Diferença entre 4/8 e 4/4

Autor Mensagem
carlcarl
Veterano
# dez/12 · Editado por: carlcarl
· votar


a pergunta inicial que até agora não foi respondida é "qual a diferença entre um compasso 4/4 e um compasso 4/8.
1) os dois compassos tem como numeros de tempos 4.
2)o compasso 4/4 tem como unidade de compasso(simbolo ritmico que preenche o compasso inteiro a semibreve) e unidade de tempo(simbolo ritmico que preenche um tempo do compasso a seminima)
3)o compasso 4/8 tem como unidade de compasso a minima e unidade de tempo a colcheia.
até ai,todos que estudam solfejo sabem disso.
o gerador de duvidas é que no ensino do solfejo fala-se de que uma seminima vale 2 colcheias,isto faz o novato no estudo da musica pensar sempre nesta direção.
a semibreve é a unidade(1 ) devemos pensar em "duração do tempo" e não em tamanho nem quantidade,quando falamos que a semibreve vale 4 seminimas....ja enrolou tudo na cabeça de quem esta iniciando.
nos perdemos tempo se contra atacando e não temos a humildade de experimentar uma outra maneira de analisar um determinado assunto.

se a teoria de que o bpm que dita tudo,qual o interesse de escrever uma musica com compassos tendo como denominador 8,16,2 etc...
como o Edson Caetano ecreveu,não custa nada fazer um teste,é de graça.
escrevam alguns compassos em qualquer andamento(bpm) em 4/4 de preferencia com a nossa amiga a "seminima"(que é mais facil de ler)em seguida troque a formula de compasso para 4/8 tambem colocando seminimas ,escrevam alguns compassos,mudem outra vez para 4/4 escrevam somente seminimas e solicitem a um musico que domine a situação para tocar estes compasso,de o andamento inicial e ouçam o que ira acontecer.
para sair desta confusão,esqueçam a teoria e façam este teste simples:
peguem uma bateria eletronica,daw ou outro,coloquem o andamento que voces quiserem,coloquem como formula de compasso 4/4,coloquem um patern midi(pode ser uma mififile de uma musica completa) e "play" ouçam.
em seguida com o mesmo andamento e mesmo patern (mififile) coloquem a formula de compasso em 4/8 "play" e ouçam.

a cada vez que o denominador da formula de compasso for maior,a duração da unidade de tempo sera menor,o contrario sera maior.
fico por aqui desejando que o musico que lançou o topico tenha coragem de experimentar o que digo e se convencer que não foi por acaso que os que inventaram a teoria musical eram cientistas,matematicos.
vou continuando os meus estudos por aqui e desejo a todos os colegas um feliz ano novo.

PigO
Veterano
# jan/13
· votar


como se le e poem em pratica esses compasso?

>> 4/4
|l 1 l 2 l 3 l 4 l|

o "1 2 3 4" é UM COMPASSO! (espero nao ter complicado!)

o compasso se dividiu em 4 pulsacoes!

>> 4/8

|l 1,2 l 1,2 l 1,2 l 1,2 l|

aqui o comprasso tem a mesma duracao, so que na hora de executar a nota, enquanto no 4/4 eu executei a nota "1", no 4/8 eu executei as notas "1,2"


é essa a diferença???

(começei a estuda partitura por conta prorpia a pouco tempo, desculpe se falei besteira!)
ESTOU PERGUNTANDO E NÃO RESPONDENDO O TOPICO

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Eu acho que tudo depende do referencial de tempo, pq vcs estão respondendo como se cada batida do metrônomo equivalesse, necessariamente, a uma semínima, por isso eu estou na parte que acredita que não faz diferença nenhuma as duas fórmulas

Ken Himura
Veterano
# jan/13
· votar


carlcarl
Esta mudança tá errada. Estude mais, abra a cabeça.

Edson Caetano
Tem que pegar pesado hahahaha. Este tipo de besteira atrapalha mais que ajuda, é algo que cria vícios e depois fica bem difícil de tirar da cabeça do aluno.

