Diferença entre ouvir e sentir música!

    Autor Mensagem
    ThE_SymPhoNy_ThEaTer
    Veterano
    # jul/03


    Todo mundo sabe que música nao é brincadeira. No entanto, cada vez mais se deixa de lado uma das idéias fundamentais dentro da música, que se consiste não apenas em ouvi-la, mas senti-la.

    Acredito que o que há de mais importante ao analisar alguma melodia, harmonia ou solo, não estah apenas em analisar como uma sequencia "legal" de sons, mas sim, interpretar o que o compositor quis passar com aquela expressao, aquelas linhas. A partir do momento que sabemos interpretar as intencoes contidas nas ideias musicas, podemos dizer que entendemos a musica. Pq eh mais do que curtir, mais do que achar legal. E encarar dessa forma eh de extrema importancia na hora de expormos nossa criatividade.

    Uma pergunta que faco eh os novos musicos que hoje surgem, as vezes com grande talento nas maos, nao estao deixando de lado o fato de sentir e interpretar a musica... Se o que se dah valor eh realmente por seu sentimento lah ou simplismente ter uma tecnica arrasadora mas que nao diz nada sobre vc.

    O que vcs acham disso?

    JasonX
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    na hora q eu toco guitarra ( e não violão, não sou bom no violão como na guitarra, na guitarra eu sou melhor, embora todas as musicas q coloquei no guitar battle foram de violão...) eu eskeço de tudo e simplesmente toco, no violão eu não sinto o mesmo prazer, eu gosto de sentir o som da distorção, de fazer solos rápidos qndo estou com ódio, de fazer solos com bastante harmonia qndo estou calmo... enfim, embora tudo isso o sentimento é a melhor forma de vc tocar bem, pq com o sentimento oq vc está tocando sai com algum significado, e não somente com som q é o caso de ter uma técninca arrasadora sem ter sentimento....

    petrukirlz
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Boa Cassiano, infelizmente eh duro encontrar musicos sonhadores que apenas ouvem um solo ou qualquer outro arranjo apavorante ao menos sabem o que ele significa para o musico e/ou ouvinte. Lógico, existem pessoas que não nascem com esse dom da música mas as vezes percebem oq elas significam para ela.
    A minha opnião sobre Musica para se ouvir e Musica para se sentir eh basicamente isso, pq não basta pra quem deseja ser um grande musico se vc não consegue perceber oq o musico tenta expressar atravez de sequencias de notas, seja simples ou algo complexo.
    Mas perae, é preciso de esperiencia, ou muito tempo de dedicação a musica? Eu digo, ou pelos menos acho que não.
    Apenas procure endenter o significado de suas canções prediletas, talvez nelas vc possa encontra a verdadeira trilha sonora de sua vida. Isso sim é ouvir, curtir e por fim sentir musica pela musica.

    Abraços....

    ThE_SymPhoNy_ThEaTer
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    O negocio eh que nem precisa ser musico.....

    Se cada cidadao, cada ser humano conseguisse entrar nesse mundo que eh a musica e sentir um pouco do que se quer passar, teriamos uma humanidade mais culta, criativa e consciente! E nao, usando o que um amigo me disse, apenas ouvir musica classica e achar que eh musica pra dormir, ou ouvir metal e achar que eh barulho....E sim sentir, interpretar, VIAJAR pela musica. Eh desse tipo de cultura que o mundo esta carente!

    INTEH!

    petrukirlz
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Às vêzes paro para pensar qual seria a importância da música, e quanto ela afeta, atua e guia a vida das pessoas. Nós músicos, obviamente temos a tendência de, talvez, supervalorizar nossa profissão; ou melhor, supervalorizar o fruto resultante de nossa atividade.
    Quando digo 'música', me refiro à música pura, à música pela música, música absoluta, e não àquela que tenha uma mensagem política, romântica, contestadora ou de devaneios de um letrista. Suas mensagens, creditamos aos poetas, engenheiros das palavras e não dos sons. A verdadeira música, aquela que nos leva a emoções das quais nem aqueles, os poetas, sonham em transformar em palavras, é o que nós músicos e compositores sentimos ser 'música'.
    Reflita sobre o quanto esses mitos e suas obras interferiram e interferem na vida do mundo. Nos costumes, pensamentos e atitudes de um povo, fazendo com que, na maioria das vezes, estas obras sejam a soberania de uma nação. Afinal, qual é o caráter de um povo, se sua cultura não tiver uma trilha sonora, um arco-íris de cores e dores como estrela da cena...

    The Hellraiser
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    \o/

    Digao
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Por isso q eu comprei discos do Joao Gilberto, Ed Motta e Jorge Ben... pra escutar musica... pq se coloco um SRV nao consigo ficar parado sem pegar na guita hehe...

    spy2k
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    acho q esse sentimento q é o feeling.. q galera fala.. sentir a música.. e através do instrumento.. se encaixar nela.. cria um clima.. tive um dia péssimo ..to com preguiça de escrever mas é isso aí

    Aya
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Sentir musica...independentemente do estilo ou do instrumento...pode parecer loucura oque tenho pra dizer...mas pra mim faz sentido:

    Musica eh energia pura. Vc respira fundo, de olhos fechados e se deixa levar pelos sons de seus discos favoritos, ou da natureza ou da cidade...sem compromisso nenhum e de repente forma uma imagem ou uma sensasao nova ou lembrancas...e vc guarda...vc sente uma vibracao diferente...

    Ai vc pega o seu instrumento e comeca a tocar, seja pensando numa escala ou harmonia ou um simples tema...isso tudo vai sumindo...virando fluencia e vc se deixa levar pelas impressoes que vc teve antes ou que vc tem no memento...e acontece.

    Isso pra mim eh sentir a musica, seja tocando ou ouvindo...deixar ela penetrar em vc, eh isso.

    MaverycK
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    a musica pode te levar a muitos lugares, e também simplesmente acompanhar alguma coisa muito boa ou muito ruim q acontece com vc...e a chave pra compor eh pensar se akilo estah expressando o q vc quer passar...mas como disse spy eu to sem saco pra escrever heheh

    Clapton_Page
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    eu piro ouvindo "sozinho" (versão do caetano veloso, ao vivo ou estúdio), nao sei pq. mas todo mundo q conheço acha apenas uma musica boa, e nao uma musica fora de série, q nem eu.

    Mery-_- fã do A-ha
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    É verdade que ouvir a música é muito bom, mas entrar na sua melodia e aproveitar aquilo que ela tá causando em vc, um sentimento bom ou ruim, é muito difícil para algumas pessoas. A música é feito arte. Não há uma igual a outra. Vc não pode interpretar todas as músicas de forma igual. Há o sentimento, o amadurecimento próprio. Nós dizemos: Nossa, essa banda ou aquela tá melhorando! Mas não é! Foi vc quem passou a entendê-la melhor. Sentir a música não é pô-la no volume mais alto e nem necessitar que o vocalista dê a queles gritos ensurdecedores para que vc perceba que ele está fazendo um som. Não é isso. Vc têm de entrar em sintonia com os acordes, com os instrumentos, e o que eu acho mais importante, é com a letra e o vocal da música. Dá um charme à uma coisa que o homem aprendeu a fezer desde os primórdios: a música. Espero que eu tenha conseguido passar o que eu queria, e principalmente, que vcs tenham entendido!!

    Beijão! (=^^=)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre ouvir e sentir música!