Qual foi o primeiro álbum conceitual BRASILEIRO ?

Autor Mensagem
LucasBM
Veterano
# jul/12


Bom, recentemente vi isto na WikiPédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lbum_conceptual#No_Brasil

"O primeiro álbum conceitual brasileiro até então foi criado pela banda brasileira de power metal Angra, intitulado Temple of Shadows: conta a história de um cavaleiro convocado pelo papa para a Primeira Cruzada, chamado Shadow Hunter. O álbum foi considerado excepcional pela crítica especializada, aumentando muito a popularidade do Angra."


Bom, nesse caso o Rebirth não deveria ser o primeiro álbum conceitual brasileiro ? Pois foi lançado em 2001 e tem toda uma história (Contada ao contrário, mas tem).

Não dá pra confiar muito em wikipédia, por isso resolvi vir aqui perguntar: Qual foi realmente o primeiro álbum conceitual BRASILEIRO ? E brasileiro de METAL ? Abrass.

LucasBM
Veterano
# jul/12
· votar


Moderadores: Se acharem necessário podem mover para o "Música em geral" .

SODAPOP
Veterano
# jul/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


porra, o disco da Tropicália lá nos anos 70 (final dos 60) já tem um conceito

a não ser que conceitual signifique "historinha"

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


Wikipedia... tsc tsc

No mais, esse album aqui é de 2002.

http://bandacartoon.com.br/discos/

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


A ópera "A Noite de São João", de Elias Álvares Lobo.

soruji
Veterano
# jul/12
· votar


D. Pedro II In Live no Corcovado

SODAPOP
Veterano
# jul/12
· votar


Chico Buarque: O Grande Circo Místico, Ópera do Malandro... são discos feitos pra musicais/peças, mas não deixa de ser um conceito

Saltimbancos também

LucasBM
Veterano
# jul/12
· votar


-Dan
O rebirth é de 2001...

SODAPOP
Conceitual pode ser sim "historinha". Conceitual precisa ter todas as músicas sobre um mesmo tema ou então com alguma "Sequência" entre as músicas contando alguma história.
É claro que alguns artistas colocam algumas introduções nos álbuns ou faixas bônus, (Ex: In Excelsis no rebirth) o que não faz com que o disco deixe de ser Conceitual.

LucasBM
Veterano
# jul/12
· votar


Todos os álbuns têm (Ou pelo menos deveriam ter) algum conceito básico. Mas álbum conceitual é quando todas as músicas estão "ligadas", ou seja, se você ouvir apenas 9 das 10 músicas de um álbum, você fica perdido na história...

kiki
Moderador
# jul/12
· votar


eu chutaria algum dos mutantes ou algo na linha tropicália

mas a ideia de album conceitual é muito vaga mesmo

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Se conceitual é algum movimento cultural, acho que é Tropicália.

pulgadopc
Veterano
# jul/12
· votar


"O primeiro álbum conceitual brasileiro até então foi criado pela banda brasileira de power metal Angra, intitulado Temple of Shadows: conta a história de um cavaleiro convocado pelo papa para a Primeira Cruzada, chamado Shadow Hunter. O álbum foi considerado excepcional pela crítica especializada, aumentando muito a popularidade do Angra."


Só eu que ri de tão tosco que é isso?

SODAPOP
Veterano
# jul/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


LucasBM
Conceitual pode ser sim "historinha".

Isso é evidente, mas tem que significar EXCLUSIVAMENTE historinha?
No caso do Chico, os discos que eu citem possuem um conceito por detrás que dá um sentido ao álbum, fazendo importante o olhar geral sobre o disco acima até das músicas em particular. A palavra conceitual pode ser aplicada a isso, mesmo sem ser historinha?
No disco Medulla da Björk, as músicas não possuem a menor ligação de uma com a outra, mas o disco todo foi feito exclusivamente com vozes, elaborado pra ter uma sonoridade muito própria desse disco, que se diferencie de tudo que ela já fez, e tudo que ela vai fazer. Isso forma um conceito, de certa forma.
O mesmo digo do Director's Cut do Fantômas. O disco é um conjunto de versões freak de trilha sonora de filmes aleatórios. Isso é um conceito? Acredito que sim...

Dito isto, um álbum conceitual pode ser o Tropicália (final dos anos 60), que era puro conceito. Vários artistas gravam um disco só, em volta de um único conceito.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Novos Baianos também é puro conceito.

