origem dos ritmos brasileiros, cubanos e caribenhos é a África. Tanto que essas três culturas tem VÁRIAS células rítmicas em comum (o songo cubano, a soca caribenha e o xaxado brasileiro são muito parecidos). E os tambores são tão importantes em nossa cultura que a rítmica dos instrumentos melódicos e harmônicos da música brasileira são totalmente baseados na rítmica dos tambores (vide a levada de bossa nova, que tem a rítmica baseada na levada teleco-teco do tamborim). Já que nos Estados Unidos teve escravidão e obviamente a origem rítmica é a mesma, sempre me perguntei porque lá não tinha batucada e essa cultura do tambor. E esse texto foi extremamente esclarecedor e jogou um holofote em cima dos meus questionamentos. Menos parcialidade e mais informação! Seja de que lado a informação vier, a opinião é minha. Ponto!
acabaramosnicks
Membro Novato
#
jul/17
·
votar
Gostei pra caramba do assunto do tópico e do debate também (só li a primeira pagina por enquanto).
Beleza, lá em cima a musica só foi ter a percussão mais evidenciada lá pro meio do sec19, e nessa época já estava quase inventado o drumkit, mas aqui em baixo os tambores bateram forte o tempo todo. A influência disso na música como um todo é muito nítida.
Aliás, no último final de semana eu fui ver a orquestra municipal de jundiai tocar. Eles tocaram Idill, de Leos Janacek (tcheco); e depois Gran Tango e Ave Maria de Astor Piazzolla (argentino). A orquestra não tinha percussão, mas até nas cordas da música erudita é evidente que o ritmo é muito mais marcado nas composições da america latina, faz sentido que isso seja da influencia da batucada.
1
2
3
4
5
6
7
<
>
Enviar sua resposta para este assunto
Nome ou apelido:
Senha
Responder tópico na versão original
Tópicos
relacionados a
Porque o negro americano não toca samba?
Samba sem swing não é samba
música de samba (selma do samba)
Rádio Mix não toca Detonautas porque o Tico Fala D+
Aço negro - vim aprensentar minha banda
Aço negro , apresentando minha banda!
Música em Geral
Guitarra
Violão
Pedais & Pedaleiras
Amplificadores
Contra-Baixo
Teclado