Gosto musical não se discute?

Autor Mensagem
Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Lelo Mig
Dados interessantes.

entamoeba
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Wuju Wu Yi
Ódio? Não viaja! Tem muito mais ódio na tua maneira de impor o pensamento que você usa (e não é teu - é bem "comunzinho", aliás) do que na maneira que eu dialogo!

tu é um cara que precisa aprender a respeitar

Não PRECISO aprender a respeitar NADA! Até porque quando você sugere que "eu preciso aprender", como se soubesse mais do que eu, você ME DESRESPEITA!

e entender coisas diferentes do que você gosta, e sertanejo, mesmo os de hoje em dia, são tão bons quanto rock

Preciso aceitar essa baboseira???? POR QUÊ???

E me desculpe, mas é patético você me dizer que eu preciso amadurecer! Não fiquei em coma nos 15 anos que tenho a mais do que você! Passei esses 15 anos experimentando muita coisa, de maneira crítica, com intensidade, estudando formal e informalmente, dialogando com muita gente boa e, sobretudo, vivendo!

Mas no teu RELATIVISMO uma criança de 8 anos tem tanto conteúdo quanto um professor universitário de 60, né? Basta fazer um discurso confuso e cheio de voltas e dizer que a superioridade do conhecimento de um sobre o outro não pode ser "provada"!

shoyoninja
Como é que se canta "com verdade"?

Já disse lá atrás.

entamoeba
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Lelo Mig
Não vou entrar na discussão bom ou ruim, sobre "The Shaggs"... apenas colocar fogo no circo.

- Era a banda favorita de Kurt Cobain.

- Frank Zappa, numa entrevista a Playboy em 1970, disse que as Shaggs eram melhores que os Beatles.


Talvez ambos estejam errados, talvez o caso seja outro! Algumas obras de arte só fazem sentido se inseridas em um contexto. Se você nunca viu um jogo de Xadrez na vida, aquele tabuleiro com peças em cima pode não fazer sentido algum, mas conhecendo as regras do jogo, você pode jogá-lo!

Se aquela música tem algum valor artístico, é porque havia nela algum tipo de questionamento estético consciente ou algo que o valha. Mas a experiência direta e descontextualizada revela uma obra bizarra! Vai saber, né?

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


entamoeba
Gostar de uma arranjo de uma música sertaneja equivale a procurar frases aproveitáveis num discurso nazi-fascista! Frases isoladas não servem de nada se o contexto (o discurso) é uma porcaria!

Tentar caçar artifícios para respeitar quem faz merda é desrespeitar quem faz coisa boa!



Tá louco, que extremista. Eu não sou xiitinha de nada não. Se eu gosto, gosto e pronto, independente do genero. A musica pode ser bela em diversas circunstancias.

Por essas e outras que eu costumo separar a obra do autor, o indivíduo do grupo e os pensamentos dos pensadores.
Acredito que em uma multidadão, cada pessoa se distingue e dentro de cada pessoa há um outro universo de conflitos. É muito simplista jogar tudo numa lata só.

cafe_com_leite
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/15

você ME DESRESPEITA!



Ain tadinha.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


entamoeba
Ódio? Não viaja! Tem muito mais ódio na tua maneira de impor o pensamento que você usa (e não é teu - é bem "comunzinho", aliás) do que na maneira que eu dialogo!
nada a declarar. discordo, e honestamente acho que não preciso justificar.

Não PRECISO aprender a respeitar NADA! Até porque quando você sugere que "eu preciso aprender", como se soubesse mais do que eu, você ME DESRESPEITA!
achar que não precisa aprender as coisas é arrogante e imaturo. e desculpe se falar o que falei lhe ofendeu, mas meu ponto de vista sobre respeito é muito sólido. foi uma das coisas que me orgulho de ter aprendido cedo. e definitivamente um cara que chama de lixo algo bem estabelecido na cultura brasileira sem um pingo de base além do "eu não gosto" definitivamente é um caso de completa falta de noção, respeito, e de maturidade.

Preciso aceitar essa baboseira???? POR QUÊ???
Porque você não vive sozinho no mundo. Se quiser pode se isolar em uma ilha, mas acho uma péssima idéia.

E me desculpe, mas é patético você me dizer que eu preciso amadurecer! Não fiquei em coma nos 15 anos que tenho a mais do que você! Passei esses 15 anos experimentando muita coisa, de maneira crítica, com intensidade, estudando formal e informalmente, dialogando com muita gente boa e, sobretudo, vivendo!
E muito me impressiona que depois de tanto experimentalismo e sua vivência toda você categorizar algo como "lixo", "merda", porque você não gosta e pronto. Se você fosse adolescênte eu entenderia, mas pra um camarada com 15 anos a mais que eu como você falou, acho no mínimo incoerente.

Mas no teu RELATIVISMO uma criança de 8 anos tem tanto conteúdo quanto um professor universitário de 60, né? Basta fazer um discurso confuso e cheio de voltas e dizer que a superioridade do conhecimento de um sobre o outro não pode ser "provada"!
Nunca falei isso.

