Sonorização de palcos e P.A. (Parte 1)

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # out/12


    Sonorização de palcos e P.A. (Parte 1).

    (Aviso, tópico grande, apenas para interessados não preguiçosos).

    Assim como fiz no meu tópico “Caminhos Para Viver de Música”, que dividi em vários capítulos, esta é a nova série que apresento para vocês... Espero que curtam.

    Sonorização de palcos e P.A. (Parte 1).

    O que é aconselhável você saber sobre sonorização de palcos e P.A.

    Como alguns sabem, trabalho nesta área há algum tempo.

    Vejo, em alguns posts, que algumas questões básicas de sonorização não são compreendidas ou conhecidas por alguns, e sendo músico, não é preciso ser técnico de som, mas é aconselhável que você conheça o fundamental. Afinal, do amplificador para frente o som não está mais sob seu controle, e o que chega ao ouvido do público é de extrema importância a você e sua banda.

    Afinal, que raios é um P.A.?

    Há certa polêmica sobre a definição exata de P.A., "Endereço Público" (Public Address), é a origem correta do termo, mas termos como “Public Audio”, “Power Audio” e etc., podem ser aceitos sem problemas, isso não irá mudar o seu som... heheh.

    Resumindo é o “Áudio que chega ao público”!

    E o que faz parte do P.A.?

    Não há uma especificação técnica minuciosa decidindo o que faz ou não parte do P.A., mas para simplificar, basta considerar que tudo que for “Out” é P.A, explico:

    Até a Mesa de Som tudo é “in” (entra), ou seja, tudo entra na mesa.
    A mesa de som (elemento intermediário) recebe o sinal “in”, processa e o envia através de “out” para outros elementos (que tratarei depois).
    Resumindo, da Mesa de Som prá frente, tudo faz parte do P.A.

    Considere, à parte, a sessão dos Monitores (conhecidos como Retornos). Monitores (da palavra monitoração) servem para que o músico ou banda ouçam a si mesmos, seus instrumentos e os dos companheiros para “monitorarem” o seu som, ou seja, se situarem dentro da música, ouvirem o que estão tocando. O sinal para monitoração, também é equalizado e enviado (à parte) pela Mesa de Som.

    Até aqui “moleza”, né?

    Prossigamos...
    Vamos partir do exemplo que você é um guitarrista, em termos gerais (não tratarei de exceções para não alongar por demais) sua configuração básica, será a seguinte:

    Guitarra >> Amplificador
    Ou
    Guitarra >> Efeitos >> Amplificador

    A partir daí, a responsabilidade da sonorização é do técnico de som.

    Num local pequeno, em que seu amplificador de conta de atender sem necessidade de ser jogado ao P.A. e nos monitores, o público ouvirá o som que sai direto do falante de seu amplificador e você e seus companheiros também.

    Nesse caso, seu amplificador combo (ou a caixa dele, quando cabeçote) é um P.A e monitor, porque ele esta endereçado ao público. Podemos, também, “roubar” um sinal dele apenas para monitoração ou apenas para P.A.

    Mas imagine a situação (bastante comum) onde ele não supre a necessidade da audiência e nem da monitoração, ok?

    Basicamente o som de seu amplificador será captado via microfone (captação de sua resposta sonora direta), ou será capotado via Line Out. Alguns amplis possuem uma saída de sinal direta, chamada Line Out, que via de regra, não é amplificada e serve para enviar o sinal direto a uma Mesa ou outro periférico (outro ampli, por exemplo). Contudo alguns Line Outs passam por prés, são modulados, tem algum processador de Peak/Gain ou compensação de impedância (não vou entrar em detalhes, leia o manual do teu ampli). Citei, apenas, para que vocês entendam que em muitos casos, ligar em Line Out, não é o mesmo que ligar o cabo da guitarra direto sem passar pelo ampli.

    Ele terá de ser jogado ao P.A. e aos monitores e isso será feito “roubando” seu sinal, de várias formas possíveis.

    - Via Microfonagem de “boca” de ampli.
    - Via Line Out do ampli.
    - Via cabo da guitarra direto, com ou sem uso de “direct Box”, dependendo da situação e das necessidades locais.
    - Via um “mix” das opções acima.

    Importante, antes de prosseguir, resumir algumas destas “necessidades locais” que influeciam na decisão do técnico em decidir qual a melhor forma de captar o sinal de seu amplificador.

