Heavy Metal x "Povão"

Autor Mensagem
Volunteer
Veterano
# jul/11
· votar


A única coisa que não me faz aceitar que música é completamente subjetiva é o fato disso permitir uma afirmação como "Steklovata é melhor que Mozart". Eu nem sou tão fã dele, é dos que menos gosto até dentro do período, mas não consigo deixar de achar injusto/ofensivo.

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# jul/11 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar


Kobberminer

Ninguém fala que a poesia parnasiana é melhor é melhor que a modernista...

Ai é que se engana. A galera da Semana de arte moderna falou que parnasiano é tudo poser e que os modernistas são true from hell...

Não venha falar merda....

GuiMolusco
Veterano
# jul/11
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_

axo q vc naum entendeu bem oq ele quis dizer, isso naum é tão discutido quanto na musica

Gareth
Veterano
# jul/11
· votar


GuiMolusco
Acho que vc é quem não entendeu =P

Allan.Melo
Veterano
# jul/11
· votar


GuiMolusco


Leia de novo, rapaz :)

Kobberminer
Veterano
# jul/11
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_
Ai é que se engana. A galera da Semana de arte moderna falou que parnasiano é tudo poser e que os modernistas são true from hell...

É... pensei exatamente na turma da Semana de 22 pra tecer o comentário, uAHUAHua

Mas a questão é diferente...

Vamos dizer que, de uma forma ou de outra, eles tinham uma espécie de motivo pra dizer que a poesia moderna era melhor que a parnasiana. Como eu afirmei no post, só com o ponto de vista de alguém (um estudioso, pesquisador) de daqui a uns 200-300 anos podemos afirmar com certeza se tal movimento foi de fato importante para a evolução daquilo que a gente quer analisar (ou até leve menos tempo que isso...)

Eu sinceramente não sei cara, procuro ser imparcial. Particularmente não gosto de nenhuma destas músicas ditas "da modinha", e por mais que eu exponha argumentos a favor da minha decisão, continuam sendo meros argumentos. Talvez aí resida a verdadeira beleza da Arte: a de estar sempre acima de quaisquer argumentos. Reformadores sempre aparecerão; eles são necessários. Sob este aspecto, tanto os modernistas da Semana de 22 quanto os "Restarters" da vida possuem funções parecidas, assim como todos os grandes nomes do Rock tiveram em suas respectivas eras. A questão é: mudança... se ela é boa ou ruim, com os olhos do presente acredito ser impossível responder...

Porém, há uma diferença que eu considero crucial nas "reformas", por assim dizer, que todo esse movimento colorido, emo, ou o escambau que for, está realizando: estão meramente reformando um produto. Se não houvesse a mídia, duvido muito que toda esse "movimento" se sustentaria; ela é a patrocinadora oficial da "revolução", e como é de sua própria natureza, sob todas as suas ações reside a busca pelo lucro. Porém, é apenas uma suposição... só com o tempo teremos a resposta certa. Os Modernistas de 22 não queriam mudar um produto, e sim, mudar os consumidores: queriam mudar as idéias da sociedade em prol de um ideal que eles acreditavam ser o melhor, o certo e o bom. Vendo assim, era uma manifestação mais nobre do que a atual; tinham um objetivo, que era perpetuar a "Grande Roda da Mudança" (uahuHAU, chorei), e despertar o senso-crítico na mente e no coração da pessoas. Os "restarters", por assim dizer, não parecem estar muito preocupados com isso... não querem pensar na sociedade como um todo, no bem ou no mal dela... querem apenas, vamos dizer, "curtir o seu som", só que, pelo fato que é a mídia que lhes proporciona esse "som", acabam que criando uma série que "quimeras idealísticas" que distorce, e muito, a percepção da realidade, e que eu resumo, do meu ponto de vista, sobre estes pontos:

1) Qualquer "modinha" está sujeita a mídia. Se deixar de gerar lucro, perde sua base midiática
2) Sem a base midiática, a "modinha" se desfaz
3) Porém, a mídia necessita do lucro. Para isso, cria-se outra "modinha"
4) Com o poder inerentemente seu, a mídia põe a "modinha" na cabeça de certas pessoas...
5) Estas pessoas (geralmente de senso-crítico limitado ou até mesmo nulo), perpetuarão a "modinha"
6) Aos poucos, a "modinha" toma a forma de um "movimento", falso e totalmente artificial...
7) O "movimento" protege seus perpetuadores, que se identificam com ele e o protegem a qualquer custo
8) Então, vem a "reação": Os que não são a favor do "movimento" batem de frente com ele
9) Há uma espécie de "mini-guerra" entre os "do movimento" e os "fora do movimento"
10) No final, se contabilizam os ganhos e as perdas, o "movimento" enfraquece e morre. Ambos os lados recolhem experiência do ocorrido, e a mídia... bom, a mídia contabiliza seus lucros, e desvia parte deles para recomeçar tudo de novo...

