Porque sertanejo, é melhor que rock, musicalmente falando

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jul/15


Amigos, que fique claro, estou musicalmente falando. E não só do sertanejo, mas de boa parte da música regional, usei apenas como referência por ser conhecido nos 3 cantos do Brasil.

É sim, sabido que as letras são simples, as progressões também, mas isso é o X da questão. A simplicidade da música abre um leque para uma execução livre, com muito swing. No fim, vira tudo uma JAM, permitindo que cada um se desenvolva mais que em gêneros como o rock.

Pode parece que estou sendo ridículo, mas sugiro que tentem algumas coisas como os caras dos vídeos abaixo. Tocar um ACDC, Guns etc não me permite essa liberdade.

Existem exceções também. O show do Alemão Ronaldo (artista aqui do sul), é uma "JAM like a Stones". Fiquei abismado com a liberdade, que o show dele acontece. Os próprios Stones tinham uma boa dose disso. Outros caras que mencionei, até improvisam, mas é bem menos notável.

Não significa que A está certo, e B errado. Ou que B é melhor ou pior que A. São coisas diferentes, apenas. Acho que nosso pré-conceito de que apenas rock/metal é o true, está nos privando de muitas coisas que poderiam nos fazer evoluir.

Claro pra nós guitarristas, o rock é o lugar onde nosso instrumento brilha, onde é personagem principal (reggae disse oi), e não apenas parte da harmonia, e vez ou outra um solo. É com sentido que tenhamos (veja que falo em NÓS, ou seja, me incluo), preferência por tal gênero.

Mas, também somos os mais centrados. Vejo que os bateras, e baixos tem muitas vezes preferência em tocar um arrocha, samba, salsa que por rock, mesmo preferindo ouvir rock. Até alguns tecladistas eu vejo se encarnando nessas.

Antes que me esqueça, o título foi/é apenas pra chamar a atenção... Como disse acima, são diferentes. Não dá pra comparar uma pera e um fusca.













brunohardrocker
Veterano
# jul/15
· votar


estou musicalmente falando.

Cadê a cifra?

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Tá aí... o primeiro a dar as caras me sai com essa pérola...
Como se musicalmente fosse só cifra nts nts nts

JJJ
Veterano
# jul/15
· votar


Foi alface ou orégano?

malucobeleza666
Veterano
# jul/15
· votar


JJJ

Enrolou o orégano no alface e mandou brasa(literalmente).

Videomaker
Veterano
# jul/15
· votar


O sertanejo de: Leandro & Leonardo, Chitão & Xororó, Zezé & Luciano, Etc...
Pode ser considerado até melhor, mas essa tal moda universitária NÃO!
Assim como 'Calipisu' que não tem nada a ver com o Calypso verdadeiro.
O 'Forall' que não tem nada haver com Forró.
O 'Fank' que transformaram nessa moda aí

Uma coisa eu cito, só é melhor pra quem escuta.

JJJ
Veterano
# jul/15
· votar


Eu sempre uso o mesmo argumento nesse tipo de discussão. Já estou até me tornando chato...



Ismah
Veterano
# jul/15 · Editado por: Ismah
· votar


JJJ

To falando da galera mente fechada... Achei que tu veria isso facilmente... :(

Okay, seu vídeo é pertinente. Talvez não fui claro, mas me refiro ao desenvolvimento no instrumento...

Videomaker

Leia o que eu escrevi no primeiro post.

Videomaker
Veterano
# jul/15 · Editado por: Videomaker
· votar


JJJ

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK...........

malucobeleza666

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK...........

Videomaker
Veterano
# jul/15 · Editado por: Videomaker
· votar


JJJ
Já estou até me tornando chato...

