Porque o negro americano não toca samba?

Autor Mensagem
Rednef2
Veterano
# nov/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Julia Hardy
O que é engraçado é a associacao entre comunismo e nazismo/fascismo que andam fazendo. Estes se apropriaram de ideias alheias e fizeram o que fizeram. Comunismo não é responsável por essa merda.

Mas há sim semelhanças em suas essencias. Todos esses regimes são anti-democraticos, não abrem dialogo com oposição, fuzilam os opositores, perseguem os que pensam diferente, e pregam a ideia de partido unico, e além disso são todos totalitarios. Dentre outras coisas a mais. No fundo, o que muda entre eles, é a visão de quem é o inimigo.

Lelo Mig

Concordo cara. Os dois lados procuram sempre um heroi, um lider carismatico, e não escondem que desejam até mesmo o fuzilamento de seus opositores. Já vi caras de Direita Extrema defender isso, e também da Esquerda. Esses dias saiu no youtube um video de um professor acho que lá da PUC defendendo o fuzilamento de pessoas de Direita.

O grande problema da minha geração é que ninguém ler sobre nada. É muita gente se declarando marxista, neo liberal, etc, sem nunca ter lido nada sobre esses assuntos.

É só ver ai a galera LGBT apoiando Che, Stalin, e cia, sendo que esses lideres eram extremamente homofobicos.

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Rednef2

Os retrógrados estão dos dois lados.
Esta de direita e de esquerda é uma coisa ultrapassada, principalmente aqui na América Latina, onde o ranço impera.
Tem até musiquinha contra burguês.
E piadas de mal gosto contra o Sapo Barbudo e outros preconceitos.

Os dois lados ficam jogando A contra B, B contra A.
Os dois lados estão errados, não é assim que se deve fazer.
Não é a solução, só criam inimizades e promovem a desordem.
Tem pessoas influentes na condução do partido da situação que só pregam o ódio contra a classe média, e culpam a elite pelos problemas, numa antiga e superada linha de pensamento obsoleto, que nunca foi bom
A violência não é a solução, e quando me refiro a violência não digo somente da física, mas da opressão mental nos embates das ideias e outras violências mais sutis perpetradas pelos dois lados.

Ora bolas, feliz o país que tem elite seja intelectual seja que saiba fazer algo acima do normal.
Não uma falsa elite, mas elite no sentido correto.

E o pior são estes ditos professores comunistas que estão infiltrados nas nossas universidades entre outros órgãos governamentais, e com propostas absurdas como você citou.
Os comunistas foram e são os mais radicais, fazem de tudo pelo poder, tráfico de drogas, roubo, corrupção, sequestros, estrupos e tudo de nefasto que você imaginar.
Mas a questão do tópico é sobre a música, acho que acabamos deturpando tudo, inclusive eu, e esta discussão de esquerda e direita só leva a esculhambar o fórum, pois direita e esquerda são uma merda só,a mesma porcaria de uma mesma moeda.
Como a coisa trata de assuntos polêmicos que só geram inimizade onde deve prevalecer a amizade recomendo a moderação que feche o tópico.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Adler3x3
Os retrógrados estão dos dois lados.
Concordo...
Esta de direita e de esquerda é uma coisa ultrapassada,
Discordo.
Isso é o que os liberais e neo-direitistas querem que vc pense...
Tal questão é ainda mais forte hoje, talvez seja menos claro hoje, mas é até mais forte...
E o pior são estes ditos professores comunistas que estão infiltrados nas nossas universidades
Me diga uma coisa, vc é professor de uma universidade (ou mesmo aluno) pra falar algo assim? Se não, porque estás a dizendo isso?
Rednef2
Todos esses regimes são anti-democraticos
É verdade.
Mas quem foi que te falou que a "democracia" também seja garantia de alguma coisa... Pergunte aos povos africanos que sofreram a exploração colonialista das potências "democráticas" ocidentais até hoje.... Pergunte aos pobres da maioria das nações do mundo...
Democracia é apenas um regime como outro qualquer, se não é pior que outros regimes, não fica tão longe assim.
A Eugenia não era "apoiada" pela Ciência, mas sim era uma doutrina baseada numa certa leitura (equivocada por sinal) da Teoria da Evolução da Espécies e apoiada por outra doutrina (de caráter econômico-social da época), o "Darwinismo Social". Como uma pseudo-ciência (tal qual a antropometria de Gobineau e Lombroso), foi desmentida pelos fatos e pela própria Ciência. Só a Ciência pode se auto-criticar e achar que não é idealismo...

recomendo a moderação que feche o tópico.
Pode até ser...
Abçs

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Maurício Luis Bertola
escreveu:
Isso é o que os liberais e neo-direitistas querem que vc pense...
Tal questão é ainda mais forte hoje, talvez seja menos claro hoje, mas é até mais forte.


