Como Vocês Desejam Que Seja O Futuro Do Heavy Metal?

Autor Mensagem
Strawbavawski
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Strawbavawski


Olá, sou novo neste fórum e gostaria de me incluir com a pergunta:
Se você fosse criar uma banda de heavy metal agora, visando o futuro do estilo, como seria?
Pensei recentemente em como o mercado do power metal está saturado e clichê, o metal extremo se torna cada vez mais extremo e mais inviável para o mainstream, o metal progressivo se tornou djent (de complexidade desnecessária na minha opinião) e o público do heavy metal tradicional (bem como da NWOBHM) está se dispersando entre os outros estilos.
Com isso em mente, raciocinem comigo:
No final dos anos 60, segundo os próprios membros do Black Sabbath, o que um produtor queria era uma música exatamente igual às outras, visando o comércio musical, não o amor pela música. Neste contexto surgiram: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple (entre outras).
Na Era Punk (fim dos anos 70), a situação se repetiu, forçando muitas vandas a inovarem, como Iron Maiden, Judas Priest, Def Leppard, Diamond Head.
Nos anos 90, com a ascensão do grunge, vieram o metal extremo e o power metal, paralelamente, em busca de reformular o metal pela terceira vez (claro que existiram mais movimentos, como o thrash, mas é só para termos uma ideia)
Então, conseguem reconhecer? É exatamente isto o que está acontecendo! Pela quarta vez, o mercado musical está saturado e sem inovações! Estamos precisando de mais quatro cabeludos que apareçam e desconstruam a "ideia musical" repetitiva e clichê. Um dia entrarão mais cinco cabeludos em um bar, serão criticados e farão todos baterem as cabeças!

Eu teria uma banda em que fossem resgatados os valores antigos, mesclando-os com sonoridade mais moderna:
Um guitarrista com influências do blues
Um guitarrista shedder
Um baterista no estilo John Bonham, Ian Paice, Bill Ward
Um baixista no estilo Cliff Burton
Vocais melódicos (acho que esta é uma vertente vocal que me agrada e deveria permanecer)

Tendo esta visão, gostaria que respondessem à minha pergunta anterior, lembrando que não estou impondo meu estilo, e sim perguntando a vocês como seria o seu.

sebber
Veterano
# mar/15
· votar


Não é meu estilo nato, mas vou opinar: mesmo correndo o risco de ser esculachado, gostaria que voltasse às origens ao invés de ficar flertando com outros estilos e criando novas vertentes.

Para exemplificar:

Gosto: Angra e Symphony X
Não gosto: Slipknot e Avenged Sevenfold

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15
· votar


Gostaria que surgissem bandas tão originais quanto Muse, que criem uma identidade própria, envéz de serem apenas sombras das clássicas do passado passando a sensação de "já ouvi isso varias e varias vezes".

Apesar de Muse definitivamente ser amplo demais e não poder ser categorizado como metal.
Mas é um exemplo para bandas em geral, de rock, metal, ou etc..



fernando tecladista
Veterano
# mar/15
· votar


Como Vocês Desejam Que Seja O Futuro Do Heavy Metal?
heads metal já é passado

Lelo Mig
Membro
# mar/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Strawbavawski

Até meados dos anos 70, bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, por exemplo, bandas que nada tem a ver uma com a outra, faziam parte do mesmo "pacote"...... era tudo apenas rock pesado, cada qual com suas influências, intenções e deficiências.

À partir dos 80, quando o metal é eleito o gênero ideal para o deleite de virtuoses egocêntricos, para vocalistas posers metidos a cantores líricos, tudo isso somado a um discurso "true metal". Com palavras de ordem, tipo, "traidores do metal" e demais radicalismos, a coisa começa a ficar patética.

A temática satanista e anti cristã, não assusta mais nem criancinhas. A falácia do sou fodão, "tomo 50 cervejas e como 10 mulheres por dia", nem adolescente criado em playstation acredita mais. Até porque a maioria das letras são muito ruins e burras.

Hoje, tirando poucas exceções, o metal é um estilo caricato.

Acho que boa parte dos músicos com alguma criatividade (não confundir com capacidade técnica), estão migrando para novas praias.

MauricioBahia
Moderador
# mar/15
· votar


Desejo que volte ao passado! Judas, Iron, Sabbath, Saxon, Manwor dos velhos tempos!