Que nada, cara!
Se você fosse chato não seria um dos premiados em ajudar as pessoas daqui...!!! :-D

Já passei poucas e boas com chatos aqui no fórum, infelizmente...!!! :-(

anderson Metal
Membro Novato
# jul/15
· votar


Eu não consigo ver diferença de uma música sertaneja a outra, de um cantor a outro. è tudo muito igual, a parte percussiva, a dinâmica e o timbre da voz a mesma coisa, a única coisa que muda um pouco é a harmonia, mais pra mim soa tudo muito igual, não consigo ver diferença,

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


a maior parte do rock sempre foi ritmicamente pobre. a maior parte da música brasileira é superior nesse sentido. porém rock é mais "maneiro" e sertanejo sempre pareceu música de caipira (em alguns casos é, literalmente), o que justifica o rock ter atraido a legião de adolescentes da época que hoje são os tiuzões que o defendem.

apesar de eu ter me tornado enorme fan do rock exatamente pelo motivo que você apresentou, que foi o contato com a guitarra. realmente o rock é quase que diretamente ligado a guitarra como seu centro.

o rock sempre existiu pra representar musicalmente a rebeldia, coisas maneiras, a excentricidade, o fuck the life, e etc.. o que é super atraente para quem curte uma vida doidona, ter opiniões críticas, e etc.. encaixa.

porém o sertanejo tem as belas modas de viola, sua simplicidade harmônia permite um trabalho mais acentuado na parte ritmica a na expressividade como um todo. O condenado arrocha por exemplo possui um trabalho entre baixo/bateria que é bastante rico, porém passa batido por rockistas em geral.

as pessoas em geral ligam música a contextos sociais e espirituais, e dificilmente conseguem fazer uma separação de forma a conseguir ouvir as coisas com ausência de parcialidade. então até penso que um tópico como esse é complicado, devido ao assunto delicado e polêmico que se forma entre quem curte um bom rock.

o rockeiro assemelha arrocha a balada, pessoas arrumadinhas querendo se pegar, penteados da moda, camisa xadrez, cerveja, falta de senso crítico, etc.. então é muito difícil ele conseguir separar isso tudo pra observar apenas a musicalidade em questão.

mas por fim, acho que ambos gêneros tem coisas muito atraentes, nenhum sendo necessariamente melhor do que o outro como você muito bem representou, e que o que se é necessário trabalhar hoje em dia é o preconceito presente na maioria das pessoas para com gêneros musicais. Que pelo que percebo, tem se tornado menor ultimamente, o que me deixa feliz.

anderson Metal
pra um fan de sertanejo, a maior parte do rock soa muito parecido também. eu mesmo já tive esse tipo de momento. até mesmo a música erudita tem esse efeito. lembra aquele engraçadinho que escuta vc tocar uma música erudita qualquer e diz "po, mas essas músicas são todas iguais."

é a mesma coisa, só que invertido.

mas realmente o sertanejo, assim como a maioria dos gêneros, tem vícios melódicos e harmônicos.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Clap clap clap!

e que o que se é necessário trabalhar hoje em dia é o preconceito presente na maioria das pessoas para com gêneros musicais. Que pelo que percebo, tem se tornado menor ultimamente, o que me deixa feliz.

Essa é a ideia. Vc realmente compreendeu o que eu quis trazer pra frente.

penso que um tópico como esse é complicado, devido ao assunto delicado e polêmico que se forma entre quem curte um bom rock.

Infelizmente, não adianta tratar só de assuntos fáceis e concisos, precisamos tratar destes delicados e polêmicos.