    - Potência do ampli.
    - Qualidade timbral do ampli.
    - Nível de ruído gerado pelo seu equipamento.
    - Existência ou não de Line Out no amplificador.
    - Arquitetura do palco (espaço entre músicos e equipamentos e etc.)
    - Reverberação (às vezes até delay) do ambiente.
    - Nível de realimentação sonora entre microfones e monitoração.
    - Excesso de ondas de rádio frequência, interferências desconhecidas e etc., captadas pelo ampli. (Ghost of Machine)
    - Excesso de “hummin”, ruído elétrico, ruído branco, ruído rosa e etc.

    Suponha, agora, que após estas variantes, decidiu-se como ideal, colocar um microfone captando o som original de seu ampli (ou um ampli da própria empresa de som). Ele será seu monitor (mas será monitorado para o resto da banda) e não terá função de P.A. Para tal, decidiu-se por um microfone Shure SM 57 e coisa ficou da seguinte maneira:

    Guitarra >> Efeitos >> Amplificador >> Microfone >> Mesa de Som.

    Até seu amplificador, o som é seu. A partir dele é do técnico de som.
    Agora, com o sinal entrando na Mesa de Som, será ajustado, equalizado, e distribuído.

    Quer saber como?

    Então aguarde o próximo tópico:

    Sonorização de palcos e P.A. (Parte 2).- Entendendo a Mesa de Som.

    Reclamações, elogios, xingamentos, dúvidas e desaforos em geral, coloquem aí em seus posts.

    Dúvidas ou maiores explicações técnicas sobre o tema abordado, coloca aí, sobre os não abordados, aguarde o tópico equivalente!

    Valeu, espero ter colaborado!

    ==============================

    Sonorização de palcos e P.A. (Parte 2)

    Sonorização de palcos e P.A. (Parte 3)

    Sonorização de palcos e P.A. (Parte 4)

    Sonorização de palcos e P.A (Parte 5)

    MisterMoney
    Veterano
    # out/12
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    excelente topico,
    eu realmente não sabia o que fazia no palco...

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/12
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    Lelo Mig
    Sempre fiquei curioso pra saber, como se evita a microfonia, em palcos gigantes, como os do U2 por exemplo. Existem limitadores, filtros e outras proteções? como se chega ao volume ideal para o ambiente?
    Imagino que isto seja preocupante porque uma microfonia com toda essa potencia faria todos ficarem surdos.

    E a guitarra, lembro que falou sobre não microfonar em palco, mas usar o line out de amplificadores, essa pratica é comum e não descaracteriza o som? pois a parede de ar entre o falante e o microfone altera o timbre.

    Vou acompanhar o tópico, muito legal.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # out/12
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    Lelo Mig
    Muito bom e interessante...

    Uma coisa que eu sempre me perguntei....(talvez seja idiota).
    Qual a diferença para o tecnico de PA ao monitorar um amplificador de 100w ou um de 15w?
    Obviamente a quantidade de volume que ele ira utilizar será diferente, mas o caso de um amplificador de 5w ficar impossivel de usar um micro na boca pois a potencia seria muito pequena para um palco muito grande e etc.

    Comente por favor.

    abç

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
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    MisterMoney
    Valeu, obrigado!

    Luiz_RibeiroSP
    "como se evita a microfonia, em palcos gigantes, como os do U2"

    Dentro desse tema, terei um tópico só sobre Microfonagem/Microfonia, o que posso te adiantar aqui é:

    - Escolha dos microfones adequados.
    - Posicionamento adequado deles.
    - Quantidade exata de microfones.
    - Nível de Ganho adequado (não confundir Ganho com Volume)
    - Não "abusar" da equalização.

    "não microfonar em palco, mas usar o line out de amplificadores"
    Ao contrário, geralmente, para guitarra se microfona a boca do ampli. Line Out só em casos específicos.
    Descaracteriza um pouco o som, mas microfonado e mal equalizado, descaracteriza do mesmo jeito, a diferença nesse caso é que o guitarrista pensa que tá bom (pq ouve seu ampli) e no P.A. tá uma merda....rs
    Então, pense numa regra simples: Para um músico de blues/hard etc, com ampli microfonado, o técnico vai preservar o timbre captado, apenas distribui-lo com maior volume.

    Para um músico de Jazz moderno, pop, ou etc, que prefira guitarra em linha, a equalização de P.A. é feita em função do que o guitarrista determina e o som menos "orgânico" produzido nesses casos (raros em guitarra) é o esperado pelo músico (se não ele microfonaria, entende?)

    Obs Importante: Estas paredes de amplis que você vê em shows de Rock, 99% das vezes são fakes... é só aparência.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
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    Jeff.gomes

    A potência do ampli, em via de regra não influi no som do P.A. Um bom ampli de 15 W possui potência suficiente para excitar o microfone (é muito mais potência que um vocal, por exemplo).