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Nunca fui um metaleiro nato, gostei muito e ainda gosto de várias bandas, mas nunca fiquei preso no estilo. O que eu gostaria de ver nas próximas bandas seria:

-Menos gutural, nunca gostei disso, para mim soa mal. Mais vocalistas como o Bruce Dickinson, James Hetfield (Black Album) e até mesmo caras como o Axl Rose, aquele vocal "rasgado" ainda me agrada, mas gutural não.

- Menos som fechado. Gosto do som dos Mesa para guitarras, mas acho que ficou tudo muito saturado, gostava da sonoridade dos Marshalls, som com mais médios.

-Mais riffs rock n' roll, sem tantos drops, o baixo está aí para isso (na minha opinião)

- Ritmos de bateria mais dinâmicos, as bandas atuais ficam presas naquele bumbo duplo não uma música inteira, mas o álbum ou a carreira inteira. Saibam usar o bumbo duplo, ao mesmo tempo de quebrar o tempo, usar a condução, usar influências diferentes.

- Teclados são legais, tanto as camas como os próprios solos de teclado, mas acho que em alguns casos falta dosar tudo, ficam solos de teclados e guitarra demais, fica técnica pela técnica.

Não acho que o metal devia perder complexidade e sim ganhar. Subir e descer escalas a mil por hora par amim não é complexidade, isso é treino tosco de técnica, da mesma forma os bumbos duplos ou as fritações vocais. As bandas tem que saber quando usar cada coisa, menos é mais na quantidade do uso, mas ritmos diferentes, dinâmicas de guitarra menos bregas( arpejos em um 4/4 sendo tocados em 6/8 ou vice versa, batendo nos contras, sei lá, qualquer coisa), solos menos manjados (Am ou Em harmoeólio). A bateria ter groove, usar compassos diferentes, ter dinâmica, menos compressão em tudo!!!! O gutural também não é de todo ruim, cabe em alguns pontos, mas não sempre, da mesma forma que cantor lírico o tempo todo enche o saco, fica uma bosta na minha opinião.

Resumindo, parar de pensar em técnica pela técnica, tornar a música de fato mais complexa quando couber, usar influências e ritmos diferentes e diminuir graves e compressão, volta nesse sentido mais para os anos 80, mas não como regra e sim opção!


Abração

Casper
Veterano
# mar/15
· votar


Caro Strawbavawski:

Então o futuro do Heavy Metal está no passado?

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Uma coisa que eu CERTAMENTE mudaria é essa mania de equalizar distorção de guitarra metal em U. POR MAIS MÉDIOS NA GUITARRA!!!!!!! o/

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


o metal é um estilo caricato.

Por mais que eu seja fã do estilo em si, não tem como não concordar.
Acho que o estilo já deu tudo o que tinha que dar, como o rock, o jeito agora é sair misturando estilos e ver o que dá.
Voltar para o básico/antigo acho um erro, o Iron Maiden tá ai lançando albuns que tem mta coisa do que eles faziam nos anos 80 e a geral não curte falando que não tem nada de novo.
Ai se eles lançarem algo mais experimental vão se transformar no Judas do metal, traidores do movimento e mimimi.
Fica dificil

Acho que boa parte dos músicos com alguma criatividade (não confundir com capacidade técnica), estão migrando para novas praias.

Ou ficam eternamente no underground

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


Se você fosse criar uma banda de heavy metal agora, visando o futuro do estilo, como seria?

Com essa motivação eu nem iria começar a tocar... se fosse só para criar uma banda de Metal sem ligar pra futuro, vendas e opinião de fã bitolado talvez tentaria uma mescla de Sigh/Borknagar/Arcturus com Children Of Bodom (sem as letras ridiculas e os teclados/guitarras farofa) sem vocal grutural (não por não gostar, mas acho que já virou lugar comum) e com um enfoque ainda mais forte nas tecladeiras.
Sem virtuosismo, uma parada mais atmosferica e fugindo como diabo foge da cruz do progressivo cabeçudo que é chato bagarai (Só um pouco de ELP pode hauhuahuahauhauhau).
Seria isso. Como fazer um som desse? Nem faço ideia...

vinibassplayer
Veterano
# mar/15
· votar


Como fazer um som desse? Nem faço ideia...
Xeper

se alguem fizer idéia será o proximo sabbath heheheheheheheheheh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Strawbavawski
Concordo com tudo o que o Lelo Mig e o grande MauricioBahia disseram (exceto pelo Manowar, que é muito ruim!). Acrescento ainda que essas "ondas" de sub-gêneros do Metal são, no mais das vezes, "overrated" e derivativas, a maioria chata pra caramba, e, no caso do Black Metal, simplesmente ridículas e risíveis....
Assim, sou obrigado a concordar que o futuro do Metal (aliás, esse denominação devería ser extinta!), está no passado...

