pergunta sobre distribuição de cds (bandas independentes)

    Autor Mensagem
    lua1987
    Veterano
    # jan/08


    então, vcs q são entendidos do assunto, queria fzr algumas perguntas...

    no caso, estou pesquisando uma banda internacional... queria saber como funciona a compra e distribuição do material deles aki no Brasil. quem entra em contato com quem? qual é o procedimento? qto tempo demora? a distribuidora tbm faz a promoção da banda?
    os fãs podem fzr alguma coisa pra interferir nesse processo? ajudar?

    qqr uma das perguntas respondidas já me ajuda muito!
    vlw galera!

    lua1987
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    kd os músicos batalhadores desse fórum?
    vai, algm TEM q saber!

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Oi. Não entendi bem o que vc quer. Você quer distribuir os discos deles aqui, ser representante? ou apenas comprar?

    lua1987
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    não, representante não... é que se eles lançassem o cd aki ia ficar beeem mais barato pros fãs né...
    oq eu queria saber é como funciona todo esse negócio, como q eles podem fzr isso... são eles q tem q procurar a distribuidora ou o contrário?
    e nesse processo, os fãs podem fzr alguma coisa ou só esperar msmo?
    é isso.

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Entendi. Isto é um negócio como outro qualquer. Os chamados "independentes" são bandas que não querem assinar contrato com as grandes gravadoras. Mas na prática o que acontece é que bandas novas assinam contratos com gravadoras pequenas exatamente porque não tem muita experiência ainda, e não chamaram a atenção de grandes gravadoras. Se este for o caso da banda que você está gostando daqui a pouco vão lançar algo pela..EMI, sony, WB, ou um selo e etc. Mas mesmo assim não significa que terão discos nacionais. Todo o lançamento nacional de grandes gravadoras está baseado em calculos de vendas que eles podem obter aqui, por exemplo, experimente encontrar um disco nacional de Free Jazz, ou de Adrian Belew (grande musico, tocou com talking heads, Frank Zappa entre outros...mas ninguem o conhece por aqui), já do Radiohead você consegue, pois a gravadora deles banca video clipes na MTV, e faz comerciais. Se eles são mais politizados e querem apenas atender a seu publico local então não espere muito deles não, Sua unica chance seria de trazê-los para fazer um show na sua cidade, ou em uma cidade próxima (de preferencia em uma capital), os fâs podem se comunicar com um estabelecimento que esteja compativo com o estilo de musica desta banda e podem negociar a vinda deles, a partir de uma lista de fâs que garantiriam a bilheteria do local. Mas para uma gravadora brasileira representar uma banda de pouco conhecimento do publico brasileiro, investir em propaganda e pagar os direitos autorais fica inviável, mal mal conseguimos bancar as nossas bandas independentes, elas se sustentam pelos festivais mesmo, já que não há muito acesso em grandes meios de midia. Uma coisa que parece improvavel mas que dá certo é entrar em contato com eles.. converse e combine futuras visitas.... e valores. dependendo, topam de ficar na casa de alguem e vcs bancam a viajem, refeições e etc. Se eles forem bem estilo "independente" isto não é nada raro!!!

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ahh, que banda é esta?

    lua1987
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    na vdd, não é uma banda pequena... hehehehe

    é Hanson. lembra deles? 3 meninos loirinhos?
    pois é... há alguns anos eles se tornaram independentes, tem o próprio selo. só q não estão interessados em pagar pra as rádios e tvs tocarem as músicas.
    então, acho q eles não se encaixam exatamente em independentes, pq ainda tem mtos fãs, apesar de não aparecerem mais por aí... eles lançaram um cd novo ano passado, o 1º como banda totalmente indie, então não chegou aki. e nós, fãs brasileiros, queremos mto q isso aconteça, já q ta meio dificil sair importando cd por aí... e tbm pq queremos shows deles aki né...
    já faz algum tempo q temos feito pesquisas, já entramos em contato com algumas gravadoras inclusive, mas quase nenhuma nos respondeu.
    já pedimos várias e várias vzs pro contato da banda q queremos o cd e shows aki e etc, etc, etc... eles sempre dzm q estão negociando isso esse ano...
    só q entre os fãs, eles são bem conhecidos pela lerdeza, td q dzm q vão fzr demora séculos... então decidimos ver se conseguíamos fzr algo pra acelerar as coisas.
    então, a 1ª coisa q achei q devíamos fzr era entender como td essa coisa funciona e ver se dá pra gnt realmente fzr alguma coisa, além de só divulgação...
    durante esse processo de se tornarem independentes eles fizeram até um documentário mostrando oq tava rolando e ajudando a gnt a ver oq realmente é fzr um cd e como funciona uma gravadora.

    eu sei q ta bem dificil hj pra essas bandas tirarem os projetos do papel, se vc num tá "na moda", num tá em lugar nenhum... sei q todo esse meio é mto promiscuo, digamos, td mundo se vende fácil e faz akilo q são mandados fzr. mas ainda tenho esperança q isso mude, não é possível q todo mundo goste de músicas sobre guarda-chuvas e afins!

    e só pra não perder o costume: o som novo deles ta bem legal! recomendo!

    vlw pela sua atenção!
    =)

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Acho que o jeito é importar o disco mesmo, ooou fazer um esquema para trazer este disco, importado mesmo, mas vendê-lo mais barato para os fâs, se varias pessoas se comprometer a comprar pode trazer uma remessa e o transporte já sai mais barato. Mas as pequenas gravadoras não vão querer fechar com alguem que tem pouca publicidade, pagar uma turne internacional é muito caro, enquanto eles não crescerem por lá não vão dar as caras por aqui não. Se você quiser realmente pensar numa estratégia de importar este disco podemos pensar!!

