Como os instrumentos eram afinados antigamente?

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
só sei que instrumentos barrocos são afinados um pouco acima dos 440 Hz (nao lembro quanto)

Abaixo. 415 Hz

tanto faz. é de tripa mesmo. que nojo.

(mintira, vi um cello antigão lindo)

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


Ken Himura
Quando começaram a construir os órgãos, provavelmente procuraram por tentativa e erro algum tamanho de tubo que fizesse a nota de referência (era um lá, por volta dos 415Hz).

deve ter um tubo de órgão do lado da famosa barra de 1 metro lá na frança.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Uma outra curiosidade, o pessoal que alega ter aprendido a tocar "totalmente" de ouvido, como que eles fazem para afinar o instrumento no início de seu aprendizado, considerando que eles não usem diapasões ou afinadores eletrônicos? Tipo, mesmo que o cara tenha um bom ouvido (mas não absoluto nesse caso), existem muitas possibilidades de afinação para o instrumento, então como ele sabe qual é a afinação padrão, e como chega nela?

fernando tecladista
Veterano
# mai/12
· votar


Qual era a referência? Ou afinavam-se uns com os outros?
chuto que deve ter uma "forma" já que é de metal, se fabricar com o mesmo metal, mesmo comprimento, mesma distancia, vai ter a mesma afinação


As notas musicais foram inventadas por Guido DArezo por volta do ano 1000,
não foram inventadas por ele, o cara somente "renomeou" o C-D-E-F-G-A-B ou outra denominação da época, para uma forma mais pratica para ter referencia de tom


A primeira forma de afinação veio de um hino a São João Batista que era muito popular, usado para se tratar males da garganta (séc XI):

cada linha é um tom acima da outra (ou meio)
então era usada para "pegar tom" você sabia que tal música era em "Mi" então era só pensar até a terceira linha do hino e usar de referencia de tom

por determinação papal. Depois o UT foi trocado por Dó dizem que em homenagem a outro papa.
do que li em livro e alguns site é que o DÓ foi um professor de música italiano que resolveu trocar o UT que não era "cantavel" pela inicial do sobrenome dele "joão batista DÓni"
fui procurar esse Hino no youtube é só achei uma versão desafinada
mas a ideia de cada frase um tom é igual a desta outra música aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=egksi2qWBnU

----------------------------------

por letras de alfabeto, de A até H
do=C, ré=D, mi= E, fá=F, sol=G, lá=A, si=H e si bemol= B

alemão usa a letra "B pelada" para o Sib
e a letra H para o sí natural
então um Bm7 na partitura deles é um Sib menor com 7ª nosso
um H7 é um Si com7ª nosso

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


MMI

Interessante isso. Os caras penavam, heim.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP

Você que curte teoria musical, se um dia tiver tempo, recomendo ler esse livro. É muito bom e interessante a abordagem.

Abç

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


MMI
Arnold Schoenberg

Tá anotadasso!

weslleyhm
Veterano
# mai/12
· votar


antigamente pra ser musico tinha que entender musica hoje tem gente aprende o C D E F G e já acha que aprendeu tudo

vinibassplayer
Veterano
# mai/12
· votar


Alguém com ouvido absoluto devia dizer se a "referência" estava correta.

o q eu disse é q até hoje, é necessário uma comparação pra saber se o kra tem ou ñ o ouvido absoluto, então naquela época, sem referencia, qualquer um podia dizer que tinha...
Sacou??

JJJ
Veterano
# mai/12
· votar


vinibassplayer

Entendi. Você gosta de volei, né?

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


MMI
LeandroP
Arnold Schoenberg

/óbvia

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


kiki

Esse é outro Arnold austríaco fodão. kkkkkk

blonski
Veterano
# jul/13 · Editado por: blonski
· votar


Então, ninguém ainda respondeu efetivamente a pergunta com fontes fidedignas, alguém se habilita ? Mozart, Bach, Beethoven afinavam com exatidão nos 432 Hz, como ?

Casper
Veterano
# jul/13
· votar


Caro blonski:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diapas%C3%A3o



Vou usar uma frase de mineiro, agora:

Tabãoprocêassim?

fernando tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


Mozart, Bach, Beethoven afinavam com exatidão nos 432 Hz, como ?
quem afinava era o afinador, piano tinha pra tudo que é lado, orgão em toda igreja
Mozart, Bach, Beethoven corriam de uma lado para outro igual acontece com dupla sertaneja hoje

-----------------------------------------------
muito antigamente as pessoas usavam ouvido pra afinar, usavam um diapasão e igualavam a frequencia do bocal ou corda ouvindo o diapasão

mas como eles sabem que era 432?
porque era e pronto
mas como contar 432 sem aparelho?
ai você estuda pitagoras
ele descobriu que uma corda dividida pela metade oscila o dobro do que o pedaço todo
não sei como ele estudou, mas supondo que ele esticou uma corda bem longa e acertou "na mão" pra oscilar "2" por segundio, isso ele conseguiu contar, se ele dividiu ao meio ele notou que passou a vibrar "4 por segundo" isso também ele deve ter conseguido contar, nessa dedução ele deve ter pego 1/4 daquela corda e notou que ele dobrou de velocidade talvez 8 por segundo ele não conseguiu contar mas chegou a essa dedução porque ele era inteligente e de 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512.... ele achou algumas notas
depois de brincar disso ele resolveu dividir em o primeiro pedaço em 1/3 e notou que teria outra sequencia,
talvez ele tropicou nessa hora e chutou uma barra de metal e descobriu que tinha duas uma com metade do tamanho da outra e viu que acontecia a mesma coisa

---------------------------------------------------
você também pode usar outro conceito pra isso se você tem o diapasão do video que vibra em 440
e você toca o lá do violão e nota que existe um "vibrato" que se ouve quando toca o diapasão e o violão ao mesmo tempo
esse vibrato faz duas oscilações em 1 segundo, então o violão esta em 442 ou em 438, você acertando a afinação essa oscilação some

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


fernando tecladista
ele deve ter montado um instrumento tipo o canon pra estudar a relação de frequências. Acho que a partir desses estudos foram criadas referencias de notas para ter como base.