LucasBM
Veterano
# jul/12
· votar


pulgadopc
Sim...

SODAPOP
Sim, mas isso acaba se tornando CONCEITO DE ÁLBUM, e não um ÁLBUM CONCEITUAL. É realmente estranho isso.

LucasBM
Veterano
# jul/12
· votar


Agora respondendo a segunda pergunta: O primeiro álbum brasileiro de Metal ???

Curly
Veterano
# jul/12
· votar


ópera-rock (!) do brega Odair José "Filho de José e Maria", no final dos anos 70

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jul/12
· votar


isso tem importância?

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


Its Fucking Boring To Death
isso tem importância?

no sentido "nossa, como a banda que eu pago pau foi fodona fazendo isso", não tem a mínima importancia

no sentido hístórico da coisa acho interessante saber
só acho que quem escreveu o artigo da wikipédia não pesquisou direito, o pessoal da MPB veio antes com isso, como já foi citado acima

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Quem acha que o primeiro álbum conceitual brasileiro foi do "Angra", não sabe absolutamente porra nenhuma de música brasileira!

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Provavelmente o disco mais antigo de metal é este:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_Nebra

RuanbestXx
Veterano
# jul/12
· votar


LeandroP
kkkkkkkkkkkk

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/12
· votar


LucasBM
Agora respondendo a segunda pergunta: O primeiro álbum brasileiro de Metal ???
nao tenho certeza, mas deve ser o Soldiers of Sunrise

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jul/12
· votar


Agora respondendo a segunda pergunta: O primeiro álbum brasileiro de Metal ???
nao tenho certeza, mas deve ser o Soldiers of Sunrise


realmente, você não tem certeza.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/12
· votar


Its Fucking Boring To Death
kkkkkkkkkkkkkkk cara, vc saberia informar qual é? eu tbm fiquei em duvida

LucasBM
Veterano
# jul/12
· votar


no sentido hístórico da coisa acho interessante saber
só acho que quem escreveu o artigo da wikipédia não pesquisou direito, o pessoal da MPB veio antes com isso, como já foi citado acima

Exatamente.

LeandroP
Provavelmente o disco mais antigo de metal é este:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_Nebra

kkkkkkkkkkkkkk Esse é o emoticon mais antigo do mundo, isso sim ! kkkkkkk Vejam só, entre 1700 e 2100 antes de cristo eles pensaram: "Hey, vamo desenhar uma carinha feliz piscando pra eles colocarem no MSN depois !" kkkkkkkkk

Bom, o Soldiers of Sunrise foi lançado em 1987, mas será que antes disso não haviam mais bandas de Metal no Brasil ? PORRA PAÍS DE MERDA ! kkkkkkkkkkkkkk

Its Fucking Boring To Death
Agora respondendo a segunda pergunta: O primeiro álbum brasileiro de Metal ???
nao tenho certeza, mas deve ser o Soldiers of Sunrise

realmente, você não tem certeza.


Cara, nos diga ae então por favor e faça um comentário útil - e muito útil ! - nesse tópico ;D

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/12 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


LucasBM
pois é...
EDIT - não tinha visto kkkk

LucasBM
Veterano
# jul/12
· votar


E realmente fator histórico é uma coisa que importa muito - na minha opinião - no mundo da música.
Ex: Se hoje existe o Metal é graças a trabalhadores que compuseram as suas "work songs" que depois virou o Blues, que foi 'transformado' em Rockabilly, Rock N' Roll, etc... E é por isso que - mesmo achando uma merda - tenho muito respeito por Elvis Presley.

LucasBM
Veterano
# jul/12
· votar


The Man Who Sold The World
Sim, foi isso que eu postei.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/12
· votar


Bom, o Soldiers of Sunrise foi lançado em 1987, mas será que antes disso não haviam mais bandas de Metal no Brasil ? PORRA PAÍS DE MERDA ! kkkkkkkkkkkkkk
cara, não é bem assim
devemos pensar que era uma epoca complicada para se gravar um disco (não era tão acessível quanto hoje) além de ser caro
o Power metal estava ficando famoso nessa epoca (com o iron maiden e o Helloween)
além disso o viper é uma banda conhecida mundialmente por sua musica, e te falo, eles tem uma fama muito boa mundo a fora

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual foi o primeiro álbum conceitual BRASILEIRO ?