anderson Metal
Membro Novato
# jul/15
· votar


Wuju Wu Yi

Acredito que esse efeito aconteça com todos os estilos, de fato, a única diferença é que rock e metal é algo bastante vasto, existem milhares de bandas com sonoridades diferentes, cada estilo dentro do rock e metal tem uma sonoridade específica, por exemple eu gosto muito de escutar brutal death, eu analiso cada instrumento tocado dentro desse estilo, eu acho a parte percussiva extremamente trabalhada, juntamente com as partes harmônica, tudo se encaixa perfeitamente, claro que para a maioria das pessoas isso é apenas uma "barulheira infernal" Mais para pessoas que fazem esse tipo de música tem uma opinião bem diferentes. Não é atoa que esses gêneros do metal são underground, mais eu te compreendo, eu não sou ouvinte de sertanejo, e eu me referi a cima com base nas músicas que eu ouço em comerciais de televisão e carro com som alto, e com isso nunca sentir diferença nenhuma; E tbm o que foi dito a cima por mim foi sobre o sertanejo universitário, algo que eu nunca engoli.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


anderson Metal

Seja sincero, vc não se deu o trabalho de ouvir nenhum dos vídeos que postei. Dá uma chance, e conversamos de novo. :)

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Ismah
Infelizmente, não adianta tratar só de assuntos fáceis e concisos, precisamos tratar destes delicados e polêmicos.

sim, realmente. só vamos esperar que não surjam conflitos desnecessários ou que baixe o nível da conversação. rs

honestamente achei ótima a proposta do tópico.

anderson Metal
exato. esse efeito sempre está presente. e nenhum gênero se rebaixa ao nível do que as pessoas querem fazer parecer. é precisamente isso mesmo. cada um só nota certas nuances de cada estilo conforme vai atrás ou é exposto ao gênero de maneira positiva e não forçada

o sertanejo universitário é bastante críticado, por diversos motivos, seja por ter letras que apenas falam de pegação, ou coisas relativas ao senso comum, o contexto social, pela ampla exploração comercial que é feita sobre ele, ou outros motivos, mas ainda assim tem ricos elementos musicais, principalmente ritmicos e fonéticos, além de outros.

Lelo Mig
Membro
# jul/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Nunca achei um ritmo ou estilo superior a outro... isso não existe. Essa bitolação de rockeiros em geral é fruto de uma escola de radicalizações que incorporamos na adolescência, mas depois, com a maturidade superamos.

Existem músicas regionais, muito mais complexas que qualquer coisa no rock ou em qualquer estilo exemplificado aqui. Existem estilos que não permitem aventureiros... o chorinho é um deles.

Contudo, o que me desagrada neste REGIONAL POP, como os exemplos aqui postados não é a MÚSICA nem os músicos, a maioria deles muito bons. O que me incomoda é essa postura "vamos pegar umas minas e beber até cair", fútil, leviana, rasa, sem nenhum comprometimento com nada, sem nenhuma posição ideologica, uma música imbecilizante e alienante, como se o mundo fosse apenas uma grande festa, então beba até cair enquanto eu arranco o seu dinheiro.

Isso não acontece só nestes estilos postados, acontece em toda vertente pop e alienada no mundo todo.

Uma total falta de comprometimento com qualquer coisa em prol de se consumir até estourar.

Tô cansado, to "velho", então posso falar na real e foda-se: Tudo isso é uma bosta feita por gente burra e sem conteúdo... e eu tô de saco cheio de burrice.

Tocar bem ou mal não muda isso... falta de cultura não é exclusivo de mal músico.

Que chovam as pedras....



Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Lelo Mig
eu concordo com tudo o que tu disse, menos que a pegação e diversão é algo ruim. eu não vejo a música como uma fonte de conhecimento e sabedoria, para isso já existem ampla bibliografia para quem se propoe a estudar. então não vejo porque haver obrigatóriamente posicionamento político, ou de qualquer natureza na música. não que eu crítique quem o faça, pelo contrário, é muito válido, mas não obrigatório. a música acima de tudo, para mim, é algo lúdico.

no rock a grande maioria das letras são levianas, um ou outro fazem sérias críticas sociais e de qualquer outra natureza, e etc.. mas não vejo a abordagem de temas mais simples, cotidianos, amor, contato físico, como demérito.

Lelo Mig
Membro
# jul/15
· votar


Wuju Wu Yi

Eu não disse que pegação, curtição, amor, cotidiano são ruins...que não devam ser cantados... que o rock não faça isso.