Lógico que tudo isso é uma generalização... poderia fazer uma listagem parecida com os ideais dos Modernistas de 22, porém, considero isso desnecessário... a Semana está aí, nos livros de História e na História do país... será que os "coloridos" vão ter a mesma Fortuna?

Marcelo Bico
Veterano
# jul/11
· votar


Kobberminer
O rock and roll surgiu como forma de libertação de padrões da sociedade norte-americana em meados dos anos 50. No início dos anos 60 estava adormecido e com as invasões britânicas nas paradas americanas, ressurgiu e foi adotado como uma das ferramentas da contracultura.
Nos anos 70 passou a ser consumido e hoje não tem nada de revolucionário, sendo até programa de lazer para pais e criancinhas ( joguinhos de guitar hero, né? ).
Os restarters e outros similares apenas fazem parte do jogo. Como voce disse, esses não vão mudar nada significativo no panorama, apenas divertem quem gosta e recebem muito bem por isso.

Kobberminer
Veterano
# jul/11
· votar


Marcelo Bico

Sim, basicamente isso...

Só discuti sobre o "modo" que cada ideia é aplicada na sociedade, por assim dizer...

Marcelo Bico
Veterano
# jul/11
· votar


Kobberminer
Substancial o seu post, véio!
Só acrescentaria uma coisa: ao invés de dizer que restarters estão reformando o produto, talvez estivessem reciclando, não?

E ali tem algo interessante, que eu sempre digo: só o tempo prá dizer se algum movimento é revolucionário. Só o tempo prá dizer se alguém fez parte da História !

Kobberminer
Veterano
# jul/11
· votar


Marcelo Bico

Pode crer... o que todos estes restarters fazem hoje não é nada diferente do que os nsyncs e os menudetes da vida faziam há 30-40 anos atrás... Mais um motivo que, ironicamente, reforça a fraqueza do tal movimento...

Sobre a História, chega a ser engraçado, e trágico... pior do que a gente não saber o futuro, é não saber também o que as pessoas do amanhã pensarão sobre o passado...

Substancial o seu post, véio!
Valeu!

Xeper
Veterano
# jul/11
· votar


Nos anos 70 passou a ser consumido e hoje não tem nada de revolucionário, sendo até programa de lazer para pais e criancinhas ( joguinhos de guitar hero, né? ).

E, sinceramente, não vejo nenhum problema nisso...

GuiMolusco
Veterano
# jul/11
· votar


Allan.Melo
Gareth

HAHAHAH naum entendi mesmo!

foi malz aew

kk'

Marcelo Bico
Veterano
# jul/11
· votar


Xeper
Ninguém falou que isso é um problema. A questão abordada é que o rock deixou de ser contracultura há muito tempo.
Por isso não cabem mais posts do tipo " ah, nós que somos os últimos bastiões do rock enquanto manifestação cultural... "

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/11
· votar


Quantos anos o autor desse texto tem? 12?

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# jul/11 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar


Kobberminer

Eu entendi seu comentário cara, meu post foi só pra descontrair hehehe...

Só acho que quanto a literatura: o modernismo realmente foi pra frente e teve algum significado (pra não dizer que teve um significado enorme na nossa literatura) e gerou mais duas fases modernistas, durando no total por volta de 50 anos, quase.

Já o restart começou ano passado e já ta quase sumindo....

Realmente, o tempo é quem decide hehe

Abraço

guizimm
Veterano
# jul/11
· votar


nossa,depois da terceira pagina a coisa começo a fica intelectual

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Volunteer
A única coisa que não me faz aceitar que música é completamente subjetiva é o fato disso permitir uma afirmação como "Steklovata é melhor que Mozart". Eu nem sou tão fã dele, é dos que menos gosto até dentro do período, mas não consigo deixar de achar injusto/ofensivo.

