Pergunta sobre o FCC

Autor Mensagem
Chibatocaster
Veterano
# dez/11
· votar


As perguntas intrínsecas são;

Não seria melhor diversificarmos o campo de discussão e estilos de música e de músicos além do metal/hardrock/blues?
Não seria melhor ter um fórum mais profissional, mais educado e eficaz?

...as perguntas ficaram misturadas ao desabafo.

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


Chibatocaster

Você tem toda razão em seu comentário. O problema é que acaba sendo meio utópico, o nível intelectual e educacional de muita gente não permite. Fora isso, as pessoas erram, dão mancada, é normal. Na realidade, como disse o Bahia, você mesmo escorregou no título do tópico. Mas isso é de menos, nem quero lhe crucificar por isso (nem ninguém).

O que não me conformo é que li seu tópico quando tinha apenas o primeiro comentário. Pior que foi um comentário altamente infeliz de quem devia dar exemplo no fórum e indo contra o que dizia o texto logo acima. Não comentei nada na hora porque do jeito que foi colocado, era claro que ia virar uma brincadeira de "eu li", "eu não li", "eu li até aqui", "não vou ler". Claro, talvez fosse interessante separar mais seu texto, mas lê quem quer e ninguém ganha nada lendo ou deixando de ler. Mas um assunto sério desse passa a virar uma discussão se alguém resolve ler ou não e se deve pular linha no parágrafo. É lamentável...

Não é só uma questão de educação e respeito. Infelizmente passa também por uma questão de falta de educação e de nível intelectual de uns poucos. Mas esses não tem muito jeito, o negócio é o pessoal que tem um nível melhor prestar um pouco de atenção para não dar mancadas como a que ocorreu aqui. Só isso já ajuda.

linhares80
Veterano
# dez/11
· votar


Chibatocaster


Concordo em partes.

renatocaster
Moderador
# dez/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Eu concordo em partes com o que disse o nosso amigo no conteúdo do tópico. As ideias e intenções são as melhores possíveis, que, se colocadas em prática (depende de nós), realmente agregará muito valor em termos de conteúdo, inclusive isso já é possível encontrar aqui (bom conteúdo) sem ser necessária manisfetações de desabafos ou coisas do tipo.

Sobre as bobagens e inutilidades que que despejam por aqui quase que diariamente, isso infelizmente é inveitável. Pode parecer conformismo da minha parte, mas vejo isso acontecer por aqui desde que o forum foi criado, em 2002 se não me engano. Então, eu fico muito reticente quando imagino que esse cenário poderia mudar algum dia.

Como o amigo MMI disse, realmente faltam a alguns elementos necessários (e alguns básicos) para que essa coisa deixasse de existir. Até porque, muitos que postam por aqui (falo dos mais novos) ainda não possuem personaliodade e caráter formados. Coisa perfeitamente normal para um garoto de 11 anos, por exemplo.

O que eu não concordo é com as "alfinetadas" direcionadas a alguns membros do forum, meio que de maneira indireta. E essa história de ficar dizendo que alguns usuários querem ser moderador ou que agem como semi-moderadores é tão insuportável quanto ver os zilhões de tópicos criados diariamente sem necessidade, quando se deveria seguir as regras do forum. Eu acho que isso só gera intrigas e fofoquinhas, além de não acrescentar nada relevante ao forum.

Eu penso da seguinte forma: Se vc está descontente com algum usuário, existem formas de se fazer isso sem que vc exponha a situação, caso não queira fazer isso. Ou manda uma MP pro cara dizendo o que está acontecendo ou clica e denunciar e coloca a moderação no circuito, é simples.

Agora ficar supondo ou sugerindo coisas sem citar diretamente a qual pessoa vc se refere, é totalmente anti-ético. Falo isso porque há um tempo atrás um determinado usuário que usava o nick de Miocazzone, claramente procurava me atingir de certa forma, dando sinais claros de que a sua intenção era me ofender, por qual motivo eu não sei, pois não teve nem a hombridade de se dirigir a mim diretamente e dizer o que estava rolando.

Eu não sou mais nenhum menino, então mau caratismo e judaria eu pego na hora, isso é mole. Seja aqui na internet em foruns ou na "vida real". Só que enquanto a suposta bronca sobre mim fica num âmbito da "suspeita", eu não posso nem me retratar, pois qualquer afirmação que eu possa fazer pode virar uma acusação sem fundamento.

