pra que serve escala?

Autor Mensagem
INNARELLI
Membro Novato
# nov/14


Nao quero fazer gracinha. Mas o que sao modos e escalas e pra que servem?
esta resposta nao achei na busca

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


As escalas são sequências de intervalos, que se repetem de 8 em 8. E é a base da música ocidental moderna, e boa parte da oriental. Alguns realmente poucos casos de música atonal.

Guitar_L
Veterano
# nov/14
· votar


INNARELLI
Resumindo: escalas são sequências de notas que podem ser usadas para causar determinados efeitos (quando tocadas sobre uma harmonia, que são os acordes) na música.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


E como hendrix as usou?

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


INNARELLI

Escala é a relação matemática entre as dimensões de um objeto em seu tamanho real e a sua representação em um desenho plano ou tri dimensional.

Se um Objeto X, possui a altura de 1 metro (1000 milímetros) e indicamos no desenho, 1:5, por exemplo, significa que o tamanho representado no desenho, neste caso 0,2 mts ou 200 milímetros é 5 vezes menor que a Escala natural (1:1).

Então, a escala serve para "referenciar" as medidas num desenho, maquete, e etc, e sua relação com o tamanho real do que pretendemos retratar ou projetar.

Hendrix, usava as escalas para calcular a quantidade de LSD à consumir x o tempo do barato!

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ok lelo, foi uma pergunta idiota.

Guitar_L
Veterano
# nov/14 · Editado por: Guitar_L
· votar


INNARELLI
Até que não foi idiota, mas você precisa ter base pra entender a resposta. Hendrix usava muita pentatônica. Mas, como eu disse, pra entender isso você precisa estudar uma certa quantidade de teoria musical. Procure por vídeos e materiais na internet sobre harmonia musical e escalas. Esqueça dos modos até você dominar os dois primeiros assuntos, pois eles são a aplicação das duas coisas com certo objetivo.
Abraços

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


Entao eu nao preciso saber escalas mas sim pentatonicas

Guitar_L
Veterano
# nov/14
· votar



e----------------------------------------------------
B----------------------------------------------------
G------------------------------2---4----5------------
D---------------2----3----5--------------------------
A-----3----5-----------------------------------------
E----------------------------------------------------


Toque essas notas (escala de dó maior) e em seguida toque um acorde de C (dó maior). Perceba como as duas coisas "casam". Com a teoria necessária, você pode criar suas próprias melodias, progressões, e tudo mais. É só estudar.
Abraços

Guitar_L
Veterano
# nov/14 · Editado por: Guitar_L
· votar


Entao eu nao preciso saber escalas mas sim pentatonicas
Pentatônicas são escalas (maiores ou menores, etc). Simplesmente uma escala (de 7 notas), só que tocando apenas 5 delas, daí vem o "penta". Saber só pentas é um erro comum de guitarristas iniciantes, simplesmente não é suficiente para te tornar um bom músico. É a mesma coisa que estudar matemática e saber só subtrair. Hendrix usava pentas, mas também utilizava todo o resto da teoria pra compor e tocar.
Abraços

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


INNARELLI

A música popular moderna, baseia-se quase que exclusivamente em dois modos gregos, o jônio (maior natural) e eólio (menor natural)... Surgiram variações, como a maior e menor melódica, harmônica...

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


Entao posso usar os acordes primarios em todo o braco da guitarra?

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Guitar_L
Esqueça dos modos até você dominar os dois primeiros assuntos, pois eles são a aplicação das duas coisas com certo objetivo.

Acho errado, modos são complexos, mas qualquer escala atualmente parte basicamente deles, porque eles partem da cromática.

INNARELLI

Não, porque cada situação pede uma coisa. Alguns estilos são compostos sobre diatônica, outros sob penta. alguns sobre uma mistura disso tudo etc...

uma escala (de 7 notas), só que tocando apenas 5 delas, daí vem o "penta"

Encaro como derivadas, respectivamente, da menor e maior natural... Então a regra de uma formação de penta maior seria T T T+ST T, de uma menor, T+ST T T T...

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


INNARELLI

Defina acordes primários.

Guitar_L
Veterano
# nov/14
· votar


INNARELLI
Entao posso usar os acordes primarios em todo o braco da guitarra?
Não entendi sua pergunta. O que você quer dizer com "acordes primários"?
Abraços

Guitar_L
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Acho errado, modos são complexos, mas qualquer escala atualmente parte basicamente deles, porque eles partem da cromática.
Porque errado? Como você espera que o rapaz entenda modos sem entender harmonia e intervalos? Os modos só existem relacionados com a harmonia, não são só shapes.
Abraços

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


C D E F G A B

Guitar_L
Veterano
# nov/14
· votar


INNARELLI
Você pode fazer um C no braço inteiro da guitara, desde que toque as notas certas, tônica, terça e quinta. No caso, qualquer combinação das notas dó, mi e sol (com o dó no baixo) é um acorde de dó maior.
Abraços

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: INNARELLI
· votar


Mas ninguem aqui acredita em percepcao musical?