Existem aspectos completamente subjetivos em música e outros que não são.

O que acontece é gente falando dos aspectos subjetivos como se fosse objetivo e vice-versa.

O cara gostar mais da música do Steklovata do que do Mozart, ou seja, achar melhor, está no direito dele, é um aspecto subjetivo.

Se o cara for comparar aspectos objetivos da música, como nível técnico, harmônico, melódico ou etc, aí ele não pode fazer o mesmo.

victorhb
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

E pra que serve comparar aspectos objetivos de uma expressão artística que não é competição? Ou pelo menos não deveria ser...

makumbator
Moderador
# jul/11
· votar


victorhb

Mas a compração não é sempre para fins de competição, e sim de análise e entendimento do que acontece musicalmente na peça(ou estilo). Tal procedimento é trivial e necessário em estudo sério de composição, harmonia, contraponto, instrumentação e orquestração.

A apreciação e estudo dos detalhes técnicos serve para descobrir as soluções, maneirismos e procedimentos de cada compositor(e também para se levantar os processos que são mais ou menos comuns de acordo com o estilo e período histórico).

É assim que se aprende com a obra dos mestres do passado e presente. Ouvindo, tocando, analisando e estudando a fundo.

Sorian.Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


não existe metal x povão , metal é do "povão" , metal é modinha. Existe posers em todos os estilos , e os "metaleiros" que querem provar superioridade cultural dum estilo só porque curtem são especies de fans do justin bieber vestidas de preto e ouvindo fear of the dark.
Metal é um estilo , assim como qualquer outro. Ser humano tem uma necessidade de se sentir especial e diferente , nem que tenha q denegrir outros estilo porque são diferentes , hipocritas , se denominam "diferentes" mas repreendem oque não curtem.

Neo e morpheus estavam lutando contra a matrix , mas lutar contra matrix , fazia parte da matrix.

metal , não é especial só porque você ouve , ninguem é epecial , somos o mesmo lixo ambulante.

GuiMolusco
Veterano
# jul/11
· votar


Sorian.Guitar

cruel!

ivandeff
Veterano
# jul/11
· votar


Na minha opinião (leia-se MINHA OPINIÃO), eu acho o rock um estilo com uma variedade de genêros e variações incrível, o Rock é o meu estilo músical preferido, sem a meenor sombra de dúvida.

Mas como um monte de gente já falou ai em cima, se tem a péssima mania de restringir o Rock como um todo a apenas um de seus subgeneros, o Heavy Metal, alé do maiso proprio Heavy Metal como subgenero te os seus proprios subgeneros, e é nessas variações mais pesadas e agressivas do metal que o povo costuma se prender na hora de defender suas teses "anti-metal".

Sem dúvida o Rock como um todo é o estilo onde são desenvolvidas letras de maior qualidade (em relação a generos mais"populares"), eu não gosto das letras e das melodias da música sertaneja, por exemplo, mas, convenhamos, que a música é uma arte que depende do estado de espirito da pessoa que esta ouvindo.
obvio que um desses tr00 que gostam de se fingir de trolls não vão conseguir escutar "Hey Jude" dos Beatles, por que esle precisam de algo mais violento para satisfazer seu estado de espírito (claro que a maioria desses tr00s são "posers" que querem fazer tipo só pra aparecer) assim como algum fã de Rock que quer se divertir e aproveitar a vida vai se sentir bem ouvindo "Rock 'N' Roll all Night".
Um moleke de 20 anos que só pensa em encher a car de pinga e pegar umas biscates vai escutar sertanejo, etc, etc,etc.

Mais eu não sou um desses lunáticos que acham que o Rock é supeiror a tudo e que ele é o uníco estilo que presta. Eu ouço essass bandas Rock Brasil dos anos 80 e 90, e também algumas dos anos 2000 que são bem legais, mesmo a maioria delas recebendo a acuncunha erroêa de pop, escuto um pouco de MPB, como Zé Ramalho e afins, aém de quase todas as vertentes do Rock, só não curto metal pesado demais(se for mais pesado que o Megadeth já fica dificíl de eu gostar).

Mas pra terminar sintetizando: música depende do gosta e estado de espirito de cada pessoa, todos os estilos são bons em alguns apectos(ou não) e todos devem respeitar o estilo dos outros por mais que não gostem(mesmo tendo razão).

