Enigma Publius - Pink Floyd

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# mai/05
· votar


enigman
não é o "The Division Bell" o engima, e sim, o publius

Você tá falando justamente o contrário do que Publius falava

e o Gilmour já falou que isso foi estratégia de marketing, e o Publius era ele e o Rick Wright

AxlVini
Veterano
# jan/07
· votar


http://pt.wikipedia.org/wiki/Enigma_Publius

kkkkkkkkkkkkk
quem diria hemmm
fazer oq...
como já ouvi a pouco tempo...
o rock deixa td mais simples, nesse caso foi grandioso
kkkkk
t+

The Dark Side of Majer
Veterano
# abr/10
· votar


Pink Floydianos, criei essa acount especialmente para continuarmos a debater o enigma.
Parece que assim como o Publius sumiu vcs sumiram nessa discussão.
Vamos lá, vamos continuar a debater, fazer uma lista das conclusões que chegamos.
Vlw ae :D

The_Lunatic
Veterano
# set/11
· votar


Independente do Enigma existir ou não, o album pode ser de certa forma conceitual, contendo talvez uma mensagem pois mesmo se fosse apenas estratégia de marketing para dar certo deveria haver algo a ser descoberto no final o que não vingou e o tempo passou, mas eu ainda tenho curiosidade e interesse em tentar compreender algumas coisas nesse albúm. Foi o último do Floyd e acredito que David Gilmour seguido da banda tenha se dedicado a um trabalho bem feito que agente já percebe superficialmente.

Abaixo vai uma interpretação minha para a música Poles Apart, muita gente foca na idéia mais óbvia da música que é uma crítica a Roger Waters, talvez seja também, mas acho que uma mensagem mais geral na música. Eu não se estou certo, errado ou meio certo, mas vai ai minha tentativa estou aberto e ansioso para críticas

The_Lunatic
Veterano
# set/11
· votar


Polos Opostos

* Depois de ler a letra e ouvir a música eu percebi que o título pode esclarecer um pouco mais as coisas. Ela está em primeira pessoa, alguém falando para outro alguém e ambos seguiram caminhos diferentes uns dos outros o que estará claro na primeira estrofe:

Você sabia... que tudo daria mal para você?
E você viu que tudo iria tão bem para mim?
Porque dissemos a você então?
Que você sempre fora o garoto-de-ouro naqueles tempos
E você nunca perderia aquele brilho no olhar

*Além do destino diferente que cada um teve, parece que a primeira pessoa que diz na música lamenta por ter feito um elogio à segunda pessoa que ouve. "naqueles tempos" voce foi um garoto de ouro e por que te dissemos isso?

Ei você... você alguma vez percebeu o que havia se tornado?
E você viu que não era só de mim que você fugia?
Você sabia o tempo todo, mas isso nunca te incomodou, de qualquer forma
Liderando os cegos enquanto eu observava a frieza em seus olhos

*a segunda pessoa seguiu um caminho diferente da primeira e também de algumas outras pessoas, ele sabia o que estava fazendo, sabia das consequencias, mas continuou nesse caminho com frieza.


A chuva caiu lentamente, sobre todos os telhados da incerteza
Eu pensei em você e todos os anos e toda a tristeza me abandonaram
E você sabia...

*a primeira pessoa sente-se confuso, ele não deveria ter enchido muito o ego da segunda pessoa, mas ele vê que esta sabia o que poderia lhe acontecer então ele se sente aliviado da culpa porque ...

Eu nunca pensei que você perderia aquele brilho no olhar

*Acho que a música é bem espiritualista, cada um tem um dom. Mas deve refinar seus dons e não se perder neles ou na vaidade de te-los, na verdade você pode ser a primeira pessoa, a que canta ou a segunda, a que escuta.

obs.:Mas acho que mesmo se você duvida só um pouco que as coisas possam ir mal para você caso tome determinadas atitudes ruins e não muda, mesmo depois que você sofra as consequencias ainda há tempo de mudar o curso de suas atitudes.