Adler3x3
Veterano
# jan/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem.
Pontos de atenção:
- para entender melhor o tema deveríamos observar e analisar uma composição originalmente feita para o tempo de 4/8;
pegar alguns trechos e modificar simplesmente a fórmula do compasso é alterar a composição;
- aqui cabe um estudo mais aprofundado de como fazer um novo arranjo de uma música originalmente em 4/8 para 4/4 e outras fórmulas e variantes;
- o ponto de partida da discussão da transposição de uma fórmula de compasso para outra é que levou a opiniões diferentes/conflitantes;

Todos estamos aqui para aprender.
Alguns mais ensinam do que aprendem.
Qual o melhor método de aprender?
o melhor seria sempre acertar e nunca errar.
Estudar matemática e sempre acertar nas contas.
Bismarck o grande Estadista Alemão certa vez pronunciou uma frase mais ou menos parecida como esta:
- Eu aprendo observando o erro dos outros, assim quando vou fazer algo parecido não erro.
Mas o erro também faz parte do aprendizado e muitas vezes é inevitável, tanto nas ciências exatas, artes e relações humanas.
Quando o erro aparece tem que ser apontado, não podemos ser omissos.
Medir é matemática, a régua e o compasso servem para regular o andamento, mas servem também para medir as nossas palavras.

carlcarl
Veterano
# jan/13 · Editado por: carlcarl
· votar


Ken Himura
adoraria poder estar fisicamente em uma sala para podermos expor os nossos pontos de vista em relação a este assunto,mas a distancia e claro,não sei se voce estaria de acordo para aceitar um convite deste torna impossivel isto,noto que voce esta bem documentado o que não é o meu caso,tenho a cabeça fechada(não entra nada)rsrsrsrs
até agora na situação que nos envolve,desde o inicio coloquei exemplos praticos do que falo e pelo que vejo voce não os testou ou os ignorou.realizando estes testes voce poderia desmontar o que digo mas, prefere rebater e fazer piadas.
faça os testes e argumente onde esta o erro.
voce diz que estou errado,talvez sim.
apresento mais um exemplo do que digo e se possivel for faça um comentario sobre ele,dessa forma voce me ajudaria a abrir a minha cabeça.

nestes 6 compassos cifrados(em cada exemplo) gostaria que voce explique o que acontece ritmicamente com cada um dos exemplos.
"os 2 exemplos serão executados da mesma maneira ou cada um tera uma execussão particular?"
bpm ou andamento:100 ou outro qualquer para os 2 exemplos.

1)4/4I Am7 I E7(#9) I (7/4) Am7 I E7(#9) I (4/4) Am7 I E7(#9)I Am7 II


2)4/4I Am7 I E7(#9) I (7/8) Am7 I E7(#9) I (4/4) Am7 I E7(#9)I Am7 II
obs:para evitar mais encrenca,os "II" foi a unica maneira que tive para escrever as barras duplas no final do ultimo compasso
abç
Carl

Iwar
Veterano
# jan/13 · Editado por: Iwar
· votar


Ken Himura
carlcarl

Galera, ao invés de ficar tentando dar exemplos pro outro testar, o que não da certo pq cada um vai ter sua interpretação sobre determinado exemplo, vamo fazer o seguinte, faz uma melodia pequena no guitar pro e coloca em 4/4, faz a mesma melodia dividindo todos os valores das notas da melodia anterior por 2, ou seja, uma semínima vira uma colcheia, uma semibreve vira uma mínima e assim vai. E nessa melodia com os valores das notas divididos por dois, coloca o compasso 4/8, a minha expectativa é de que seja a mesma coisa, o mesmo tempo para as duas, agora se vc n mudar o valor das notas ai sim vai ser diferente, por exemplo, em um compasso de 4/4 tinham 4 semínimas. Se elas continuarem sendo semínimas no compasso quando ele for transformado para 4/8, realmente, a velocidade das notas iria mudar. Elas teriam metade da velocidade, porém, como nem em toda melodia o cara vai tocar tão simétricamente, com certeza pode aparecer uma nota pontuada, o que quebraria completamente o compasso, já que o compasso de 4/4 pra 4/8 seria "dividido" em dois, se o cara fosse executar uma nota dessas, quebraria completamente o compasso e tornaria a execução muito difícil. Portanto a mudança de compasso só tornar a execução mais lenta se o valor das notas no compasso 4/4 não fossem mudados, porém, notas pontuadas tornariam a leitura muito difícil de ser reescrita e complicaria a execução por leitura. Por ouvido a solução seria apenas tocar com metade da velocidade. E carlcarl, no exemplo que vc deu seria impossível discernir uma fórmula da outra da forma que vc colocou, pq vc n sabe o valor atribuído a cada nota do acorde que vc colocou.

