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kiki Moderador |
# mai/12
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Die Kunst der Fuge só sei que instrumentos barrocos são afinados um pouco acima dos 440 Hz (nao lembro quanto)
Abaixo. 415 Hz
tanto faz. é de tripa mesmo. que nojo.
(mintira, vi um cello antigão lindo)
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kiki Moderador |
# mai/12
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Ken Himura Quando começaram a construir os órgãos, provavelmente procuraram por tentativa e erro algum tamanho de tubo que fizesse a nota de referência (era um lá, por volta dos 415Hz).
deve ter um tubo de órgão do lado da famosa barra de 1 metro lá na frança.
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g.wilhelms Veterano |
# mai/12
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Uma outra curiosidade, o pessoal que alega ter aprendido a tocar "totalmente" de ouvido, como que eles fazem para afinar o instrumento no início de seu aprendizado, considerando que eles não usem diapasões ou afinadores eletrônicos? Tipo, mesmo que o cara tenha um bom ouvido (mas não absoluto nesse caso), existem muitas possibilidades de afinação para o instrumento, então como ele sabe qual é a afinação padrão, e como chega nela?
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fernando tecladista Veterano |
# mai/12
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Qual era a referência? Ou afinavam-se uns com os outros? chuto que deve ter uma "forma" já que é de metal, se fabricar com o mesmo metal, mesmo comprimento, mesma distancia, vai ter a mesma afinação
As notas musicais foram inventadas por Guido DArezo por volta do ano 1000, não foram inventadas por ele, o cara somente "renomeou" o C-D-E-F-G-A-B ou outra denominação da época, para uma forma mais pratica para ter referencia de tom
A primeira forma de afinação veio de um hino a São João Batista que era muito popular, usado para se tratar males da garganta (séc XI):
cada linha é um tom acima da outra (ou meio) então era usada para "pegar tom" você sabia que tal música era em "Mi" então era só pensar até a terceira linha do hino e usar de referencia de tom
por determinação papal. Depois o UT foi trocado por Dó dizem que em homenagem a outro papa. do que li em livro e alguns site é que o DÓ foi um professor de música italiano que resolveu trocar o UT que não era "cantavel" pela inicial do sobrenome dele "joão batista DÓni" fui procurar esse Hino no youtube é só achei uma versão desafinada mas a ideia de cada frase um tom é igual a desta outra música aqui: http://www.youtube.com/watch?v=egksi2qWBnU
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por letras de alfabeto, de A até H do=C, ré=D, mi= E, fá=F, sol=G, lá=A, si=H e si bemol= B
alemão usa a letra "B pelada" para o Sib e a letra H para o sí natural então um Bm7 na partitura deles é um Sib menor com 7ª nosso um H7 é um Si com7ª nosso
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LeandroP Moderador |
# mai/12
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MMI
Interessante isso. Os caras penavam, heim.
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MMI Veterano
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# mai/12
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LeandroP
Você que curte teoria musical, se um dia tiver tempo, recomendo ler esse livro. É muito bom e interessante a abordagem.
Abç
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LeandroP Moderador |
# mai/12
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MMI Arnold Schoenberg
Tá anotadasso!
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weslleyhm Veterano |
# mai/12
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antigamente pra ser musico tinha que entender musica hoje tem gente aprende o C D E F G e já acha que aprendeu tudo
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vinibassplayer Veterano |
# mai/12
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Alguém com ouvido absoluto devia dizer se a "referência" estava correta.
o q eu disse é q até hoje, é necessário uma comparação pra saber se o kra tem ou ñ o ouvido absoluto, então naquela época, sem referencia, qualquer um podia dizer que tinha... Sacou??
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JJJ Veterano
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# mai/12
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vinibassplayer
Entendi. Você gosta de volei, né?
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kiki Moderador |
# mai/12
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MMI LeandroP Arnold Schoenberg
/óbvia
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MMI Veterano
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# mai/12
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kiki
Esse é outro Arnold austríaco fodão. kkkkkk
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blonski Veterano |
# jul/13 · Editado por: blonski
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Então, ninguém ainda respondeu efetivamente a pergunta com fontes fidedignas, alguém se habilita ? Mozart, Bach, Beethoven afinavam com exatidão nos 432 Hz, como ?
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Casper Veterano
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# jul/13
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Caro blonski:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diapas%C3%A3o
Vou usar uma frase de mineiro, agora:
Tabãoprocêassim?
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fernando tecladista Veterano |
# jul/13
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Mozart, Bach, Beethoven afinavam com exatidão nos 432 Hz, como ? quem afinava era o afinador, piano tinha pra tudo que é lado, orgão em toda igreja Mozart, Bach, Beethoven corriam de uma lado para outro igual acontece com dupla sertaneja hoje
----------------------------------------------- muito antigamente as pessoas usavam ouvido pra afinar, usavam um diapasão e igualavam a frequencia do bocal ou corda ouvindo o diapasão
mas como eles sabem que era 432? porque era e pronto mas como contar 432 sem aparelho? ai você estuda pitagoras ele descobriu que uma corda dividida pela metade oscila o dobro do que o pedaço todo não sei como ele estudou, mas supondo que ele esticou uma corda bem longa e acertou "na mão" pra oscilar "2" por segundio, isso ele conseguiu contar, se ele dividiu ao meio ele notou que passou a vibrar "4 por segundo" isso também ele deve ter conseguido contar, nessa dedução ele deve ter pego 1/4 daquela corda e notou que ele dobrou de velocidade talvez 8 por segundo ele não conseguiu contar mas chegou a essa dedução porque ele era inteligente e de 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512.... ele achou algumas notas depois de brincar disso ele resolveu dividir em o primeiro pedaço em 1/3 e notou que teria outra sequencia, talvez ele tropicou nessa hora e chutou uma barra de metal e descobriu que tinha duas uma com metade do tamanho da outra e viu que acontecia a mesma coisa
--------------------------------------------------- você também pode usar outro conceito pra isso se você tem o diapasão do video que vibra em 440 e você toca o lá do violão e nota que existe um "vibrato" que se ouve quando toca o diapasão e o violão ao mesmo tempo esse vibrato faz duas oscilações em 1 segundo, então o violão esta em 442 ou em 438, você acertando a afinação essa oscilação some
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jul/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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fernando tecladista ele deve ter montado um instrumento tipo o canon pra estudar a relação de frequências. Acho que a partir desses estudos foram criadas referencias de notas para ter como base.
