Como Vocês Desejam Que Seja O Futuro Do Heavy Metal?

Autor Mensagem
sebber
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido

Só depois eu percebi a besteira que eu mesmo falei sobre as origens e as bandas citadas por mim, que na verdade tem várias influências de fora.

O que eu quis dizer de verdade é que não curto essa onda moderna dos anos 2000 pra cá, misturando com rap, eletrônico.

Aproveitando para falar também do Muse, não gosto, acho hiper overrated.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15
· votar


Até aí Mamonas Assassinas era Heavy Metal, Rush é Metal, Engenheiros do Hawaii é Metal...

Não se pode classificar o estilo predominante de uma banda por músicas avulsas.


Mas eu nunca disse que era o estilo predominante. Mas que há músicas com peso o bastante para eu classificar como Metal em alguma instancia. Como nos exemplos que eu citei, e que vc não concorda, mas tudo bem.. rs

Ouvi esses dois exemplos que você indicou e sinceramente, pra eu poder chamar isso de Metal eu tenho que me drogar um pouco antes.

A segunda ainda dá pra identificar alguns poucos trechos com uma influência, mas quando considerada a música inteira, não dá.


Eu honestamente acho que é porque você está com harmonias e melodias pré fixadas na cabeça que vc relaciona com o verdadeiro "Metal", exatamente como eu fazia e que me impedia de tentar misturar as coisas. Como eu disse, só comecei a ter essa idéia depois que meu colega me falou que Muse era Power Metal (??)

Mas beleza, vou chutar o balde, pra todos os efeitos eu considero Muse como Rock Alternativo com trechos Pesados. Eu preciso fazer uma boa divagação pra fazer a relação com o Metal, mas de qualquer forma, parece que não é um ponto de vista que vale a pena ficar tentando sustentar.

A primeira é um Rock Alternativo na cara. Aliás, bem "xoxo" pro meu gosto. Soou bem Placebo ou até mesmo Smashing Pumpkins.

A segunda me lembrou muito o Foo Fighters.


Olha, eu fiquei feliz por vc falar bandas que vc achou parecido, mas bom, placebo e smashing pumpkins eu fui pesquisar, e bom.. não vou falar que achei parecido não, não senti o feel do Muse ali nem de longe, soa pop demais pra mim. Apesar de eu ter entendido a relação que vc deve ter feito.. Mas não, não achei que tem haver não. Talvez o vocal que lembrou distantemente, se eu considerar o conjunto todo. Não que as bandas sejam ruins.. apenas não é muito meu estilo.

Agora por outro lado, Foo Fighters.. Ah, ai sim, eu nunca tinha dado atenção devida, mas agora vi umas músicas e curti pacas, baixei a discografia, e tomara que seja tudo bom. Mas também não vou dizer que não da pra notar claras diferenças em relação ao Muse.. Mas também entendi a relação pelo lado de ser uma banda boa.

Xeper
Muse soa deveras melancólico. Se Foo Fighters fosse melancólico talvez ficasse parecido. Quem tem algumas músicas que soa parecido é o radiohead, mas ainda da pra ver diferenças claras..

É, vou continuar buscando banda parecida com o Muse. rsrsrs

FELIZ NATAL
Pra mim o lance do Metal é que abrange muita coisa. Ai pra classificar tudo precisa criar 100 sub gêneros. Por exemplo, se eu falasse que Muse é thrash metal... ai nada ver... agora se eu falar que é Melancolic Alternative Progressive New Metal (eita) Ai até que da pra entender...

Enfim, tudo se resume aos estereótipos que se tem na cabeça. Um deles é que o Metal não pode soar "bonitinho" que ai já é rebaixado pra Rock, ou Pop. hahaha.

Apesar de eu não ser fan de som "bonitinho". Muse por exemplo é mais ou menos "bonitinho" mas também é muito mais melancólico. O que é legal!

Luisfelp FR1
Que legal! kkk. 2007 até entendi, mas 2004, eita. E olha o nome.. 0305030 riff. haha. a cara do Muse criar um riff e por um nome desse, ou os fans.
U2 eu não conheço tanto, apesar de algumas musicas dele me trazerem boas memórias. E também acho massa spoilers musicais igual esse. Principalmente quando se descobre só depois igual eu agora. foi uma surpresa. kkk

sebber
Aproveitando para falar também do Muse, não gosto, acho hiper overrated.

engraçado, sempre achei under rated. mas que pena que vc n gosta.

o lance que é muitas meninas/mulheres gostam de Muse, e acho que homem tem vergonha de gostar de coisa que mulher gosta.



Não amolece seu coração? rsrsrs

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15
· votar


Enfim, só pra constar, não vou mais citar Muse no tópico a partir de agora, antes que receba advertência da moderação por desvirtuar o tópico. hahaha!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito bem observado. O importante são as bandas buscarem ser boas e fazer um som decente.

