.ıllı. Collab Jam II .ıllı. Os Jedis da Criatividade o/ Chat-mimimi, poste aqui

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# set/11 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia
will789
Pé de chinelo


É isso ae!!! A intenção é sempre melhorar e isso aqui é quase uma simulação de uma banda mesmo. É importante o todo, não sobressair um instrumento e etc. O legal é a criação da Harmonia/Composição.

Como disse já, aqui é um forum aberto e só nesse Tópico estamos falando com macacos de 15 a 40 anos, com experiencias diversas, desde tocar em estadio pra varias "mil" pessoas até um menino que nunca saiu do quarto, isso é aprendizado para todos tanto pro experiente, fazendo essa "coisa" on line que nao se sabe onde vai chegar, tanto pro garoto que só fica esmerilhando sua guitarra com licks prontos em cima de Bts ( no nosso caso guitarristico, hehe).
Enfim, caprichem, não precisa de virtuosismo. O importante é o conjunto, o time, beat, groove e a criatividade!!

Atenção ao tempo, talvez colocar o Metronomo junto seja uma boa..."Seta" ele em 90bpm e escute junto ao groove do G. Juba, tenho certeza que vai melhorar o groove feeling da coisa!! Mas por outro lado é totalmente normal as coisas não sairem perfeitas, é assim mesmo, claro!! hehehe!! Não tem profiCional aqui!! Tudo hobista!

Mas o importante é atenção e fazer bacana, sempre pensando no espaço pra uma proxima collab, um outro musico complementar. Assim tenho certeza que vamos evoluir bastante e quiça sair boas ou ótimas composiçoes mesmo daqui. Estamos caminhando!


Sobre a afinação. É FUNDAMENTAL!! Ja ate tinha dado esse toque tb lá no topico das Hs!!!!!!! Não precisa cordas hipernovas, oitavas certeiras, hehehe. Basta afinar o instrumento antes de gravar!!

Issae!!

o/




MauricioBahia
Pessoal, ouvindo aqui as Hs, percebi que a guitarra do Rabbit não foi mixada na H2
Então eu mixei aqui a H2 e atualizei lá no tópico, editando o post, ok?

http://www.4shared.com/audio/6NaeZNrX/collab2_mix.html


Opa, boa!!!! \o/

Dilmogner

To com raiva da Dilma, ela diz que nao tem dinheiro pra saúde...Bahh, ta bom, deve ser!!! ¬¬

Se a CPMF voltar, ou qualquer outro imposto for criado, esperem explosoes em Brasilia.

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Pessoal, ouvindo aqui as Hs, percebi que a guitarra do Rabbit não foi mixada na H2.

Então eu mixei aqui a H2 e atualizei lá no tópico, editando o post, ok?



opa! cara valeu por isso eu tinha tentado mixar essa mas, não tenho a manha de mixar vocais passei mó tempão até desistir irei ouvir a tua \o/

Peace!!

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


Arimoxinga

Cara, eu não fiz nenhuma mixagem com capricho hein... Foi só pra constar mesmo.

Abs

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

sim! mas, nem isso eu tava conseguindo fazer hehe ficou muito boa a mix valeu o/

Peace!!

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Arimoxinga

Caso tenha curiosidade de como ajustei as faixas da H2 no Reaper, aqui está:

http://img84.imageshack.us/img84/7521/collab2ajustes.gif

Depois eu passei o Tube Tech PE 1C na mix pra dar um up em algumas frequências:





Abs

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

pow cara muito bacana! meu problema maior é mixar vocais eu não sei amaciar para ele entrar na mix, da uma olhada nessa mix que fiz para um cover os volumes acho que acertei mas, acho que faltou algo para deixar a voz mais dentro.


Esse plugin ai parece ser muito bom pelo video gostei! eu geralmente uso um preset do izotope na master hehe

Peace!!

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Arimoxinga

Bom, o que eu tento fazer é colocar cada instrumento no seu "espaço", usando volume e pan pra isso. É como se você estivesse num estúdio olhando um banda (no meu caso, de frente) e imaginar o som dos coisas. Se você visualiza o som do baixo "forrando" o ambiente, talvez ele deva estar quase no meio. O vocal idem. Se você imagina um "triângulo" agudinho, meio que de leve, mais pro canto, taca o panorama (pan) mais pro canto. Perceba no minha imagem, que não tem nunhum pan igual.