Enfim. Eu fico até envergonhado de ter chegado no ponto que chegou. Talvez eu tenha até sido, ou ainda esteja sendo, duro Demais nos comentários para você. E até me arrependo de certa forma. Mas, eu realmente não gostei da maneira que você sem mais nem menos, sem base além da opinião própria, caiu pro baixo nível de xingamentos vulgares como os adolescentes fazem.

Edit: E honestamente cara, eu não quis, e não quero te desrespeitar. Se aconteceu foi uma infelicidade devido a indignação que senti pelo seu comentário, mas sei que acontece, e não te condeno, as vezes queremos explodir e meter a boca em algo que não gostamos. Mas não acho essa a atitude correta. Só não quero que essa discussão se estenda muito. Não sei da sua vida nem o que você viveu. Só peço agora, educadamente, para que respeite outros gêneros que você não gosta.

E desculpe-me por qualquer coisa que tenha lhe ofendido.

Cinne
Membro Novato
# jan/15
· votar


Penso que se é ruim, logo não é musica é barulho. De certa forma se discute sim.

shoyoninja
Veterano
# jan/15
· votar


entamoeba

Como é que se canta "com verdade"?
Já disse lá atrás.


Aonde? Só o que você respondeu da última vez que pedi objetividade foi um "não sei" alongado em várias linhas.

Note também que HÁ conhecimento técnico sobre canto. E ainda, que se esse conhecimento for objetivamente aplicado a vasta maioria dos artistas pop, ninguém canta. Veja:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/318915/


Então, novamente, o que é "cantar com verdade"?

Casper
Veterano
# jan/15
· votar


Caro Lelo Mig:

Tenho a impressão que as declarações do Kurt Cobain
e do Frank Zappa foram irônicas, um meio de provocar
o mercado em relação a padronização e a mesmice, não
que verdadeiramente apreciassem a obra das meninas.

The Shaggs não foi um projeto pensado no sentido de
ser algo "contra o sistema vigente". Aparentemente, foi
uma imposição do pai (Austin Wiggin, Jr.), que bancou
a gravação, em um estágio em que elas claramente não
estavam prontas para isso.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Casper

O seu ultimo post é exatamente o que eu penso sobre as shaggs e a suposta admiração de Kurt cobain e Frank Zappa.

renatocaster
Moderador
# jan/15
· votar


O curioso é que um lance desses (The Shaggs) ainda se torna "cult".

entamoeba
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Gostaria de pedir àqueles que concordam com a sentença copiassem e colassem em um post o seguinte:



Eu __________, declaro acreditar que o som de uma caganeira pode ser tão bom quanto qualquer sinfonia de Beethoven, afinal, isso é questão de gosto".

FCC, 12 de fevereiro de 2015





Eu "só desconfio" que essa raciocínio é fraco! Mas deve ser implicância minha... sei lá...

entamoeba
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: entamoeba
· votar


shoyoninja
Aonde?

Sério? Começo com meu primeiro post neste tópico! Mas se você não entendeu, dê uma lida nisso:

http://criticanarede.com/arteeverdade.html

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


entamoeba

E a segunda opção seria:

Eu __________, declaro concordar com a opinião do entamoeba ".

entamoeba
Membro Novato
# jan/15
· votar


cafe_com_leite

de maneira alguma!

shoyoninja
Veterano
# jan/15 · Editado por: shoyoninja
· votar


entamoeba
Sim mas transmite verdade para quem? O som da caganeira com certeza vai transmitir a idéia, e dependendo do contexto em um filme, o efeito sonoro vai criar até imersão (long live Leslie Nielsen). Portanto estando a audiência devidamente imersa na caganeira, concluo que é arte segundo seus próprios termos.

E isso continua sendo individual, tem muita gente que acha o Kurt Cobain uma maravilha, eu substituiria o nome do referido na sua sentença sem pensar duas vezes.

Agora, não é fazendo referências escatológicas a uma forma de pensar e opondo os argumentos a uma autoridade (Beethoven) que alguma conclusão útil vai surgir. Esse sim é um "raciocínio fraco" eu diria.

O gosto existe, não adianta argumentar que outras pessoas não deveriam gostar de funk por exemplo, a razão do debate é justamente tal fato. Ou se faz um esforço para entender isso, e eu confesso que não entendo, ou no final vamos só obter razões pelas quais o meu e o seu gosto é mais justificado que o dos outros.

Henry D. Thoreau
Membro Novato
# jan/15
· votar


arranjo, simples e lindo, romantico, relembrando os violões do antigo (e bom) sertanejo

ah tá, ok.
então você quer dizer que música como arte é o que te agrada subjetivamente.

nossa, bela definição.

entamoeba
Membro Novato
# jan/15
· votar


shoyoninja
Outro que tá afim de briga? Que tal "tentar entender"?

Agora, não é fazendo referências escatológicas a uma forma de pensar e opondo os argumentos a uma autoridade (Beethoven) que alguma conclusão útil vai surgir. Esse sim é um "raciocínio fraco" eu diria.

Lamento que você não tenha entendido o recurso utilizado. Apelei para o excesso para tentar ajudar aqueles que têm dificuldade a compreender a situação!