Você não entendeu... o que eu quis dizer é que estou cansado de escutar isso feito por gente burra.

Não é o que se fala... e sim a forma porca como é feita. Estas letras todas saídas da mesma fábrica.

Mas vou parar por aqui... isso vai dar pano prá manga...

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ismah
Minha impressão:

Praticamente qualquer estilo popular que esteja em evidência vai atrair aquele "músico de estúdio" extremamente profissional que podia estar tocando qualquer estilo com competência de sobra, mas escolheu tocar aquilo porque tem público. Então, é óbvio que vai ter um monte de músico monstro tocando sertanejo universitário.

O que eu acho errado é já começar o tópico dizendo que o sertanejo é melhor, e depois dizer que não tem como comparar uma coisa com a outra. Concordo com alguns dos argumentos, mas a concatenação das ideias está falhando. Você fala que "sertanejo é melhor que rock, musicalmente falando" (claro que é musicalmente, né? estamos falando de música, então cinematograficamente é que não ia ser). Mas aí você diz que "não significa que A está certo, e B errado. Ou que B é melhor ou pior que A. São coisas diferentes, apenas". Ué, mas o sertanejo não era melhor que rock? Acho que a conta não está fechando. Você precisa decidir se quer ser iconoclasta ou politicamente correto.

Ah, e os caras dos videos tocam pra caramba mesmo! Mas pra mim isso não é supresa. A discussão é boa, continua isso aí!

Soultunes
Membro
# jul/15
· votar


Ismah
Talvez não fui claro


as usual

-Dan
Veterano
# jul/15
· votar


Título sensacionalista.
Desmereceu o tópico

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


Videomaker
sertanejo de: Leandro & Leonardo, Chitão & Xororó, Zezé & Luciano, Etc...

Esse é tão ruim quanto setanejo universitário.

Lelo Mig
Membro
# jul/15
· votar


cafe_com_leite

E que se dane o politicamente correto, Thaeme, prá mim, só na horizontal!




entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


Sertanejo, musicalmente falando, empata com funk, pagode e axé, mas não ganha de ninguém!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Lelo Mig
Você não entendeu... o que eu quis dizer é que estou cansado de escutar isso feito por gente burra.

é, não entendi.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Lelo Mig
"vamos pegar umas minas e beber até cair", fútil, leviana, rasa, sem nenhum comprometimento com nada

Vai querer dizer que foi pra noite porque seu sonho era usar uma TASCAM 3000... kkkk

Na melhor, vc quis tocar e viu que estar no palco, trazia alguns "benefícios"...

De boa, meu amigo... Vc sabe que poucas vezes foi por outra causa... Não interessa se vc falava de guerras (progressivo), tabus (punk), desventuras sociais (hard) etc...

Concordamos que de fato é abordado de forma bem errada, sabemos também que não foi pra macacos velhos o tópico.

Wuju Wu Yi
só vamos esperar que não surjam conflitos desnecessários ou que baixe o nível da conversação

Nessa hora se fecha o tópico...

BrotherCrow
claro que é musicalmente, né? estamos falando de música

Entendi, realmente procede sua colocação. A ideia era dizer que do ponto de vista de um músico, que quer evoluir ao máximo seu instrumento, tem mais coisas que o rock. Fui incentivado ao acompanhar aulas gravadas de um amigo meu professor de guitarra...

-Dan

Se eu fui infeliz ao dar o nome pra algo, não significa que ele será ruim...

entamoeba

Pare de ouvir como ouvinte, ouça um pouco como músico, qualquer um dos vídeos que postei. Tente ao menos. :)

Lelo Mig
Membro
# jul/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Cara, sinceramente não fui tocar nem toquei por tantos anos na noite, como músico, para pegar mulher. Posso ser exceção, mas eu tinha um projeto artístico, acreditava nele, queria fazer parte de algo que acreditava, que poderia contribuir com minha geração.