Concordo em parte, mas esqueci de dizer que dos dois lados também tem gente boa, e o que acontece é o desperdício onde as minorias mais radicais contaminam a direção principal.
E o que esta prevalecendo são os radicais que apelam para o confronto permanente entre a esquerda e a direita.
E não deve ser assim, o que deve prevalecer é o bem para a nação.
É a seriedade no trato da coisa pública que deve ser a linha para avançar.
E hoje o que se vê são as mais ridículas alianças e, que é de chocar, por exemplo o trio "Dilma, Cunha e Renan" que se auto protegem e se atacam ao mesmo tempo, num faz de conta, onde até igrejas são usadas para lavar dinheiro.
É inadmissível um trio deste continuar no poder, e em sua defesa apelam para a democracia, e qualquer coisa fora do pensamento deles é golpe.
São democratas quando lhes convém.
Aqui a falta de seriedade é total, e os dois lados que dominam o congresso são hipócritas.

Mas tem os aproveitadores do momento, no Brasil sempre foi assim, não importa a ideologia , conforme o governo no poder se adaptam , e quando se vê os oportunistas tomaram conta, e estes não são nem de direita e nem de esquerda, só pensam em si próprios, e conforme o governo fica no poder vai inchando, e depois quando a situação cai em desgraça se readaptam e mudam de partido.
O J Dirceu que conseguiu a proeza de dar consultoria até internacional de dentro da cadeia pelo celular.
E tem deputados defendendo ele, fizeram até uma falsa vaquinha para com o dinheiro das propinas pagar as multas.
E as palestras de um iletrado que consegui também ganhar uma soma que o melhor dos melhores palestrantes de renome internacional não conseguem ganhar, também como dinheiro de propina disfarçado em honorários.
E o terrorista italiano Cesare Battiste sustentado pelo governo brasileiro, que saiu por aí convidado pelas universidades brasileiras para dar palestras, e pela revolta dos estudantes foi expulso em Santa Catarina quando tentava dar uma palestra.
E o propinoduto brasileiro tem conexões dos dos lados. irrigando os bolsos destes safados.
E as pessoas de bem de ambos os lados estão perdidas.

O supremo esta dominado, um simples juiz federal do Paraná já prendeu e puniu muito mais corruptos do que a suprema corte em toda a sua existência na história, isto é incontestável, e o pior é que estes corruptos depois vão recorrer a suprema corte, e vamos ver no que vai dar.
Como já disse anteriormente "O PMDB criou o propinoduto, o PSDB ampliou e o PT aperfeiçoou, de maioria do lado esquerdo, mas que abastece também o lado direito com os conchavos, de pessoas que não tem moral para nada.
Uma verdadeira cleptocracia.
E assim como os ditos ditadores militares foram enganados pelos políticos tradicionais, assim os ditos socialistas também estão sendo enganados e envolvidos nesta lama, que infelizmente como resultado ocorreu recentemente uma catástrofe que afeta o meio ambiente natural, mas no ambiente político e nas nossas instituições esta lama já destruiu muita coisa boa.
A pior infiltração é dos corruptos.

Tenho reparado a infiltração comunista em vários setores do país, além da parte da educação em outros setores importantes, pelas próprias declarações e palestras que assisti pela mídia,e a própria mídia esta contaminada.
Não existe imprensa livre no Brasil, também tem conexões com o propinoduto, e não sobrevive, isto é não tem renda própria para se sustentar, vive das verbas publicitárias do governo e de empréstimos que depois não pagam.
Só que segue o modelo do politburo para a cúpula do partido tudo (apartamentos triplex, comida boa, moda, melhores hotéis, os melhores hospitais, a criação de empresas com ajuda de capital, institutos etc..), para o povo a lei e a pobreza.