Enfim, acabei desabafando também, hehehehe. Mas desde já, deixo o espaço aberto para caso alguém tenha algo contra mim, converse comigo e vamos deixar tudo em pratos limpos, hehehe. Se depois disso não nascer uma amizade, pelo menos fica o respeito.

Abs

Chibatocaster
Veterano
# dez/11
· votar


MMI

Sobre o comentário abaixo do primeiro texto do tópico, deixa tudo exatamente às claras como você percebeu. A falta de preparo, e pra mim a insegurança em viabilizar uma proposta de crescimento que parta de alguém "de fora" causam uma reação de "poder" boba. Mas na real eu nem liguei para esse ou outros comentários dizendo "li" ou "não li". Refiz com parágrafos pois importante é deixar este pensamento semear algo bom. Como eu disse, aprendi coisas legais aqui e minha maneira de agradecer é melhorando o fórum ao meu ver. Para mim, moderadores, prêmio de não sei que, troféus, são simbolismos como política. Somos o que promovemos. Reitero os nomes que citei como membros de alto nível no fórum, e incluiria ai alguns veteranos e novatos, mas isso não tem importância.

Sim, "escorreguei" no título do tópico. Uma simples função gramatical. Acontece, como disse antes, que iria perguntar sucintamente sobre diversidade e educação, mas resolvi falar logo tudo pois estou sem tempo a cada dia, inclusive para continuar no fórum. Desculpem.

Este ano que finda foi um ano de teoria, e o FCC foi um lugar onde aprendi bastante. O ano que está chegando é de prática então não vou frequentar fórums e nem aulas de U2B, e afins.

Uma coisa eu queria dizer:

Não é utopia querer fazer deste lugar um lugar bacana. Basta apenas recruta assídua e educação. Respeito. Generosidade. Se alguém faltar com o respeito, com respeito fazê-lo entender o erro, como já vi aqui algumas vezes.

Nada do que eu disse se refere a ninguém específico. Se alguém se acha tão especial ao ponto de achar que um argumento que visa a melhoria deste fórum, para algo profissional e de gente civilizada, diz respeito a uma pessoa só, melhor rever a importância que dá a seu próprio umbigo. Isso que está escrito serve inclusive para mim. Para todos nós.

Humildade galera. Mente aberta. Amor. Civilidade.

Curly
Veterano
# dez/11
· votar


Chibatocaster

Não é utopia querer fazer deste lugar um lugar bacana. Basta apenas recruta assídua e educação. Respeito. Generosidade. Se alguém faltar com o respeito, com respeito fazê-lo entender o erro, como já vi aqui algumas vezes.


Amigo, respeitando seu idealismo de querer fazer daqui um "lugar bacana", te digo que se vc pesquisar, vai achar pelo menos uns 50 tópicos iguais com seu e todos eles tem uma coisa em comum: seus autores não estão mais por aqui, não sei porque mas todos os que propõem melhorias são os primeiros a cair fora...

Estou aqui há 7 anos, o forum é o que ele é e não vai mudar, tem épocas melhores e épocas piores, na verdade existem aqui "vários foruns", tem o dos molequinhos, tem o dos corôas, os profissionais vêm aqui para divulgar seu trampo e por aí vai.

O lugar é democrático, a moderação é muito séria, aqui ninguém tem privilégios e não se assiste o deprimente espetáculo que é um homem adulto puxar o saco de outro homem adulto, como existe em outras comunidades. Para mim isso basta.

Acho que quem quiser melhorar o forum deve melhorar os seus próprios posts, trazendo coisas interessantes e respeitando a opinião alheia. Já não é pouca coisa.

Chibatocaster
Veterano
# dez/11
· votar


Só mais uma coisa. Alguns membro comentaram sobre o fórum de canto. Pois eu frequentei lá, pois canto, e o nível de arrogância é punk! Inclusive por parte dos que deveriam organizar. Vi vários exemplos de moderadores chegando "de voadora" em comentários menos perspicazes sobre canto. Amigos, existe uma cultura de empresa, de hierarquia, de poder, de autoridade, mas o próprio mundo está mudando para um conceito de parcerias onde quem sabe mais oferece o conhecimento e conta com a ajuda, boa vontade, forca física, vontade dos mais jovens, e assim todos ganham.