O que dificulta a mixagem nas Collabs é que todo munda grava tudo em estéreo, achado que isso contribui, mas nem sempre. Uma guitarra ou baixo acabam dificultando todo o resto na hora de mixar pois cria sonoridades no ambiente todo, o que acaba embolando frequências na mixagem final. O estéreo tem que ter um motivo, digamos. É só pensar que, na vida real, a gente não toca em estéreo. Bom, não sou experto no assunto, mas eu entendo há restrições em usar estéreo o tempo todo, em tudo.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ahhh:

Gravar estéreo ou mono?
http://www.artsomstudio.com.br/blog/gravar-estereo-ou-mono

Como gravar voz, stereo ou mono?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/268314/

Abs

ogner
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
O que dificulta a mixagem nas Collabs é que todo munda grava tudo em estéreo

Velho, acho que eu nao gravo em stereo, ahuehuahe!!

Como vc sabe isso ouvindo ou baixando as tracks? Explica mais ae!!

o/ Minha track quando gravo nao fica dividida em 2, acho que iss, visualmente, é que configura a gravação stereo certo??

Alguem quando grava, aparecem 2 faixas dentro da track que esta gravando??


E outra coisa, WILL não upa em Wav velho!!! 30 mega por faixa é muita coisa, tenha pena dos que moram na roça e tem internet lenta. Fica melhor, mas upa em MP3 254k que ja ta valendo pra Collab!! hehehe

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Como vc sabe isso ouvindo ou baixando as tracks? Explica mais ae!!

Normalmente o som vem em dois canais, em ambos os casos (mono ou estéreo) mas...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/268314/#7792970

Mas isso é um detalhe. Só tô falando isso pq eu li a respeito e achei que poderia contribuir aqui, já que estamos exercitando!

Abs

ogner
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

No reaper acho que é aqui que seleciona como vai ficar a track, certo??

FOTOOOOOO

ogner
Veterano
# set/11 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia

Mas como diabos vc sabe que o pessoal ta gravando em stereo??

hehehe

OPA, edit: É pelas senóides duplas no Track mesmo né? Na foto que postei acima da pra ver a(S) guitarra(S) (dupliquei a track) e ate a batera ( primera track) duplas, isso quer dizer que estão stereo, certo?? Acho que sim...

ogner
Veterano
# set/11
· votar


Nova H!!!!

Nas guitarras ledzeplianas do Gilberto Jiba!!!

Ter uma Lespa e usa-la bem, as vezes é muito bom, ate me faz vontade de ter uma!! ahuehuahu. Ta fod@ essa guitarra!!! Os baixistas de verdade é que estão perdendo a oportunidade de colaborar!!! hehehehe!! Peguei!! Essa base é tes@o pra qualquer baixista!!


(H16)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/269120/p1#7838060

Rabbit
Veterano
# set/11 · Editado por: Rabbit
· votar


ogner
Mas como diabos vc sabe que o pessoal ta gravando em stereo??

Acho que o que ele quis dizer é que o pessoal está exportando e upando em stereo.

Eu geralmente upo o arquivo em stereo, mas não vejo problema em convertê-lo em mono quando vou fazer mixagem. Só dá problema na conversão quando existe algum efeito em stereo.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Mas como diabos vc sabe que o pessoal ta gravando em stereo??

Uma canal é diferente do outro, basta olhar o espectro. O programa faz um "fake estéreo" pois mono real tem só um canal.

No reaper acho que é aqui que seleciona como vai ficar a track, certo??

Não. http://img84.imageshack.us/img84/3141/monoj.gif

Mas veja, é possível converter de estéreo pra mono depois. Você entendeu a lógica da coisa do mono? Se tem 1 mic, deveria ser mono.

Se não me engano, vc já pode "armar" uma faixe gravando em mono, antes mesmo de exportar. Isso útil pra quem tem um micro lento, pois reduz o processamento em 50%, se não me engano. Pra quem trabalho com vários tracks, pode ser útil.

Abs

ogner
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
No reaper acho que é aqui que seleciona como vai ficar a track, certo??

Não. http://img84.imageshack.us/img84/3141/monoj.gif


Ahh, sim!! Na hora de renderizar!!! Joia!!!

salton
Veterano
# set/11
· votar


ogner
Essa H16 ficou bacaníssima, hein... lembrou de longe a minha H03, hehe..

Sobre a questão stereo/mono, acho que não há problema, e a rotina de gravação pode continuar a mesma...
Acho que com os instrumentos de corda, o ideal é o áudio em mono mesmo, mas já uma batera ou um synth em mono perde uma parte de sua magia :)

ogner
Veterano
# set/11 · Editado por: ogner
· votar


salton
Essa H16 ficou bacaníssima, hein... lembrou de longe a minha H03, hehe..