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Opa, o cd é o Underneath? Se for, eles estão com a Sony, e o preço está bom 25,00 reais! No nosso mercado este é um bom preço para lançamento!

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Já encontrei. É o cd The Walk né? vi aqui no mercado livre por 60,00 Reais um absurdo de caro mesmo. É realmente o jeito é importar. Vi uma parte do clip no site deles e realmente me pareceu bom!!

    lua1987
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    é The Walk sim! Underneath foi só meio independente, eles lançaram aki, fizeram turnê, programas de tv, etc...
    a maioria dos fãs ta fzndo grupos pra importar, mas parece q o site só aceita até 10 pedidos da msma coisa... mas já adianta né, pagando um frete só... o ruim é q kd um mora numa cidade, d qqr jeito fica caro...

    pra uma banda independente, acho q eles são bem sucedidos lá. parece q o cd estreou em 2º lugar de vendas pra bandas independentes, e o primeiro single em 5º lugar. eles venderam bem lá, lotaram vários shows dessa turnê. e tbm se envolveram em alguns projetos sociais, oq deu um pouco de destaque pra eles na mídia de lá.
    mas ainda sim tbm acho q num é suficiente pra chamar a atenção do pessoal aki né. então nós, fãs, criamos vários projetos de divulgação da banda, pra ver se dá certo. ta indo devagar, mas acho q ta funcionando.
    o ruim é q eles não tem single oficial, e rádios só tocam música de banda q lança cd por aki... isso limita mto as coisas.

    e q bom q vc gostou! se vc estiver interessado, recomendo o documentário, chama Strong Enough to Break... tem 13 capítulos, e num é somente sobre a música, mas toda a pendenga q eles passaram com a gravadora, a má vontade deles, etc... todo o processo até eles decidirem largar td e lançar o próprio selo.
    é interessante não só pra quem gosta da banda, mas pra quem gosta de música em geral.
    td isso se passa entre 2001 e 2004... é durante a gravação do Underneath, cd anterior.
    eles fizeram um pra mostrar como fizeram o The Walk tbm, mas esse já é mais comprido e se trata só da banda, então acho q só quem é fã q gosta msmo.
    do cd novo, as músicas mais legais, na minha opinião, são Blue Sky, Great Divide e Tearing it Down, essas são mais puxadas pro rock.

    não precisa ir atras de nd disso se não quiser, mas sou fã né, adoro ficar falando bem deles!
    =P

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    AhHah tá certo. Eu até procurei se havia algum amigo meu vindo dos EUA, mas se vc tiver um "abaixo assinado" de pessoas querendo comprar posso ver se alguem tras um tanto de uma vez... ai pode fazer uma diferença de verdade no preço...

    has4
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    lua1987
    Vc é uma fã muito especial mesmo, hein?!? rsrsrs

    Recordo deles quando vieram ao Brasil e foi veiculada uma matéria no FANTÁSTICO sobre eles e a vinda dos mesmos! Clarke Isaac (guitarra e voz), Jordan Taylor (piano e voz) e Zachary Walker Hanson (bateria e voz) ainda eram ainda crianças quando vieram pela primeira vez ao Brasil, e emplacaram o hit:
    http://www.youtube.com/watch?v=5tfSqjc_WRY

    has4
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Não sei a quanto andas o FÃ CLUBE no Brasil, mas como você que é fã diz que há muitos fãs no Brasil, penso que não custaria nada tentar encher o saco da REDE GLOBO DE TV, em especial da produção do FANTÁSTICO para que realizem um daqueles shows exclusivos no programa, onde apenas poucas pessoas participam dele; e isso, enfatizando que, já estiveram no programa e RETORNAM ao mesmo. Não sei como isso funciona e embora não seja fácil, encham o saco lá, com TONELADAS DE CARTAS e PLANTÕES em frente à EMISSORA, enfim, coisas do tipo que só FÃS fazem mesmo! rsrsrsrsrs

    BOA SORTE!

    Ahhhh quero um convite, hein!? rsrsrs

    lua1987
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ricnach
    hhmmm... vou ver qtos interessados eu encontro, se vale msmo a pena...
    vlw!

    has4
    acontece q primeiro eles precisam vir pra cá pra tentar fzr algum show... empresas grandes, como a Globo, não tem mto interesse nesse tipo de negócio, já q não vai ser exatamente lucrativo pra eles.
    no máximo, podemos conseguir alguma reportagem especial, ou algo do tipo... o chato é q sem representante aki no Brasil td mundo sempre dá a msma desculpa, dzndo q é contra a lei fzr esse tipo de coisa. por isso q estamos tentando rádios pequenas e até desconhecidas... =P

    então qdo eles vierem pra cá, eu te aviso!
    ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pergunta sobre distribuição de cds (bandas independentes)