Chatices que eu sou obrigado a aturar na minha banda!

Autor Mensagem
The Red Special
Veterano
# ago/12


Nossa, vocês já tiveram banda com gente que só sabe reclamar das músicas alheias? Pois é, tenho uma banda cover e tocamos pela cidade. Tiramos uma grana, mas dois dos caras, são camaradas que eu conheço a muito tempo, mas não temos laços de amizade fortes, somos colegas. Um é amigo meu. Estes dois outros, são bem amigos entre si. Eles sugerem muito musicas dos anos 60 e 70 apenas, são bitolados nisso. E querem tocar apenas isso. Eu sugiro muito músicas dos anos 80 e 90, porém os caras tem um comportamento infantil de sempre falar "Ah, isso eu não gosto, nem aquilo" E rejeitar as músicas assim e monopolizar o setup. Eu acho isso ridículo, visto que eu toco músicas que eu não gosto tranquilamente pelo "bem comum. Ai que ta: Você fazer a tua parte, aguentar coisa que tu não curte por um bem comum, e ver que o outro lado não se esforça e quer apenas monopolizar o que é tocado.

Eu estou perdendo a minha paciência e estou pensando em sair desta banda. Egoismo desta forma é ridículo, e ainda por cima acompanhado de desculpas esfarrapadas!

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


The Red Special

"uma banda cover e tocamos pela cidade. Tiramos uma grana..."

Além do prazer/diversão creio que a proposta de uma banda cover seja exatamente isso, não?

Então, se os caras são profissionais, tem que entender que vocês têm que tocar a música que o público quer ouvir.

E dependendo do estilo, público e locais que vocês tocam, é muito possível fazer isso tocando música boa! Que diga de passagem, não têm "época".

Eu "vivi" de cover mais de 10 anos e NUNCA precisei tocar música ruim. Até toquei umas que alguém da banda escolheu e eu não gostava, mas isso não quer dizer que era música ruim, pelo contrário, algumas até passei a curtir.

Só prá alegrar...rs. O vocalista insistiu em tocar essa música e eu odiava a banda. Hoje, tenho saudades do prazer e sonzeira que essa música era ao vivo!

Até porque eu fiz um arranjo de guitarra "matador" prá ela...hehehe



The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


Eu "vivi" de cover mais de 10 anos e NUNCA precisei tocar música ruim. Até toquei umas que alguém da banda escolheu e eu não gostava, mas isso não quer dizer que era música ruim, pelo contrário, algumas até passei a curtir.

Pois é velho. Eu sou esse cara. Toco várias coisas que eu não gosto. Mas na hora de sugerir um Bon Jovi, um Van Halen, um Guns and Roses, um Aerosmith, os caras já torcem o bico, pq querem tocar apenas Led Zep, Beatles e Clapton. É bitoladice demais. Sugeri outro dia Goo Goo Dolls que era famoso e tinha uma música que a galera curte. "Ah não, não animo".

Todo mundo é "amador", não tem nenhum freela ou musico mesmo!

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


The Red Special

KKKK...tô 50tão e aprendendo, ainda...rs. Você citou o "Bon Jovi" e olha que coincidência:

Eu fiquei mais de 10 anos sem tocar, tô voltando agora porque meu filho de 11 anos tá tocando bateria superbem e quero incentiva-lo ainda mais...bem, fizemos um set list para iniciar e uma das que ele colocou foi do Bon Jovi, e eu não curto muito a banda...

Ele escolheu "you give love a bad name" e eu tô tirando (no ouvido, não quero recorrer a vídeos do You Tube, porque fiquei muito tempo sem tocar e não quero perder algumas qualidades que me sobraram)...

Finalizando...tô ADORANDO tocar ela, é uma música muito prazeirosa de tocar e o desenho do riff/base/solo é uma delícia de fazer...

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


A cada dia eu penso cada vez mais que ficar no meu quarto, gravar minhas músicas, tocar o que eu gosto aqui, ter minhas composições é muito mais interessante:

- Não tenho que tocar o que eu não quero e no fim das contas ainda "tomar o cano" por ter companheiros que não tem essa visão "altruista" que eu tive.
- Quando gravar minhas músicas, posso falar livremente sobre o que eu acredito, compor conforme meus conceitos musicais, sem ter alguém para querer modificar a tua criação. E principalmente, por possíveis questões autorais, de ter um espertalhão pra te dar uma rasteira.
- Eu tenho uma vasta quantidade de instrumentos, recursos e equipamentos de estúdio aqui - Eu sei tocar bem uma parte deles. Não é como se eu precisasse de alguém para complementar minha "falta de habilidade" em outras áreas.