Não sou professor, só tenho uma certa vivência e na linha do tempo observado o que ocorreu e esta acontecendo no Brasil e no exterior.

Desculpe se exagerei e atrapalhei o seu tópico, que era de música, e você é um músico que respeito, e sua contribuição no fórum em geral é muito boa.

Casper
Veterano
# nov/15
· votar


Caro Adler3x3:

Não entendo que o assunto original do tópico
é polêmico. Claro que ele se desviou bastante dele.
O fórum é um lugar para se discutir questões.
Se, em nome do politicamente correto, cada tópico
que "gera inimizade" for fechado, teremos apenas
telas em branco.

Lelo Mig
Membro
# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Adler3x3

"Como a coisa trata de assuntos polêmicos que só geram inimizade onde deve prevalecer a amizade recomendo a moderação que feche o tópico."

Amigo, desculpe, mas vou discordar de você nesse ponto:

Passamos, às vezes, meses, com tópicos discutindo bobagens como "técnica vs feeling" ou "qual a extensão da minha voz"....ou ainda, "vejam meu cover de sweet child O´mine"

Temos aqui um tópico com excelentes postagens, idéias as vezes distintas mas bem colocadas e fundamentadas, debatendo assunto importante de forma inteligente.

Acho que alguns, principalmente mais jovens, podem aprender algo útil, o que já faria o tópico ter valido a pena.

Prá ser honesto, achei o nível das colocações, independente de concordar ou não com elas, bastante bons, o que fez deste tópico um oásis no deserto da mesmice, que assola este FCC nos últimos tempos.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Adler3x3
Entendo suas colocações e as respeito. Não indignar-se com desmandos e corrupção é absurdo e é uma atitude "tiro-no-pé". Mas vc coloca como se os "comunistas" fossem os criadores dessa questão ou como beneficiários disso ou que o "Comunismo" fosse isso. Não é...
Nesse caso vc apenas repete um discurso de outros, uma qualificação de adversários e um "juízo-de-valor". Comunistas não são isso que vc diz e o "Comunismo" não é o que vc acha que é ( o que não quer dizer que "Comunistas" sejam santos ou donos-da-verdade). Não estou te acusando de nada, apenas mostrando que vc desconhece e repete coisas (ideológicas) que foram ditas por outros...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


O nível da educação no Brasil (e disso eu ENTENDO) é tão baixo, e no resto do mundo também, que seria interessante ver esses vídeos aqui. São muito "instrutivos" sobre a Ciência e as "mitologias" que ainda insistem (por tem gente ganhando grana com elas) em existir:
https://www.youtube.com/watch?v=u6UEgGhn6HQ
https://www.youtube.com/watch?v=zHdKfZQhlTY
https://www.youtube.com/watch?v=aFsCq_gwtUM
Na internet tá cheio de coisa ruim. Mas, de vez em quando a gente acha umas coisas legais...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Aqui um vídeo interessante sobre um assunto que as pessoas não conhecem e que a "Direita" burra (e existe sim direita inteligente e que contribui) que esquecer:
https://www.youtube.com/watch?v=7dsO_y69__0

P.S.: Estou citando vídeos do Youtube (e isso não é cientificamente, metodológicamente, rigoroso), por simples facilidade. O ideal é a leitura mesmo...

Calime
Veterano
# nov/15 · Editado por: Calime
· votar


Lelo Mig
Amigo, desculpe, mas vou discordar de você nesse ponto:

Passamos, às vezes, meses, com tópicos discutindo bobagens como "técnica vs feeling" ou "qual a extensão da minha voz"....ou ainda, "vejam meu cover de sweet child O´mine"

Temos aqui um tópico com excelentes postagens, idéias as vezes distintas mas bem colocadas e fundamentadas, debatendo assunto importante de forma inteligente.

Acho que alguns, principalmente mais jovens, podem aprender algo útil, o que já faria o tópico ter valido a pena.

Prá ser honesto, achei o nível das colocações, independente de concordar ou não com elas, bastante bons, o que fez deste tópico um oásis no deserto da mesmice, que assola este FCC nos últimos tempos.


Cuide bem do meu like, man!