Hahuehuahe, vc e o G.Jiba são filhos do Page!!!!! Só pode!!
hehehe!!

EDIT: Tava doido pra colocar voz nela ou na sua!! Mas maldito cabo Sto Angelo, deu pau!! Estragou, desmontei, cortei, soldei e nada!!!
Vou ver se consigo ir na casa de um amigo(estudio) hoje ou amanha, vou tomar uns biritas antes e gravar!! ahuehuahe

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


ogner

Vc entendeu a lógica da coisa?

Abs

ogner
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

sim sim, não tem pq gravar instrumentos mono stereo!! Menos é mais e pode atrapalhar!!! o/

Rá!!! Achei um MIc de Karaoq aqui!!! ahuehuahua!!

Só faltam mais algumas cervejas!!!! ahuehuahua!

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

opa velho obrigado ai pelas dicas! e sobre o estereo eu não sabia desse e lance! nas proximas já sei como proceder o/

Peace!!

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Haha!!!

Vivendo e aprendendo. \o/ No Reaper tem uma opção de colocar o canal em mono e depois, se quiser, voltar até pro seu estado "normal"!

Basta clicar com o botão direito na faixa e escolher a opção. Veja a image onde você pode escolher como o "take" deve se comportar no DAW. Muito legal isso, mãs não resolve o problema da conversão estéreo > mono se os canais "L" e "R" não forem idênticos:

http://img24.imageshack.us/img24/9859/mono2reaper.gif

Abs

ps. Mas isso gerou uma dúvida!!!!!!!!!!!. Criei até um tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/269832/

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pessoal, hoje eu to muito cri-cri né? hehe

Sobre backing vocals, seria muito bom se eles fossem salvos em separado da voz principal pra, na mixagem final, haver mais flexibiliidade com volumes e pan. Enfim, tratar o backing vocal como um instrumento diferenciado do vocal principal.

Abs

ogner
Veterano
# set/11 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia
Pessoal, hoje eu etou muito cri cri né? hehe

E eu to loucão!!! aheuhauhueha!!

Agora com voz!!

Prometo regravar quando conseguir um cabo pra espetra meus mics de verdade e um comput com mais de 512Ram, esse aqui ta pipocando mais que pipoca!! hehehehe!! Mas vale pra registrar a ideia!!!

Atualização H11
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/269120/p1#7838392

EDIT: Tentei alguma coisa em portugues, mas puts..Nassa base fica muito dificil. Igual axé em Arabe!! ehhehe

will789
Veterano
# set/11
· votar


ogner
E outra coisa, WILL não upa em Wav velho!!! 30 mega por faixa é muita coisa, tenha pena dos que moram na roça e tem internet lenta. Fica melhor, mas upa em MP3 254k que ja ta valendo pra Collab!! hehehe
=( eu só queria q ficasse melhor a qualidade... ninguen me entende!!! ninguen me ama!!! buuuuaaaaaaaa!!!!!!! :'(

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


ogner

Axl Rose, é você? hhhee

Abs

will789
Veterano
# set/11
· votar


GALERA
se alguen ae tem net lenta e quer baxa alguma das minhas collabs mas num ta baxano pq demora mto, é só me avisar por recado ou aki(de preferencia recado q é mais certo de eu ver), q ae eu upa em MP3, blz?

abçs

JJJ
Veterano
# set/11 · Editado por: JJJ
· votar


Só pra avisar: tô fazendo o baixo da H06!

EDIT: eu estava... mas não consegui abrir os arquivos, só a mix! Algum problema?

EDIT 2, a missão: Parti pra H12! Tô fazendo o baixo!!!

EDIT 3, a remissão: Baixo da H12 pronto, já vou postar.

ogner
Veterano
# set/11
· votar


JJJ
Baixo da H12 pronto, já vou postar.

Ouvi lá!!! Bacanudo!!!!! o/ tem baixo de verdade ae? qual é? como gravou??

JJJ
Veterano
# set/11
· votar


ogner

É um Condor BX12 (de verdade, sim! rsrs). Gravei direto na interface de áudio (na entrada HiZ - instrumento). Depois joguei uma simulação de ampli (VST).

Valeu!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a .ıllı. Collab Jam II .ıllı. Os Jedis da Criatividade o/ Chat-mimimi, poste aqui