Então o mistério estaria na mudança de fórmula sem alteração no valor da nota, o que tornaria uma péssima leitura, então seria muito mais viável reduzir a velocidade do metrônomo para metade e executar a mesma leitura em 4/4

Obs: Eu fiz isso no guitar pro e essa mudança torna muitos compassos imcompletos porquê uma nota de um compasso pega o tempo de outro compasso e deixa eles imcompletos, e vi no livro de música que eu tenho sobre fórmulas com denominadores diferentes

Adler3x3
Veterano
# jan/13
· votar


Tem outro ponto importante que esqueci de mencionar e pode afetar a discussão.

Nem todas as Daws tem o mesmo tratamento de leitura de arquivos midi.
Nem todas suportam várias formas diferentes de compasso.
Muitas Daws fazem um repameamento automático, outras antes de fazer peguntam como proceder no caso de mudanças.
Percebi isto tempos atrás quando queria mudar o ritmo de uma música 4/4 para 3/4.
E tem Daw que não tem suporte midi para 4/8 e remapeia tudo para 4/4.
A tendência da DAW é seguir e tocar as notas com o tempo de duração original, mas pode variar conforme o software.
Uma coisa é editar num software de notação musical, outra coisa é editar em piano roll de Daw.

Ken Himura
Veterano
# jan/13
· votar


carlcarl
nestes 6 compassos cifrados(em cada exemplo) gostaria que voce explique o que acontece ritmicamente com cada um dos exemplos.
Ok, sem problemas. Vou colocar o BPM em 120 pra arredondar os segundos.

1)4/4I Am7 I E7(#9) I (7/4) Am7 I E7(#9) I (4/4) Am7 I E7(#9)I Am7 II
1º compasso: 4/4 UT - semínima, UC - semibreve, duração: 2s;
2º compasso: a mesma coisa do anterior
3º compasso: 7/4 UT - depende de como for dividir, geralmente é 3+4 (ou vice-versa), assim sendo a UT a semínima, UC - não tem. No lugar, você tem uma Unidade de Som - Semibreve + Mínima pontuada. Duração: 3,5s
4º compasso: a mesma coisa do anterior;
5º, 6º e 7º compassos: iguais ao 1º.

2)4/4I Am7 I E7(#9) I (7/8) Am7 I E7(#9) I (4/4) Am7 I E7(#9)I Am7 II
1º compasso: 4/4 UT - semínima, UC - semibreve, duração: 2s;
2º compasso: a mesma coisa do anterior
3º compasso: 7/8 UT - depende de como for dividir, geralmente é 3+4 (ou vice-versa), assim sendo a UT a colcheia, UC - não tem. No lugar, você tem uma Unidade de Som - Mínima + Semínima pontuada. Duração: 3,5s
4º compasso: a mesma coisa do anterior;
5º, 6º e 7º compassos: iguais ao 1º.

Deve-se lembrar que BPM significa Batidas Por Minuto, e que Batidas significa Tempos. Se sua UT é a colcheia, as batidas vão valer colcheias; se for semicolcheia, as batidas vão valer semicolcheias. Por isso que existe uma notação para facilitar esta associação quando a mudança de compasso é frequente, que é colocar uma UT igual a próxima, ou fazer o mesmo com a UC - muito comum na notação contemporânea.

Deve-se lembrar também que a maioria dos DAWs processam midi com tempos fixos, como disse o colega Adler3x3. Tive vários professores bem formados (inclusive uma doutora em ritmo) que garantiam com convicção que nós só podemos saber com certeza o numerador da fração de compasso, porque a divisão nós captamos bem (por causa dos acentos métricos). Agora, o denominador, poderia ser qualquer múltiplo de 4, ou 2, que a música continuaria inteligível - basta respeitar a UT e a UC.

carlcarl
Veterano
# jan/13
· votar


Adler3x3
faça uma copia do que eu escrevi ou escreva um exemplo equivalente e peça para um musico que entenda do assunto tocar.
ficar teorizando não nos leva a lugar nenhum.
dei o exemplo das daws porque praticamente todos nos usamos mas,o ideal seria um musico tocar um partitura com os elementos citados na discussão.
"no Cd que esta na fase final produzido por frequentadores do FCC guitarra"
tem uma composição minha que tem estas mudanças de formula de compasso.enviei as partituras para os participantes e estes excelentes musicos tocaram sem nenhum embaraço,não foi preciso falar nada(a partitura foi o suficiente) ...tudo no virtual.quando o cd for lançado,estara a disposição para download.se for possivel verifiquem.
claro,tem varias outros compositores mas so conheço a minha e duas outras que participei como musico.