O modo opressor como a política operou na sociedade, a nossa condição fatalista, a falta de autoestima, de cultura, tudo isso opera em nossa maneira de ver o mundo. No Brasil ser bom ainda parece ser uma coisa ruim, como ser bobo. Isso está errado. A competição do mundo é com nós mesmos, com nossos limites.

Espero que estas reflexões ajudem a este fórum a dar um salto no nível de educação, de inteligência e sensibilidade com a música, de crescimento musical e no futuro seja um fórum melhor e digno do número de participantes.

Alex guitar man
Veterano
# dez/11
· votar


algo ruim aki é a transformação do topico...

Começa discutindo sobre o timbre da guitarra e acaba com uma discussão sobre como consertar uma pedaleira.....

Chibatocaster
Veterano
# dez/11 · Editado por: Chibatocaster
· votar


Curly

Realmente tô caindo fora. Meus tópicos não foram interessantes eu acho, e eu nem tenho estímulo pra fazê-los, mas garanto que o que acho bacana de ser discutido em música, não seria entendido da forma certa, pois há uma estética fútil na forma de fazer os tópicos, e regras veladas, passos já dados, espaços específicos...dá pra mim não.

Música é liberdade, criatividade e inteligência.

Bom 2012 para todos de coração.

Vitor_Jungle
Veterano
# dez/11
· votar


Depois desses enormes textos eu quase durmi ( Isso foi uma piada)!!
Vamos a grande finalidade que é discutir o tópico em questao:

Chibatocaster
Cara, legal sua iniciativa, sua coragem de expressar suas opinioes, mas acho q isso é irrelevante nao só aki no fórum, mas no mundo inteiro, pois o mundo é feito de pessoas difentes ( Avá), por exemplo, vc educado pelo que todos ja percebemos escreve seu texto de uma forma calma procurando agradar a todos com sua educaçao, mas tem gente que nao é assim, nao é da natureza deles ser educado, as vezes eles conseguem se expressar de forma brusca, mas nao querendo ofender, mas sim querendo dar sua opiniao, normal nao? kk

Nao sei quem disse ai para cima que qualquer um esta sujeito a dar mancadas, e é isso, vc pode escrever algo q vc acha q esta certo, mas alguem interpreta de uma maneira errada dai dah zebra kkk...

E ás vezes o cara escreveu um monte de porcaria no post dele, mas nao foi por mal, é o jeito dele de ser.....

Cara gostei da sua iniciativa pq aki existem e muitos caras que escrevem posts para humilhar outros usuarios e por assim vai, mas é meio complicado educar todo esse povo, daí é de cada um se proprio educar...
Mas uma iniciativa como essa é sempre bem aceita Vlw....

Abç amigo...

Curly
Veterano
# dez/11
· votar


Chibatocaster

Realmente tô caindo fora.

É camarada, criticar é fácil, ter a persistência e a paciência para melhorar as coisas é que é difícil, para mim não é surpresa tanto que cantei a bola lá atrás, por isso dou valor aos nossos colegas foristas como Bertola, Alan, Bahia, Guitartube, Christian e tantos outros que estão aqui contribuindo ano após ano sem desanimar. Mas olha, vc está aqui há poucos dias, por que não fica mais um pouco para ver o que de fato rola aqui ? Não espere atenção por falar bonito, vários topicos meus tem um ou dois posts, normal isso. Aqui é um forum de músicos, o negócio aqui é tocar guitarra. Só.

Vitor_Jungle
Veterano
# dez/11
· votar


Curly
Vc foi direto no ponto cara......

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


Chibatocaster

Se é para debater e refletir, tem um texto muito interessante sobre isso de "chegar de voadora" nos colegas. O original está aqui para quem quer mais coloridinho e bonitinho.

Esta estória é meio lenda meio fato, mas merece
ser contada como se fosse real.

Quando Bill Gates estudava em Harvard, ele tinha
um professor de matemática fantástico e
muito exigente. Tanto isso é verdade que Bill Gates
se classificou em 18º lugar num teste nacional
de matemática. Esse professor dava uma prova
final dificílima e poucos alunos conseguiam acertar todas as questões.

"Se alguém conseguir acertar completamente esta prova, eu renunciarei ao meu cargo de Professor de matemática e trabalharei para ele", dizia o professor no início da prova, com total seriedade.