Exatamente o que penso. Saíram do lugar comum do típico debate infrutífero, para um tópico com uma profundidade maior e muito válido. Eu mesmo tenho aprendido algumas coisas aqui que não tinha conhecimento. Contanto que as postagens se limitem ao debate saudável do assunto, como a maioria está fazendo (teve um aí que saiu fora dessa premissa), não vejo motivo para fechamento do tópico. Continuo aqui lendo e absorvendo o que achar válido.

Adler3x3
Veterano
# nov/15
· votar


Maurício Luis Bertola

As minhas críticas são mais no sentido de atacar quem esta no governo atual.
Mas não deixo de criticar o outro lado também e lembrar dos desmandos.
Eu não sigo a cartilha tradicional.
E não desconheço os desmandos dos comunistas, olha é de saltar aos olhos os erros cometidos, nem precisa ser um ser muito pensante para entender.
Por isto que repito esta questão de direita e esquerda é ultrapassada., alias nunca foi.
Desde a década de 20 o Brasil é assediado por esta ideologia (comunismo) estranha aos nossos legítimos valores, de tempos em tempos voltam a atacar as nossas instituições, mas agora mudaram de método.
E em qualquer lugar do mundo onde os ânimos se acirram só geraram mais problemas do que soluções, em ambos os lados.
E assim o povo é manipulado pelos dois lados.
Quem disse que tem que ser assim? e porque foi assim?
Pois esta polarização, este movimento do pêndulo de um lado para o outro é um equivoco.
Na realidade existem outros lados e outros pontos.
O mundo e muito mais complexo do que só olhar por estes dois lados, com suas teorias fora de contexto, claro com suas variações, mas mesmo assim com tendência para um lado ou outro.
O centro do erro é o próprio homem e as suas instituições que são muito falhas, como por exemplo o poder de "veto" das potências vencedoras da segunda guerra no Conselho de Segurança.
Hoje é moda sair bombardeando cidades e vilarejos a torta e a direita como um legitimo recurso de defesa.
Os recursos do nosso planeta não aguentam mais tanto desperdício.
Temos que revisar todos os conceitos e fortalecer as nossas instituições, livres dos oportunistas e de ideologias fracassadas com apelo a violência.
Na verdade todos não importa o lado, temos mais pontos para o bem comum, do que pontos de discórdia.
Qualquer pessoa no mundo acorda de manhã e vê o sol nascer, e tem suas aspirações e seus objetivos de vida, que repito tem mais pontos em comum do que diferenças.
O respeito as culturas, o bem comum (mas não o modelo de comunismo experimentado) cada vez diminuindo as diferenças.
Mas é óbvio que sempre vão existir diferenças, por exemplo Iates são fabricados para uso de uma minoria, e nunca nenhum sistema vai conseguir que todo mundo tenha Iates.
Aí entra o mérito, a legitima posse do bem por direito.
A Justiça para saber tratar os diferentes de forma diferente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Adler3x3
Desde a década de 20 o Brasil é assediado por esta ideologia (comunismo) estranha aos nossos legítimos valores
Quem te disse isso?
E que "valores" são esses? De QUEM são? São nossos mesmo?
Pergunte isso à sí mesmo...
E assim o povo é manipulado pelos dois lados.
O "povo" (esse é um conceito vago pra caramba...) sempre foi "manipulado"... Só nos resta saber quem, e porque manipula...
Temos que revisar todos os conceitos e fortalecer as nossas instituições, livres dos oportunistas e de ideologias fracassadas com apelo a violência.[/i]
Instituições que servem à quem?
Todas as ideologias apelam para a violência... Ideologias são uma forma de fazer vc acreditar que tudo, até a violência, é justificada ou "te serve", quando na verdade, não é assim...
[i]O respeito as culturas, o bem comum (mas não o modelo de comunismo experimentado) cada vez diminuindo as diferenças.

Qual cultura? A Norte-americana, cujos parâmetros foram "empurrados goela abaixo" do mundo todo após 1919?
As diferenças diminuíram? Não. Aumentaram. E não sou eu ou os "comunistas" que dizem isso; é a própria ONU!
Aí entra o mérito, a legitima posse do bem por direito.
Se alguém trabalha para obter um bem, ele é legítimo. Se alguem rouba, engana ou explora outros para ter bens, ele é ilegítimo. Simples assim...
Abç

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Mauricio
Concordo com as suas respostas.
E as perguntas também?