Uma banda que não é nem um pouco original e que tem muita criatividade e ótima qualidade é a banda The Ranconteurs.




Enfim, respondendo novamente o que eu quero pro futuro do Metal.

Eu quero que surjam bandas que façam um trabalho criativo, envolvente. Que fuja da mesmice, que fuja da chatisse, que sejam trabalhos bem pensados, bem feitos, e que de prazer de ouvir música por música e até o final.

-Dan
Veterano
# mar/15
· votar


Pessoal das antigas que abomina as ultra distorçoes das 8 cordas, pq é uma crise de identidade, peso nao é isso e blablabla provavelmente vai odiar isso daqui:



cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


Wuju Wu Yi

Quando tu amadurecer um pouco nesse mundo do alternativo/ melancólico, vai perceber que Radiohead é a banda e não muse.

sebber
Veterano
# mar/15
· votar


cafe_com_leite

Quando tu amadurecer um pouco nesse mundo do alternativo/ melancólico, vai perceber que Radiohead é a banda e não muse.

Tuas atitudes às vezes são muito petulantes cara, você patina sobre os limites da boa convivência. Enfim, deve ser horrível ser você e viver dentro de sua mente.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


sebber

É daora demais fera. Azar seu não poder experimentar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


-Dan
Música interessante, e a técnica do cara é braba... Mas dá a impressão de "Deja vú", algo que ouví do Satriani...
Achei interessante esse guitarbass...
Abç

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


cafe_com_leite
Cara.. fiz uma resposta serinha.. mas tive que editar o post, porque no fundo nem fiquei ofendido.

Por favor, sai dessa vida ai. isso ai que tu ta fazendo não é argumento.

vc falar que eu sou imaturo.. porque vc é hiper fan do radiohead.. ok.

só pra constar meu camaradinha, eu curto bastante algumas músicas do radiohead.

Rednef2
Veterano
# abr/15
· votar


System of a Down é um bom exemplo de banda que não dá pra rotular.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Rednef2
System of a Down é um bom exemplo de banda que não dá pra rotular.
Concordo.
O estilo deles incorporou a música armênia e isso é muito interessante.
Assistí o show deles com minha filha no RinR retrasado.
Não compraría um disco deles pois é, para mim, cansativo.
Abç

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# abr/15
· votar


Rednef2
que coisa cara. eu tava pensando em escrever aqui sobre o System of Down.
acho uma banda sem igual. os caras tem as músicas com constante movimento, alterações. não são aquelas músicas estáticas. as oscilações entre trechos agressivos e trechos poéticos. enfim, pra mim é uma banda muito muito foda. curto muito. eles tem um trabalho criativo muito bom. conseguem fazer as músicas terem encaixe e soarem com intençoes musicais bem elaboradas.



sou fan.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# abr/15
· votar


-Dan
que daora cara.

Lelo Mig
Membro
# abr/15
· votar


Wuju Wu Yi
Mauricio Luiz Bertola

Dentro dos possíveis rótulos mais próximos ao "Metal"... System of Down é a banda que mais me surpreendeu nos últimos tempos. Uma prova de que ainda é possível inovar no estilo.

Mas, mesmo não havendo grandes "inovações", gosto de Mastodon também, mesmo sem saber exatamente o porque de gostar.

Gosto é pessoal, subjetivo e muitas vezes sem razão alguma...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Lelo Mig
Gosto é pessoal, subjetivo e muitas vezes sem razão alguma...
Pois é... Eu, por exemplo, gosto do som do Benito di Paula...
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# abr/15
· votar


Wuju Wu Yi

Calma cara. Nem foi um post serio. Vocês levam tudo a serio mesmo ou há uma implicância comigo no MeG?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Lelo Mig

mesmo sem saber exatamente o porque de gostar.

eu acho que vc sabe. :) a gente sempre sabe porque gostamos das coisas.

Mauricio Luiz Bertola

Benito di Paula é mito.

cafe_com_leite

eu não me ofendi cara. sei que vc é um fanzaço do radiohead, então, apesar de desconfortável, não foi inesperado o comentário. mas ele tá errado beleza? minha preferência não tem haver com "imaturidade musical"

se vc entende isso podemos virar amiguinhos e dividir o lanche no recreio.

alias, aproveitando o imbalo, vc prefere o radiohead antes ou depois dos experimentalismos?

entamoeba
Membro Novato
# abr/15
· votar


Wuju Wu Yi
a gente sempre sabe porque gostamos das coisas.

Isso não é verdade!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# abr/15
· votar


entamoeba

é, realmente. as vezes a gente não sabe, mas penso que se a gente parar e pensar tipo "o que me faz gostar disso?". a gente encontra respostas.

cafe_com_leite
Veterano
# abr/15
· votar


Wuju Wu Yi
alias, aproveitando o imbalo, vc prefere o radiohead antes ou depois dos experimentalismos?



