Por que o ROCK vem perdendo tanto espaço ?

Autor Mensagem
JEFF_SAN
Veterano
# abr/11


É difícil de responder a essa pergunta. Na última década, principalmente no Brasil, o rock perdeu muito espaço pra outros gêneros como forró, pop, funk, sertanejo, e na maioria das vezes, esses gêneros não demonstraram grandes qualidades ou inovações, ou mesmo foram e são risíveis (vide o funk carioca).

Logo perguntamos, o que houve com o rock, que hoje é apenas um coadjuvante de luxo na festa?

Começo dando minha opinião: acho que o rock está muito limitado, e perdeu muito do seu lado "pop". Limitado no sentido de que hoje a grande maioria das bandas e músicas tem 3 instrumentos: guitarra (2, ou mais na mesma banda), baixo e bateria (cada vez com mais volume e mais exagerada). Difícil vermos harmonias com grande presença dos sintetizadores (que algum bossal disse que não combinanva com rock, e uma geração toda de bossais foi junto), órgãos, pianos, saxofones e outros instrumentos. Por outro lado, a saída desses instrumentos, a tendência em querer ser "Hard e Heavy metal" sem precisar, tem afastado muitas pessoas, tirando o viés pop que o rock sempre teve. E há também os demasiadamente pops, como Restarts e Cines da vida, que carecem do espírito do rock, e são caricatos.

Qual a solução? Talvez, ter a humildade de olhar para o passado e tentar aprender algumas coisas com Beatles, Doors, Pink Floyd, Stones, e no Brasil, com Legião Urbana, Paralamas, e mesmo com a Jovem Guarda, que foi o início do Rock no país, e durante os anos 60 sempre esteve no topo.

JKPage
Veterano
# abr/11
· votar


Simplesmente porquê o rock não dá mais dinheiro e credibilidade para as indústrias, rádios e todos os mecanismos musicais como antes. Simplesmente porquê um bando de coloridos vendem mais cds porquê como o mundo ficou mais fresquinho e perfeitinho aos olhos dos cegos, ou melhor, dos que não querem enxergar, o rock, não só como rock mas a verdadeira boa música parou de ser bem vista pelos sangue sugas.

mvrasseli
Veterano
# abr/11 · Editado por: mvrasseli
· votar


Isso é realmente triste, mas nunca é tarde para dar o primeiro passo em direção ao rock:
http://www.jamendo.com/en/artist/Marcus_Rasseli

Stalingrado
Veterano
# abr/11
· votar


O rock pode não ter mais aquela grande força na mídia, porém eu acho que existe muito espaço pra ele ser feito. O próprio fórum aqui é um grande meio de divulgação, existe também o chamado Underground, que é onde as bandas de rock e derivados tem o seu espaço.

O que falta é a classe se unir mais, buscar conhecer o que tá sendo feito. Aqui mesmo no fórum, a galera deixa de conhecer o material que está sendo lançado, por preguiça ou sei lá o que.

Rockeiros, principalmente guitarristas, são extremamente competitivos e nunca se ajudam. Isso é que falta e que lasca: união.

felipe-shark
Veterano
# abr/11
· votar


JEFF_SAN
Porque o bom gosto vem morrendo

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


porque as empresas soh se preocupam com a cultura de massa e ela tira o espaço da cultura popular
(sim,aprendi isso na aula de geografia)

JEFF_SAN
Veterano
# abr/11
· votar


felipe-shark

Eu concordo que as pessoas estão ficando meio malucas, o mundo está com diversos valores invertidos. Hoje vemos diversas coisas boas perdendo espaço para um monte de porcarias. Mas ainda assim, algo está errado no rock, algo precisa mudar.

JKPage
Veterano
# abr/11
· votar


JEFF_SAN
Pro rock voltar a ser bom, primeiro temos que botar fogo em todas as produtoras de música e fazer cd's independentes! q

Alex Guitarreiro
Veterano
# abr/11
· votar


puts aqui em brasília ta froids o negócio...
tem milhões de roqueiros e pouquíssimas casas de shows...
dificilzaço de se inserir no meio tbm

Caike_bend
Veterano
# abr/11
· votar


O ROCK NÃO MORREU, SÓ SAIU DA MÍDIA! QUE PORRA!

JEFF_SAN
Veterano
# abr/11
· votar


Caike_bend

Amigo, vai em qualquer baile ou festa e vai ver que as músicas de Rock estão sendo bem menos executadas, perdendo espaço pra música eletrônica, forró, funk, pop... Nos anos 70 garanto que não passavam músicas do Pink Floyd na rádio e na TV toda hora, mesmo assim teve um disco deles que foi o 2º mais vendido no país. Problema é que hoje não temos mais um "Pink Floyd", ou algo com tamanha criatividade e qualidade.