Depois alguém estudou ondas sonoras em tubos e se criou outros instrumentos e outras formas de referencia de notas. talvez os afinadores foram criados ao mesmo tempo que os instrumentos. vou pesquisar a respeito porque estou especulando, mas é interessante perceber que desde Pitágoras até a invenção do afinador eletrônico só se afinava com uma referencia de nota. acho que o afinador digital comum hoje foi feito na década de 70 com os microprocessadores mas não deviam ser comerciais por causa do preço alto da tecnologia. Ai não sei, só que é da época pode falar.
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blonski Veterano |
# jul/13 · Editado por: blonski
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Vou adiantar algumas informações; Measuring middle C: how musicians achieved perfect pitch
Tomb of Marquis Yi of Zeng
Early Tuning Pipe
Escala Pitagorica
Se bem que a coisa deve ir bem mais longe no tempo, anterior até as piramides do Egito. Aposto num osso oco de ave, soprado . . .
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Ken Himura Veterano |
# jul/13
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Luiz_RibeiroSP é interessante perceber que desde Pitágoras até a invenção do afinador eletrônico só se afinava com uma referencia de nota. Até hoje se faz assim na música erudita. Todo concerto começa com o oboé (ou outra madeira) dando o Lá de referência, geralmente 442Hz, pro resto da orquestra afinar a partir daí.
Vantagens disso: consonâncias perfeitas (5a e 8a) mais puras, além de todos os instrumentos estarem no mesmo padrão, como se fossem 1 só.
Vantagens do afinador eletrônico: velocidade. Porque a precisão é discutível.
blonski Você tava perguntando sobre Bach, né?
Dá uma olhadinha nisto: http://en.wikipedia.org/wiki/Kirnberger_temperament http://en.wikipedia.org/wiki/Werckmeister_temperament http://en.wikipedia.org/wiki/Dynamic_tonality
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blonski Veterano |
# jul/13 · Editado por: blonski
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é interessante perceber que desde Pitágoras Pythagorean Tuning
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Ken Himura Veterano |
# jul/13 · Editado por: Ken Himura
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blonski Os links que te passei não são pitagóricos, apesar de alguns desses sistemas usarem (e abusarem) do coma pitagórico.
E por quê? Porque temperamento pitagórico não se aplica (fica uma merda em sonoridade) a instrumentos com muitas cordas. Ele é ideal para passagens, por exemplo, numa corda só - tipo as várias sonatas barrocas pra violino, onde o fluxo melódico dá a impressão de ser "uma grande corda só", ao invés de quatro.
Mas vai tocar acorde ou polifonia em temperamento pitagórico só.
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jul/13
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Ken Himura Afinador eletrônico varia a precisão mesmo, tenho um antigo kog gt-3, que já comparei com um afinador de pedaleira zoom505, onerr,BOSS e yamaha. quando um fala que esta afinado o outro afinador fala que esta fora. A tolerância é baixa entre eles sobre a variação da nota, mas não é igual em nehum. No caso que citou a frequência é 442hz para o LA, tem alguma explicação técnica para ter se padronizado e popularizado o 440hz? acho que ele é mais popular porque muitos afinadores que usei tem ele como padrão fixo mas acho que tecnicamente uma banda de rock,funk.. pode usar outro padrão.
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Ken Himura Veterano |
# jul/13
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Luiz_RibeiroSP Nos mínimos detalhes eu não posso te dar agora porque estou longe dos livros, mas no início do séc. XX rolou um "concilio" em Londres sobre este tema e foi acordado que o padrão ocidental de afinação seria A = 440Hz. Antes disso, cada lugar usava uma referência diferente, que ia de 420 até 440 mesmo (ou até mais). Tem uma teoria (não lembro o nome ou de quem, acho que foi Schoenberg que citou) que diz que a tendência é o padrão ir subindo com o passar das décadas. E os pianos (e outros instrumentos grandes) terem mais notas.
Se usa 442 como frequência base da música orquestral porque padrões mais altos de afinação reforçam parciais superiores das cordas, acaba dando mais brilho ao naipe, principalmente nos violinos. Isso torna a música mais "colorida", mais viva. E isto faz uma diferença enorme no resultado final, principalmente nas músicas do Romantismo.
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SkyHawk Membro |
# jul/13
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Que erudição desse tópico !!! Gostei !!!
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blonski Veterano |
# jul/13
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Algo que tem estado em meus neurônios é a diferença entre executar uma música em 432 Hz ( Versus ) Remasterizar para 432 Hz, uma música gravada originalmente em 440 Hz.
De suas implicações técnicas, benefícios e limitações . . .
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404e Veterano |
# jul/13
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Rapaz, depois de tanto tempo ressuscitaram esse post. Vou deixar o link de outro vídeo muito interessante sobre o tema, relacionando a matemática com a música. https://www.youtube.com/watch?v=O0iiBLGIgyo
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404e Veterano |
# jul/13
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Tem essa apostila também, é mais didática, porém serve pra ter uma noção: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok /ensino_medio/arte_e_matematica_a_matematica_na_musica.pdf
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