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jul/11
· votar


o curioso é que só colocam os metaleiros(palavra horrível) na roda. Ninguém questiona os mpbistas, por exemplo, que cagam pra qualquer coisa que, aos ouvidos deles, não seja brasileira.

hj em dia, rock e metal são o que de mais legal existe na música. Música no volume máximo. É isso.

GuiMolusco
Veterano
# jul/11
· votar


inguém questiona os mpbistas

c vc questionar dizem q é pq vc é metaleiro, e assim vai
=/

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/11
· votar


dizer que não existe modelo de musica superior e inferior é forçar a barra , se voce pensar em lizt versus mc do créu.

Xeper
Veterano
# jul/11 · Editado por: Xeper
· votar


Ninguém questiona os mpbistas, por exemplo, que cagam pra qualquer coisa que, aos ouvidos deles, não seja brasileira.

E tem o pessoal da musica classica tbm... que cagam para tudo que não for a musica deles e são considerados experts só pq falam de outros estilos usando varios eufemismos.
E nem estou falando da molecada fanboista do estilo, que ai o buraco é mais embaixo ainda

se voce pensar em lizt versus mc do créu.

Sou mais o Mr Catra...

Marcelo Bico
Veterano
# jul/11
· votar


Its Fucking Boring To Death
Xeper
Rapaz, xiitas a gente acha em todo lugar, inclusive na MPB. Nos anos 60 alguns visionários da MPB ( Gilberto Gil / Caetano Veloso )resolveram enfiar umas guitarras elétricas na m´sica deles e receberam bolacha de tudo quanto foi lado, e principalmente dos "puristas" mpbistas.
Eu mesmo, na minha adolescência, era alvo de piadas porque todos os meus amigos estavam na "moda" de ouvir MPB - fins dos anos 70, onde era onda ouvir tudo o que era produto e subproduto de MPB.
Mas não acho que apenas os "metaleiros" sejam visados ao defender seus gostos. É que esse tópico , na minha opinião, tem uma visão xiita da coisa, um negócio do tipo " nós contra eles", "nós, os injustiçados" e por aí vai numa polaridade sem sentido... eu mesmo, roqueiro de carteirinha, discordei de vários pontos abordados, e principalmente, da ótica sob a qual foram analisados.
Na boa, acho que todo mundo tem direito a gostar do que quiser, e por isso continuo afirmando que existem qualidades do punk ao funk. Na arte nada é melhor do que nada.

Sorian.Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Marcelo Bico
Na arte nada é melhor do que nada.

grande argumento.
voce pode falar mal de funk , mas tudo vai girar em torno de você não gostar de funk. Não existe como medir , não existe algum ranking de "melhor" na musica , independente de qual seja o conceito , criatividade , dinheiro , sonoridade , imagem , tem algo que está acima de todos os argumento que se chama gosto e algo AINDA mais acima de tudo isso que se chama respeito.

você nao gostar de algo e falar mal você é tão lixo quanto os fans que ouvem que você critica , simplesmente seja inteligente uma vez na vida , tenha uma atitude honrada , simplesmente ignore.

Cenario musical atual é um ninho de trolls , e quem deixa os trolls ricos somos nós que falamos mal e tornamos eles icones polemicos , e polemica = dinheiro.

pensem , estão apenas sendo usados pelo sistema.

Marcelo Bico
Veterano
# jul/11
· votar


Sorian.Guitar
Pois é, véio!
E tem mais um monte de coisas aí nessa questão: por exemplo, o contexto.
Em qual contexto que heavy metal é oposto a povão ( o tópico é heavy metal x povão ) ? Se no mundo inteiro o Metallica tivesse menos fãs que a Ivete Sangalo ( atenção, só exemlpificando ) a gente poderia dizer que a Ivete é povão. Mas, cara... nos shows do Metallica tem muito mais gente, a banda vende zilhões de discos a mais do que a musa do axé... então, em um contexto mundial, o Heavy Metal é povão!
E consumo em alta escala é sinônimo de mau gosto? Por essa lógica o Metallica seria ruim, é?

Sorian.Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Marcelo Bico
exatamente oque eu penso , titulo do topico e as pessoas se contradizem em varios argumentos , com conceito "modinha" , "popular".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Heavy Metal x "Povão"