Brasileiros são incapazes de terem a linguagem do jazz americano?

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# abr/15
· votar

Nell Melo
Flipe J.

Qual gene hereditário está atrelado ao desenvolvimento e execução de técnicas instrumentais e de composição musical?

influencia....
dúvido que ele passa o fim de semana dele ouvindo pagode ou tocando com dupla sertaneja
talvez o cidadão ai do link escutou blues a vida toda, seus familiares também, seus amigos... e o cidadão resolveu desde o inicio seguir essa linha de blues

agora tenha como exemplo "eu"
eu sou um cara que escuta rick wakean, pink floyd, led, jean nichel jarre, vangelis, mais um pacote de new age e coisas experimentais de syntetizadores além de ouvir mpb, mas também gosto de ouvir uns putz putz da moda, admito que as vezes me pego ouvindo kate perry, lady gaga e Black Eyed Peas pelo trabalho de synth que há nesse som
junto a isso eu toco em uma banda onde é repertório de baile, e até comprei uma sanfona pra tocar os sertanejo universitário, e penso em comprar um keytar pra fazer os axés... fora que amo tocar em carnaval

então eu curto isso ai, mas resolvo tocar blues, toda essa bagagem e porcarias que escuto vão entrar na minha forma de tocar, a não ser que eu aborte tudo isso, vendo os discos, saio da banda e comece a pesquisar e ouvir blues 24 horas por dia
também como estudo teclado, piano.... eu estudo e toco coisas de bach, cravo bem temperado, invenções, fugas,...
mas eu nunca tocaria isso perto de um alemão, alemão com toda aquela coisa sisuda, bach e toda sua métrica, toda aquela formalidade alemã
ai chego eu tocando bach onde meia hora atras eu acabei de ouvir tom jobim, ou cesar camargo mariano, tocando coisas com acentuações quebradas, imagina a merda que eu vou tocar

Flipe J.
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Flipe J.
· votar

fernando tecladista

Desculpa... discordo plenamente.

Pelo seu texto então TODOS os alemães nascem ouvindo musica classica e possuem métrica e formalidade na hora de tocar.

Não é possivel que exista um alemão casado com uma brasileira e o filho destes escute MPB e futuramente tenha o gênero como seu favorito?

O post lá em cima diz "a linguagem de jazz nenhum brasileiro tem"
agora quem definiu a linguagem Jazz?? O que é a linguagem Jazz?? Ela é a mesma pra mim e pra vc? pra um europeu, pra um musico no Nepal?

fernando tecladista
Veterano
# abr/15
· votar

cara.
se você acha que isso aqui

que está neste post com os comentarios aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/320019/p1#9029164

soa igual a esse outro aqui:

eu até dou razão pro tipo de comentario que o ed motta vez ontem
mas dentro da pergunta do tópico adaptando ao exemplo que coloquei acima
"a linguagem de jazz nenhum brasileiro tem"
ou a linguagem do choro nenhum gringo tem?
só se aqueles dois morarem 10 anos no brasil ouvindo musica daqui o tempo todo e parar de tocar isso aqui:

Brasileiros são incapazes de terem a linguagem do jazz americano?
sim se deixarem de ser brasileiros

shoyoninja
Veterano
# abr/15 · Editado por: shoyoninja
· votar

Na minha opinião, linguagem musical quando desenvolvida de forma fluente, como qualquer outra forma de linguagem vai ter seus maneirismos e regionalidades. Um sotaque.

É como querer passar por um nativo ao se comunicar com outros nativos de uma segunda língua que você estude. Você pode até pegar traços mais óbvios, mas na hora de se expressar sua bagagem vem a tona. E isso é bom, acredito eu.

E, como acontece em outras linguas, não tem jeito melhor de absorver do que ouvir e se comunicar com os nativos. Ainda assim, isso vai somar, não substituir sua bagagem.

O paralelo é válido, seria como um americano estudando um samba. Não duvido que seja possível fazer um trabalho bom, mas soar "nativo", vai exigir um esforço imenso e talvez até restrinja o artista...

Quadrado
Veterano
# abr/15
· votar

Isso é determinismo geográfico e é uma asneira sem tamanho.

carlcarl
Veterano
# abr/15
· votar

a maioria dos músicos brasileiros que se dedicam à musica com influencia jazzistica não se questionam e nem pretendem ter a linguagem do jazz americano ,assim como muitos músicos brasileiros mesmo nascidos no Brasil(por escolha ou por falta de adaptação)não sabem tocar musica brasileira tradicional e se saem muito bem em outros estilos internacionais.eu pessoalmente adoro o jazz e tenho sempre oportunidades de trocar algumas notas musicais com jazzistas americanos e de outros países ,nunca um deles me pediu para tocar como um americano e nem me disse que eu não tenho a linguagem americana e claro quando eu sugiro musicas brasileiras eles tocam da maneira que eles sentem a nossa musica e eu tambem não fico querendo que eles toquem com a linguagem de um brasileiro.a riqueza do jazz esta na mistura de influencias vindas de outros cantos do mundo.
não da mais para cantar " so boto bibop no meu samba quando o tio sam pegar no tamborim ,quando ele entender que o samba não é rumba...."

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar

carlcarl

Disse tudo. Essa discussão é bem idiota.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Brasileiros são incapazes de terem a linguagem do jazz americano?