Brasileiros são incapazes de terem a linguagem do jazz americano?

Autor Mensagem
Nell Melo
Veterano
# jan/15


Galera tenho uma questão para debate:
Brasileiros são capazes de tocar jazz como americanos ou nascem incapazes disso?
Tava discutindo com um cara e resolvi postar aqui pra ver a opinião de vocês. Segundo ele "a linguagem de jazz nenhum brasileiro tem msmo n, como tbm nenhum americano tocar um frevo como a gente, pode ser virtuoso o que for a questão de linguagem interfere, pra ter noção americanos acham engraçado como brasileiros tocam jazz"

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Eu creio que não tem nada a ver não cara. Porque a gente, tem bastante contato com Jazz. Eles por outro lado não tem muito contato com a música brasileira. Lá ela é exótica. Creio.

Nell Melo
Veterano
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
Tambem nao concordo com isso nao.

Lelo Mig
Membro
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Nell Melo

Concordo em partes.

Acontece, não só com o Jazz, mas também com o blues e alguns outros gêneros, não é só a questão musical, técnica e teórica.

Há uma história "experiência" uma "vivência", uma identificação com uma cultura anterior, com uma tradição.

Se você nasce em uma cidade do interior paulista e não vive a experiência de uma comunidade de escola de samba carioca, a história de sua velha guarda, a tradição e os contos orais disseminados por esta comunidade, você pode tocar samba perfeitamente, pode adorar samba, mas não tem relação "de sangue".

Uma cultura musical vai muito além de meia dúzia de acordes e uma dezena de escalas. Não pode ser resumida numa partitura. Esta experiência é muito mais complexa que a própria música em si. As notas na pauta são o que menos fazem um determinado estilo.

Alguns, mesmo não sendo do meio, vão à fundo na experiência de se aprofundar e vivenciar este clima. A paixão por um determinado estilo, muitas vezes leva o músico a ir a fundo e por isso conseguir bons resultados.

Mas, sem vivenciar, sem "sentir"....poderá até "contar bem", mas será sempre um "contador de histórias alheias".

Casper
Veterano
# jan/15
· votar


Caro Lelo Mig:

Tenho uma percepção parecida com a sua.

Nell Melo
Veterano
# jan/15
· votar


Bom, eu creio que um brasileiro pode tocar jazz muito bem sim, de forma que americanos não "estranhem". Mas a questão da cultura realmente é verdade.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Lelo Mig
Eu concordo com você. não de forma tão profunda como você descreveu, mas concordo.

Mas ainda acho que o brasileiro toca Jazz com bastante autênticidade porque o Jazz é algo já bem globalizado. A música brasileira por outro lado, é mais fechada ao brasil, e como eu falei, interpretada pelos estrangeiros como uma música de certa forma exótica.

É minha opinião. hehe.

d.u.n.h.a.
Veterano
# jan/15
· votar


Lelo Mig
Concordo com você.

Assim como só um brasileiro sabe tocar o verdadeiro choro. Faz parte da experiência tomar um gole de pinga, comer uma feijoada e fazer uma roda de chorinho.

A música não é isolada, faz parte, e muito, do ambiente e contexto sócio-cultural.

FsongB
Membro Novato
# jan/15
· votar


vdd comcordp com o carinha aq

MMI
Veterano
# jan/15 · Editado por: MMI
· votar


Nem a pau!!!!!!

Brasileiro toca jazz, assim como gringo toca música brasileira. Deixem de bairrismo, parem com isso. O mundo é globalizado, já passou disso faz muito tempo.

- conheci uns gringos que tocam choro. Ganhei o CD deles e vou dizer, apesar da sonoridade um pouco exótica (violão gipsy + mandolin archtop), tocam pra caramba a ponto de ser difícil achar gente aqui no nível deles.

- na bíblia do jazz americano, o Real Book, um dos compositores com maior número de músicas é Tom Jobim. Não precisa falar mais nada...

- Miles Davis, um dos maiores ícones do jazz, em várias gravações chamou Airto Moreira, Dedé Sampaio, Paulinho da Costa (que eu tive o prazer de conhecer e tirar uns sonzinhos)... Sério mesmo em algumas das maiores gravações de jazz da história, neguinho não sabia tocar? (deem uma olhada no site do Paulinho e na bio do Airto, pensem bem se brasileiro não sabe tocar jazz...)