Iwar
no compasso 4/4 dos exemplos que coloquei acima,cada acorde tem 2 tempos de duração e nos 7/4 e 7/8 o primeiro acorde tem 4 tempos de duração e o segundo tem 3 tempos de duração.
o problema não esta em dar exemplos para testar,o problema esta em ficar teorizando uma coisa que quem estuda musica nem pensa quando em uma partitura aparece mudanças de compassos como as que citei.toca e toca certinho.
voce lançou a pergunta,varias pessoas tentaram responder,possivelmente voce não experimentou nenhuma das soluções propostas(para ter elementos para discordar),fica achando que....como eu ja disse antes experimenta e diga que o foi proposto esta errado e porque esta errado,para experimentar tem que saber um pouquinho,tem que estudar,tem que tocar.
outros "ocultados" pelo anonimato da internet atiram pedras pra todo quanto é lado mas tambem não apresentam soluções.criticar e demolir é facil sobretudo como eu ja citei "escondido"
eu poderia tocar varias musicas que apresentam estas mudanças mas certamente,não iria adiantar.iriam dizer que eu estou inventando.por isso que lancei estes exemplos simplérrimos pra ver se alguem toca e acaba com a minha alegria e me ensina como é que é o "certo"
no primeiro ataque do colega Ken a minha pessoa,em resposta coloquei um mp3 com um exemplo.ninguem comentou o que achavam,se estavam de acordo ou contra e como eu deveria ter feito ou não feito.
dizer que esta errado sem dar um exemplo do que se deve ser feito é facil,num espaço onde a duvida é dominante.
a cada vez eu que disse que estava errado coloquei uma explicação mostrando porque considerei errado.
na verdade a minha intervenção anterior foi endereçada(como voces podem ver) ao colega Ken que sempre que pode aparece para jogar pedras.
estou aguardando a analise dele sobre o lixinho que escrevi e tambem que ele me oriente sobre o que devo estudar para abrir a cabeça.
dizer "esta mudança esta errada" até eu digo,diga onde esta errada e mostre como eu faço pra não errar mais.
Ken é claro que eu vou estudar mais musica(teoria ja esta bom),quando vou tocar com outros musicos ninguem quer saber se eu sei que a seminima é a prima da colcheia e que o compasso binario brigou com o quaternario, o que interessa é o som,tocar os meus instrumentos da melhor maneira possivel para me agradar e desta forma poder agradar os ouvintes.
rapazida vamos fazer um som!!! lancem umas jams,ta muito tenso....
abç
Carl

carlcarl
Veterano
# jan/13
· votar


Ken Himura
como sou lento para escrever voce chegou primeiro.
a tua explicação teorica não condiz com a realidade pratica.
voce não explicou a diferença entre os dois exemplos,mas não faz mal.
nos vamos ficar batalhando como guerreiros pra nada.
eu vou continuar tocando a minha musiquinha,voce vai continuar a defender a tua teoria e pelo que vejo não chegaremos a um ugar comum.
so te peço que com toda a tua sabedoria,tenha um pouquinho de respeito sobretudo por pessoas que voce não conhece.
assim com eu não sei quem voce é,voce tambem não sabe quem eu sou.
estamos todos escondidos nos apelidos dos forums.
te peço desculpas se entrei no teu jogo de provocações.e na tua teoria.
sucesso na musica e na tua vida e vamos acabar com esta besteira.
voce esta livre para escrever o que quizer,voce esta certo eu é que perdi o meu tempo e energia nesta historia sem fim.
abração e muito obrigado.
carl

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


carlcarl

Cara, eu não estou omitindo a opinião de ninguém, mas faça o favor, eu já fiz esse tópico há 13 dias, vc acha mesmo que eu esperei esse tempo sem procurar em nenhum lugar a pergunta? O problema é que vc acha que é superior à galera que ta postando e acha que eu sou totalmente leigo só por estar perguntando, que só vc está certo. Eu não vi sua gravação pq eu n to com o pc funcionando, estou no tablet, e não está disponível no tablet. Vc provavelmente não está lendo o que nós estamos falando e insiste em colocar seus exemplos sem nem fazer questão de saber o que está sendo dito. Eu falei exatamente onde está o seu erro de percepção nos assuntos que vc acha que está totalmente certo:

Então o mistério estaria na mudança de fórmula sem alteração no valor da nota, o que tornaria uma péssima leitura, então seria muito mais viável reduzir a velocidade do metrônomo para metade e executar a mesma leitura em 4/4

A sua resolução para minha pergunta seria Ctrl C, Ctrl V na música tocando 4/4 e colar ela exatamente sem alterar nenhum valor de nota numa 4/8, obviamente a velocidade muda, mas vc n entendeu minha pergunta do tópico, que seria: em bpms constantes, cada tempo do metrônomo teria a mesma duração indiferente de ser 4/4 ou 4/8?

