Como gravar voz, stereo ou mono?

    Autor Mensagem
    leobandakelvin
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: leobandakelvin


    Eu sou totalmente leigo em gravações, meus equipamentos para a gravar a voz são: Placa M-Audio Fast Track Pro, Microfone C-1 Behringer e o programa pra gravação é o Nuendo 4.0.

    Quando coloco para gravar a pista em stereo aparece 2 linhas, só q quando começo a cantar ela só grava em 1 uma linha a outra continua normal, quando vou escutar o que gravei a voz só sai de 1 lado do alto- falante.

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Mono.... 1 microfone = mono.

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    1 microfone + duas seções = Stereo

    leobandakelvin
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    O certo é gravar a voz em mono então neh? como a guitarra, apenas a bateria q grava em stereo?

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Tulio Estevam
    · votar


    mas é aconselhável, após gravar, passar a faixa para um canal stereo, pois assim pode ser adicionado algum reverb ou eventualmente, um efeito de modulação ou até um eco, todos eles em stereo. edit: a não ser que queira abrir um FXchannel, é claro.

    .omni
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: .omni
    · votar


    leobandakelvin
    Cara, tudo depende.

    Se você vai gravar alguma coisa com apenas um microfone, é mono. Porém, se for aplicar algum efeito tipo um reverb no insert, aí já vira stereo (na maioria das vezes).
    Mas não tem regra.

    Você só precisa entender o seguinte:

    Se o sinal for mono, ele VAI sair nos dois canais (esquerdo e direito), mas vai sair exatamente igual nos dois.
    Se for stereo na verdade são dois canais, ou seja, o esquerdo e o direito vão ser diferentes (na teoria).

    Obs: ter dois microfones na mesma coisa não significa necessariamente que vai ser um canal stereo, muito pelo contrário. Ex: caixa de bateria.

    Deu alguma luz?

    Tulio Estevam
    É mais comum mandar o sinal pra um canal auxiliar do que duplicar o canal.

    leobandakelvin
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Obrigado gente!

    leobandakelvin
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eh apenas vocal e back vocal.

    leobandakelvin
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu habilito o auto tune no nuendo mais não modifica em nada a minha voz.

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    leobandakelvin
    Eu habilito o auto tune no nuendo mais não modifica em nada a minha voz.

    Ixi, o jeito é não usar então.






    *poker face*

    JJJ
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Você pode gravar em mono, mas colocar algum plugin que transforme em estéreo. Alguns doublers, spatializers, reverbs, delays, etc. fazem isso.

    Como fazer depende da DAW. No Sonar, por exemplo, se definir o input como vindo de um canal só (left, normalmente) já estará em mono. Depois joga-se um plugin que passe de mono pra estéreo e clica-se num iconezinho que abre os dois canais. Já no Cubase me parece que se deve abrir um bus estéreo que receba a saída da track mono. O Nuendo deve ser assim também, creio eu. Mas é melhor ver com quem usa Nuendo - o que não é meu caso.

    leobandakelvin
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    .omni

    Inutil


    JJJ

    Obrigado

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    leobandakelvin

    A questão é: pra que usar estéreo? Eu prefiro usar mono pois exige menos do processador (com um monte de canais ao mesmo tempo o bicho pega) e é mais fácil de usar pan/direcionar o som. Se eu precisar preencher de alguma forma, duplico o canal ou aplico um efeito.

    Hoje em dia eu gravo, quase sempre, tudo em mono. Só a bateria é que fica em estéreo.

    Abs

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    leobandakelvin
    Recomendo ler pelo menos o manual da DAW que você vai usar, fora isso tem um monte de tópico aqui no fórum com bastante informação básica que seria útil pra você.

    Não há regra para isso. Mas com um microfone só deveria ser bastante claro que é só um canal, não?

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Normalmente se grava em mono.

    Depois transforma em stereo, aí tu podes colocar reverber stereo, delay "ping pong", etc.

    Só não exagera nestes efeitos.
    Uma boa dica é cortar os agudos do sinal enviado para estes efeitos que fica mais real. Deixa os agudos só no "Dry" (porcentagem de sinal seco).

    nedy
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: nedy
    · votar


    Hoje em dia eu gravo, quase sempre, tudo em mono
    Uma pergunta, depois você direciona o canal mono para um bus stereo ou joga o canal mono direto no Master?

    AleHeus
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    direciona o canal mono para um bus stereo ou joga o canal mono direto no Master?

    Olá nedy!

    Eu costumo fazer da seguinte forma:

    Se tenho vários canais do mesmo tipo de instrumento, como por exemplos, canais da bateria, eu lanço todos num bus que nomeio BATERIA MIX. Esse bus vai para o master. Eventualmente posso utiliza-lo para uma compressão paralela ou ajuste fino do volume.

    O mesmo vale para guitarras, vozes e etc.
    Exceto quando tenho apenas um canal daquele instrumento, aí não tem por que eu querer colocar num bus.

    Saca só esse exemplo aqui

    Tenho dois canais de backing vocals e um canal de voz principal. Roteei todos para um bus voz mix, embora não tenha feito absolutamente nada nesse bus.

    O mesmo acontece com o Ukulele. Ele possui dois canais, foi gravado em linha e com um 57 na boca. Joguei um para a esquerda e o outro para a direita. Fiz os devidos processamentos em cada canal e depois lancei para um bus Uku mix.
    Ali eu apliquei uma pan e posteriormente senti necessidade de abaixar um pouco o volume.

    JJJ
    Veterano
    # fev/21
    · votar


    nedy
    Hoje em dia

    Só atente que o "hoje em dia" era uma década atrás... hehehe
    Quanto à sua pergunta, dá pra fazer dos 2 jeitos.

    leobandakelvin
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    Só atente que o "hoje em dia" era uma década atrás... hehehe
    Quanto à sua pergunta, dá pra fazer dos 2 jeitos.


    meu deus, 10 anos atrás ahahah o tempo voa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como gravar voz, stereo ou mono?