E o dólar sem rastro? isto é sem lastro.
Trilhões ou Quatrilhões? espalhados pelo mundo.
Quem financiou as guerras e até a ida a Lua?
O modo de vida americano com suas extravagâncias foi financiado pelo mundo tenho consciência disto.
Um percentual significativo do PIB esta ligado a área militar, não me lembro exatamente o percentual, mas lidar com percentuais sempre é perigoso, não importa o percentual, mas que é um valor relevante é, uma distorção que não vai acabar bem, que já quebrou os dois lados, mas que continua.
Me lembro da minha infância onde o Patinhas contava os quatrilhões, uma quantia meramente imaginária.
Mas...
Imagine se o Brasil pude-se emitir a moeda para pagar as suas contas internacionais
Imagine o Sarney , vulgo destruidor de moedas emitindo sem parar.
A bolha já teria explodido há muito tempo.
Ao meu ver a guerra fria quebrou os dois lados, o efeito imediato só apareceu a olhos vistos no bloco soviético, mas o militarismo em excesso no lado dos EUA já quebrou a nação faz muito tempo.
Por isto que digo que a questão é muito mais complexa do que parece, e ninguém, e economista nenhum sabe na verdade o que esta acontecendo e o que vai acontecer, mas que estamos caminhando para uma crise mais aguda, isto é certo.
Por isto que temos que nos fortalecer no mercado interno., se a crise externa explodir, seremos menos afetados e a adaptação será menos dolorosa.
Pois riquezas naturais e o principal que é o povo nos temos, mas é necessário educar.
E hoje na hora do almoço estava pensando e coincidência ou não o que você destacou como "simples assim" foi o mesmo pensamento que me ocorreu, bem dizer as mesmas palavras.
O mérito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Adler3x3
Sim, concordo plenamente.
Como vc observou indiretamente, colocar a culpa no "imperialismo norte-americano" não é suficiente e não resolve nada. Temos que observar também os seus "sócios" daqui: As Elites corruptas que sempre governaram esse país associando-se à potências estrangeiras.
Cara, o papo tá bom, mas, se me permites, que tal mudar o sentido da proza para a música de novo?
Abç

Adler3x3
Veterano
# nov/15
· votar


Sim é o mais certo a fazer.
Mas só lembrando que toda a elite é benéfica.
Toda Elite só é Elite pelo bem, o que há de melhor.
Elite só é benéfica, não confundir acumulo de riqueza com elite, que ao meu ver é uma distorção vista pelo lado material.

Bem chega!

Vamos a música.

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Voltando a música.
O principal é a mistura de diferentes culturas nos EUA e no Brasil.
Saindo fora do pensamento das diferentes repressões sociais e religiosas.

Foram diferentes, isto explica o surgimento de novos estilos.
Assim como já foi discutido num outro tópico do fórum, mas no sentido inverso de os brasileiros não tocarem jazz como os americanos tocam, é certo que o brasileiro toca bem jazz com facilidade "mas" do seu jeito.
Mas é certo que o americano não toca Samba nem de longe como o brasileiro toca, falta ginga, sei lá não sei usar a palavra correta para definir e explicar melhor.
O meu palpite é que a dança aqui foi mais incentivada do que lá, e as músicas folclóricas ou populares são inspiradas na dança.
Lá prevaleceu mais a dança europeia, e até a clássica, eles tem até escolas de dança melhores que as nossas, mas nesta questão de dança africana,são atrasados. e aqui a dança de origem afro teve, até pelo clima muito mais espaço e foi reconhecida como um arte mais cedo que lá, onde o preconceito e o falso puritanismo prevaleceu.
Outro dia estava assistindo o programa do Jô e apareceu a filha do Martinho da Vila que consegue dançar samba até sentada.
E este jogo de cintura que falta aos negros americanos.
Parece que na Venezuela se toca Samba com uma certa decência.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Adler3x3
Muitos músicos muito experientes que conheço concordam plenamente com o artigo acima, vários (alguns até que já viveram nos EUA) foram unânimes em afirmar a muito maior variedade de ritmos na América Latina que na América anglo-saxônica. Creio que, apesar de ser superficial, o artigo acerta.
Abç

Lelo Mig
Membro
# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Adler3x3
Mauricio Luiz Bertola

Tem um fato que não podemos deixar de considerar.