Então antes de ficar rebaixando as pessoas com tom de educado(fato que me deixa puto, e provavelmente o motivo do Ken Himura também ter ficado puto com vc) presta atenção no que vc está falando..

PigO
Veterano
# jan/13
· votar


ai, o que eu postei la ta certo ou errado???

alguem resposte minha pergunta!!!

| ^^ | ^^ | | ^^ | ^^ | | ^^ | ^^ | | ^^ | ^^ | | ^^ | ^^ | | ^^ | ^^ | | ^^ | ^^ |

flw

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


E o pior que fica querendo fugir da discussão ao invés de resolver logo a pergunta e chegar no consenso. Sem ofensa mas para mim isto é uma atitude de criança cara, vamo focar na pergunta que eu fiz na introdução e parar de ficar dando exemplo que não tem nada a ver com o assunto resolver isso

Eu já expressei o que eu devia expressar na minha penúltima postagem aqui

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


PigO

Se no compasso 4/4 cada pulso for uma semínima e no compasso 4/8 cada pulso que vc mostrou for uma semi colcheia está certo, seria assim:

4/4: |o---o----o----o| --> compasso

o = pulsação (semínima)

4/8: |o----o----o----o| --> compasso

o = pulsação (colcheia)

Adler3x3
Veterano
# jan/13
· votar


carlcarl

Calma!
Você é um excelente músico.
Admiramos as suas perfomances e gravações.
Estamos aqui para aprender.
E divergir faz parte do processo.
O mundo cibernético limita a nossa percepção, como você escreveu o ideal seria discutir os exemplos na prática mesmo, com caderno de partituras e instrumentos reais.

Adler3x3
Veterano
# jan/13
· votar


carlcarl

Tentando entender.

Metrônomo
O arquivo teste em mp3 esta correto.
Mas lembro que o toque do metrônomo não faz parte do arquivo midi.
O Metrônomo é um aparelho a parte que consta em muitas Daws.
Assim como o original na forma física.

Gravação
Muitos músicos gostam de gravar junto com os toques do metrônomo.
Assim seguindo o raciocínio apresentado tocando junto com o metrônomo os músicos gravariam a música (seja no formato wav ou midi) de acordo com a sequência dos acordes etc...)
Assim quando a música passa-se de 4/4 para 4/8 a execução ficaria mais rápida, e quando volta-se de 4/8 para 4/4 ficaria mais lenta.
E assim o arquivo midi ficaria com as notas corretas e tudo soaria no tempo certo conforme foi determinado pelo compositor.

Copiar um compasso original em 4/4 e colar em um compasso em 4/8
Neste caso não altera nada.
Pois seria o mesmo que copiar o que foi gravado no compasso anterior.
Para que soe certo tem que alterar os valores das notas copiadas.
Ou seja tem que gravar de novo. (seguindo o raciocínio do metrônomo)
O que foi gravado em 4/4 não pode ser aproveitado em 4/8. (pois os músicos já tocaram e é passado)
Alguns softwares mais inteligentes conseguem fazer a conversão mas no geral este ato de copiar e colar com mudança de compasso não é reconhecido pela Daw.
Algumas Daws em certas formas de conversão (rearranjo com mudança de formas de compasso) prestam um certo auxílio para poder acertar as mudanças principalmente o encaixe da melodia.
E o ato de simplesmente alterar o que já foi gravado em compasso diferente pode causar diversos e inesperados erros de notação.
Uma gravação do metrônomo (que é um aparelho a parte) não é igual a uma gravação real de midi.
Testei no Mixcraft e a sequência do metrônomo esta certa, mas o simples fato de copiar um compasso com suas notas gravadas em 4/4 para um compasso em 4/8, não altera nada. (pois as notas são as mesmas e seguem interpretadas da mesma forma pelo sequencer da Daw )
Mas isto não altera o raciocínio original que era o de seguir o metrônomo.
Obviamente no ato de compor quando se muda de 4/4 para 4/8 já se faz a notação com as notas corretas, e assim foi feito em composições.
Pode-se até copiar as notas, mas depois deve-se editar mudando os valores de acordo com as exigências do novo compasso.
E no final das contas os músicos gravaram a música de acordo com o pensamento do compositor.