Em inglês esta frase soa bem mais forte, tipo "eu serei seu subordinado para sempre", uma forma simpática de dizer que se aceita a derrota e que finalmente se encontrou alguém superior.

Bill Gates foi o aluno que mais próximo chegou de encontrar todas as soluções, tendo errado uma questão, somente no finalzinho da dedução.

Passados vinte anos, se alguém for para Boston poderá encontrar o tal professor batendo a cabeça na parede de Harvard Square, balbuciando : "Por que eu fui tão rígido? Por que que eu fui tão rígido?''

Tivesse sido menos rigoroso, o agora anônimo professor seria hoje, provavelmente, o segundo homem mais rico do mundo.

O interessante dessa estória é o fato de que alunos de Harvard ouvem de seus professores o seguinte conselho: "Se um dia você encontrar alguém, um colega ou um subordinado, mais competente que você, faça dele o seu chefe, e suba na vida com ele".

No Brasil, um colega de trabalho que comece a despontar é imediatamente tachado de picareta, enganador e puxa-saco. Em vez de fazê-lo chefe, começa um lento e certeiro boicote ao talento. Nossa mania de boicotar chefes lembra a mentalidade do "Se hay gobierno soy contra". Nestas condições, equipes dificilmente conseguem ser formadas no Brasil, e temos um excesso de prima-donas, donos da verdade sem nenhuma equipe para colocar as idéias em prática.

Se não aprendermos a escolher os nossos chefes imediatos, como iremos escolher deputados, governadores e presidentes da República ?

Milhares de jovens acreditam ingenuamente que, apesar de ter cabulado a maioria das aulas, quando adultos contratarão pessoas inteligentes que suprirão o que não aprenderem. Ledo engano, pessoas inteligentes são as primeiras a procurar parceiros competentes para trabalhar.

Melhor do que procurar as melhores empresas para trabalhar é procurar os melhores chefes e trocar de emprego quantas vezes seu chefe trocar o dele. Como fizeram as dezenas de programadores que decidiram trabalhar para a Microsoft, na época em que ela era dirigida por um fedelho de 19 anos e totalmente desconhecido.

Achar um bom chefe não é fácil. Temos muito mais informações sobre empresas do que sobre pessoas com capacidade de liderança.

Mas, na próxima vez que encontrar um amigo para saber se o emprego dele paga bem, pergunte quem são os bons chefes e líderes da empresa em que ele trabalha,

É muito melhor promover um subordinado a seu chefe se ele for claramente mais competente do que você, do que ficar atravancando a carreira dele e a sua.

Subordinar-se a um chefe competente não é sinal de submissão nem de servilismo, mas uma das melhores coisas que você poderá fazer para sua carreira. Embora ser o número 1 de uma organização seja o sonho de muitos jovens, a realidade é que 95% de sua carreira será desenrolada como o número 2 de algum cargo.

A pior decisão na vida do professor de Bill Gates foi a de não seguir o seu próprio conselho. Portanto fique de olho nos seus colegas de trabalho e faculdade que parecem ser brilhantes e tente trabalhar com eles no futuro. Eles poderão ser o caminho para o seu sucesso.

Revista Veja, Editora Abril, edição 1552, nº 25, 24 de junho de 1998, página 21
(Stephen Kanitz)

É ou não é uma realidade em nossa terra, em todas esferas, até aqui no fórum?

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


MMI

Que texto interessante!!! Gostei muito!!!!

Chibatocaster
Veterano
# dez/11 · Editado por: Chibatocaster
· votar


Curly

O que eu escrevi foi uma descrição fiel do mau jeito corrente aqui no fórum. dai se constituiu em crítica. Criticar é fácil sim, mas meu intuito não foi simplesmente criticar e sim, elucidar o quanto isso é prejudicial e o quanto sairemos ganhando, ao menos tentando mudar essa realidade.
Como você mesmo disse, o negócio do músico é tocar e isso que eu vou fazer meu amigo. Praticar. Não estou saindo só pelo cansaço. E concordo contigo sobre valorizar os caras que estão ai no decorrer do tempo tentando melhorar o fórum. Também estendo meu reconhecimento.

Eu não acho que falo bonito. É simplesmente meu jeito de me expressar. Não espero nada disso, só obviamente conseguir ser ouvido mais claramente. Nunca me vangloriaria do meu simples português. São consequências do ofício de escrever.