The_Lunatic
Veterano
# set/11
· votar


Eu queria dizer que eu li todas as postagens deste tópico e que gostei muito da interpretação do Dogs para o album e que fui influenciado por ela também. Porém, considerando o que eu entendi da musica poles apart e das instrumentais, eu percebo que há uma mensagem cristã a ser passada sim, cristã no sentido da doutrina de Cristo não de alguma religião específica. Acredito que Gilmour quis passar nesse album, mensagens de doutrina de vida sem pretensão de evangelizar ou converter alguém a uma religião específica, mas uma doutrina independente de religião, baseada na boa harmonia de convivencia, de condutas morais que as vezes nem é preciso ler a bíblia para se inspirar, basta o bom senso, inclusive eu vejo isso em muitas outras músicas do Floyd, vejam a letra de On the Turning Away, do ultimo album antes do The Division Bells o A Momentary Lapse of Reason que eu acredito que foi a primeira tentativa de Gilmour em passar alguma mensagem.

meddle_echoes
Veterano
# jul/12
· votar


Fazem dois dias que tomei conhecimento desse enigma e me debrucei para entender o que é esse tal enigma. Estou adorando, muito embora só tenha conseguido saber os pedaços sobre informações aqui postadas: os links para o tal enigma aqui nesse fórum estão todos quebrados, não existem :(
A única coisa que CONSEGUI DESCOBRIR ATÉ AGORA É QUEM É PUBLIUS....Vejam:

Aqui as pistas sobre isso:
1. "vou dar uma dica, Syd Barret ainda não morreu, nem o "The Piper At The Gates Of Dawn", se fossem mesmo fãs do Pink Floyd, saberiam que tudo tem muito haver"
2. "vou dar a 3º dica, não é o "The Division Bell" o engima, e sim, o publius, o tal mensageiro, que se intitulou de publius, só podia ser duas pessoas, uma, alguém muito próximo ao PINK FLOYD, ou dois, alguém que já foi muito próximo do PINK FLOYD"
3. "na caixa "Shine On" the Syd Barret tem as seguintes frases escritas no encarte:....... "Quando as partes se separaram, eu percebi todos me olhando" que tem a ver com a música Poles Apart"
4. "acho que nenhum de vocês se lembraram do Flautista Do Portão Do Amanhacer."

Minhas explicações:
Pista 1: Syd Barret ainda não morreu porque ele continua fazendo parte do Pink Floyd por meio de suas criações e pensamentos nas músicas do Pink Floyd, mesmo depois de sua morte. Desculpem o aparte, mas amooooooooo demais essa banda.
O “The Piper At the Gates of Down” foi a estréia do Pink Floyd com um rock psicodélicos e foi o único álbum da banda feito sob a liderança de Syd Barrett. O título desse álbum é baseado no 7o. Capítulo do conto infantil “O Vento nos Salgueiros” de Kenneth Grahame. O título do 7o. Capítulo é: "THE PIPER AT THE GATES OF DAWN" , onde o Rato e a Toupeira, enquanto procuram um animal perdido, têm uma experiência mística: "Este é o local do meu sonho, onde eu ouvi a música," segredou o Rato, como se estivesse em transe. "Aqui é o meu local sagrado, se o pudermos encontrar em algum lugar, é aqui". Esta é uma evidência de que o meio que o Pink Floyd usa para que Syd Barret continue vivo é nas suas músicas.

Pista 2: O Division Bell é uma referência ao Publius e não ao enigma. É uma referência à participação do Syd Barret no Pink Floyd que, apesar de estar morto, separado fisicamente do grupo, continua em seu espírito junto com ele. Daí a capa mostrar duas faces separadas e ao mesmo tempo uma só e também lá no fundo pequenininha a igreja simbolizando que sua morte foi apenas física e é um assunto distante. Syd Barret continua vivo como nunca no Pink Floyd.
E na pista do enigma: " ...o publius, o tal mensageiro, que se intitulou de publius, só podia ser duas pessoas, uma, alguém muito próximo ao PINK FLOYD, ou dois, alguém que já foi muito próximo do PINK FLOYD". Syd Barret é essas duas pessoas porque FOI aguém muito próximo (deixou de ser fisicamente quando morreu) e É ALGUÉM MUITO PRÓXIMO porque mesmo estando morto continua presente na banda, por meio das músicas inspiradas nele... em suas idéias, etc.

Pista 3: A "Poles Apart" é referencia ao Syd Barret. Quando ele diz "Why did we tell you then, You were always the golden boy then, And that you'd never lose that light in your eyes". Aqui se faz uma referência a música "Shine on You crazy Diamond" que eles comporam em homenagem ao Syd. E nas iniciais dessa música encontra-se SYD.

