Porque sertanejo, é melhor que rock, musicalmente falando

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

"Vaneira não é um ritmo do sertão. Ela é oriunda do sul, foi levada pra lá com os tropeiros que levavam gado na época da mineração, e posteriormente, pelos migrantes que foram morar para o centro-oeste, com a transferência da capital."

A vaneira vem de mais longe ainda... Qual a capital de Cuba?

guitarrista nerd
Veterano
# jul/15 · Editado por: guitarrista nerd
· votar


Comecei ler o post e li até onde deu porque depois ficou "massante e fora do contexto"... Acho que certos temas deveriam ser "contidos" logo no inicio , Musico X musico, Banda X banda, Instrumento X instrumento, Marca X marca, Ritmo X ritmo, Partido Y X partido Z... Cada um tem seu valor agregado seja ele pouco ou muito e independente do gênero e cada um teve sua colaboração (positiva ou negativa) para a evolução da música a nível mundial, gosto não se compara e esta é uma discussão que nunca terá fim porque gosto é subjetivo.

Agora com minha experiencia musical (acho que todos pensam assim) não creio que pobreza na harmônia seja justificativa para não haver criatividade (videm blues ou funk [funk americano]) assim como complexidade torne impossível a criatividade (videm Jazz ou bossa nova). O que se exige mesmo é a inspiração e conhecimento musical do músico, usando uma analogia simples é como dar um equipamento que custa uma fortuna para um iniciante ou um equipamento precário para um musico experiente, de que adianta ter um dos dois e não se ter o fundamental ?

Resumindo o meu ponto de vista, o post não "me" rendeu o esperado, mas dele tirei bons frutos (como os videos postados que não conhecia assim como ponto de vista dos participantes o qual considero validos para refletir). Viu só como mesmo não sendo "o melhor post do FCC" ele agrega seu valor indiretamente ?

Boa sorte a todos ;)

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ismah

O diferencial do Gipsy Kings está no singular timbre de voz do vocalista e no ritmo das canções. Esses formam o carro-chefe.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


guitarrista nerd
É bem próximo do que eu penso. Discutir gostos é realmente bater a cabeça na parede. Só da prejuízo. A não ser que tenham elementos musicais e parâmetros e tudo aquilo que eu disse antes, de forma que de para fazer alguma analise de fato baseada em algo. E mesmo supondo que de para criar uma diferença grande em relação a elementos musicais (mais ou menos complexo, e etc..) ainda assim passaria distante do conceito de melhor ou pior, pois isso realmente é subjetivo de acordo com a formação cultural, e a carga de cada um.

Bem interessante o exemplo do Blues e do Funk que você citou, porque teoricamente, eles são um exemplo. O Blues por essência é um gênero simples, com harmonia bastante simples, e até arrisco dizer que tem sérios vícios melódicos. Isto torna o Blues pior? De forma alguma. O gênero continua tendo a riqueza sonora que todos conhecem, porque a harmonia é simples, porém envolvente, a melodia é "simples", porém nos transfere para uma vibe agradável, e é essa "simplicidade" e esses "vícios" que dão identidade ao gênero.

Eu penso que algo muito semelhante ocorre com a música sertaneja. É tudo muito simples, mas de forma alguma reduz a criatividade e qualidade presente no gênero, uma vez que tem presente elementos envolventes apesar da simplicidade.

A moral da história, como você já muito bem evidenciou, é que não é o quão complexo é um gênero que o torna melhor ou pior, e sim a capacidade deste de envolver o ouvinte com seus elementos.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


De Ros

Não entendi a relação de Havana com vaneira. Creio que sim ritmos semelhantes, se desenvolveram por lá, pois tem praticamente a mesma ascendência que nós...

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Wuju Wu Yi

De certa forma. Mas não sei nem se é certo chamar de "vaneira".
Eu acho de certa forma mais correto chamar de Maxixe*, pois tem influência da música negra (não é preconceito), principalmente do uso da percussão.

"Alguns" anos depois - por volta de 2003~2008 (mesmo período do forró universitário), aqui no sul, surgiu as bandas chamadas de "Tchê Music" - maxixe praticamente. Uma versão mais pop, com linguajar e temática moderna, da música tradicionalista. Estava para a música tradicionalista gaúcha, como o sertanejo universitário para o sertanejo raíz.

Diferente do que foi com o sertanejo, aqui não colou "os Tchê". O MTG (movimento tradicionalista gaúcho) proibiu de grupos do gênero, se apresentarem em CTG's oficiais, sob a afirmação que deturparia a cultura tradicionalista (patriotismo aqui é forte, e de berço kkkk). Hoje as bandas praticamente desapareceram, ou voltaram pro ritmo tradicionalista, ou aderiram ao sertanejo, por pura e simples falta de mercado.

*Vale dar uma olhada https://pt.wikipedia.org/wiki/Maxixe

Todos

Vejam bem, que eu me reservei a falar da música em si: harmonia, melodia, forma de tocar, e liberdade pra transformar cada execução em uma JAM.

Não mencionei em nenhum momento as letras, mas PESSOALMENTE, é aí que eu realmente concordo: é ruim "bagarai" as que emplacam como top hits, se salvam algumas, mas são bem poucas.

Deixo um link (pra quem tiver saco de ler), uma opinião de algum letrado - um bom pouco sensacionalista, mas com fundamento: é a escória da sociedade cancioneira brasileira.

http://www.revistabula.com/332-mib-musica-imbecil-brasileira-o-sertane jo-universitario-na-era-da-imbecilidade-monossilabica/

PS.: é provável que depois dessa o circo pegue fogo, então MANTENHAM O NÍVEL DA CONVERSA!

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


Wuju Wu Yi
não é o quão complexo é um gênero que o torna melhor ou pior, e sim a capacidade deste de envolver o ouvinte com seus elementos

axé me envolve completamente com suas dançarinas, elemento imprescindível

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ismah
então cara, é que quando fui procurar no youtube o ritmo do sertanejo universitário pra fazer no violão achei videos tipo esse aqui:


Então, creio que eles estão usando o ritmo da vaneira embaixo do nome do sertanejo universitário. Eu vi o maxixe, achei legal, parece, mas achei outro ritmo. O que usam as vezes no sertanejo universitário parece ritmo de vaneirão mesmo.

Sobre os ritmos novos que vão surgindo, eu penso o seguinte, surgir coisa nova baseada em coisa tradicional ok, sem problemas. o problema é quando tudo o que já tinha antes perde visibilidade para a comercialização dessa novidade. E ai concordo plenamente com qualquer crítica relacionada a isso, e até acho justificável essa decisão do pessoal dai. Mas musicalmente, eu faço uma visão a parte. rs

pianoid
hehe. sei comé. que nem as novinha do funk. Nuossa.

mas eu ouvia quando era muleque também. o que contribui para eu simpatizar com axé, o funk (que antes mais bem feito), e etc..

De Ros
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

Os Espanhóis levaram esse ritmo para a Espanha, e como era originário de Havana, virou Habanera (a pronuncia das letras "v" e "b" são praticamente idênticas), ou seja "havanera", que vem de Havana.

Ao ser introduzida em nossos pagos, sofreu modificações estilísticas e também no nome, cortando-se a primeira silaba.

De Ros é cultura.

P.S. Tem um monte de videos novos e séries novas no meu canal do youtube, não percam:

https://www.youtube.com/user/marcosderos

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


De Ros

Não encontrei nada sobre, se puder indicar algo pra ir além ficaria feliz.

De Ros
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

Do que tu tá falando?

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


De Ros

A origem cubana da vaneira :P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque sertanejo, é melhor que rock, musicalmente falando