A mídia tem seu papel sujo, mas não é só por causa dela não. O rock, principalmente nacional, passa por dificuldades.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Caike_bend
O ROCK NÃO MORREU, SÓ SAIU DA MÍDIA! QUE PORRA!


Nice one. O que acontece é que o Brasil tem muitas outras culturas que influenciam a maneira de pensar a música e de apreciá-la.
Em diferente lugares do Brasil se tem conceitos diferentes a respeito das coisas. Na minha família (exceto eu e meu primo) não há ninguém que goste de rock.
Esta desvalorização do rock não é tão intensa quanto se pensa, o Brasil nunca foi tão roqueiro assim.
Agora, que houve uma quedinha houve, mas principalmente pela deficiência de grandes nomes em relação aos anos 60/70/80. Hoje existe a música de massa, que geralmente é uma letra que se encaixa nestas três partículas:
"Vamos fazer festa aê"
"Por que você não volta pra mim?"
"Cansei de você e vou fazer festa"
Além de melodias que causam ataques epilépticos e congestões alimentares em qualquer pessoa que tenha mais de dois neurônios em funcionamento.
Só que há uma coisa:
Na minha sala (2° ano do ensino médio) NINGUÉM, repito: NINGUÉM, gosta de modinhas e ídolos teen. Tem muita gurizada que está resgatando o rock antigão. O exemplo é que embora o Luan Santana esteja no topo das cifras mais pedidas, temos Beatles e Guns entre os 15.
O Rock perdeu espaço, mas não morre NUNCA, velha!!!!!!

Let's rock, and forget the shit.

jimmy vandrake
Veterano
# abr/11
· votar


Depende, se estiver falando do rock nacional, realmente estamos desamparados. Mas se o assunto for rock internacional, basta ver os grandes shows e produções que estão cada vez maiores e melhores. E isto só acontece no gênero Rock.

JulianaJenner
Veterano
# abr/11
· votar


Simplesmente porquê o rock não dá mais dinheiro e credibilidade para as indústrias, rádios e todos os mecanismos musicais como antes

Exato.
O unico interesse agora é ganhar dinheiro, muitos 'artistas' mudam o estilo para ficar da maneira que a industria juga ser melhor, por isso dessa moda.
Não acho que o Rock perdeu o espaço, logo logo essa fase passa e o bom e velho Rock n Roll estará firme e forte novamente.

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


O ROCK NÃO MORREU, SÓ SAIU DA MÍDIA! QUE PORRA! (2)

Mais pura verdade...
Ou voces estão esperando pra ver Led Zeppelin no Faustão?

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Só não vamos entrar nesta balela e assunto: "coitadinho de mim que gosto de rock e não vejo o AC/DC no Faustão" ou "a mídia só mostra merda".

Vamos crescer e mostrar ao mundo que Rock, Jazz, Samba, Bossa, Soul, Chorinho e Blues sã fodas, mas para isso precisamos estudar, e não ficar enchendo o saco num fórum.

Sem ofensas.

Koisa
Veterano
# abr/11 · Editado por: Koisa
· votar


Hoje vivemos em uma sociedade onde a traição virou algo comum, e a mesma aparenta gostar da repercursão e disserminação de tal assunto.
Não me recordo de letras de músicas no rock que trasmitem tal mensagem, ao contrário dos demais estilos, o problema é que o povo gosta disso, o que acaba gerando dinheiro, é só parar pra reflitir o valor dessas músicas daqui a uns 5 anos, serão totalmente obsoletas no tempo.
Moro em uma cidade 100% sertaneja, nenhuminha balada rock, 70mil habitantes, o bar que tinha rock/reggae/blues daqui foi expulso da cidade por se recusar a vender exclusivamente uma das piores cervejas do Brasil, o qual tem dominado a cidade na qual resido.

Edit: Sem contar que os rockeiros brasileiros não apoiam o Rock Nacional, dissem ser um lixo e comparam com bandas como Slipknot, Iron Maden, Guns Roses, etc.
Caramba, tudo bem que AC/DC, Metallica e demais bandas tem um instrumental e melodias fora de sério, mas essa falta de apoio no Rock Nacional só obscurecem mais ainda o rock no brasil, seja ele internacional ou nacional.
Quando digo Rock, não me refiro a Restart, NxZero, e cia ltda, os mesmo vulgo eu, serem Pop.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# abr/11
· votar


Não sei de onde tiraram a ideia de que os anos 70~80 foram uma bolha roqueira onde em todas as esquinas do planeta se tocava Iron Maiden e Twisted Sisters nos postes e todo mundo andava na rua com calça de couro, braceletes de spike, drogados e fazendo sexo livre nas calçadas.

RoLP
Veterano
# abr/11
· votar


A realidade é uma só.