Para mim é piada ler que americano não sabe tocar música brasileira e brasileiro não sabe tocar jazz...

d.u.n.h.a.
Veterano
# jan/15
· votar


MMI
Cara, me explica uma coisa...
Porque você tem essa necessidade constante de autoafirmação???

e.g. Paulinho da Costa (que eu tive o prazer de conhecer e tirar uns sonzinhos). = informação irrelevante ao desenvolvimento do assunto.

Acho que nunca vi um post teu nesse fórum sem que você tenha que colocar informações pessoais sobre algo que você tem/conhece/fez.

É tipo aquele tiozão mala que se intromete em todas as conversas pra contar que ele também já fez aquilo, que ele também tem isso, que ele também já viajou para não se onde, etc.

Tem horas que cansa isso.

Rachmaninoff
Veterano
# jan/15
· votar


d.u.n.h.a.
É tipo aquele tiozão mala que se intromete em todas as conversas pra contar que ele também já fez aquilo

kkkkkkkk

Flipe J.
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/15

Tópico mais ridiculo de 2015... ja começamos bem

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


MMI
Legal tuas informações cara. Realmente barreirismo não é muito bacana não. Apesar que hora ou outra vejo uns gringos tocando e fica meio diferente das interpretações brasileiras. mas claro que não é regra. hehe.

d.u.n.h.a.
Achei o comentário do cara infinitamente mais produtivo que esse seu.

fernando tecladista
Veterano
# jan/15
· votar


Brasileiro toca jazz, assim como gringo toca música brasileira.

eu escuto muita bossa, e noto a diferença da pegada quando é gringo e quando é brasileiro
tem o fato das influencias, você e eu desde pequeno escutamos, samba, bossa, pagode e essas pragra de radio, sua pegada de bossa vai ter tudo isso de influencia, o som que se ouve aqui não é a influencia desde pequeno do gringo que escuta, rap, country, blues, beyonce e coisas de lá

muda o foco e imagina um alemão tocando bach e um brasileiro, você vai achar a mesma coisa, mas o alemão certeza que não vai

- conheci uns gringos que tocam choro
talvez soe igual eu tocando choro, gosto de choro mas nunca toquei e escuto muito mais coisas de teclado/piano do que choro
vai ser bem diferente de alguem que vive desde pequeno em roda de chorões

Lelo Mig
Membro
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

"Deixem de bairrismo, parem com isso. O mundo é globalizado, já passou disso faz muito tempo."

"Para mim é piada ler que americano não sabe tocar música brasileira e brasileiro não sabe tocar jazz..."

De boa cara, mas desta vez vou discordar de você. Nada a ver com bairrismo. Por favor, não tome minha opinião como um coisa passional, porque se têm alguém que não tem este tipo de sentimento, sou eu. E, também não coloque a sua opinião (pelo menos pareceu), como quem é dono da razão e sabe o correto, em meio a um bando de idiotas.

Jazz de raiz é bem diferente de fusion, assim como o samba não é bossa. E tocar "diferente", não significa tocar mal.

Têm brasileiro tocando? Tem brasileiro tocando bem? Têm, claro que têm... e ninguém, pelo menos eu, sou contra que toquem, eu mesmo toquei mais bossa/fusion em minha vida do que qualquer outro gênero. Mas a pegada é outra.

Você conhece músicos que tocam isso ou aquilo? Eu também! Agora se você conhece um gringo que soe como Waldir Azevedo, Jacó do Bandolin ou Pixinguinha, coloque link aí, por favor, porque te garanto que de cada 10 gringos no choro, 10 soam como gringos.

Assim como uma orquestra italiana não soa como uma alemã.

Isso é ruim? Tocam mal? Não, não disse e nem acho isso. Mas soam como gringos.

Ainda bem, que mesmo num mundo globalizado, este "sotaque" permaneça tão forte. Se um dia isso acabar, que bosta será!

Até porque eu adoro o sotaque e leitura que gringos fazem da nossa música e do sotaque que fazemos da música deles!

Salve a diversidade!




Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Eu tinha postado um vídeo no outro tópico que da pra refletir a parte do Jazz Americano.
Veja dos 47 segundos:


Pra mim soa claramente com cara de um belo bebop. rs

E bem, saindo um pouco do assunto, mas não posso deixar de registrar. Acho que o que nós brasileiros fazemos com o Jazz algo muito legal. Quando mistura com ritmo de sambinha/bossa. Fica muito show de bola.

Xeper
Veterano
# jan/15
· votar


hahahahaha o video da japinha que o Lelo Mig postou parece isso aqui:



Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Hahaha. Muito legal essas interpretações dos japoneses. Detalhe pro carinha fazendo uma percursão com a vassoura lá no fundo. E ficou engraçado o cara falando "Eu sou galinhaa" e "da uma chance pra este lixoo". Bem bacana. hehehe.

carlcarl
Veterano
# jan/15 · Editado por: carlcarl
· votar


o que pude observar é que a direção do tópico foi invertida ,a pergunta não é : músicos de outros países tocam musica brasileira? e sim :músicos brasileiros são capazes de terem a linguagem do Jazz americano?
tanto o nosso Brasil quanto os estados unidos são países formados por imigrantes(não entrarei em detalhes históricos)
se falarmos do jazz de raiz(origem) é claro que é quase impossível alguém que não viveu e respirou o ar que deu origem ao Jazz interpretar de maneira semelhante a um nativo. pelo mesmo motivo o contrario tambem não funciona(mas ja encontrei vários músicos que não nasceram no Brasil e estudaram muito e tocam como um de nos.
as decisões e experiências feitas pelos grandes nomes do Jazz foram abrindo a porta pra outras culturas se misturarem com a deles e hoje a palavra Jazz não significa "nada" e sim "tudo".
varios ,e não são poucos,músicos brasileiros tocam Jazz ,são aceitos e respeitadíssimos pelos americanos ,o MMI citou alguns percussionistas (fora o Jobim)mas a lista é longa em todos os setores , a musica brasileira contribui com o Jazz principalmente com a Harmonia e o ritmo(não confundir com estilo musical) principalmente a maneira que tínhamos de tocar "sincopadamente"(fomos perdendo isto como o Jazz perdeu a sua forma tradicional) o Jazz retribui ao musico brasileiro dando a liberdade de interpretar ,de improvisar....

obs:não vejo nenhum mal na forma que o MMI fala das suas experiências ,é um estudioso ,conhece o que fala ,viaja muito pelo mundo afora e no bom sentido é curioso (o que penso ser uma virtude)

Lelo Mig
Membro
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


carlcarl

"a direção do tópico foi invertida ,a pergunta não é : músicos de outros países tocam musica brasileira? e sim :músicos brasileiros são capazes de terem a linguagem do Jazz americano?"

Cara, a inversão é válida, é apenas uma forma de exemplificar como eles "ouvem" brasileiros fazendo a música deles.

Também, ninguém questionou a competência em fazer, a qualidade final... tanto é que deixo claro logo de início: "Concordo em partes."

Contudo, estes grandes músicos brasileiros, solicitados por músicos gringos, não foram/são solicitados por serem músicos de jazz e sim por sua "brasilidade".

É justamente este tempero que nossos músicos levam que agradam e enriquecem a música deles.

Ninguém falou e bom ou ruim ou em incapacidade em tocar. Um grande músico toca qualquer coisa.

Mas a "leitura" é outra, e há um "sotaque sonoro"!

Abç!

Casper
Veterano
# jan/15
· votar


O estudo que tem que ser feito, tem que ser feito sempre
em função da coisa cultural.


Egberto Gismonti

No início dessa entrevista, o Egberto explica
algumas diferenças entre diferentes povos.




PS: O próprio Egberto não entra nessa discussão,
porque se ele for fazer Jazz, será. Ele está
acima do bem e do mal.

carlcarl
Veterano
# jan/15
· votar


Lelo Mig
eu não questionei nada ,eu afirmei o que penso(mesmo sabendo que é complicado afirmar alguma coisa)

Contudo, estes grandes músicos brasileiros, solicitados por músicos gringos, não foram/são solicitados por serem músicos de jazz e sim por sua "brasilidade".
é verdade quando os músicos gringos querem tocar musica brasileira quando não é o caso ,o musico convidado tem que ter um mínimo de conhecimento Jazistico.

