Tocar modinha, ou o que gosta?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/15




Gui Tsuu
Veterano
# set/15
· votar


Daora hahah

É bem isso ai mesmo, o que vale é o seu objetivo. E independente dele você vai ter que aceitar e aprender algumas coisas no processo.

Espero que um dia o que eu curta tocar volte a moda, depois que sair de moda eu me mato também kkkkk

Rachei o bico quando eles falaram do Chorão XD

Hitman
Veterano
# set/15
· votar


Porra que daora! Achei que esses caras tinham parado de gravar uns anos atras!
Vou ver depois com calma.

erico.ascencao
Veterano
# set/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


O grande mal de toda profissão relacionada à arte é o idealismo. Diferente de profissões mais tradicionais como medicina, advocacia e engenharia; os caras que trabalham com arte tendem a ficar com muito mimimi de fazer só o que gosta ou seguir algum tipo de "conceito" da sua arte e não aceitar engolir sapos por aí.

Eu sou engenheiro, gosto do meu trabalho de maneira geral, mas vira e mexe tenho que engolir uns sapos e fazem uns trampos indigestos. Se um músico encarar a música como profissão de verdade, o cara tem que colocar o seu ego um pouquinho mais de lado, abaixar a bola e aceitar a realidade do mercado. Se o cara é bom em tocar ao vivo e o sertanejo está reinando hoje, vai atrás de ser sideman. Se o cara é bom de didática, vai dar aula. E por aí vai...

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Se um músico encarar a música como profissão de verdade, o cara tem que colocar o seu ego um pouquinho mais de lado, abaixar a bola e aceitar a realidade do mercado. Se o cara é bom em tocar ao vivo e o sertanejo está reinando hoje, vai atrás de ser sideman. Se o cara é bom de didática, vai dar aula. E por aí vai...

Gostaria de que todos tivessem essa conclusão...

Buja
Veterano
# set/15
· votar


Pra mim é conta simples:

Voce toca seu hobby pura e friamente egoista: toque so o que gosta.

Voce toca pra ganhar dinheiro: toque o gosto de quem vai pagar.

Voce toca pra estudar, abrir seu leque musical, expandir seus horizontes: toque tudo que vier pela frente, gostando ou nao.

Enfim, voce so toca o que gosta se for pra tocar sozinho. Se for tocar pra qualquer outrem, toca o que esse outro gosta. Se o que ele gosta for o que voce tambem gosta, é lucro.

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


Buja
faltou o real artista na sua conta: nem mero amador copiador, nem escravo do mercado, o cara que se expressa originalmente e influencia

quase sempre são pobres e desconhecidos, claro

Buja
Veterano
# set/15
· votar


pianoid
Eh, de fato! Estes são musicos.

Lembrei tambem dos professores. raramente tocam o que gostam. Tem que tocar pra ganhar dinheiro, tem que estudar pra ensinar, tem que criar pra nao desanimar, e no fim das contas, a maioria de nós nem sabe quais são os professores que tem no nosso próprio bairro.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


pianoid
quase sempre são pobres e desconhecidos, claro

Pobres não, ainda mais depois que criaram o registro de músicas, e as leis de direito de cópia...

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


Ismah
leis de direito de cópia

devem estar fazendo fortunas com torrents kkkk

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Vou ser direto... Na prática, o que você sabe de vendagem de discos?

Qualquer artista morre de fome se depender de vender disco... Exatamente por causa dos torrents, compartilhamento P2P, etc...

Mas o cara que compôs Camaro Amarelo, Melô da Fiorino, Domingo de manhã, e mais uma penca de sertanejos que estourou a uns anos, leva uma vida confortável, apenas recebendo direitos pela composição...

Sem falar no que ele recebeu para ceder os direitos...

Para mensurar isso... a última vez que comprei uma música, foi 5 barão pra mão do cara...

pianoid
Veterano
# set/15 · Editado por: pianoid
· votar


em outras palavras: direito de cópia está sendo usado para canibalizar outros músicos, não o público que copia à vontade...

pode funcionar pra músicos, que vivem de performance, mas não para escritores, cineastas, quadrinistas, pintores, etc

entamoeba
Membro Novato
# set/15
· votar


Camaro Amarelo, Melô da Fiorino, Domingo de manhã

Clássicos!

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Clássico ou não, o cara tá com grana no bolso... Como bem disse o Nery, agiu como operário da música.

Junae
Veterano
# set/15 · Editado por: Junae
· votar


Toca lixo. A geração narcisos adora lixo. Eles comem com farinha. É legal, fashion e cai bem em qq ambiente ou refeição. Ser lixo também faz parte de estar na moda, além de ler apenas a chamada das notícias, formar sua opinião com base nisso e babar ódio por quem discordar de vc. Democracia é quando eu mando em vc. Ditadura é quando vc manda em mim. E vamo que vamo que ainda temos que chafurdar muito pra chegar no fundo do poço , afinal, somos brasileiros P....;((((

entamoeba
Membro Novato
# set/15
· votar


Ismah

O farmacêutico que vende "panaceias" tá com a grana no bolso.