Frequento aqui há mais de um ano, mas já troquei de nick exatamente por causa das patadas que recebi logo de cara, e pelas respostas horríveis a tópicos que poderiam ser interessantes. Resolvi comecar de novo com outra postura. E como conheço minha índole, cansei do personagem durão. Sou músico profissional a bastante tempo(porém guitarrista a uns dois anos), tenho uma estória no ramo da música. A ficha caiu e resolvi sair do FCC agradecendo o que aprendi com estas considerações. Faço isso com tudo na minha vida. Recebo algo, e ofereço em troca(sem viadag***). O balanço da vida.

MMI

Concordo sumariamente.
Isto é uma luz, ainda que eu tenha uma rejeicão natural ao "american way of life".


Vitor_Jungle

Eu sou educado, mas não escrevo calmo não. Nem procuro agradar ninguém com meu jeito de falar. Desculpe por discordar. E além de tudo, eu entendo perfeitamente que tem gente que é mais tosco mesmo, fala pra fora, mas é perceptível quando alguém quer sacanear o outro. E pedir desculpas também pelos males entendidos é fácil e resolve. Não quero esterilizar o linguajar das pessoas e dizer como devem falar, me refiro especificamente à grosseria deliberada, ao vício ilusório do poder das legendas(moderador, troféus, panelinhas..). Na real amigo, todo mundo sente/sabe quando vai agir com má índole.

"a quem couber as carapuças, vistam-nas na medida em que se preocupem em responder acusações aspergidas ao vento"

Espero que fique algo bom desta conversação senhores. Com todo respeito e verdadeira humildade espero que o fórum cresça e melhore sempre.

Curly
Veterano
# dez/11
· votar


Chibatocaster

bom se é assim, mas volto a falar, fique por aqui, vc tem um bagagem legal para compartilhar !

Jube
Veterano
# dez/11
· votar


Chibatocaster
Como assim está indo embora rapaz, se você frequentava o OT eu entendo completamente hehe, mas pelos foruns especificos não é tão ruim assim!

Vitor_Jungle
Veterano
# dez/11
· votar


Chibatocaster
Eu sou educado, mas não escrevo calmo não. Nem procuro agradar ninguém com meu jeito de falar. Desculpe por discordar.
Tudo bem amigo, entao só entendi errado kk...


Não quero esterilizar o linguajar das pessoas e dizer como devem falar, me refiro especificamente à grosseria deliberada, ao vício ilusório do poder das legendas(moderador, troféus, panelinhas..). Na real amigo, todo mundo sente/sabe quando vai agir com má índole.

Isso é verdade, muitos se dizem os bons da boca só porque sao veterano, No meu caso nunca nenhum moderador me tratou mal ( E olha q eu só crio tópico polemico kk) ou ninguem q seja veterano (Alias alguns), mas sempre me ajudaram no que precisei e so muito grato a eles, mas o problema é a babaçao de ovo, isso me irrita muito.....
Quando um veterano fala qualquer bobagem em um tópico, chove elogios e votos positivos, dai quando alguem escreve algo que realmente presta ninguem liga....

Mas nao tenho nada contra os veteranos e um dia me tornarei um hehehe, só digo que tem uns q só sabem criticar, mas nao de uma forma positiva e construtiva, e sempre isso acontece com os membros novatos........
Mas se for ver pelo lado bom, isso te ajuda e muito a nao criar tópicos bestas kkk como eu ja fiz muitas vezes kkk

Abç...

Rabbit
Veterano
# dez/11
· votar


MMI
É ou não é uma realidade em nossa terra, em todas esferas, até aqui no fórum?

Com certeza é!

Acho que até já comentei isso aqui antes. Na nossa terra a história de que "na terra de cegos quem tem um olho só é rei" é levada muito a sério. As pessoas ao invés de torcer pelo sucesso do seu vizinho, torce pelo fracasso, só pra se sentir superior.

Valeu pelo texto!

Chibatocaster

Concordo com o Curly. Freqüento aqui a bastante tempo e sei que a única maneira de se manter aqui no fórum é limitando sua participação, não esperar muitas respostas nos seus tópicos mesmo que você veja que tem outro tópico bobo que já vai na terceira pagina, respeitar que merece respeito e quem não merece não dirigir nem a palavra, e ter paciência, muita paciência.