O escravo negro no Brasil, foi judiado, oprimido, humilhado, espancado e sofreu violências, mas existiram muitas exceções.

Resumindo "bem porcamente", mas houveram muitas pessoas da sociedade branca que conviviam com os negros numa boa. Há relatos, inclusive, de senhores de engenho e etc, que não eram tiranos. Em pelo menos uma boa porcentagem, Brasil afora, houveram escravos que não sofreram violência e alguns até eram tratados decentemente.

Acho que isso deu uma liberdade maior a pelo menos uma parcela deles... facilitando com que suas expressões e artes pudessem sobressair. Vide a Capoeira, Umbanda, Candomblé, Culinária, etc, que estão presentes em nossa cultura.

Nos EUA, segundo sei, a opressão e violência foi maior. O branco não aceitava de jeito algum, hostilizava bem mais, e foi muito mais violento.

O estaduniense comum é bastante xenófobo e meio paranóico com o "diferente" até hoje. São educados assim... quem já foi a alguma cidadezinha nos EUA, longe das grandes cidades, sabe bem do que estou falando, da forma desconfiada que eles olham.

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


Adler3x3


Parece que na Venezuela se toca Samba com uma certa decência.


Pow, que interessante. Rola tbm na área das pequenas ilhas ali pra cima da America Central alguns ritmos percussivos mais dançantes, só não recordo os nomes...

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig

Nos EUA, segundo sei, a opressão e violência foi maior. O branco não aceitava de jeito algum, hostilizava bem mais, e foi muito mais violento.

O estaduniense comum é bastante xenófobo e meio paranóico com o "diferente" até hoje. São educados assim... quem já foi a alguma cidadezinha nos EUA, longe das grandes cidades, sabe bem do que estou falando, da forma desconfiada que eles olham.


Com certeza. Isso até msm hj, não como no passado, mas ainda assim rola mta desconfiança e preconceito mtas vezes não velado. Um conhecida minha de Montana me contou história que a uns 2 anos atrás estava sentada em uma lanchonete de boa qdo chegou um véio, e do nada meteu um tapa na kra dela e ainda a xingou na maior doidera, pelo fato dela ser homossexual e ter um certo esteriótipo. Até pro Brasil isso tá exagerado....mas lá ainda rola esse tipo de coisa.

Rednef2
Veterano
# nov/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Mauricio Luiz Bertola
[i]É verdade.
Mas quem foi que te falou que a "democracia" também seja garantia de alguma coisa... Pergunte aos povos africanos que sofreram a exploração colonialista das potências "democráticas" ocidentais até hoje.... Pergunte aos pobres da maioria das nações do mundo...
Democracia é apenas um regime como outro qualquer, se não é pior que outros regimes, não fica tão longe assim.


Claro, a democracia não é um regime perfeito. É só ver lá na Revolução Francesa. O periodo mais sangrento da Revolução foi justamente o seu periodo mais democratico.
Mas, certamente entre totalitarismo e democracia, eu fico com a segunda.

Só que ai cai de novo naquela pergunta: Por que a ditadura comunista é "menos" pior que a ditadura feita por liberais?
É por questão ideologica, ou apenas aquela conversa utopica de que a "ditadura do proletariado é imprescindivel para nos conduzir ao socialismo"?
Seria tão imprescindivel assim? Se sim, por que esse socialismo nunca chegou de fato?

A Eugenia não era "apoiada" pela Ciência, mas sim era uma doutrina baseada numa certa leitura (equivocada por sinal) da Teoria da Evolução da Espécies e apoiada por outra doutrina (de caráter econômico-social da época), o "Darwinismo Social". Como uma pseudo-ciência (tal qual a antropometria de Gobineau e Lombroso), foi desmentida pelos fatos e pela própria Ciência. Só a Ciência pode se auto-criticar e achar que não é idealismo...

Hoje a vemos como pseudo ciencia, mas será que a sociedade daquela época via assim? Se não me engano, Gilberto Freyre foi adepto dessa teoria por um certo periodo. Mas logo abandonou esse lado.

