Samba sem swing não é samba

    Autor Mensagem
    kekotenko
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: kekotenko


    Muitos músicos, mesmo sendo nascidos e criados no Brasil, não sabem tocar samba, talvez, porque nem saibam o que é o samba. De algum tempo para cá, quando se fala em samba, o que vem na mente da maioria dos jovens é pagode e carnaval, que são as referências mais imediatas. O carnaval, porque todo ano tem e é transmitido pelas emissoras de TV, e o pagode, por ser frequente sua execução em rádios e programas de TV.

    Mas o samba não se limita apenas ao pagode ou às escolas de samba. Dos vários estilos que existem, há um que eu gosto e que inclui um piano ou teclado, violão ou guitarra, baixo e bateria. Um cantor ou cantora com um time de bons músicos tocando esses instrumentos consegue fazer samba de primeira qualidade.

    Mas muitos músicos podem usar esses mesmos instrumentos e, mesmo sendo bons, nunca vão tocar samba, sempre vai faltar alguma coisa. E que coisa é essa? O Swing. O cara pode tocar todos os acordes, todas as notas, fazer o ritmo certinho, tudo como manda o figurino. Mas se não tiver swing, não sai samba de jeito nenhum.

    Mas o que é esse tal de swing? É o que dá alma ao ritmo. É o que faz o samba sair do quadrado e ficar redondo. É o molho da coisa.

    Abri este post para postar samba. Samba com swing. Samba da melhor qualidade. Quem não sabe ainda o que quer dizer swing, vai ficar sabendo no momento em que sentir o seu corpo querendo se mexer pra lá e pra cá, em sintonia com o que está sendo cantado e tocado.

    Bom balanço para todos.






    cafe_com_leite
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Acho que o diferencial tá na malandragem do baixista. Se ele fala direito, realsa todo o resto.

    ederfreire
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Cara, que loucura esse segundo video, hein! Todos excelentes músicos!
    Diante de tanta porcaria que rola na mídia fazia tempo que não ouvia algo tão rico assim!

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    cafe_com_leite
    Acho que o diferencial tá na malandragem do baixista. Se ele fala direito, realsa todo o resto.

    Concordo contigo. Eu considero o baixo 50% responsável pelo swing no samba. Luizão Maia definiu o padrão da levada, quando passou a imitar o surdo nas notas graves.



    Mas também temos que levar em conta que, se a musicalidade ou malandragem do músico que estiver tocando a bateria for medíocre, não tem swing no samba, de jeito nenhum. Veja o batera da Leny Andrade, no vídeo abaixo, quantas variações ele usa em cima do ritmo. O cara sabe tudo.
    Acho que o câmera-man ficou tão impressionado, que deu um bom destaque pra ele.



    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    ederfreire
    Cara, que loucura esse segundo video, hein! Todos excelentes músicos!Diante de tanta porcaria que rola na mídia fazia tempo que não ouvia algo tão rico assim!

    Tá difícil mesmo. Para encontrar algo que realmente valha a pena ouvir, tenho que garimpar muito, no YouTube. Os mestres do swing estão partindo desta para melhor e é raridade aparecer alguém do mesmo nível.



    cafe_com_leite
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Po, mas essa Leny Andrade arrebenta no vocalize, tá louco. É tipo uma Alcione menos manjada e irritante.

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Minha contribuição



    mvrasseli
    Veterano
    # mai/14
    · votar




    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    cafe_com_leite
    Po, mas essa Leny Andrade arrebenta no vocalize, tá louco. É tipo uma Alcione menos manjada e irritante.

    A Leny é mais da praia da bossa-nova com umas pitadas de jazz enquanto que, a Marrom, faz um samba mais povão. Acho que foi escolha dela seguir essa linha, porque já ouvi ela cantando umas coisas parecidas com o que a Leny faz.



    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar




    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Sergio Mendes é um cara que popularizou o samba nos EUA e Europa. Tá certo que ele teve que fazer umas adaptações "à la gringos", para cair no gosto popular mundial. Se tocasse apenas bossa-nova pura, estaria tocando para elites até hoje. Mas, só de conseguir fazer os gringos cantarem o samba, já é suficiente para perdoa-lo por essa heresia. No segundo vídeo, fica a dúvida: é samba-rock ou samba-rap? :p






      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Samba sem swing não é samba