Chibatocaster
Veterano
# dez/11 · Editado por: Chibatocaster
· votar


Rabbit
Vitor_Jungle
Curly
Jube

Galera eu na verdade já havia decidido que o meu momento agora é de praticar, tocar e estudar esse instrumento maravilhoso e cheio de minúcias que é a guitarra. E antes de me ausentar eu queria, como havia explicado antes, deixar algo de bom, em resposta aos conhecimentos que adquiri aqui. Antes de entrar no FCC eu sabia muito menos do que sei hoje sobre amps principalmente. Frequentei alguns foruns gringos e aprendi sobre guitarras, amps e pedais nestes. O motivo de fazer este tópico foi tentar plantar uma semente de reflexão que é necessária, pois todos nós que lemos sabemos da veracidade destas constatações acerca de membros, e da ideologia esquisita que rola no fórum muitas vezes. Tenho carinho pelo fórum, meu filho me enche o saco"tá no FCC né??" minha mulher também. Acho que depois dessa fase mais prática eu possa voltar até com mais conhecimento de causa, podendo assim ajudar mais aqui no fórum.

Queria retificar que quando falei que sou músico profissional a bastante tempo(guitarrista a dois anos), quis dizer que sou músico profissional a bastante tempo MAS guitarra, estudo a dois anos. logo, nem sou guitarrista ainda. Tô chegando lá.

Valeu caras! Grande abraço.

Vitor_Jungle
Veterano
# dez/11
· votar


Chibatocaster
vlw amigo, vc tbm nos proporcionou muito conhecimento hj

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


De Ros
Rabbit

Caramba, dois grandes guitarristas gostaram do texto? Valeu pessoal! rsrs

Abç

Vitor_Jungle
Veterano
# dez/11
· votar


MMI
Tbm gostei, só nao sou um grande guitarrista kkk

LucasBM
Veterano
# dez/11
· votar


Vou ser sincero: EU NÃO LIGO PARA POSTS DUPLOS DE INICIANTES. É claro que avisar que existe a busca para quem não sabe deve ser feito, porém fechar o primeiro tópico de uma pessoa ou então não respondê-lo não é uma boa impressão. Isso pesa os servidores ? Por que não faz como todos os outros ? Após um certo tempo ou limite de dados: Exclua os posts mais antigos.

Já vi gente recomendar busca de tópicos de 2006... Agora me digam: Um tópico de 2006 vai ajudar ? Eu acho que não. Não é porque existe um tópico MUITO ANTIGO que ele deva ser seguido, as coisas mudam.

makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


LucasBM
Agora me digam: Um tópico de 2006 vai ajudar ? Eu acho que não. Não é porque existe um tópico MUITO ANTIGO que ele deva ser seguido, as coisas mudam.

Não concordo!

Por exemplo, um bom tópico sobre algum assunto de teoria musical, feito em 2006 é perfeitamente atual. Não precisamos sempre de tudo novo. Um tópico legal sobre o uso de alguma ferramenta musical(compressor, por exemplo) também não está necessariamente desatualizado,

Sem contar que eu não gosto dessa coisa de apagar tópicos antigos só por serem antigos. Isso para mim é apagar a história do FCC, e sou totalmente contra tal procedimento.

Só concordo na eliminação de tópicos claramente contrários às regras(como tópicos de vendas, pirataria, ou criados com a intenção clara de ofender abertamente alguém).

Mas é claro que nada impede que se crie um novo tópico sobre um assunto já debatido(não acho que isso seja necessariamente ruim). E determinados tópicos realmente ficam obsoletos(como os de certos equipamentos). Mas mesmo assim não concordo em apagá-los

renatocaster
Moderador
# dez/11
· votar


LucasBM

Já vi gente recomendar busca de tópicos de 2006... Agora me digam: Um tópico de 2006 vai ajudar ? Eu acho que não. Não é porque existe um tópico MUITO ANTIGO que ele deva ser seguido, as coisas mudam.

Eu acho que ajuda sim. Não existe um "prazo de validade" para os tópicos criados. E vou te falar mais, eu mesmo recorro a tópicos mais antigos para sanar alguma duvida. Até mesmo os tópicos fixos, pode reparar que muitos deles são bem antigos. Só que a galera tá sempre alimentando esses tópicos.

O mesmo acontece quando vc upa um tópico antigo, o pessoal vai acrescentando informações, desde que esse seja um assunto relevante e que objetivo de quem upou o tópico não seja trollar, o que infelizmente acontece muito.

