Como faz isso? (Tambor que vai desafinando)

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # ago/10




    Estou estudando os instrumentos usados na trilha do Crash.
    1º Que instrumento é esse?
    2º Como faz essa técnica de ir desafinando?

    makumbator
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Vc se refere ao instrumento agudo que altera afinação ao longo da faixa? Não me parece um tambor, e sim um instrumento muito usado em sonoplastia(em a pessoa sopra e ele faz um glissando). Não me lembro o nome...É o que faz aqueles sons de coisas caindo em desenho animado.

    Mas no universo dos instrumentos de percussão, os tímpanos de orquestra são tambores afinados, e permitem glissandos para cima ou para baixo, utilizando-se o pedal do instrumento(que serve para trocar a nota que o tambor emitirá).

    Mas pode-se fazer isso com qualquer tambor(ou som) via software, utilizando ferramentas e plugins de afinação.

    Havenox
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    botaozinho de pitch?

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    makumbator
    Na verdade esse tambor logo no início. Então deixa eu ver se entendi, o tímpano de orquestra tem um pedal que faz com a pela vá afrouxando ou esticando, é isso?

    makumbator
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Então deixa eu ver se entendi, o tímpano de orquestra tem um pedal que faz com a pela vá afrouxando ou esticando, é isso?

    Sim, tradicionalmente se usava apenas para trocar as notas(em suma, poderia-se ter vários sons em um mesmo tambor).

    Vamos dizer que havia uma seção com um tímpano em Bb e outro em Eb(é comum os tímpanos serem tocados com 1 par de tambores). Depois, na mesma música havia outra parte com as notas F e A. Então o timpanista já afina antes de tocar um marcador na posição em que a pele dá as notas que ele quer. E então, durante um pausa(pois o tímpanos tem sempre muitas pausas) pisa no pedal e move a pele até a marcação com a nota diferente que ele irá precisar mais à frente.

    Em música contemporânea e moderna, passou-se a usar o pedal para fazer efeito de glissando também, ou seja, ir pisando no pedal enquanto se toca(coisa que na música mais antiga não se fazia).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como faz isso? (Tambor que vai desafinando)