    O problema, no teu exemplo, seria o contrário. Um valvulado de 100 W num local pequeno. Obrigaria a baixar demais o volume para microfonar e isso faria o ampli (valvulado no caso) ter de trabalhar abaixo de uma faixa de excitação "interessante" das válvulas (ampli valvulado com volume muito fechado fica com timbre ruim), Por isso nesses caso, se o ampli tem um som legal, o técnico vai ajuda-lo a encontrar o volume ideal, para trabalhar com ele direto como P.A . e monitor, porque ele é muito potente, entendeu?

    Com volume audível para a platéia, para que microfonar? (Via de regra, quanto menos microfones pudermos por no palco, nós o faremos, a ideia é sempre "reduzir" o número de microfones)

    No máximo, o técnico vai "roubar" Line Out, para jogar no monitor de algum músico que esteja em "área de sombra" ou ouvindo o som com retardo (atraso no tempo).

    MisterMoney
    Veterano
    # out/12
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    Lelo Mig
    Obs Importante: Estas paredes de amplis que você vê em shows de Rock, 99% das vezes são fakes... é só aparência.
    Essa eu não sabia, eu achava que esses amplis serve para essa barulheira!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
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    MisterMoney

    Fake
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    Fake
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    Fake
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    Fake (repare os cabeçotes vazios)
    null

    Marthin87
    Veterano
    # out/12
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    Em tempo. Ótimo!

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
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    Marthin87

    Valeu!!... hoje à noite vou postar a continuação....

    juninholiveira
    Veterano
    # out/12
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    Lelo Mig

    cara, MUITO BOM essa matéria, posta logo a segunda parte, quero saber como os técnicos de som mexem nele depois que sai do ampli.

    Pelo que entendi ultimamente lendo por aki, é que por maior que seja meu show, um simples ampli de 15W vai dar conta do recado. Não existe um limite? tipo, um show no maracanã, quantas e quantas caixas de som serão espalhadas pelo local para alcançar todo mundo. Mas isso não faz diferença, pq a potencia que sai do ampli vai ser distribuida uniformemente entre todas certo. Ou por acaso quanto mais caixas eu coloco, mais o volume diminui em cada uma?

    inExperienced
    Veterano
    # out/12
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    Muito bom!

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
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    juninholiveira

    "por maior que seja meu show, um simples ampli de 15W vai dar conta do recado. Não existe um limite?"

    Esqueça a relação de seu ampli de palco com o P.A., isso não têm nada a ver. Só tem a ver se o seu ampli for usado como P.A., você entenderá isso no próximo post.

    "quanto mais caixas eu coloco, mais o volume diminui em cada uma?"

    Isso, aconteceria teoricamente, se você começar a pendurar um monte de caixas numa só potência. Digo teoricamente, porque existem outros fatores que influem, como impedância e etc. Dependendo da relação você poderia queimar o canal do ampli.

    A potência é calculada em função do espaço à cobrir, quanto maior, mais potência é necessário.

    Nos próximos posts você entenderá melhor isso, se após ler onde falarei sobre isso, continuar com dúvidas, só perguntar.

    inExperienced

    Valeu, obrigado!!

    kiki
    Moderador
    # out/12
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    Lelo Mig
    grande tópico, bem didático!

    tomei a liberdade de inserir o link do segundo tópico no post inicial ok? depois que sairem os demais vou linkar todos pra facilitar as consultas.

    aguardo ansiosamente a parte sobre microfonias que muito me aflige

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/12
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    Lelo Mig
    Quero sugerir que você fale um pouco sobre as normas de segurança no palco, pois o cantor sertanejo Ênio Knak Júnio morreu depois de receber uma descarga elétrica . Também não é raro ver gente cair do palco.
    Existe uma CIPA, NR´s e vistorias técnicas nestes eventos?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
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    juninholiveira
    Obrigado...o Tópico 2 já tá postado.

    inExperienced
    Valeu!!

    kiki
    Valeu cara, obrigado...o post 3 já tá pronto e nele aviso que haverá um tópico exclusivo para microfones/microfonia.

    Luiz_RibeiroSP
    Assunto complexo Luiz...hehhe
    Não tinha pensado em abordar essa parte, mas a sugestão é boa, apesar que acho que a grande maioria não se interessará.
    Mas, mesmo que não abra um tópico sobre, eu explico prá você como funciona essa questão segurança caso você tenha interesse.

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