Não tenho problema com música para diversão... fora meu trabalho autoral, toquei de tudo, vivi de música um bom período de minha vida... até carnaval eu fiz.

O problema é que hoje é só isso. Não acredito num mundo sem expoentes, tudo nivelado, tudo igual. A música pop atual pode mudar de estilo, mas a mensagem é a mesma... e quase que só idiotice para babacas inúteis.

Vão me chamar de preconceituoso, de velho, de retrógrado, de machista, mas vou ser sincero:

Não quero entregar minha vida a um médico, engenheiro, advogado, que passou sua juventude enchendo a lata, ouvindo estas bostas, e que nunca leu um livro na vida e se leu foi aquela merda do Paulo Coelho.

Sou prepotente? que seja... acho estes Manés uma cambada de energumenos, que resumem suas vidas miseráveis a meia dúzia de opções, e quase todas iguais. Neguinho mora com "mamãe" até os 40 anos, nunca pegou carona, nunca acampou, nunca saiu de seu bairro (a não ser para ir na Disney, os que o papi tem grana).

Dá um desconto.......tô revoltado hoje!.....kkkkk

Tô Punk hoje....





MMI
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

Agora sim, depois da explicação ficou melhor...

Vou entrar nessa só porque o tópico não é para macaco velho. hahahahahaha

Lelo Mig

Queira ou não, o bicho homem é como todos os bichos. Os bichos só tiram a bunda do lugar se for para o sexo, comida ou lutar pela sua vida/prole. Fora isso é perder tempo, tem pouca coisa além disso. De certa forma isso impulsiona o mundo dos homens também, direta ou indiretamente. Se bem que o homem complica isso um pouco, acaba se motivando por outros fatores também. Digo isso porque hoje a última coisa que penso quando pego uma guitarra é sexo ou mulheres.

É natural que todo garoto (ou a grandíssima maioria) que pega uma guitarra e entra no desafio que é tocar esse negócio doido, acabou fazendo isso seduzido pelo rock. De certa forma, uma coisa é símbolo de outra, o rock é guitarra assim como a guitarra é rock. Tem blues, jazz e outros gêneros que se toca com guitarra, mas o poder de sedução na garotada é bem menor.

A reflexão é a seguinte... Se tem um tipo de música que só dá homem é o metal e em especial o shred. A mulherada em geral não curte e não se vê em shows, é exceção. Logo, quem estuda essas coisas não deve ter a intenção de pegar mulher, só se for para pegar homem... Qual o sentido de se matar nisso pensando em mulher? kkkkkkkkkkk

MMI
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

Falando um pouquinho mais sério agora...

Não tem nada errado se interessar na guitarra por causa do rock e suas vertentes. Alguns se limitam a isso e não tem nada de errado. Alguns acabam não se limitando a rock, se sentem atraídos por música. Quem resolve estudar música vai querer estudar harmonias mais sofisticadas, outras possibilidades musicais, ampliar o leque, entender o mundo musical de maneira mais ampla e sem limitações.

Quem entra na música de maneira mais ampla, vai perceber que a música brasileira é bem rica (para galera: não estou falando que é melhor que o rock nem que o rock, fusion, melódicos etc. não tem todos os elementos). Aqui se toca rápido bem antes do Van Halen, só olhar umas obras de choro com bandolim e cavaquinho. A harmonia é matadora desde os tempos de Garoto, mas Tom Jobim fez harmonias magistrais (sem falar em outros). Entendo, são obras menos "guitarrísticas", obviamente. Acho que é isso que você quis dizer, quando provocadoramente botou ali que o sertanejo é melhor que o rock. Claro, quem se aprofundar em um riqueza musical e horizontes diferentes, vai ter um vocabulário mais rico inclusive para tocar rock.

