Como gravar voz, stereo ou mono?

    Autor Mensagem
    leobandakelvin
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: leobandakelvin


    Eu sou totalmente leigo em gravações, meus equipamentos para a gravar a voz são: Placa M-Audio Fast Track Pro, Microfone C-1 Behringer e o programa pra gravação é o Nuendo 4.0.

    Quando coloco para gravar a pista em stereo aparece 2 linhas, só q quando começo a cantar ela só grava em 1 uma linha a outra continua normal, quando vou escutar o que gravei a voz só sai de 1 lado do alto- falante.

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Mono.... 1 microfone = mono.

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    1 microfone + duas seções = Stereo

    leobandakelvin
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    O certo é gravar a voz em mono então neh? como a guitarra, apenas a bateria q grava em stereo?

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Tulio Estevam
    · votar


    mas é aconselhável, após gravar, passar a faixa para um canal stereo, pois assim pode ser adicionado algum reverb ou eventualmente, um efeito de modulação ou até um eco, todos eles em stereo. edit: a não ser que queira abrir um FXchannel, é claro.

    .omni
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: .omni
    · votar


    leobandakelvin
    Cara, tudo depende.

    Se você vai gravar alguma coisa com apenas um microfone, é mono. Porém, se for aplicar algum efeito tipo um reverb no insert, aí já vira stereo (na maioria das vezes).
    Mas não tem regra.

    Você só precisa entender o seguinte:

    Se o sinal for mono, ele VAI sair nos dois canais (esquerdo e direito), mas vai sair exatamente igual nos dois.
    Se for stereo na verdade são dois canais, ou seja, o esquerdo e o direito vão ser diferentes (na teoria).

    Obs: ter dois microfones na mesma coisa não significa necessariamente que vai ser um canal stereo, muito pelo contrário. Ex: caixa de bateria.

    Deu alguma luz?

    Tulio Estevam