Buja
Veterano
# mar/15 · Editado por: Buja
· votar


Nao acredito em futuro do heavy metal nem de estilo nenhum. Estilos musicais, se é que podemos chamar assim, nao se renova. Ele é assim e pronto. É escutado por anos, decadas, até seculos (como o estilo de musica classica), e é assim que conhecemos.

Pode haver alguma evolução? Sim, claro, mais ai pra mim não é avanço do estilo e sim criação de nova vertente, um novo (edit: galho de arvore).

Sertanejo: Temos varias vertentes, claramente vemos a diferençã entre gino&geno, zeze de camargo&luciano e gustano lima. São sertanejos. Pra mim sao vertentes do sertanejo e não que o estilo 'evoluiu' do teixeirinha para o luan santana.

Blues a mesma coisa. Os conhecedores saberão fazer a mesma analogia e ver que SRV nao evoluiu pra bonamassa, e sim são vertentes diferentes.

Metal é a mesma coisa. Iron nao evoluiu para para children of bodom ou judas priest para almah. A comparacao que eu fiz aqui é grosseira, mas um não se tornou o futuro do outro. Cada um criou sua vertente, e assim a coisa é. O Iron é Iron, Manowar é Manowar, Metallica pode ter variado bastante do kill em all para o death magnetic, mas ainda continua incomparavel com angra ou disturbed. São vertentes diferentes.

FELIZ NATAL
Veterano
# mar/15
· votar


O Heavy Metal, bem como outros estilos musicais carecem de ícones, de medalhões que os representem com peso na mídia. Creio eu ( não sou fã de metal ) que exista muito material de altíssima qualidade passando despercebido na enxurrada de conteúdo disponível.

Não vejo decadencia do metal, blues, jazz, rock entre outros como muito difundido, mas sim uma carêcia daqueles que os representem. Não que exista um Hendrix a cada esquina, (por favor não simplifiquem meu comentário) mas creio que existam muitos excelentes musicos, compositores e bandas tais quais os anos 70 e 80, só que sem o mesmo contexto contexto artístico/histórico e cultural e em muitos casos além de anacronicos estão fora do lugar certo ( "lugar certo na hora exata" ).

Em suma o futuro do heavy metal, bem como de muitos outros estilos é a proliferação de fusões e regressões as raízes esporádicas.

Das bandas que melhor representam o heavy Metal, fico com oWuju Wu Yi, Muse na kbç. Mas como disse há uma enxurrada de material disposível, se desligar um pouquinho o discão do Sabbath Bloody Sabbath, parar de se lamentar e tentar olhar um pouqiño além do próprio umbigo verá que há muito som pesado bom na praça.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


É só eu que não vejo essa originalidade do muse?

O vocal é uma mistura de Thom yorke com cantoras de opera. Os riffs são sempre aquele som que dá impressão de já ter ouvido em algum lugar. Bateria e baixo… nada demais.

Pra mim é no maximo uma banda legal.

Del-Rei
Veterano
# mar/15
· votar


Como Vocês Desejam Que Seja O Futuro Do Heavy Metal?

Light Metal. Ou Pop Metal.
Hoje não gosto de Heavy.
\o/

Um aceno de longe!!!

cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


O futuro de heavy metal tá no passado… só ser piada isso.

entamoeba
Membro Novato
# mar/15
· votar


Acho que o metal tem futuro se voltar a explorar as vertentes mais viscerais e deixar essa viadagem pasteurizada de lado.

Também acho que o industrial deveria ser mais explorado, porque ainda tem muito o que dar.

E não acho que o futuro do metal esteja no passado. O gênero é o mesmo, o mundo é outro!

Chega de "achar", por enquanto...

entamoeba
Membro Novato
# mar/15
· votar


Ah, e um raciocínio errado: Achar que, quanto mais "pesado", mais metal!