Guitar_L
Veterano
# nov/14
· votar


INNARELLI
Mas ninguem aqui acredita em percepcao musical?
O que isso tem a ver com o assunto do tópico? Estava te respondendo com boa vontade, mas estou começando a achar que você está fazendo graça. Paro por aqui com a minha contribuição, e, caso esteja sendo sincero, faça o que eu te disse antes: estude.
Abraços

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mas o clapton usa apenas pentatonicas

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ok lelo, foi uma pergunta idiota.

Não, não foi... Mas existem N tópicos sobre escalas no fórum.

Mas, ok amigo, você esta disposto a ler, com atenção, sem simplificar, ou tentar destruir o contexto com uma frase desconexa?
Certo, então, vou perder algum tempo e dar uma explicação séria e dedicada, acreditando que sua pergunta é sincera e digna de uma explanação. Vamos lá:

Pra que serve escala?

Por si só, não serve para nada.

Ainda que, principalmente após a escola guitarristíca dos 80, as escalas e o estudo massivo delas, tenha sido desmembrado do todo, uma escala não é algo à parte. Ela esta contida na música.

Mesmo que não saiba, qualquer um (mesmo um Não Músico) ao descrever uma sequência aleatória de notas num instrumento estará “desenhando” uma determinada escala ou a combinação de mais de uma.

Desta feita, uma escala musical, nada mais é que uma sequência entre determinadas notas e seus intervalos.

Vamos entender isso, sem ser por música?

Imagine que sua calçada é formada por lajotas pretas, brancas e cinzas. Quando eu faço meu caminho, meu caminhar é: branca, branca, preta, branca, cinza, preta, preta e cinza... (após 8 passos, a sequência se repete).

Quando você faz seu caminho, seu andar é diferente e você anda: branca, preta, cinza, cinza, branca, preta, cinza e branca... (após 8 passos, a sequência se repete).

A calçada é a mesma, as lajotas são as mesmas, estão fixas em seus lugares. Então, o que faz nossas sequências distintas são o “andar” diferente, ok?

Agora, olhe o braço de sua guitarra, violão, teclado do piano, etc, e perceba quantas variantes de sequência são possíveis, dependendo de quantas casas, ordem, e etc, você pode fazer? (usando as 7 notas e seus intervalos).

Cada uma destas sequências possui um nome. O meu andar lá na calçada é a escala Lelo Mig, seu andar é a escala Inarelli.

Assim, na música, dependendo dos intervalos usados, uma escala será chamada de maior, de menor e etc. Mas, têm a ver com o todo, com o campo harmônico e etc.

Então, o Blues, por exemplo, não vai soar como Blues, se você fizer um desenho muito diferente de alguns padrões (no caso as pentatônicas).

Se você pegar dois Bluesman que tocam de ouvido, ainda que eles não saibam as escalas e as notas, o “caminhar”, o “desenho” feito na escala, será muito semelhante, porque é justamente isso que faz soar “Blues”.

Jimmy Hendrix, usava muita pentatônica, não porque ele ficou decorando pentatônicas e virou PHD nisso. Mas porque a maioria de seus solos têm intenção blues, então ele “faz este desenho” para soar como tal.

Dei este exemplo abstrato, para não ficar falando em notas, em “tom, tom, meio tom...”, I – IV – V7, e estas coisas.

300 milhões de guitarristas no planeta sabem pentatônicas blue note de cor, e menos de 10% tocam blues com decência!

Percebe?

É importante saber, é importante treinar. Mas encarar escalas como “caminho das pedras” do guitarrista é o grande erro, que faz com que a maioria soe absolutamente igual.

Você tocará melhor Jimmy Hendrix ouvindo suas músicas e tentando tira-las, do que decorando escalas.

Escala, todo músico faz... até os que não sabem que fazem!

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


INNARELLI

"Acordes primários" me soa como tríades, que engloba também menores e dimitutos, além dos maiores.

LeandroP
Moderador
# nov/14
· votar


Escala serve pra você medir distâncias, temperatura, notas musicais. O termo é sinônimo de escada.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


Lelo, então posso fazer música usando apenas pentas no solo, e acordes que se interligam na música fazendo esta soar agradável, o conceito primordial daquela. mesmo nao sabendo escalas. acho que era isso que hendrix fazia. eu nao sei tirar música de ouvido, mas sei tirar as músicas colocando as notas por nota na partitura.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


LeandroP
ah mas tu é alto nao precisa de escada.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


LeandroP
brincando

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


INNARELLI

ACDC, Kiss, são exemplos bem efetivos disso.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ismah
eu nao sei se você é sério ou fanfarrão.

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


INNARELLI

Ele foi o único que falou ´serio o tempo todo.

Acorde básico e primário são todos os maiores, menores e tríades diminutas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a pra que serve escala?