Querem saber? Essa "diversão" de tocar com outras pessoas, interações sociais e tudo mais, pode dar muito errado, pois aquilo pode não alcançar as tuas expectativas e te fazer render muito menos do que você renderia por si só.

Não tomem isto como um discurso narcisista e individualista, é simplesmente a realidade de investir em algo com uma expectativa e se frustrar e acabar tendo um rendimento e produtividade muito inferior ao que você teria por si só.

Del-Rei
Veterano
# ago/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


The Red Special
Cara, na boa... Acho que isso é completamente normal, apesar de ser uma situação chata.

É completamente normal que as pessoas tenham gostos diferentes.
O problema é quando tem gente que não quer ceder.

Banda é como um casamento entre vários músicos... E como em todo casamento, todos devem ceder um pouco, caso contrário, não funciona.

Se vocês colocam a diversão e prazer de tocar em primeiro lugar, obviamente vai ser mais difícil convencer esses camaradas de que eles precisam ceder.

Mas se o lado profi$$$$ional estiver em primeiro lugar, devem seguir o conselho do Lelo Mig: "vocês têm que tocar a música que o público quer ouvir" - E fim de papo.

Um aceno de longe!!!

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Cara! É isso que eu falo. Ao invés de ouvirem a música e tentarem, já tem aquele conceito pre-definido que funciona como uma barreira à qualquer outra cultura musical. Anos 80 recheadas de ótimas bandas com ótimos músicos, mas o preconceito fala mais alto!

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
Pois é velho!
Mas as vezes eu penso "Quer saber? Por grana, eu mesmo volto a estagiar, tiro uma grana melhor, apesar de trabalhar mais, mas pelo menos encaminho minha vida" e no resto, nas horas vagas, toco o que eu quero, e tenho esse "momento à sós". Eu simplesmente parei pra pensar e botei na balança as vantagens e desvantagens. Cara, é muito trabalho pra conseguir TALVEZ tocar 5, 10% do que você gosta, em duas horas de ensaio semanais, gastando 40 reais por mês nisso. Em 2 horas em casa, eu toco o que bem entender, gravo, crio, não aturo estas situações, não fico correndo atrás de casa que paga mal, público fraco, gente que não sabe trabalhar em grupo, gente que erra sempre no mesmo trecho e não conserta a virada aqui, não decora a letra ali, não faz aquele detalhe X na hora do solo, e por aí vai.

ROo
Veterano
# ago/12
· votar


The Red Special
Sempre vai ter isso aí, embora eu esteja, musicalmente falando, do lado dos seus colegas de banda hehehe.
Mas tem que ver direito também, a proposta da banda. Vocês podem muito bem se especializar em anos 60 e 70, ter isto como proposta, o que seria bem legal, usando roupas da época e etc. Talvez a desavença venha também do que eles almejam, é provável que toquem por pura diversão, o dinheiro como consequência e não como meta, então consequentemente vão tocar aquilo que agrada a eles.
Tem que sentar e conversar. Veja o que eles querem com a banda, o que eles esperam com ela e aí há alguns caminhos, vocês podem se especializar em uma época, ou podem abranger outras décadas. Ou você pode sair também :P

ROo
Veterano
# ago/12
· votar


The Red Special
Bom, aí você está falando mais coisas. Se eles são ruins, sai fora mesmo, oras.

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


ROo
Eu nem ligo pra grana. Eu acho que sim, a gente tem que tocar o que o publico gosta, mas também o que gostamos, não somos uma banda profissional nem nada. Dai, os caras me vem com a desculpinha "não, porque o que a gente gosta, acaba sendo o que eles querem ouvir, eric clapton, beatles, led zep, acdc, ... " Dai eu falo de Bon Jovi, banda que lota estádios, foi a maior banda dos anos 80, vende que nem água, de guns, e tantas outras, e apenas porque eles não gostam de rock oitentista, rejeitam tudo? VSF, eu acho beatles um pé no saco, toco estas paradas sem reclamar e não podem tocar uma músiquinha que eu curto tocar num ensaio?