Depois alguém estudou ondas sonoras em tubos e se criou outros instrumentos e outras formas de referencia de notas. talvez os afinadores foram criados ao mesmo tempo que os instrumentos. vou pesquisar a respeito porque estou especulando, mas é interessante perceber que desde Pitágoras até a invenção do afinador eletrônico só se afinava com uma referencia de nota. acho que o afinador digital comum hoje foi feito na década de 70 com os microprocessadores mas não deviam ser comerciais por causa do preço alto da tecnologia. Ai não sei, só que é da época pode falar.

blonski
Veterano
# jul/13 · Editado por: blonski
· votar


Vou adiantar algumas informações; Measuring middle C: how musicians achieved perfect pitch

Tomb of Marquis Yi of Zeng

Early Tuning Pipe

Escala Pitagorica

Se bem que a coisa deve ir bem mais longe no tempo, anterior até as piramides do Egito. Aposto num osso oco de ave, soprado . . .

Ken Himura
Veterano
# jul/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
é interessante perceber que desde Pitágoras até a invenção do afinador eletrônico só se afinava com uma referencia de nota.
Até hoje se faz assim na música erudita. Todo concerto começa com o oboé (ou outra madeira) dando o Lá de referência, geralmente 442Hz, pro resto da orquestra afinar a partir daí.

Vantagens disso: consonâncias perfeitas (5a e 8a) mais puras, além de todos os instrumentos estarem no mesmo padrão, como se fossem 1 só.

Vantagens do afinador eletrônico: velocidade. Porque a precisão é discutível.

blonski
Você tava perguntando sobre Bach, né?

Dá uma olhadinha nisto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Kirnberger_temperament
http://en.wikipedia.org/wiki/Werckmeister_temperament
http://en.wikipedia.org/wiki/Dynamic_tonality

blonski
Veterano
# jul/13 · Editado por: blonski
· votar


é interessante perceber que desde Pitágoras Pythagorean Tuning



Ken Himura
Veterano
# jul/13 · Editado por: Ken Himura
· votar


blonski
Os links que te passei não são pitagóricos, apesar de alguns desses sistemas usarem (e abusarem) do coma pitagórico.

E por quê? Porque temperamento pitagórico não se aplica (fica uma merda em sonoridade) a instrumentos com muitas cordas. Ele é ideal para passagens, por exemplo, numa corda só - tipo as várias sonatas barrocas pra violino, onde o fluxo melódico dá a impressão de ser "uma grande corda só", ao invés de quatro.

Mas vai tocar acorde ou polifonia em temperamento pitagórico só.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/13
· votar


Ken Himura
Afinador eletrônico varia a precisão mesmo, tenho um antigo kog gt-3, que já comparei com um afinador de pedaleira zoom505, onerr,BOSS e yamaha. quando um fala que esta afinado o outro afinador fala que esta fora. A tolerância é baixa entre eles sobre a variação da nota, mas não é igual em nehum.
No caso que citou a frequência é 442hz para o LA, tem alguma explicação técnica para ter se padronizado e popularizado o 440hz? acho que ele é mais popular porque muitos afinadores que usei tem ele como padrão fixo mas acho que tecnicamente uma banda de rock,funk.. pode usar outro padrão.

Ken Himura
Veterano
# jul/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
Nos mínimos detalhes eu não posso te dar agora porque estou longe dos livros, mas no início do séc. XX rolou um "concilio" em Londres sobre este tema e foi acordado que o padrão ocidental de afinação seria A = 440Hz. Antes disso, cada lugar usava uma referência diferente, que ia de 420 até 440 mesmo (ou até mais). Tem uma teoria (não lembro o nome ou de quem, acho que foi Schoenberg que citou) que diz que a tendência é o padrão ir subindo com o passar das décadas. E os pianos (e outros instrumentos grandes) terem mais notas.

Se usa 442 como frequência base da música orquestral porque padrões mais altos de afinação reforçam parciais superiores das cordas, acaba dando mais brilho ao naipe, principalmente nos violinos. Isso torna a música mais "colorida", mais viva. E isto faz uma diferença enorme no resultado final, principalmente nas músicas do Romantismo.

SkyHawk
Membro
# jul/13
· votar


Que erudição desse tópico !!! Gostei !!!

blonski
Veterano
# jul/13
· votar


Algo que tem estado em meus neurônios é a diferença entre executar uma música em 432 Hz ( Versus ) Remasterizar para 432 Hz, uma música gravada originalmente em 440 Hz.

De suas implicações técnicas, benefícios e limitações . . .

404e
Veterano
# jul/13
· votar


Rapaz, depois de tanto tempo ressuscitaram esse post.
Vou deixar o link de outro vídeo muito interessante sobre o tema, relacionando a matemática com a música.
https://www.youtube.com/watch?v=O0iiBLGIgyo

404e
Veterano
# jul/13
· votar


Tem essa apostila também, é mais didática, porém serve pra ter uma noção:
http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok /ensino_medio/arte_e_matematica_a_matematica_na_musica.pdf

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como os instrumentos eram afinados antigamente?