Escala Maior / Escala Diatonica

    Autor Mensagem
    samuelcintra
    Veterano
    # dez/07


    Bom estou abrindo este tópico para contribuir com o cifraclub em relação a este assunto, se você tem dúvidas poste aqui, se você pode contribuir para enriquecer o tópico seja bem vindo.


    Escala maior e escala diatonica referense a mesma escala cuja estrutura de intervalos é (tom/tom/semitom/tom/tom/tom/semitom)


    Escala, de um modo geral, pode ser qualquer sucessão de sons determinada intencionalmente dentro de uma *oitava.

    Durante a história da música foram convencionadas diversas escalas que hoje nos servem como base para a composição de harmonias, melodias, improvisos, arranjos, estudo técnico ao instrumento etc.

    Cada nota da escala é considerada um grau, a primeira nota é o primeiro grau, a Segunda nota é o segundo grau e assim por diante. Na escala maior cada uma das notas, ou graus, possuem um nome determinado, Iº-Tônica, IIº-Superônica, IIIº-Mediante, IVº-Subdominante, Vº-Dominante, VIº-Superdominante, VIIº-Sensível, VIIIº-Tônica.

    você pode encontrar digitações simples para violão e guitarra neste link


    http://www.scsproducoes.com.br/Escala_maior.html

    DiegoNew
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Olá , eu estou começando a estudar Escalas agora !, Bem vou direto ao ponto
    Eu peguei o shape da escala de Dó em todo braço ( percebi que era de dó depois) aquela que o Gp5 mesmo fornece, tem algum jeito em que eu use esse mesmo shape em outras tonalidades? Agradeço a atenção

    Aust
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cara, acho que já existe um tópico destes... e o link não funfa.

    DiegoNew
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    hm =/ Vou dar mais uma olhada aqui no forum ... Obrigado aew =D

    Aust
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mas qualquer ajuda vale, posta mais umas coisas de escalas cara, diminuta, aumentada... não sei muito sobre essas dai.

    FrodoPeludo
    Membro
    # abr/14
    · votar


    me ajudem,tem alguma relação entre escala diatonica e ciclo de quintas,eu achava que o ciclo de quintas servia pra saber as escalas na parada de tom,tom,semi tom...portanto pra escala diatonica
    me ajudem,é isso mesmo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala Maior / Escala Diatonica