Geeeez...

gucrispim
Veterano
# ago/12
· votar


The Red Special
É normal isso cara, não é a primeira e nem última vez. Mas fica sossegado, enquanto puder aguentar isso. Isso é muito comum, principalmente se tiver em vista que as décadas de 80/90, musicalmente, é um lixo comparado as décadas de 60/70.

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


principalmente se tiver em vista que as décadas de 80/90, musicalmente, é um lixo comparado as décadas de 60/70.

O mesmo tipo de preconceito bobo que os caras tem. O bom do Heavy Metal e do Hard Rock aconteceu nos anos 80. Nos anos 90, ainda tiveram boas bandas que marcaram muito a época, Mas o preconceito deles ta focado no Hard Rock e outras vertentes similares dos anos 80. Ridículo! Os caras acham que classic rock e cia é a única coisa que presta.

alv2707
Veterano
# ago/12
· votar


The Red Special


Eu acho que o problema é que você tá na banda errada cara. Se você procurar uma banda que curte 80/90 eu acho que você vai se sentir bem mais a vontade.

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


alv2707
Verdade cara!
Eu achei que me sujeitando aos gostos deles, aconteceria a recíproca. Já que não é o caso, prefiro tocar em casa com as minhas BT's mesmo.

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


The Red Special
Mas na hora de sugerir um Bon Jovi, um Van Halen, um Guns and Roses, um Aerosmith, os caras já torcem o bico, pq querem tocar apenas Led Zep, Beatles e Clapton.
Pô...mas os caras estão certos. quem tá cagando no set list é você! hahahahahahhahahahaha

Cara, brincadeiras a parte...acho que você escolheu mal os parceiros de banda. Minha ultima banda queria tocar Guns , Capital, Bon Jovi, e um cara se recusava a tocar AC/DC porque ele era evangélico e dizia que aquilo é música do capeta... EU SAÍ fora...Não tava curtindo o set list e tenho pavor de Guns e Aerosmith. Pulei fora mesmo.Não tá legal? Sai fora. É melhor do que ficar com aquele climinha ruim que só tende a piorar...Se você aceita as músicas deles e eles não aceitam a sua, está tendo um tratamento diferente aí e cabe a você decidir se aceita ou pula fora.

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


montar banda é pra isso...FIcar de saco cheio com essas coisas

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


Já que não é o caso, prefiro tocar em casa com as minhas BT's mesmo.
eu ja faço isso a um bom tempo kkk toco o que eu gosto , qdo eu quero e sem ninguem pra me importunar ou me obrigar a tocar o q nao curto

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


The Red Special
Procure deixar claro pois na minha antiga banda, eu costumava ser tolerante com isso. O resultado foi me tratarem como funcionário, tomar decisões e direções da banda sem me consultar. No final deixei a banda após uma década por dois motivos.
1- me tratar como funcionário
2- fazer compromisso que não posso e não quero cumprir, como por exemplo, tocar quarta-feira de madrugada.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/12
· votar


Conversa com os caras, ou vocês tocam umas músicas que eu quero ou eu caio fora, se eles abrirem mão continue, caso contrário pule fora.

Fandoderos
Veterano
# ago/12
· votar


gucrispim
É normal isso cara, não é a primeira e nem última vez. Mas fica sossegado, enquanto puder aguentar isso. Isso é muito comum, principalmente se tiver em vista que as décadas de 80/90, musicalmente, é um lixo comparado as décadas de 60/70.

kkkkk ta de brincadeira?
ta certo que eu nao curto os anos 60... os anos 70 foram ótimos... mas os anos 80, foram muito melhores, todo o thrash metal foi criado ali... metallica, slayer, testament, megadeth, anthrax, etc , etc...Fora ozzy , black sabbath com dio... e os anos 90? sepultura, pantera, e novas fases de várias outras bandas antigas... =D
pra mim que gosto de metal mesmo, os anos 80 foram os melhores...