Ninguém falou e bom ou ruim ou em incapacidade em tocar.( nem eu falei isso) Um grande músico toca qualquer coisa.(a meu ver ,quase tudo)


Mas a "leitura" é outra, e há um "sotaque sonoro"!
estou de acordo contigo ,a diferença esta ai -é como falar um idioma diferente do que o que aprendemos na infancia-por mais que se tenha domínio deste outro idioma,teremos sempre um sotaque e que se for aceito por quem ouve é positivo e não gera encrencas.

Lelo Mig
Membro
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


carlcarl
"teremos sempre um sotaque e que se for aceito por quem ouve é positivo"

Concordo... eu também penso assim. Eu, particularmente, gosto muito. Acho o grande charme da japinha que faz MPB do video, por exemplo, o sotaque dela. Me sinto orgulhoso de ver uma guria do outro lado do planeta, curtindo nossa música e se esforçando numa língua difícil e exótica para ela.

Me incomoda, quando vejo algum cantor postar uma música em inglês e neguinho soltar um: "precisa melhorar a pronúncia...".

Pô se Frank Sinatra gravou Garota de Ipanema com um baita sotaque e todo mundo bate palma, porque um cantor brazuca não pode cantar com sotaque?

Ok, falei sobre sotaque na língua, mas eles existem e penso o mesmo com relação à música.

E, o jazz, ainda é "parceiro" do Brasil. No Blues, por exemplo, que teoricamente é bem mais simples o reduto é bem mais fechado. Existem mais brasileiros "livres" pelo jazz, do que no "blues", onde todo mundo torce o nariz para quem não é do "reduto".

LeandroP
Moderador
# jan/15
· votar


Dá pra "virar a cabeça" só nesta página:

https://www.youtube.com/results?search_query=eumir+deodato

LeandroP
Moderador
# jan/15
· votar



https://www.youtube.com/watch?v=UWwQ63nBQLw

Lelo Mig
Membro
# jan/15
· votar


Casper

Egberto define muito bem a chamada "identidade" musical e como cada povo vê por um prisma cultural, estilo, o mesmo amontoado de notas.

Brilhante!

Lucas Machado dos Santos
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Lucas Machado dos Santos
· votar


Acho que antes de qualquer coisa temos que definir qual "linguagem de Jazz americano" nós estamos falando.

Não gosto de ficar rotulando música, mas nesse caso é inevitável. Afinal estamos falando da linguagem do Bebop ? Fusion ? Do Swing dos anos 40 ? Ou do Smooth Jazz ?

Basta ouvir para perceber que são estilos bem diferentes. Mas pensando em relação ao Jazz mais tradicional, na linha do Bebop e Cool Jazz, acho que os brasileiros conseguem sim tocar com essa linguagem.

É difícil ? São poucos que conseguem ? Sim, mas não diria que somos incapazes de reproduzir essa linguagem.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Lucas Machado dos Santos
Se falou algo interessante. Realmente depende do músico. Provavelmente tem músico no brasil que consegue tocar um Jazz americano exatamente como um americano, como também provavelmente deve ter músicos americanos que conseguem tocar um samba perfeitamente. Na discussão estava muito generalizado.

Creio que depende mais da prática do músico e no tanto que ele ouve certo estilo do que de cultura em sí. Mas claro que ter a cultura daquilo torna o caminho bem mais fácil.

Lelo Mig
Membro
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi

"Provavelmente tem músico no brasil que consegue tocar um Jazz americano exatamente como um americano, como também provavelmente deve ter músicos americanos que conseguem tocar um samba perfeitamente."

Cara é óbvio que tem, mas são exceções. Quando se abre um tópico destes, parto do pré suposto que se fala da regra e não das exceções.

Conheço brasileiros que tocam "perfeitamente" o jazz, mas todos ou estudaram nos EUA ou foram prá lá "respirar o ar e tomar o Jack Daniels" deles.

Tocar com os coroas pretos e autodidatas nos bares...

Temos o Matheus Starling aqui, que é um exemplo, fez jazz na Berklee e é dedicado e apaixonado.

Temos Eumir Deodato, Marcos Valle, Sérgio Mendes, Paulinho da Costa, Airto Moreira e etc... todos estes caras vivem ou viveram décadas nos EUA, entre os jazzistas de lá, e ainda assim, a maioria faz um "jazz suingue brazuca".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Brasileiros são incapazes de terem a linguagem do jazz americano?