A industria musical do Brasil (principalmente) e do mundo acha que o rock não é mais lucrativo.

Aqui no Brasil a realidade de uma banda independente é surreal.
O "independente" virou um negócio de jabá, assim como o mainstreen. As bandas tem que PAGAR para tocar em qualquer evento, vendendo ingressos para produtoras ordinárias.

As rádios cobram jabás altissimos que poucos conseguem bancar.
As gravadoras estão falidas.

COm isto, investidores que querem lucrar com o público que mais consome mídia e bobeira "de 10 à 17 anos" e tem o cérebro fácil de manipular, surgem com porcarias como Restart, Cine, e outras demais bandas, informando que este é o NOVO ROCK.

Assim, seguindo este pensamento, fecham também as portas do rock verdadeiro, pagando jabá e queimando as demais bandas com seus contatos para nada surgir e atrapalhar seu investimento lucrativo.

Sertanejo e outros estilos são mais fácil de vender no Brasil por soar mais pop e de melhor entendimento para um País que basicamente acha que sua cultura é somente rítmica.

GarrafaSK8
Veterano
# abr/11
· votar


Eu vejo que a música ( Rock ) tem sido derrotada pela própria televisão/rádio. Estes "empurraram" o que faz girar dinheiro, indiferente se há qualidade musical ou não. As pessoas ouvem e passam a gostar do que a mídia os fornece, logo, o que dá dinheiro, purissimo marketing. Então, muitos criticam quem gosta de Rock, dizem que ficam ouvindo sempre as mesmas coisas, mas não entendo que seja isso. Quem ouve rock é porque gosta de verdade do estilo e não se apega a modinhas "FM" empurradas pela mídia.
Conclusão : A rádio e a TV acabaram com a música

fgr
Veterano
# abr/11
· votar


Tão de sacanagem???

Nx Zero, Cine, Fresno, Restart!!!! tudo bombando!!!! o Rock n' Roll tá em alta total galera... liguem os rádios!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# abr/11
· votar


Você só são os alienados que um dia desprezaram o rock'n roll clássico em razão do amor pelo blues. Só mudam os anos, a história é a mesma.

EdmauroCGMS
Veterano
# abr/11
· votar


Arcanjo Lúcifer
Você só são os alienados que um dia desprezaram o rock'n roll clássico em razão do amor pelo blues. Só mudam os anos, a história é a mesma.

Melhor post até agora! Sem mais.

RoLP
Veterano
# abr/11
· votar


fgr
Pai do céu...foi ironia?

Jota_OdD
Veterano
# abr/11
· votar


por que os guitarristas não usam dorgas,não mais,isso é muito "anos 70~90"

André Moura
Veterano
# abr/11
· votar


simples:



DINHEIRO.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Tão de sacanagem???

Nx Zero, Cine, Fresno, Restart!!!! tudo bombando!!!! o Rock n' Roll tá em alta total galera... liguem os rádios!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Eu estou ficando velho mesmo...

Bring a knife for me... please....

Helix
Veterano
# abr/11
· votar


Estou com o André Moura. Acho que se nos EUA o hip-hop, digo, o rap, deixasse de ser moda e se pusessem o rock no pódio novamente, ele voltaria com força total. Agora, uma pergunta meio fora de propósito: será que o rock ainda pode se renovar ?

Marcelo Bico
Veterano
# abr/11
· votar


Arcanjo Lúcifer
Pois é, concordo. Tem gente que pensa que rock and roll caía da árvore nos anos 70/80.
Eu era moleque nos anos 70 e adolescente nos 80 e posso dizer: era ligar o rádio e dar de cara com A-HA, Kid Abelha, Sempre Livre, ABBA, Caetano, Bethânia, Gil, Moraes Moreira e uma penca de "músicos-cabeça" da MPB, Simply Red, Perla, Gretchen, Magal, The Cure... era difícil ser roqueiro naquela época.

jimmy vandrake
Veterano
# abr/11
· votar


Ô galera, parem de reclamar. O Rock sempre foi underground, sempre foi renegado, nunca teve seu espaço na mídia. Não se iludam, ou vcs acham que em alguma época vc ligava o rádio e só tocava Rock, ou TV enfim. O rock sempre foi assim mesmo divulgado entre amigos que apresentam bandas uns para os outros e etc. . . Continua sendo a música do diabo entre outros títulos. . . e se querem saber ainda bem, melhor assim.
É por estas razões que quando grandes bandas chegam no Brasil lotam estádios para todo tipo de gente. E assim é no mundo inteiro.
E podem ter certeza que o velho rock detona em produção, basta ver os perdidinhos que vão pela primeira vez num bom show de rock e saem encantados.
Assim tá bom, se mudar perde a graça.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que o ROCK vem perdendo tanto espaço ?