Essa é a fórmula da porcaria!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


entamoeba
E não acho que o futuro do metal esteja no passado. O gênero é o mesmo, o mundo é outro!
Entenda a afirmação acima como referência, e não como "retorno", pois isso é impossível.
Até 1992 não se falava no termo "Heavy Metal" aqui, e ele era relativamente pouco usado (só pela mídia especializada) também lá fora. Usava-se o termo (genérico, como todos), de "Heavy Rock", que é bem mais abrangente.
Acho que a "invenção" desse termo, e desse segmento, tipificou demais, "engessou" demais o "Rock Pesado" (como era chamado aqui no Brasil).
Abç

entamoeba
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entenda a afirmação acima como referência, e não como "retorno", pois isso é impossível.

Sim, claro. Fui meio preguiçoso na leitura do tópico e acabei ignorando muito do que foi dito. Só quis pontuar que acho o esforço para reproduzir o passado uma maneira inadequada de dar uma sobrevida ao heavy metal. Explorar as referências do passado continuará sendo fundamental para preservar o que delimita o gênero.

E sobre os termos... acho que eles têm uma puta função para o ouvinte. É ótimo ter uma palavra para definir o que você quer ouvir. Mas talvez isso faça mal para os músicos, quando estes se sentem na obrigação de ter fidelidade a determinado estilo. Também acredito que o termo tenha o poder de "engessar" a prática.

Quando me perguntam o que toco, respondo "rock" - termo que é amplo o suficiente para abarcar Led Zeppelin, Beatles, Obituary, Fugazi, Helloween, Queen, Ramones e o mendigo que toca num violão com 3 cordas.

Quem sabe o melhor para o "heavy metal" seja mesmo voltar a ser só "rock"?!


Buja
Sua observação é bem pertinente! Algo precisa permanecer para o gênero preservar o nome. Mas veja o caso do rock, por exemplo. A amplitude das regras que definem o rock permitem que ele seja explorado de inúmeras maneiras, parecendo, por vezes, se tratar de uma experiência inesgotável e extremamente propícia a renovações.

FELIZ NATAL
Não que exista um Hendrix a cada esquina

Se eu for eleito, vou mandar instalar um Hendrix em cada esquina!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15
· votar


cafe_com_leite
Poste qualquer coisa semelhante. Em qualquer quantidade. Agradeço.

Pois a respeito disso:
Os riffs são sempre aquele som que dá impressão de já ter ouvido em algum lugar.


Tenho a impressão totalmente oposta. Não consigo relacionar nenhuma outra banda ao Muse, e raramente ouço sonoridade meramente semelhante.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


Wuju Wu Yi
Tenho a impressão totalmente oposta. Não consigo relacionar nenhuma outra banda ao Muse, e raramente ouço sonoridade meramente semelhante.



Tá louco. Ou você é muito fã do muse ou você não ouve muito rock em geral. Serião. Agora não to com tempo nem saco pra isso, mas uma hora eu volto aqui pra exemplificar pra ti.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Vou exemplificar o tipo de som que simplesmente não encontro nenhuma banda que faça igual.






Devem ser as cadências, a melodia, não sei. Muse é lindo.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


cafe_com_leite
Tá louco. Ou você é muito fã do muse ou você não ouve muito rock em geral. Serião. Agora não to com tempo nem saco pra isso, mas uma hora eu volto aqui pra exemplificar pra ti.

Eu sou muito fan do Muse sim, eles merecem. E escuto bastante rock em geral. E bem, sinta-se a vontade para voltar e postar coisas parecidas a qualquer momento, porque honestamente, para mim é novidade. Ficarei bastante feliz se postar coisas parecidas.

Bateria e baixo… nada demais.

Forçou a barra eim..

cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


Wuju Wu Yi
Forçou a barra eim..



Baixo com distorção? Grande inovação.



Vou ouvir as músicas que você postou e eu não conheço.

tito lemos
Veterano
# mar/15
· votar


Pra mim, quem tem sido interessante e criativo nos últimos anos são nomes como Muse, Opeth, Pain Of Salvation, Porcupine Tree. Bandas que não precisam de complexidade para serem geniais.

tito lemos
Veterano
# mar/15 · Editado por: tito lemos
· votar


cafe_com_leite
Baixo com distorção? Grande inovação.

O baixista do Muse usa bastante distorção, sim, e como você falou, não há nenhuma inovação nisso. Mas a grande virtude do cara é fazer linhas de baixo super criativas, que por muitas vezes seguram a onda da harmonia no lugar da guitarra, preenchendo o som da maneira que um power trio precisa. Apesar dos muitos efeitos eletrônicos usados pela banda, o Muse é um puta power trio. Banda genial, no meu entendimento.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


Pra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Vocês Desejam Que Seja O Futuro Do Heavy Metal?