Foi isto o que entendi que o Carl quis dizer.

Conclusão:
Tudo depende do ponto de vista e da forma de se expressar.
Num fórum normalmente postamos as mensagens como se diz na gíria "de bate pronto" e nem sempre usamos as palavras certas.
Uma coisa é a palavra falada sempre acompanhada de gestos e olhares, outra coisa é a palavra escrita feita rapidamente, e ainda mais na Internet, temos que ter tolerância.
Outras vezes escrevemos algo mais que passou no nosso pensamento um pouco a frente, mas que não tem a haver com o contexto do tema, até pode enriquecer, mas também pode gerar mais dúvidas.
Desculpem se fui muito longo nas colocações.
E me corrijam se estiver errado.

guizimm
Veterano
# jan/13
· votar


no compasso quatro por oito as notas valem o dobro de tempo do compasso quatro por quatro, uma semínima vale dois tempos, uma minima quatro tempos e uma semibreve oito tempos, e assim vai

não é isso?

Iwar
Veterano
# jan/13 · Editado por: Iwar
· votar


guizimm
Cara acho que você está confundindo 4/8 com 4/2 e 4/1,
A 4/4 serão 4 tempos, esses tempos terão o valor de semínima, pois que nota divide uma semibreve em 4 partes iguais? Exatamente, uma semínima.

Agora no 4/8 são 4 tempos porém, pensamos, que nota pode dividir a semibreve em 8 partes iguais? Uma colcheia. Então cada tempo do 4/8 terá o valor de uma colcheia.

no compasso quatro por oito as notas valem o dobro de tempo do compasso quatro por quatro

Como o tempo do metrônomo é o mesmo na mudança e cada click dele será um tempo do compasso, indenpendente de ser 4/4 ou 4/8, as notas terão a mesma velocidade em ambos os compassos porém a diferença é o valor atribuído às notas na partitura.

Espero que tenha entendido ;)

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


É só pensar um pouquinho em fração. Não que 4/4 ou 4/8 represente uma fração propriamente dita. Mas a duração de cada figura é uma fração da outra (elementar). Logo, se pensarmos em duração do compasso, um 4/8 dura a metade de um 4/4, e que seria equivalente (falando em duração) a um 2/4 subdividido, simples assim.

Scrutinizer
Veterano
# jan/13 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Provavelmente estética. Talvez mude algo nas acentuações (não sei, Ken sabe (rofl)).
Mas a questão de fazer uma partitura "bonita" é extremamente importante e deve ser levada a sério, essas coisas não são arbitrárias. Mas o ritmo não sofre alteração nenhuma.

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


Scrutinizer

Concordo!

Scrutinizer
Veterano
# jan/13
· votar


Já que toquei no assunto, um artigo bacana sobre a "estética" das partituras e a aplicação num programa pra escrevê-las.

http://www.lilypond.org/doc/v2.16/Documentation/essay/index.html

guizimm
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar
acho que eu quis dizer isso que vc falo mas com os termos errados vlw pela explicação

Ken Himura
Veterano
# jan/13
· votar


Isso é uma questão que funde a cabeça de muita gente mesmo.

O lance é parar de pensar em duração fixa, porque isso não existe (sempre vai ser relativo ao andamento, ao número de BPM); pensando por aí 4/4 ou 4/64, se manter o BPM equiparado à unidade de tempo e também a relação das notas escritas, vai ser a mesma coisa. Agora, se o BPM é fixo e relativo somente ao primeiro compasso, obviamente um vai durar mais que o outro.

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


Escrevemos muito mas...
Resumindo

4/4 : 4 tempos - cada semínima vale 1 tempo
4/8 : 4 tempos - cada colcheia vale 1 tempo

Só isso, simples assim

fernando tecladista
Veterano
# jan/13
· votar


Só isso, simples assim

isso

interessante que a resposta aparece varias vezes, mas com mais exemplos de dobra e divide e multiplica, ou considerando se, ou no caso de, ou dividindo a metade vai ter o dobro onde se lê o quadruplo, mas é como se fosse aquela outra que vale metade, tá virando um balaio que tá dificil de entender que fim vai dar

nada contra a dúvida, tem que perguntar mesmo, eu também quando me apareceu 3/8 e 4/8 demorei pra entender, mas era simples conta se um na colcheia

eu acho que a dúvida está respondida e mais exemplos só vão ajudar a piorar
é ler novamente "calmamente" a primeira pagina

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferença entre 4/8 e 4/4