O gosto existe

Sim, o gosto existe! Não estou negando isso! Mas vocês apelam para o gosto para esgotar o assunto, como se fosse uma barreira intransponível. E o pior é que usam o gosto e a ilusão de liberdade, de individualidade, para justificar um relativismo estético emburrecedor!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


entamoeba
você entende as coisas errado. a intenção nunca foi rebaixar o nível de qualidade musical de beethoven e etc.. em detrimento de outra coisa, a intenção é acabar com o preconceito de que não existe qualidade nenhuma nos gêneros vitimizados pela comunidade opressora dos roquistas, metaleiros, apreciados "suspeitos" de música erudita, e etc..
A intenção des de o princípio foi acabar com a falta de Respeito, discriminação e segredação de gêneros.

Eu pessoalmente acho que o ápice da musicalidade esta presente no Jazz, na música erudita, e na música brasileira. E nem por isso dou uma de Babaca e saio por ai falando Besteirol de outros gêneros que Também tem o seu Valor e enorme potencial de apreciação.

Se você não entende o sentimento das pessoas ouvindo uma música que não é do seu gosto e acha que elas estão "fingindo", simplesmente ponha a mão na consciência e pense que a conclusão que você chegou no presente momento da sua vida não representa a verdade, e que muitas pessoas podem pensar diferente de você, e isso de maneira alguma as tornam menos.

Seja feliz ouvindo o que você achar que mais te agrada, e deixe as pessoas em paz para fazerem o mesmo sem pensar que é "superior" que alguém.

entamoeba
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Eu, particularmente, acho que existem indícios CLARÍSSIMOS de que certas músicas são melhores do que outras. A existência de UMA música que seja melhor do que outra já REFUTA a relativização que vocês estão fazendo. Nem que, para isso, chamemos de música o som de uma caganeira!

Alguém não entendeu???

entamoeba
Membro Novato
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
Será que de tanto receio de "ser babaca", as pessoas não estariam ficando meio travadas para pensar???

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Henry D. Thoreau
então você quer dizer que música como arte é o que te agrada subjetivamente.



Não. É transmitir algum sentimento ou ideia ou propor uma nova perspectiva de estética atravé de sons, pinturas ou o que valha.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


entamoeba
da maneira que você quer transmitir, eu não acho que existem. eu poderia analisar, se você escrever claramente e objetivamente sobre esses indícios.

Será que de tanto receio de "ser babaca", as pessoas não estariam ficando meio travadas para pensar???

eu acho super importante pensar em não "ser babaca" sempre que for pensar. por que no contrário, o pensamento vai ser cheio de irresponsabilidade e falta de respeito com o próximo, resultando apenas em prejuizo para si e para todos.

shoyoninja
Veterano
# jan/15
· votar


entamoeba
Quais indícios?

entamoeba
Membro Novato
# jan/15
· votar


shoyoninja
Você assinaria isso?

Eu __________, declaro acreditar que o som de uma caganeira pode ser tão bom quanto qualquer sinfonia de Beethoven, afinal, isso é questão de gosto".

FCC, 12 de fevereiro de 2015


entamoeba
Membro Novato
# jan/15
· votar


Peço desculpas aos que querem me interrogar, mas não pretendo voltar tão cedo a esse tópico. Pretendia dialogar e não ficar me justificando!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


entamoeba
então tu não provou nada e só deixou claro que está sendo apenas preconceituoso. e eu também estou de saco cheio da discussão.
o princípio a ser entendido é obviu. respeito.

Henry D. Thoreau
Membro Novato
# jan/15
· votar


transmitir algum sentimento ou ideia

meio que praticamente qualquer música de qualquer estilo musical faz isso.

shoyoninja
Veterano
# jan/15
· votar


entamoeba
Para afirmar tal coisa eu precisaria procurar alguém que satisfaça tal condição.

Não é porque é uma questão de gosto que automaticamente alguém existirá por aí para gostar de cada um dos possíveis sons. Mas vai saber. Há o gosto pelo bizarro como vc mesmo disse.

Existem formas objetivas para se tratar o assunto. A técnica, e o valor comercial. Das duas formas acredito que muita gente não concordaria com as implicações. Não que faça diferença tmb...

E a forma subjetiva. Gostar ou não. Florear razões e textos que justificam seu gosto não o transforma em outra coisa.

Acredito ser muito mais proveitoso estudar o que é apreciado seja qual for o meio, ópera chinesa ou funk carioca, simplesmente porque tem utilidade para alguém que queira atuar nesses contextos. Ao invés de ficar procurando razões pelas quais o que você escuta é melhor que o resto.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Henry D. Thoreau
por isso praticamente qualquer música de qualquer estilo é arte. rsrs.

shoyoninja
Muito bom.

Acredito ser muito mais proveitoso estudar o que é apreciado seja qual for o meio, ópera chinesa ou funk carioca, simplesmente porque tem utilidade para alguém que queira atuar nesses contextos. Ao invés de ficar procurando razões pelas quais o que você escuta é melhor que o resto.

Perfeito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gosto musical não se discute?