O problema que vejo é que cada vez menos vejo jovens sabendo tocar. Talvez seja, sim, um problema da internet. Quando um sujeito resolve tirar um solo, vai olhar o video e vai tocar na mesma casa, na mesma corda, na mesma digitação, as mesmas notas, o que desenvolve bem menos.

Hoje mesmo eu li um texto do Steve Lukather, muito mais falando de mercado da música que disso, mas no meio ele diz que muita gente hoje grava música mas nem é capaz de tocar ao vivo a mesma música. Vale até a transcrição:

I just want to know something. ALL this pontificating about how Spotify and the like are the ’ answer ’ and how ’ the artists get paid’ etc.

How much? Really? WHO keeps tabs and accounting?

Maybe I just don’t know. I don’t see any money and have A LOT of stuff out there over 35 years of making records.

Have you done the breakdown on what an artist get PER tune on iTunes? Pitiful.

Now IF you are with a label its even worse cause they take a huge share of that. The breakdown after all is said and done for most it’s pennies.

TOO many people can make records. Period.

No catalog artists are made these days. One hit wonders galore. Sad really.

Now record companies don’t give budgets like the old days when the great records were made cause they cost MONEY!! They want to make money for nothing and own you for life and a piece of EVERYTHING an artist does. You can sell a million and still OWE them!

My 25 year old son has buddies who have platinum records living in a one room studio apartment...Broke.

Of course back ‘then’ rec. companies cared about MUSIC and nurturing artists for a LONG term career and long term money.

Sure they got the Lions share but then they invested, believed and promoted it so there was SOME justification.

Now its ’ Beats’ and how many facebook hits or Youtube hits you get .. ALL which either make NO money or short term dog-shit money with no real way to account for it and truly suck for the most part.

What the fuck ? People want to be famous NOT good!

It is TOO easy to play ‘pretend pop star’ now. With all the fakery and auto tune-time correction -cut and paste etc.. fuck most young people don’t know how to play a song from top to bottom in a studio in tune and in time and with feeling?? Rare.

I am in the studios all the time and hear the stories from the producers and engineers.. and yet NO ONE cares that ’ so and so’ who sold a shit load of records ( how much IS that these days? ) cant sing or play.

They make ‘McRecords’ for people who don’t even really listen. It’s background music for people to either find a mate or shake their heads while texting or skyping or doing other things. Environmental noise for the multi-tasker.

Gone are the days of loving , dissecting, discussing the inner workings of ’AN ALBUM”… sitting in silence while it plays.. looking at the liner notes and the few photo’s IN the studio .. imagining what a magic place it music be to make such music…

Gone.

You need a fucking jewelers eye to read the credits IF one even cares. Most don’t.

So if you keep blaming the ‘old antiquated artists’ who are the only REAL ones left.. who MAY make a great record once in awhile but may be overlooked cause the media chooses to care more about who is super gluing meat to their bodies and other ridiculous HYPE and bullshit to get attention rather than LISTENING hard to the music being made we might be in a different place.

When we were kids ( yes I will be 108 this year) there were only a handful or artists and they WERE great cause they HAD to be.

You could choose not to like some but outside the teenage fodder most deserved their success and NO ONE sounded alike ! No one!

We live in a McWorld that moves way too fast and now even the drugs suck. I mean when I was young and got high I never got naked foaming at the mouth and tried to eat someone’s face off.

Time to put on Dark Side of the Moon and chill.

Have a nice day and may real music come back and fill our ears. ( there IS some great stuff but you know what I mean ..)

REAL music played by REAL musicians. They ARE out there.

They just don’t get a lot of press anymore, or at all.”

Luke

(Steve Lukather)


Isso sim eu acho triste. Eu prefiro procurar mais qualidade musical para ouvir e tentar tocar. Tenho cada vez mais repulsa aos enlatados comerciais da música, o que ele chamou de McMúsica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque sertanejo, é melhor que rock, musicalmente falando