O escritor de auto-ajuda charlatão tá com grana no bolso.

O pastor que vende a salvação tá com a grana no bolso.

O apresentador de TV que explora a miséria tá com a grana no bolso.

O CEO da companhia de cigarros tá com a grana no bolso.

O colunista raivosinho a serviço do capital tá com a grana no bolso.


Esses e tantos outros podem fazer o que fazem amparados pela lei (ainda que não seja regra), mas o que eles fazem é imoral. Prestam desserviço à humanidade. São como parasitas que enriquecem às custas da deterioração da sociedade que habitam.

Na música, a figura do compositor ou cantor de "sucessos" tão escrotos equivale aos merdas supracitados. Tá ganhando seu dinheirinho dentro da lei, mas a um custo social muito elevado. Se é operário de algo, não é da música, é da idiotificação das massas!

RafaelBernatto
Veterano
# set/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


entamoeba

Concordo!

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Eu também concordo, mas quis por em xeque justo esta questão...

Qual o objetivo? Tocar o que gosta ou ganhar dinheiro?

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


ganhar dinheiro não é objetivo, é um meio. O capitalista, o banqueiro, o político, esses estão obcecados por dinheiro, em ter dinheiro para gerar mais dinheiro, em comprar iates, encher de putas, encher as putas de coca e cheirá-las. Ganhar dinheiro é um meio pra conseguir o que se quer.

eu diria que um músico, um artista, tem necessidades como todos os outros seres humanos e uma outra: a de se expressar, a de imprimir sua marca no mural da história. Dinheiro pode ser um meio pra isso, pra conseguir propaganda, destaque, espaço, o que for.

então, por que não tocar pra ganhar dinheiro pra poder tocar o que gosta?

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


pianoid

Genial!

erico.ascencao
Veterano
# set/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


pianoid
Uma vez eu tive uma discussão no trabalho com um ex-chefe. Na época, trabalhando como engenheiro autônomo, estávamos trabalhando num projeto que tinha estourado o orçamento e não teríamos como receber. Eu decidi pular fora porque pra mim não compensava trabalhar pra receber parcelado, enquanto meu chefe continuou trabalhando porque sentia a necessidade de entregar o projeto e pelos motivos ideológicos dele.

No cerne da discussão, em que eu explicava pra ele o motivo de eu sair do projeto, ele começou a argumentar dizendo que ele gostava muito daquele trabalho, que realmente se divertia fazendo aquilo. Lembro que falei algo assim pra ele: "Engenharia pra mim é profissão, eu estudei 5 anos pra fazer isso, portanto eu espero ganhar dinheiro com esta atividade. Se for pra fazer algo sem ganhar nada em troca, eu vou tocar guitarra, que pra mim isso sim é diversão."

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


rs

bom, trabalhar fazendo o que gosta é um privilégio

Drinho
Veterano
# set/15
· votar


Esse tipo de pergunta tá relacionada aos ganhos....

e não tem nada a ver uma coisa com a outra.....

ganhar dinheiro é resultado de um trabalho bem sucedido no mercado e isso pode ser feito tocando qualquer tipo de música ou trabalhando com qualquer coisa....

obviamente há propostas com mais demanda pelas pessoas o que aumenta as chances de ganho...

mas isso não é fator determinante, é apenas um ponto, afinal tem muita gente que faz o que o mercado quer ouvir e não necessariamente obtém ganhos....

acho que em se tratando de música você só vai ser bom se realmente fizer com boa vontade....

se a ideia é ver dinheiro.... faça música por amor e vá investir em bolsa de valores em paralelo....

não entre na música pensando em dinheiro, o dinheiro vem depois de muito chão, se voce arruma um emprego mes que vem seu salario chega...

entamoeba
Membro Novato
# set/15
· votar


Dá pra ganhar dinheiro a) melhorando o mundo, dá pra ganhar dinheiro b) sem mudar porra nenhuma e dá pra ganhar dinheiro c) fodendo o mundo.

pianoid
então, por que não tocar pra ganhar dinheiro pra poder tocar o que gosta?

O que é "tocar o que gosta" aqui? É só uma realização pessoal, ignorando o mundo? Quer dizer, é válido foder o mundo para atingir a realização pessoal? Mesquinho isso.

Ou "tocar o que gosta" é melhorar o mundo? Se for, faz sentido piorar o mundo para depois remendar a cagada? Tipo, "hoje vou enriquecer explorando mão-de-obra infantil para levantar recursos para, amanhã, fazer um trabalho que ajude crianças carentes".

Bom, eu acho que músicas bosta pioram o mundo. Talvez vocês não concordem com isso...