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Uma coisa é certa os ritos Afro- Brasileiros conseguiram se manter, e junto veio a influência da música africana.
Porque ocorreu um sincretismo em que os Orixás foram assimilados junto com os Santos Católicos, com destaque para Iemanjá.
A Umbanda por exemplo é uma religião brasileira tem várias influências, a Africana, a Indígena e a Europeia com o esoterismo cristão e oriental, tem várias vertentes, mas trata-se de uma nova religião sem preconceitos de raça.
Muitos sambas foram compostos tendo como temas os Orixás.
E se você escutar uma batucada típica da Umbanda vai encontrar ritmos muito parecidos com o samba.

Julia Hardy
Veterano
# nov/15
· votar


Tem pessoas que enchem a boca pra falar de "valores" e "instituições de respeito", mas não dá um passo fora da casinha. Não sabe, não quer e não aceita diferenças, nem medida reparatória. Por que contraria as tais "instituições".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Adler3x3
E isso ocorreu (o sincretismo) em toda a América Latina onde houve a presença de africanos. Curiosamente, nos EUA, onde também houve, a dita lei fez uma baita diferença...
Rednef2
Só que ai cai de novo naquela pergunta: Por que a ditadura comunista é "menos" pior que a ditadura feita por liberais?
É por questão ideologica, ou apenas aquela conversa utopica de que a "ditadura do proletariado é imprescindivel para nos conduzir ao socialismo"?
Seria tão imprescindivel assim? Se sim, por que esse socialismo nunca chegou de fato?

Qualquer ditadura é ruim. A de "esquerda" não é apenas ruim, mas contraditória e paradoxal, além de justificada por um argumento questionável (mas compreensível - a eliminação da Burguesia interna e externa).
Quem disse a você que o Socialismo não chegou "de fato": De uma certa forma, o Estado de Bem-Estar Social desenvolvido na Europa no pós 2ª Guerra Mundial é um aspecto dele... Aspecto aliás que o Neo-Liberalismo quer eliminar lá e no resto do mundo para aumentar a sua exploração...
Hoje a vemos como pseudo ciencia, mas será que a sociedade daquela época via assim? Se não me engano, Gilberto Freyre foi adepto dessa teoria por um certo periodo. Mas logo abandonou esse lado.
De fato, mas foi a Ciência mesma quem demonstrou que tais conceitos eram errados, e não outra instância do pensamento. Fora da Ciência (mesmo com seus equívocos), não há solução...
Abçs

Casper
Veterano
# nov/15
· votar


Confesso que a percussão do candomblé é algo
que acho sensacional. O batuque hipnótico, a dança
(o nome correto é xirê?) e os rituais são bem
interessantes. Se eu fosse religioso certamente iria
ser atraído pelo candomblé. Esse tipo de "batuque"
que é bem pouco explorado na música norte
americana, penso eu.

Adler3x3
Veterano
# nov/15
· votar


Nas pesquisas eu li que a Macumba inicialmente era o nome de um Instrumento de percussão, que nas praias ficavam tocando o tempo todo, e aquilo enchia o saco da população, e assim ganhou a alcunha depreciativa que a palavra tem nos dias de hoje, mas que se tratava de outra coisa sem relação com a "dita macumba" moderna em seu sentido distorcido.
e o "umba" vinha da Umbanda.
Com a palavra o Makumbator, que em teoria seria o tocador deste instrumento
rsss,,,

Casper
Veterano
# nov/15
· votar


Caro Adler3x3:

Eu realmente não sabia.


Macumba é isso.

Adler3x3
Veterano
# nov/15
· votar


Casper
Bela inserção.
Bem esclarecedora, na verdade a Macumba é para o bem, e não tem o sentido ridículo que os preconceituosos religiosos tentam rotular os cultos Africanos.

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


post duplo, lentidão.

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


E se você olhar bem para o formato e desenho do instrumento vai concluir que na mão de um bom músico dá para fazer muito som legal.
Me parece mais que um simples reco reco.
Se este instrumento não existisse tinha que ser inventado para o bem da música em geral, não deixa de ser ao mesmo tempo simples, mas sofisticado, repare nas argolas e círculos.

E acredito que por causa daquela malfadada lei lá nos EUA os músicos não tiveram como manter os instrumentos herdados da sua cultura original, e assim obviamente toda a percussão foi prejudicada.
E assim os negros norte americanos se dedicaram a música usando os instrumentos dos brancos, entretanto ao tocar imprimiram um toque diferente, que resultou em novos estilos, mas o cerceamento ao acesso da percussão os deixou sem jogo de cintura.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque o negro americano não toca samba?