Pista 4: O "Flautista Do Portão Do Amanhacer" é a traducão de "The Piper At The Gates Of Dawn" que também pode ser traduzido como "O Flautista Às Margens Da Alvorada" ou "O Flautista À Beira Da Madrugada". Esse, como disse anteriormente é o título do disco feito por Syd Barret e inspirado no 7o capítulo do livro "The Wind In The Willows", de Kenneth Grahame, como escrevi nas explicações acima referentes à pista 1.

Minha conclusão: O PUBLIUS É O SYD BARRET.

Amei!!!!!!
<3 <3 <3

meddle_echoes
Veterano
# jul/12 · Editado por: meddle_echoes
· votar


Agora, alguém pode me dizer qual é o enigma completo, o que é que ele diz? Só encontro pedaços de referência a isso. Preciso saber o todo para entender. Onde encontro isso?

_get_
Membro
# mai/13
· votar


Vamos lá...

Na música "Empty Spaces" presente no CD 1 do épico álbum The Wall de 1979, existe uma mensagem escondida. Ouvindo a mensagem de trás para frente é possível ouvir o seguinte:

- Hello, hunter(s)… Congratulations. You've just discovered the secret message. Please send your answer to Old Pink, care of the Funny Farm, Chalfont…
- Roger! Carolyn's on the phone!
- Okay.

Traduzido:
- Alô, caçador(es)… Parabéns. Você descobriu a mensagem secreta. Por favor, envie a sua resposta para o velho Pink, aos cuidados da Fazenda Engraçada, Chalfont…
- Roger! É Carolyn ao telefone!
- Certo.

O "Publius Enigma" induz a pessoa a descobrir o enigma recebendo portanto um grandioso prêmio.

Na mensagem escondida da música "Empty Spaces" Roger Waters diz que a pessoa que está ouvindo descobriu a mensagem secreta e diz para a pessoa enviar a resposta ao velho Pink.

Bom, pelo que eu sei, o velho Pink é o Syd Barrett e o que me parece é que a resposta do "Publius Enigma" deve ser enviada a Syd em alguma fazenda cuja localização é desconhecida (pelo menos pra mim).

Agora vamos ao ponto principal...

O álbum "The Division Bell" tem como principal tema a comunicação.
Sabemos que Syd Barrett se isolou do Pink Floyd e do resto desde 1968 quando saiu da banda, ou seja, houve uma quebra de comunicação entre Syd e o resto do mundo.

Pelo que vi até hoje, David Gilmour é o que mais faz referências a Syd demonstrando sentir sua falta. Então, minha teoria é que Gilmour tenha utilizado esse enigma para recriar um vínculo de comunicação com Syd através dos fãs do Pink Floyd, pois talvez a comunicação possa ser necessária para a volta de Barrett, o que seria o triunfoso presente prometido pelo Publius Publius.

_get_
Membro
# mai/13
· votar


E penso que o enigma tenha sido quebrado pois Syd faleceu em 2006.

sebber
Veterano
# mai/13
· votar


Marcando para ver mais tarde.

Keith.Scott
Veterano
# mai/13 · Editado por: Keith.Scott
· votar


_get_
Velho... a tempos eu não houvia/lembrava sobre Publius!!!
Continua sendo dahora e intrigante, como sempre!!!
Não é atoa que Pink Floyd foi e ainda é uma referencia... tanto pela música, quanto pela criatividade e "psicodelía"!

_get_
Membro
# mai/13
· votar


Keith.Scott
Exatamente! É magnífico como o Pink Floyd consegue reunir tantas características que se enquadram de forma tão esplendorosa. Não há certeza que o enigma será solucionado ou se realmente há uma solução, mas o fato de existir todos esses mistérios juntamente com o ótimo trabalho feito pela banda durante todos os anos de existência já é um prêmio e tanto. Viva o Pink Floyd!

sebber
Veterano
# mai/13
· votar


Eu acho que tem a ver com a possível condição humana de querer e esperar sempre dos outros, mas nunca ir atrás ou compartilhar o que possui. Que devemos refletir sobre isso e mudar nossas próprias vidas para melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Enigma Publius - Pink Floyd