Buja
Veterano
# set/15
· votar


Eu ainda continuo naquela máxima.

Voce bebe agua pra que? Pra aguadar alguem? Pra ser reconhecido? Pra ganhar dinheiro? Nao. voce bebe agua porque voce quer, sente necessidade e te faz bem. De fato, voce bebe agua pra vc mesmo.

Agora, voce toca guitarra pra que? Pra agradar alguem? Seja este alguem sua familia, sua namorada, seu publico, seu cliente?
Entao, poxa, nao da pra tocar pra voce mesmo. Tem que tocar o que o ouvinte quer. Se a musica é ruim, é uma porcaria, é so "leee..le.le.le.le.le", e dái? Isso é gosto pessoal, e se o ouvinte gosta, é pra ele que voce tem que tocar.

Agora segunda situação, bem parecida:
Voce toca guitarra pra que? Pra ganhar dinheiro? Ai virou profissão. Voce vai ter que tocar jingle politico, propapanda, hino de igreja, grito de torcida de futebol, raul seixas, enfim, o que tiverem te contratando pra tocar. É igual um taxista. Na hora que voce entra no carro, ele nao ta nem ai se nao gosta de pegar avenida X ou se nao gosta de ir no bairro Y. Voce pagou, ele vai. É profissão.

Situação mais linda de todas:
Voce toca porque voce gosta, é seu hobby, seu lazer, seu passatempo, sua diversão. Ai meu amigo, vai tocar o gosto dos outros pra que? Toque o que voce gosta e ponto final. Se alguem nao gostar, é dai? Que este alguem va e compre uma guitarra e toque pra ele mesmo ouvir, ou que contrate uma banda pra tocar na casa dele, ou que compre um CD e ouça no fone de ouvido.
O hobby é seu, voce toca bem ou mal, toca do jeito que voce quiser, com o timbre que voce quiser, faz solo na hora que te der na telha, improvisa até furar a escala. Voce ta na vida boa. Toca porque quer!
Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa. (hein?)

Gui Tsuu
Veterano
# set/15
· votar


Buja

Difícil é unir profissão, público e o próprio gosto. :p

entamoeba
Membro Novato
# set/15
· votar


Buja
Você não sabe o que é arte, né?

Buja
Veterano
# set/15
· votar


entamoeba
Arte!!!!



hehee...to brincando velho. A musica pra mim é a mais superior arte. Infelizmente, apreciadores de um bom quadro, uma boa obra, uma boa musica ou um bom vinho, sao raros....Muitas vezes, quem aprecia nossa arte é so a gente mesmo.

É pra isso que voce ve por ai gente fazendo musica de cocô e ganhando dinheiro, tanto que nem os musicos que tocam a musica gostam dela. Vide o guitarrista do ex-grupo Edson & Hudson. O cara tocava na epoca sertanejo pra ganhar dinheiro, mas gostava mesmo era de rock. Dependendo do show, abriam espaço pra ele improvisar e o cara arrebentava. Depois ele fez muita bagunça na vida, resultado de uma mente fraca e muita grana no bolso.

Mas o negocio é que, mesmo ele gostando da musica boa, que pra mim uma boa composição é arte, o dinheiro na esmagadora maioria das vezes fala mais alto.

É quase certo que qualquer um de nós aqui, que trabalha em outro ramo que nao seja tocar, fosse ofertado ganhar o mesmo salario por mes, pra tocar guitarra, mesmo nao tocando o que gosta, mudaria sem pensar muito no assunto.

Eu nao concordo, mas dinheiro infelizmente tem um poder grande nas nossas vidas e influencia muitas decisões =[

entamoeba
Membro Novato
# set/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Buja
A musica pra mim é a mais superior arte

Legal!

É que acho que a arte não se enquadra nos casos que você citou. Não é hobby (algo para passar o tempo), não é para agradar alguém e não é profissão - porque o cara que não ganha dinheiro com a arte não deixa de ser artista. Acho que a arte é para provocar algo no mundo - por isso acho importante refletir sobre a qualidade do que se produz, a despeito de quanto isso possa render $$$

É quase certo que qualquer um de nós aqui, que trabalha em outro ramo que nao seja tocar, fosse ofertado ganhar o mesmo salario por mes, pra tocar guitarra, mesmo nao tocando o que gosta, mudaria sem pensar muito no assunto.

Não é o meu caso. Teria que estar sobre forte coerção para tocar um sertanejo, por exemplo.

Buja
Veterano
# set/15 · Editado por: Buja
· votar


entamoeba
Não é o meu caso. Teria que estar sobre forte coerção para tocar um sertanejo, por exemplo.

kkkk que bom cara, que alívio. Menos um bom guitarrista coagido a tocar sertanejo pra universitários e infestando nossas ruas com suas musicas em carros barulhentos e porcariando nossos churrascos com suas vozes cornais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar modinha, ou o que gosta?