Fandoderos
Veterano
# ago/12
· votar


The Red Special
faz assim : se a sua banda fo tocar por exemplo 8 musicas, e na banda vcs tiverem 4 membros... cada membro escolhe 2 musicas ... essas musicas tem que estar dentro da capacidade do grupo e o resto tem que aprovar... se eles nao aprovarem suas musicas, nao aprove a deles... é uma sugestao =p

Hawklord
Veterano
# ago/12
· votar


Eles sugerem muito musicas dos anos 60 e 70 apenas,
certos estão eles!

gucrispim
Veterano
# ago/12
· votar


Fandoderos
É, por aí mesmo, tudo banda ruim. Para mim, as únicas bandas de respeito aí são Sabbath com Dio, Ozzy (remanescente) e o Metallica (com algumas ressalvas oitentistas).

Mas estou falando em tom de brincadeira, claro. rs. Sempre teve música ruim, mas de 80 para cá o lance só tem ficado pior. Principalmente com o nascimento do metal.

andrecoelho
Veterano
# ago/12
· votar


Toda vez que leio, vejo algo sobre briga/ desentendimentos em bandas me lembro de duas coisas.

1. Os filmes "Quase Famosos" e "Rockstar"

2. Os Ramones.

=)

sr. das caravelas
Veterano
# ago/12
· votar


Cai fora logo e vá fazer suas músicas próprias cara, hahaha!

Banda autoral >>>>>>>>>>>>>>> . Rs.
Ainda mais quando se tem uns pregos desses no meio...

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


faz assim : se a sua banda fo tocar por exemplo 8 musicas, e na banda vcs tiverem 4 membros... cada membro escolhe 2 musicas ... essas musicas tem que estar dentro da capacidade do grupo e o resto tem que aprovar... se eles nao aprovarem suas musicas, nao aprove a deles... é uma sugestao =p

Pois é! Eu falei na cara dura "Já que vocês estão sendo totalmente parciais e sem uma atitude adequada na banda, pagarei na mesma moeda". E já tem uma porrada de músicas que eu ando dizendo não, depois de ter ouvido muitos não. E os caras ao invés de mudarem, escrotam, ficam com cara ruim no ensaio. Na moral, acho que é um atraso de vida. Se eu aceito as músicas deles mesmo não gostando, porque não pode haver recíproca? Depois de um show que temos marcado esse mês, sairei fora.

GrungeMan
Veterano
# ago/12
· votar


"Já que vocês estão sendo totalmente parciais e sem uma atitude adequada na banda, pagarei na mesma moeda"
Nunca se combate uma guerra com outra guerra !
Acho que o objetivo principal de tocar numa banda não-profissional é a diversão ! Se o objetivo não está sendo alcançado nessa banda atual, saia e vá em busca desse objetivo com outra banda !

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


GrungeMan
Exatamente. Sem contar que os caras tem princípios e idéias diferentes das minhas. Vai que eu componho uma música e eles querem mudar ela, mudar o conteúdo e assunto dela, ou não aceitam as minhas idéias. Eu realmente mandei mal, mas eu fiz isso porque realmente não tava satisfeito!

frP
Veterano
# ago/12
· votar


Poisé velho... Como já me disseram várias vezes: lidar com pessoas é uma tarefa extremamente difícil...
Há uns dias atrás também deu uma confusão imensa na minha banda, pessoas achando que estavam fazendo demais quando na verdade estavam fazendo de menos... E pasmem: envolve até rolo com dinheiro que a gente ainda não teve a audácia de perguntar para a galera que nos patrocinou em algumas ocasiões.

Pra piorar a situação, estamos em estúdio com um CD saindo do forno e os (piiiii) acharam ruim nós termos pedido para eles explicarem o caminho que a banda estava tomando com tais atitudes, e aí pediram para sair... A parte ruim foi que registraram 2 das 12 músicas gravadas no nome deles e acabamos perdendo essas músicas... Uma delas tocou em toda a região daqui, pegou TOP10 em várias rádios... a outra estava entrando na Atlântida em toda região sul...

Mas que nada, a vida segue!
Aos poucos a gente vai encontrando pessoas com o mesmo ideal e no fim a luta se intensifica... Pelo menos agora estou ao lado de 4 pessoas que estão batalhando para que a banda cresça! E, pelo jeito que as coisas estão andando, isto vai acontecer muito antes se aqueles trastes tivessem permanecido na banda.

Espero que sirva de motivação... keke

Um abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chatices que eu sou obrigado a aturar na minha banda!