O único problema de tópicos antigos é que muita das vezes tem um link para uma página externa que não existe mais. Mas aí é só pesquisar no google de novo sobre o assunto, hehe.

Abs

koister
Veterano
# dez/11
· votar


acho q vc esta subestimando o pessoal forum,claro,sempre rola uma zoaçaozinha mais é algo saudavel,mas ssempre respondem aas perguntas,é dificil achar um tópico sem respostas serias

claro sempre rola uma arrogancia (de brincadeira) sobe os menbros novo,mas é só para brincar e tenho certeza q isso NÃO compromete o forum

LucasBM
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator
Não concordo!

Por exemplo, um bom tópico sobre algum assunto de teoria musical, feito em 2006 é perfeitamente atual. Não precisamos sempre de tudo novo. Um tópico legal sobre o uso de alguma ferramenta musical(compressor, por exemplo) também não está necessariamente desatualizado,

Sim, nisso concordo. Porém me referia às guitarras e suas séries. E vamos concordar, algumas guitarras mudam muito de preço/série/qualidade em 5 anos.

Sem contar que eu não gosto dessa coisa de apagar tópicos antigos só por serem antigos. Isso para mim é apagar a história do FCC, e sou totalmente contra tal procedimento.

Só concordo na eliminação de tópicos claramente contrários às regras(como tópicos de vendas, pirataria, ou criados com a intenção clara de ofender abertamente alguém).

Exato. E o que acontece é que os tópicos desse tipo (e são muitos) são apenas fechados acumulando espaço. Sobre apagar com o tempo: É fato em todo servidor. todo arquivo se fragmenta e pode procurar a maioria dos "Firsts" do fórum que dificilmente irá achar.

Mas é claro que nada impede que se crie um novo tópico sobre um assunto já debatido(não acho que isso seja necessariamente ruim). E determinados tópicos realmente ficam obsoletos(como os de certos equipamentos). Mas mesmo assim não concordo em apagá-los
Exato, esse é o ponto. O que acontece é que às vezes nós(eu também fazia isso) recomendamos busca sem nem mesmo olhar o tópico. Felizmente, mudei esse meu hábito e passei a responder todos os tópicos, e, em caso de precisão recomendando a busca no fórum ou em outros lugares.

renatocaster
O único problema de tópicos antigos é que muita das vezes tem um link para uma página externa que não existe mais. Mas aí é só pesquisar no google de novo sobre o assunto, hehe.
Justamente isso: A maioria desses tópicos são ou de respostas incorretas ou com links/materiais desatualizados. É claro que existem tópicos que não mudam nunca, mas apagar alguns que não ajudam em nada não faz nenhum mal.

Semprelevita
Veterano
# dez/11
· votar


Já passei por isso...

Fui tirar uma dúvida, e um membro veterano (não devo citar nick), mandou eu procurar em um tópico antigo.

Fiz o que ele disse porem não havia respostas para minha pergunta nesse tópico. Dai, o que fazer?

Se criar um novo tópico haveria reclamação por já haver um tópico nesse sentido! Simplesmente calo uma pergunta realmente relevante?

Boa iniciativa, podem contar com minha ajuda, e não se esqueçam:

Membro Novato não é necessariamente leigo musical.
Membro Veterano não é necessariamente dono de todo conhecimento musical.


renatocaster
Moderador
# dez/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Semprelevita

Fiz o que ele disse porem não havia respostas para minha pergunta nesse tópico. Dai, o que fazer?


Se criar um novo tópico haveria reclamação por já haver um tópico nesse sentido! Simplesmente calo uma pergunta realmente relevante?

Nesse caso, voce pode upar um tópico antigo que já está falando sobre o assunto, e formular a sua pergunta/dúvida nele. Tópicos antigos podem ter informações acrescentadas, basta upá-lo.

Quando alguém sugere usar a busca, não é apenas para o cara usar a busca, constatar que não encontrou o que queria e criar um novo tópico repetido, mesmo assim! Não achou? Upa um tópico mais antigo que tem a ver com aquele assunto, é a decisão mais inteligente e simples a se fazer.

Criar tópico repetido só vai prejudicar o bom andamento do forum. Pois quando for usar a busca, vão ter vários tópicos falando da mesma coisa, e isso dificulta a navegação. Não é mais sensato ter o máximo de informações reunidas em um só tópico?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pergunta sobre o FCC