Do OK computer pra frente que foi quando a banda começou a se desligar do britpop. Pré isso eu não curto muito.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# abr/15
· votar


cafe_com_leite

interessante. eu estou com exatamente só os dois primeiros albuns aqui porque uns tempos atrás algumas músicas (creep, vegetable, street spirit, fake plastic trees) marcaram muito um momento onde minha vida foi muito bonita.

mas muito mais tempo atrás ainda eu tinha ouvido os discos posteriores que vc prefere, eu tinha achado bem legal na época. estou pensando em reouvir tudo denovo. lembro que na época fiquei irritado com algumas músicas que se tornaram muito cheia de efeitos e ai começou "muito efeito pra pouca música". mas tenho certeza que é um julgamento precepitado.

Mas radiohead tem muitas músicas realmente muito melancólicas como vc disse, e lindas. tipo está.



o trabalho melódico é realmente admirável.

acho que vou criar um tópico depois pra falar mais desse tipo de banda, e sonoridade.

Rednef2
Veterano
# abr/15
· votar


Wuju Wu Yi
Lelo Mig
Acho que essa dica de Daron aqui é um bom caminho para fazer músicas menos "mais do mesmo":

"Os melhores riffs são feitos quando nós deixamos a zona em que nós nos sentimos seguros. No System of a Down, eu fazia riffs em "ímpar metrum", porque isso foi um grande desafio pra mim. A verdade é que, eu não sou tão bom em matemática e não sei muito sobre música a partir do lado técnico. Eu fiz um monte de melodias estranhas, que se expadiram de uma forma indesperada. Depois de algum tempo, não foi tão difícil para mim. Quando começamos a gravar o CD de estréia do SCARS ON BROADWAY, eu queria utilizar uma boa atmosfera e uma boa melodia para cada música. Realmente, essa simplicidade foi difícil de se fazer.""

Fonte: System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico http://whiplash.net/materias/curiosidades/086262-systemofadown.html#ix zz3WDD0H1NC

cafe_com_leite
Veterano
# abr/15
· votar


O que seria esse "ímpar metrum"?

cafe_com_leite
Veterano
# abr/15
· votar


Wuju Wu Yi
"muito efeito pra pouca música".


Não acho, trata-se da escolha da proposta que se quer usar. Um fato parecido me ocorreu com uma versão muito interessante de uma peça de Bach que o makumbator divulgou no forum de guitarra. São tantas melodias sobrepostas que aos meus ouvidos desacostumados soam como "muita melodia pra pouca música". É até meio contraditório isso, mas eu tenho uma percepção de música que vai além de melodia, harmonia e ritmo. As texturas, os timbres, ruidos, os climas, o groove e o encaixe são muito importantes pra mim. Então pra mim me soa as vezes massante a música clássica, por ser tão focado apenas em melodia, harmonia e dinâmica. Claro que não tem nada de tecnico na minha avaliação, são apenas as minhas impressões com as palavras que achei pra expressar.


Se tratando de ruido, ultimamente tenho desenvolvido uma linha de pensamento que ele pode ser tratado como uma harmonia também. Um conjunto de ruídos organizados podem transformar-se em uma textura que pra mim soa como uma segunda harmonia. Um exemplo que sempre me vem a mente quando penso nisso é essa música:

https://youtu.be/pbXrN6YEbdQ

Aqui ele tem uma função percussiva, mas a textura deles soma com a música mais que percussivamente.



E caramba, chega de desviar o assunto do topico hahah

sebber
Veterano
# abr/15
· votar


cafe_com_leite
O que seria esse "ímpar metrum"?

Eu acho que tem a ver com a utilização de uma escala menos convencional, saindo da zona de conforto da melodia quadradinha, bonitinha, e por aí vai. To só especulando mesmo.

andrecoelho
Veterano
# abr/15
· votar


Eu gostaria que houvesse menos preconceito e menos intolerância.

cafe_com_leite
Veterano
# abr/15
· votar


sebber
Eu acho que tem a ver com a utilização de uma escala menos convencional, saindo da zona de conforto da melodia quadradinha, bonitinha, e por aí vai. To só especulando mesmo.



No metal isso é meio que ao contrario. Quanto mais "du mal" e escraboso, mais bonito é pros músicos e pros ouvintes. Dai surgiu o clichêzão também.

LeandroP
Moderador
# abr/15 · Editado por: LeandroP
· votar


No metal isso é meio que ao contrario.

Algumas vezes é incompetência pra desenvolver uma melodia decente. Daí qualquer barulhinho cheio de distorção e delay convence a molecada. Como não têm um senso crítico mais apurado, acaba se prendendo, por segurança, ao esteriótipo, e achando aquilo o máximo.

cafe_com_leite
Veterano
# abr/15
· votar


LeandroP
Exemplifique, por favor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Vocês Desejam Que Seja O Futuro Do Heavy Metal?